Barra Mansa

Barra Mansa-RJ
banner

Bem-vindo a Barra Mansa!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Barra Mansa, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Barra Mansa. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Barra Mansa para programar a sua viagem.

A cidade de Barra Mansa, localizada no estado de Rio de Janeiro (RJ), foi fundada no ano de 1857. A localidade está em uma altitude de 381m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 168.953 habitantes. A área total de Barra Mansa é de 548,9km², e sua densidade demográfica é de 307,8hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barra Mansa-RJ é 27300-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Barra Mansa

Roteiros do Brasil

Região Vale do Paraíba

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Barra Mansa teve o território desbravado em fins do século XVIII, formando-se o núcleo original às margens dos caminhos das tropas que demandavam o interior do país, passando o povoado a atuar como base de abastecimento dos fluxos migratórios desencadeados pela mineração.
Graças à excelente posição geográfica, o local passou a expandir as funções comerciais. A conseqüente atração de colonos para suas terras, no início do século XIX, fez com que o café despontasse como principal produto.
A exaustão dos solos mais férteis e a libertação do braço escravo provocaram o declínio da cafeicultura e o êxodo rural, tendo a cultura do café cedido lugar à pecuária leiteira.
Barra Mansa - juntamente com os municípios de Volta Redonda e Resende - forma importante pólo industrial do Estado e do País, integrando, para fins de planejamento, a Região - Programa Industrial do Médio Paraíba, conforme está definido no I Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do estado do Rio de Janeiro - I PLAN-RIO.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

03 Outubro

Gentílico

barra-mansense

População

177.861 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Barra Mansa, uma cidade com atraente para quem a visita. Tranquilidade e hospitalidade é o que o turista vai encontrar. Confira!

Clima 

Mesotérmico

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Sul Fluminense 

Limites

Norte, Valença e Quatis; ao Sul; Rio Claro, Piraí e Bananal (SP); ao Leste, Volta Redonda, Barra do Piraí e Piraí; e a Oeste, Resende, Quatis e Porto Real.

Acesso Rodoviário

Rod. Presidente Dutra (BR-116)

Distâncias:

Da Capital:

106 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Fazenda Bocaina

Localizada na Estrada Barra Mansa / Bananal, possui arquitetura rural do século XIX. Apresenta um estado de conservação muito bom e um portão de acesso ao jardim, cujo trabalho de serralheria merece destaque. 

Fazenda Santo Antônio

Construída no início do século XIX, apresenta planta e fachada bem características das fazendas de café. Encontra-se em precário estado de conservação e precisa de obras urgentes de recuperação.

Fazenda da Posse

A primeira construção erguida em Barra Mansa data de 1764. Trata-se de um casarão em estilo colonial, totalmente restaurado, um marco do surgimento do município. Atualmente, funciona como Centro Cultural, abrigando cursos e exposições de arte.

Fazenda Criciúma

A Fazenda foi construída em 1872, pelo fazendeiro de café e empresário, com atividades comerciais na França, Manoel Gomes de Carvalho (Barão do Rio Negro). Criciúma foi uma das mais importantes produtoras de café da região. Ao longo dos anos, a construção histórica sofreu pequenas modificações, mantendo algumas linhas arquitetônicas que lembram o Palácio Rio Negro de Petrópolis.

Fazenda Sant’ana do Turvo

Construída em 1826, por Joaquim Manuel de Carvalho (Primeiro Barão de Amparo), foi a maior produtora de café na região. Na época, ocupando uma área de 700 alqueires e possuindo 250 escravos, chegou a produzir, anualmente, 180 mil arrobas de café. Em bom estado de conservação, é um dos bons exemplos da arquitetura rural do século XIX, contando com 12 quartos, três salões e outras dependências. Localiza-se no limite com o distrito de Nossa Senhora do Amparo, o que faz com que seja considerada parte daquele distrito.

Fazenda Rochinha

Cuidadosamente restaurada, mantém as características da arquitetura do final do século XVIII, quando o chamado estilo colonial marcava as construções rurais. Desde 1902, destaca-se pela excelência de sua cachaça artesanal, ROCHINHA, comercializada atualmente em todo o Brasil e com adiantados projetos de exportação.

Fazenda Ribeirão Claro

Foi construída em 1845, por João Chrisóstomo de Vargas, no melhor estilo da época. Um imponente solar mantém o traçado e mobiliário originais, conservando sua autenticidade pelas gerações seguintes.

Floresta da Cicuta

Uma área ecológica destinada a preservação da fauna, mananciais, vegetação, estudos e recreação. A floresta encontra-se na Fazenda Santa Cecília, de propriedade da Companhia Siderúrgica Nacional e ocupa uma área de aproximadamente 132 hectares.

