Umuarama

Umuarama-PR
banner

Bem-vindo a Umuarama!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Umuarama, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Umuarama, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1960. A localidade está em uma altitude de 442m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 86.712 habitantes. A área total de Umuarama é de 1.232,5km², e sua densidade demográfica é de 70,35hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Umuarama-PR é 87500-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.


Umuarama foi fundada em 1955 e, apesar de ser uma cidade jovem, já é considerada uma das principais de todo o Paraná e ainda é conhecida como a “Capital da Amizade”! É um município muito agradável, tanto para quem mora quanto para quem visita. Umuarama é ideal para quem quer tirar alguns dias de folga e aproveitar um pouco de tranquilidade com excelente infraestrutura.

O Bosque Uirapuru é um dos pontos mais visitados por quem vai ao município e um dos seus pontos mais positivos é oferecer uma extensa área verde bem próxima do centro da cidade. Além de curtir a natureza, os visitantes também podem praticar diversos esportes, caminhar, levar as crianças para brincar no parquinho, enfim, passar algumas horas bem divertidas e relaxantes.

Se o seu sonho é ver bem de pertinho a Torre Eiffel, saiba que você nem precisa sair do País! Em Umuarama, há uma réplica idêntica ao monumento original de Paris, com uma altura de aproximadamente 33 metros, o que corresponde a 10% do tamanho da torre francesa.

Dependendo da data em que você for até a cidade, pode participar de um dos eventos mais importantes do estado do Paraná, a Expo Umuarama. Além das exposições agropecuárias, a feira sempre traz shows de artistas e duplas sertanejas nacionais, parque de diversões e um dos rodeios mais conhecidos de todo o Brasil.

Também em Umuarama fica o Bosque dos Xetás, mas não se surpreenda se algum morador se referir ao local como Bosque do Índio. O espaço contempla uma pista para caminhada rodeada por uma paisagem muito bonita, ideal para um passeio de fim de tarde, por exemplo. Aos domingos, no período da manhã, acontece uma feira na avenida que fica bem ao lado do bosque, que expõe e vende diversos produtos locais.

E, por falar em feiras, elas acontecem de terça a domingo, em locais diferentes da cidade, então, provavelmente, você vai poder aproveitar esses espaços para conferir um pouco da produção local.

A cidade de Umuarama também tem inúmeros pesque-pague e um monumento muito conhecido, erguido para comemorar o centenário da imigração japonesa na região.

Informações de Umuarama

  

Roteiros do Brasil

Região Noroeste Paranaense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O Município de Umuarama foi colonizado pela Companhia de Melhoramentos Norte do Paraná, em 1955. O nome é originário de um verbete da linguagem Tupi Guarani que significa: lugar ensolarado, alto, de bom clima para encontro de amigos. Umuarama é uma cidade de envergadura na região aonde se situa. Possui um parque industrial forte e variado. Suas atividades agrícolas são diversificadas e possui equipamentos de porte como as Faculdades que oferecem diferentes cursos superiores. Criado através da Lei Estadual n° 4245 de 25 de julho de 1960, e instalado em 15 de novembro de 1961, foi desmembrado de Cruzeiro do Oeste.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

26 de Junho 

Gentílico:

umuaramense

População:

100.716 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Segundo as características dos Núcleos Urbanos da Companhia Melhoramento do Norte do Paraná, a cidade de Umuarama foi implantada sobre o espigão principal, e em áreas de suaves ondulações. O município apresenta declividades médias e acentuadas com regiões acidentadas, uma das características do Terceiro Planalto do Paraná (Planalto de Guarapuava) que ocupa dois terço da área do Estado. É uma área esculpida em rocha eruptiva básicas, tendo sido a noroeste capeada com sedimentos mesozóicos, denominado de Arenito Caiuá. Pertence ao Sub Planalto de Campo Mourão que se estende do rio Ivaí, Piquiri, Iguaçu e Paraná, tendo na testa da escarpa altitude de 1250 metros , denominado para 350 metros na Serra do Boi Preto e São Francisco, terminando num degrau estrutural de trapp na borda Cãnyon do rio Paraná. O município de Umuarama possuí 430 metros de altitude.

Clima:

Subtropical úmido mesotérmico, o verão é quente e no inverno ocorrem geadas com pouca frequência.

Temperatura Média:

A temperatura média anual é de 22,1°C, sendo a temperatura mais baixa registrada de -1,4°C em julho de 1975 e a mais alta de 46,0°C em novembro de 2009.

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Noroeste Paraense 

Limites:

Cruzeiro do Oeste, Maria Helena, Mariluz, Perobal, Xambrê, Alto Paraíso, Cafezal do Sul, Ivaté, Douradina e Icaraíma. 

