Tamarana

Tamarana-PR
banner

Bem-vindo a Tamarana!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Tamarana, informações atualizadas sobre a cidade Tamarana, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Tamarana.

A cidade de Tamarana, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 753m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 10.012 habitantes. A área total de Tamarana é de 409,0km², e sua densidade demográfica é de 24,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tamarana-PR é 86125-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tamarana

Roteiros do Brasil

Região Norte Paranaense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Tamarana é região dos índios Kaigangues (nome em dialeto indígina Arma de Guerra - Clava feita de madeira), que até hoje habitam suas terras na Reserva Indígena de Apucaraninha. O início do povoado marca de 1915 quando safristas vindos do Sul e do Norte Velho do Estado paranaense iniciaram a criação de porcos na região.Criado através da Lei Estadual nº 11.224 de 13 de dezembro de 1995 foi desmembrado de Londrina.

Significado do Nome

O nome, entretanto é em Tupi e deriva da lenda de uma princesa indígena guerreira que usava como arma uma clava feita de madeira (tamarana, em Tupi).

Aniversário da Cidade

13 de dezembro

Gentílico

tamaranense

População

12.232 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Tamarana, local paradisíaco de um povo acolhedor, cidade cercada por cachoeiras onde a tranquilidade impera. Vale à pena conhecer!

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico, verões quentes

Temperatura Média

20°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Norte no Estado do Paraná

Limites

Londrina, São Jerônimo da Serra, Ortigueira, Mauá da Serra e Marilândia do Sul.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

435 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Aniversário da Cidade

Data: 13 de Dezembro

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAMARANA

E-mail:

Telefones: (43) 3398-1995

Sites: http://www.tamarana.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000   
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartama@sercomtel. com.br

Telefones: (43) 3398-1272

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tamarana

Morei em Tamarana nas décasa de 80. Tenho muita saudade das festas que a igreja católica realizava, inclusive eu trabalhava de voluntária. Foi na época do Padre Carmelo. Trabalhei na creche juntamente com a cozinheira Benedita e as babás: Regina e Rosângela. Gostaria que voces emviassem fotos de tamarana de hoje. Caso tenham algumas fotos das festas da igreja realizadas entre 80 a 82 gostaria que me enviasse. Quem sabe eu estou em uma delas, pois eu não perdia uma. abraços
Por: ANALIA

eu conheço Tamarana, eu morei em Tamarana até os 20 anos de idade hoje eu tenho 44 anos e moro em ariquemes em Rondônia. Mas eu me lembro sempre de Tamarana. Abraços a familia Boava.
Por: pedro alves moraes

gostaria de mandar um abraço a toda galera de tamarana, já visitei a cidade e achei um máximo principalmente as cachoeiras , a juventude e o espírito de aventura da região.
Por: rodrigo ezequiel

eu nasci e vivi ate meus 15 anos nessa cidade, é pequena de interior e por isso transmite muita paz e tranquilidade, tem muitos lugares naturais pessoas bacanas, vale a pena conhecer, eu amo essa cidade
Por: caroline

amo está cidade de paixão,tem muita cisa boa,povo hospitaleiro,sempre vou em Tamarana, gosto demais de um vinho Guaravera que tem em tamarana, também dos bolachão de mel, quem , quem for até tamarana não se Esquecá de experimentar.
Por: aparecido lemes da silva

sim conheço a cidade pequena aconchegante calma...um lugarzinho lindo...
Por: nilci

eu amo esta cidade morei ai na minha infacia hj moro em rondonia.
Por: ana sueli alves barbosa

SOU REPORTER E AMO TAMRANA,PACATA,LINDA E O POVO AMIGO A NATUREZA PAREÇE TER ESCOLHIDO TAMARANA PARA MORAR,ABRAÇOS AMIGOS EDSON COSTA,043 91642209
Por: EDSON COSTA

já morei ai a 40 anos atrás ,tenho saudades nunca mais voltei ,agora achei aqui na net ..
Por: maria josé bom

já morei ai participei de muitas festas catolicas tenho muita saudades
Por: maria josé salvatico

saudades de amigos onde vivi minha infancia e adolecência na escola oswaldo palhares ...um abraço a todos e até um dia.
Por: yoko nagay

Eu viví parte da minha infância em Tamarana e guardo doces recordações, principalmenete da escola e das minhas professoras Mãe e filhas Y Alcântaras.
Por: Flávio Marcondes Freire

Tamarana, a inesquecível Tamarana.Para mim, um lugar sagrado, de pessoas boas, distintas e amigas, além de trabalhadoras.Devo muito a Tamarana, aos amigos de Tamarana, os quais não os esqueço.Tenho saudades de tudo, de todos, dos meus ex alunos, dos colegas professores, de todos.É uma cidade que deve ser visitada, em Tamarana encontramos lugares bonitos, aconchegantes e ótimos para passeios.Peço sempre a Deus por Tamarana, por seu povo e pelo engrandecimento da Cidade e do Município.Abraços a todos os Tamaranenses.Joaquim Moreira.
Por: Joaquim Luz Moreira

Estive a em Tamarana a uma semana atráz esta cidade me tras boas lembranças da minha infancia, está linda, cidade limpa. Depois de muitos anos fora de Tamarana, gostei muito de rever esta cidade que me viu nascer.
Por: angelina marcondes

adoro tamarana uma cidade pacata e muito amiga , minha terra natal ,hoje moro em curitiba mas sempre que posso vou pra lá visitar amigos e familiares afinal nunca esqueci minhas raizes♥♥♥
Por: marcia

vivi emTamarana quando criança e as fotos dizem tudo. Visitem vale a pena conhecer. É um local bem pacato, onde o silêncio encontrou a tranquilidade. Paz e bem! Antonio Carlos
Por: Antonio C. A. Quaesner

Eu fui em tamarana uma vez e amei, to morrendo de vontade de ir pra i de novo.. Tem bastantes lugares interassantes.. Vou um fim de semana ai.. Poor:naiara
Por: naiara

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tamarana
Fundação:
1997
Altitude:
753m
População:
10.012 habitantes
Área:
409,0km²
Densidade Demográfica:
24,48hab/km²
CEP:
86125-000

Envie seu comentário sobre Tamarana

banner