Mata do Pavão

Situada no distrito de Rialto, é uma das áreas remanescentes mais representativas da Mata Atlântica e encontra-se em excelente estado de conservação. Segundo moradores locais, ainda podem ser encontrados representantes da fauna ameaçados de extinção, como a onça parda (Felix sussuarana), porco do mato (Cateto), várias espécies de aves, além da exuberante flora nativa.

Parque Centenário 
 
Suas grades guardam ainda o estilo de uma época e seu portal registra a beleza do Brasil-Colonial. Possui inúmeras árvores, lago, pequenos animais (micos e preguiças).
  
Rio Paraíba do Sul 

O Rio Paraíba do Sul corta o município de Barra Mansa na direção de leste para oeste, fazendo limite entre os distritos de Quatis e Floriano, passando a seguir pelo distrito sede. Responsável pelo abastecimento da cidade, o rio Paraíba do Sul, pode ser avistado da Ponte Ataulfo Pinto dos Reis. Suas águas são de coloração escura, turvas e frias. Não possui praias ou cachoeiras, sendo navegável apenas para barcos de pequeno porte. Em Barra Mansa, o rio Paraíba do Sul recebe pela margem direita os rios Bananal, Barra Mansa, Brandão, Cachoeira, Cafundó, Goiabal, Lagoinha, Pavão, Pombal e São Paulo. E pela Margem esquerda os rios Águas Claras ou Piloto, Figueira, Inferno, Quatis, Ribeirão e Turvo. No trecho Barra Mansa/Volta Redonda, a sua altitude é de 80 m, com largura de 150 m e 1,40 de profundidade. Não é adequado para banho, mediante o alto grau de poluição, devido ao grande número de indústrias que despejam em seu leito restos industriais poluentes.

Prédio da Antiga Estação Ferroviária  

End: Rua Orozimbo Ribeiro, s/nº - Centro 
Tel: (24) 3322-6062 ramal: 197 
A fachada principal do prédio se compõe, no eixo central, de uma porta em folha dupla de madeira, verga em arco pleno e sobreverga. À sua direita, outra porta e uma janela com as mesmas características. No 2º pavimento, no alinhamento dos vãos do térreo, cinco janelas com verga reta e sobrevergas. Cimalha e platibanda coroam a construção. O prédio foi inaugurado em 1871, com a presença do Conde DEu e da Princesa Isabel. Recentemente foi tombado pelo INEPAC para ser restaurado e dar lugar a um museu.

Igreja do Divino Espírito Santo  

Igreja Matriz de São Sebastião  

End: Praça Ponce de Leon - Centro 
Tel: (24) 3322-0524 
A Igreja está localizada no centro comercial de Barra Mansa, ocupando mais da metade da Praça Ponce de Leon. Foi construída na fase áurea da região, logo depois da instalação do município em 1865, quando este experimentou grande progresso devido à cultura de café. A edificação foi nitidamente influenciada nos moldes neo-clássicos traçados pelo arquiteto da Missão Francesa de 1816, Gran Jean de Montigny. Nas laterais do edifício, duas torres com campanário, cúpula e ornatos nas extremidades. A Igreja foi prejudicada em sua arquitetura pelas modificações na fachada, pelos sobre-pisos, escadas e retábulo substituído por painel em azulejos vitrificados.
   
Igreja Nossa Senhora do Amparo 

End: Pça Arthur Luiz Correa, 73 - Nossa Senhora do Amparo.  

Artesanato Stella Carvalho

Construído pela Associação das Damas de Caridade de Amparo, em 1981. Entre seus objetivos estão o incentivo às habilidades artesanais e a facilitação do acesso ao mercado de vendas, cujos resultados revertem para as artesãs, como uma espécie de cooperativa. O projeto foi do Engenheiro Luiz Roberto Correia Reche e mostra uma fachada com esquadria em estilo colonial, mantendo o clima do cenário histórico de Amparo. As colchas de retalhos produzidas pelo artesanato são famosas, conhecidas inclusive em outros países, tornando-se um referencial de Amparo.