Acesso Rodoviário:

PR-323, PR-182, PR-482, PR-487 

Distâncias:

Da Capital:

580 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Umuarama possui várias atrações turísticas, entretanto o turismo não é muito explorado na cidade. A cidade conta com inúmeros hotéis, desde de luxo até os mais simples.
No quesito alimentação possui muitos restaurantes com culinárias de vários tipos, como japonesa, chinesa, italiana, árabe, mineira, entre outras. Além dos restaurantes a cidade conta com diversas lanchonetes, pizzarias, sorveterias, cachaçarias e chopperias.

Principais Pontos Turísticos:

Rios

Vermelho: nasce no fundo do seminário Bom Pastor e deságua no rio Xambrê.

Pinhalzinho: tem sua nascente no Bosque do Índio e deságua no Goioerê.

Do Veado: nasce na farinheira (Companhia Lorenz) e deságua no Rio Paraná Guaíra.

Piava, que abastece a cidade de Umuarama e deságua no rio Anta, e depois no rio Ivaí.  

Atrativos

Lago do Aratimbó
 
Lago Tucuruvi
 
Bosque Uirapuru
 
Bosque dos Xetás
 
Inúmeros pesque- pagues
 
Turismo rural com arvorismo, paintball e rapel
 
Belezas naturais
 
Réplica da Torre Eiffel, com quase 33 metros de altura (equivalente a um prédio de 11 andares, sendo exatamente 10% do tamanho da original).
 
O próprio traçado urbano do município, com várias praças em formato de círculo e suas ruas e avenidas densamente arborizadas.
 
Feiras de ruas que acontecem todos os dias da semana, exceto segunda- feira, em locais diferentes da cidade.

Monumento em comemoração ao centenário da imigração japonesa.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Expo Umuarama, uma das exposições agropecuárias mais importantes do Paraná com grandes shows, leilões, feiras, parque de diversão e um dos maiores e mais famosos rodeios do Brasil.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3621-4141

Sites: http://www.umuarama.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO: 

Viação Umuarama - Cascavel, Campo Grande, Guaíra, toledo, Goioerê Paraná, Palotina Paraná, entre outras.
Telefone:  (44) 3622-4477    

Expresso Máringá - Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Goioerê, Londrina, algumas cidades do Mato Grosso do Sul.
Telefone: (44) 3221-1000    

Expresso Nossa Senhora de Fátima - Paranavaí e cidades e distritos ao norte de Umuarama.
Telefone: (44) 3665-1295
 

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (44) 3623-2393

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone: (44) 3622-1178

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Umuarama

Umuarama é de mais de bom conheci fiquei fã dessa cidade tenho amigos la a praça da biblia é tudo de bom gostei muito estão de parabens.
Por: jair

sou natural de Castro - PR, mas já morei em Umuarama, e pra falar sério só penso em voltar para lá, é uma cidade muito linda.
Por: marcelo

Nasci em Umuarama, vivi lá até os 21 anos e me mudei para Maringá e São Paulo. Em 27 anos ausente estive todos os anos visitando nossa maravilhosa cidade, para a qual em breve devo voltar. Parece uma cidade europeia. Sou um filho ausente mas presente o tempo todo.
Por: IVAN MARQUES PEREIRA

adoro umu...... apesar de nao mais morar ai..... beijos beijos beijos!!!!!!!!!!
Por: lucielle machado fogaça

tive o prazer de conhecer so de passaje em 1997 .bela cidade
Por: tibira

Me chamo Alair Pongeti Mathias, me casei nesta cidade de umuarma no ano de 1962, na época o cartório pertencia a meu padrinho de casamento, tenho muitas lembranças boas desta cidade e fico feliz com a beleza dessa linda cidade, parabéns a toda população.
Por: Celia Regina Mathias

ola Umuarama é uma cidade muito linda nasci la e sai de la ja faz uns 15 anos de vez em quando passo porla ta muito bonita parabens Umuarama...
Por: joed batista medeiros

ola povo de umuarama fui morador de umuarama agora morando no rio grande do sul mais nasci nesta linda cidade tenho muita saudades ela continua bonita uma bela cidade
Por: douglas

eu nao conheço umuarama mas meu PAI mora em Maria Helena e diz que é muito boa essa cidade p/ quem nao sabe meu pai é o Hettore Brunelli Neto.. sou do interior de sp....
Por: Karoline Brunelli

amo essa cidade, não nasci aqui, mas sinto como se tivesse, cheia de encantos, linda e com uma brisa que a qualquer esquina encontraremos o mar...adoro esse lugarzinho no brasil...
Por: rosangela damy