Estação Ferroviária

E. F. Dom Pedro II (1871-1889) / EFOM (1897-1931)
E. F. Central do Brasil (1889-1975) / RMV (1931-1965)
V. F. Centro Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)   
BARRA MANSA
Município de Barra Mansa, RJ 
Ramal de São Paulo - km 154,035 (1928)   RJ-0170
Inauguração: 16.09.1871 
Uso atual: biblioteca com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: Em 1869, foi constituída por fazendeiros do Vale do Paraíba a E. F. do Norte (ou E. F. São Paulo-Rio), que abriu o primeiro trecho, saindo da linha da S.P.R. no Brás, em São Paulo, e chegando até a Penha. Em 12/05/1877, chegou a Cachoeira (Paulista), onde, com bitola métrica, encontrou-se com a E.F.Dom Pedro II, que vinha do Rio de Janeiro e pertencia ao Governo Imperial, constituída em 1855 e com o ramal, que saía do tronco em Barra do Piraí, Província do Rio, atingindo Cachoeira no terminal navegável dois anos antes e com bitola larga (1,60m). A inauguração oficial do encontro entre as duas ferrovias se deu em 8/7/1877, com festas. As cidades da linha se desenvolveram, e as que eram prósperas e ficaram fora dela viraram as Cidades Mortas... O custo da baldeação em Cachoeira era alto, onerando os fretes e foi uma das causas da decadência da produção de café no Vale do Paraíba. Em 1889, com a queda do Império, a E.F.D.Pedro II passou a se chamar E.F.Central do Brasil, que, em 1890, incorporou a E.F. do Norte, com o propósito de alargar a bitola e unificá-las. Os trabalhos começaram em 1902 e terminaram somente em 1908. Em 1957 a Central foi incorporada pela Refesa. O trecho entre Mogi e São José dos Campos foi abandonado no fim dos anos 80, pois a construção da variante do Parateí, mais ao norte, foi aos poucos provando ser mais eficiente. Em 31 de outubro de 1998, o transporte de passageiros entre o Rio e São Paulo foi desativado, com o fim do Trem de Prata, mesmo ano em que a MRS passou a ser a concessionária da linha. O transporte de subúrbios, existente desde os anos 20 no ramal, continua hoje entre o Brás e Estudantes, em Mogi. 
 
A ESTAÇÃO: A estação de Barra Mansa foi aberta em 1871 no primeiro trecho aberto do ramal de São Paulo. A seu lado foi aberta em 1897 outra estação com o mesmo nome para atender a linha-tronco da EFOM, que, depois, absorvida pela RMV, tornou-se linha-tronco desta. A estação da EFCB foi recentemente (2004) restaurada pela Prefeitura local. (ver também BARRA MANSA-RMV) (Fontes: Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasail, 1960; Antonio Augusto M. O. Leal, 05/2006; Gutierrez L. Coelho, 2004; Alberto del Bianco; Estrada de Ferro Oeste de Minas - Trabalho Historico-Descriptivo de Mucio Jansen Vaz, 1922).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Setembro

- Torneio Leiteiro de Amparo

Local: Amparo

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA MANSA

E-mail:

Telefones: (24) 2106-3400

Sites: http://www.barramansa.rj.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário Novo Rio

Av. Francisco Bicalho, 01 - Santo Cristo
Telefone: (21) 3213-1800
Rio de Janeiro-RJ
Funcionamento 24 horas

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS - 1º DISTRITO:

E-mail: [email protected]

Telefones: (24) 3323-3228

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Barra Mansa

Estou morando em Barra Mansa, fará 4 anos e a cada dia que passa acho que a cidade está ficando maravilhosa, e que as pessoas desta cidade são extremamente participativas.
Por: Melissa Santana

fui nascida no municipio de rialto,porem morei em barra mansa ate os 13 anos,hoje resido em bh.Porem morrendo de vontade de voltar a minha terra natal,desde ja deixo um beijao a todos desta cidade linda demais.
Por: katia reis bose

Moro em Barra Mansa há 4 anos e adoro demais aqui, pois vejo q Barra Mansa está crescendo muito e as pessoas são legais e muito simpáticas também. Parabéns Barra Mansa por ser uma cidade mais bonita do estado do RJ
Por: Rodrigo Miguel Rezende

nasci em barra mansa,pois hje em dia nao moro na cidade, moro na capital de sao paulo. porem tenho muitas saudades, estou em sao paulo a 10 anos. vou sempre em barra mansa a passeio visitar a familia que deixei ai. cada vez que apareco ai vejo que a cidade esta cada vez mais bonita. um abraco para meus conterraneos. e que deus abencoe a todos.
Por: josiane aparecida fontes

Ola,Barra Mansa e um lugar muito bom e calmo. Recomendo para todas as pessoas que querem vir em BM!!!!
Por: Julinha.

um povo amigo dos visitantes que acolhe com muito carinho todos que chegam. salve o povo barramansense eu do rio estou muito feliz com o que ví bjão no coração de vcs !
Por: ODMARDOBANJO

um povo amigo dos visitantes que acolhe com muito carinho todos que chegam. salve o povo barramansense eu do rio estou muito feliz com o que ví bjão no coração de vcs !
Por: ODMARDOBANJO

sou de Santos mais fui criado em BM, faz muitos tempo que não volto lá. BM e uma cidade muito gostoza p se ve.
Por: césar

AMUUU ESSA CIDADA, LINDA LINDA *----*" não tenho mais oque dizer ela é simplesmente maravilhoosa
Por: GIOVANNA

adorei a cidade d barra manssa .passei uma semana de muita diversão. maravilha
Por: GILVANIA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barra Mansa
Fundação:
1857
Altitude:
381m
População:
168.953 habitantes
Área:
548,9km²
Densidade Demográfica:
307,8hab/km²
CEP:
27300-000

Envie seu comentário sobre Barra Mansa

banner