É um cidade muito linda!!! Espero poder conhece-la em breve!!
Por: josane damas

Não existe cidade mais maravilhosa do que umuarama. Nasci e fui criado nela,pena que não estou mais na cidade. Mais eu ainda volto.
Por: marcio augusto carazai

umuarama é uma cidade muito linda,morei 5 anos ai e adorei!!!
Por: rafael santana

Conheço esta cidade linda e maravilhosa como a palma da minha mao, ja morei na avenida presidente vargas, ai hoje moro em blumenau,sinto mmmmuita saudades,espero um dia visitala. Te amo Umuarama.....
Por: Valdenir Reversi

Umuarama é uma cidade maravilhosa, não conhecia moro na cidade de Castro perto da cidade de Ponta Grossa e minha filha mora em Umuarama mais ou menos seis meses vcs estão de parabens é uma cidade moderna pessoas muito simpáticas e o calor então é uma delicia por exemplo eu estou de bota casaco e cachecol muito frio e vcs aí só no sorvete Abraços
Por: Ananildes da Silva Brezina

eu amo umuarama uma cidade maravilhosa de morar..... uma cidade aconchegante hospitaleira e muito bonita...... enfim amo umuaramaaaaaaaaa
Por: tayna pamela

hoje tenho 57anos, quando adolecente conheci Umuarama, tenho otimas lembranças deste maravilhoso lugar, moro em Sao Paulo, porem tenho muitas saudades dai, esta cidade esta lindissima, abraço.
Por: lisabet o. santos

Bem, nasci em nova Jerusalém municipio de Umuarama, vivi aí até os 16 anos, temnho muita saúdades dos velhos tempos...BJs Por:Aguinaldo Matos
Por: Aguinaldo Matos

eu amo a cidade de UMUARAMA, foi la onde eu vivi vinte e sete anos,e predendo um dia retornar. pois tenho mts saudades
Por: ivete merces

morei em umuarama , a cidade maravilhosa. abraços a tds
Por: lourdes

MOREI 10ANOS, SAI DESTA CIDADE EM 1972, ESTUDEI NO C.E.U . CIDADE LINDA, QUE PRESERVA O MEIO AMBIENTE...
Por: OSMAR VALÉRIO

eu ja morei na cidade de umuarama gosto muito da cidade de umuarama aminha mae moraai eu tenho vonta de irai e acidade linda egostosa de murarparabem minha cidade tch
Por: GEORGINA

O duro de sair de Umuarama, é a saudade que fica! Os eternos amigos, os maravilhos ambientes, o calor....ah!! é tudo de bom.
Por: Antonio Gonçalves dias

eu dalva morei nesta um bom tempo ótima cidade para descansar, parabéns umuarama.
Por: Dalva Pereira Borges

adorei as fotos mas apesar nao estive no local,mas por ver e uma cidade que cresce ordenamente,parabens ao prefeito e a equipe e a população que contribui para melhoria tambem fiscalizando.
Por: caio zan

Meu primeiro emprego foi no Jornal A Gazeta de Umuarama extinta. Não é de hoje que moro aqui tenho muito orgulho da nossa cidade, tendo um prefeito com visão de progresso o orgulho aumenta. Feliz Ano Novo 2011. João Eduardo Jornal A Voz da Região.
Por: João Eduardo Tenório

Ah! Umuarama, quantas lembranças, cine Umuarama, Igreja Matriz, Colegio Estadual. Quantas boas e ruins, principalmente saudades de meu Pai guerreiro na Fundição Umuarama, ( extinta) Depois de 30 anos voltei a Umuarama está linda, incrivel!! ainda existe a espucreme onde tomei um delicioso sorvete, te amo Umuarama. Silvia
Por: Silvia Pereira

morei em umurara por 18 anos, voltei para visitar apenas uma vez, tenho só boas lembranças e amigos.
Por: Laercio pereira de Oliveira

cidade linda meus pais e tios avo´moram la muito aconchegante umuarama parabens capital da amizade...
Por: joed batista medeiros

mulherama muito 10 esta cidade parabens capital da amizade a exposição de umuarama é nota 1000...
Por: joed batista medeiros

ola. Umuarama é uma cidade muito linda nasci la e sai de la ja faz uns 15 anos de vez em quando passo por la ta muito bonita parabens Umuarama... Por: joed batista medeiros...
Por: joed batista medeiros

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Umuarama
Fundação:
1960
Altitude:
442m
População:
86.712 habitantes
Área:
1.232,5km²
Densidade Demográfica:
70,35hab/km²
CEP:
87500-000

Envie seu comentário sobre Umuarama