Palmeira

Palmeira-PR
banner

Bem-vindo a Palmeira!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Palmeira, informações atualizadas sobre a cidade Palmeira, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Palmeira.

A cidade de Palmeira, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1869. A localidade está em uma altitude de 865m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 30.517 habitantes. A área total de Palmeira é de 1.465,0km², e sua densidade demográfica é de 20,83hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Palmeira-PR é 84130-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Palmeira

Roteiros do Brasil

Região Campos Gerais Paranaense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Com a Construção do Caminho de Viamão, no Século XVIII, muitos povoados foram surgindo na região dos Campos Gerais. Com o povoamento definido chegam os imigrantes. Os russos-alemães em 1878, os poloneses em 1888 e os italianos em 1890 liderados por Giovani Rossi, sendo que estes últimos, formaram a primeira Colônia anarquista da América, a Colônia Cecília. E, em 1951, chegaram os alemães menonítas que fundaram a Colônia Witmarsum e a Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum Ltda produtora de leite e derivados, e de frangos com a marca Cancela. Criado através da Lei Estadual nº 238, de 09 de novembro de 1897, e instalado na mesma data, foi desmembrado de Ponta Grossa.

Significado do Nome:

A denominação deve-se ao fato de ter sido a cidade localizada e fundada em um capão (bosque em meio de um descampado) já anteriormente denominado Capão da Palmeira.6 Certamente pela existência de palmeiras (coqueiros) na região.

Aniversário da Cidade:

07 de Abril

Gentílico:

palmeirense

População:

32.125 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Literalmente um cidade maravilhosa! As pessoas, as paisagens, o clima. Venha conhecer!

Clima:

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média:

- Verões frescos (temperatura média inferior a 22° C).

- Invernos com ocorrências de geadas severas e frequentes (temperatura média inferior a 18° C), não apresentando estação seca.

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Centro Oriental Paranaense

Limites:

Ponta Grossa, Campo Largo, Porto Amazonas, Lapa, São João do Triunfo e Teixeira Soares

Acesso Rodoviário:

Rodovia BR-277

Distâncias:

Da capital:

85 Km

Outras

hspace=0 TURISMO:

Principais Pontos Turísticos:

-Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

  -A primitiva capela dedicada à Padroeira do Município foi iniciada pouco antes da doação das terras para se formar a Freguesia, foi concluída em 1837, tendo passado pôr algumas alterações em decorrência de reformas. Tem como características arquitetônicas o estilo barroco-colonial. Nesta igreja, está a artística e secular imagem de madeira de Nossa Senhora da Conceição, que pertenceu à esposa do povoador Mateus Leme, trazida de Portugal com cerca de 300 anos ou mais. Tel. (0xx42) 3252-1276. Localiza-se na Praça Marechal Floriano Peixoto.

-Santuário do Senhor Bom Jesus do Monte

  -São 14 Capelinhas feitas em pedra, formando uma cruz, algumas com motivos ou decorações portuguesas, construídas, pelo colonizador da região, o imigrante português Bento Luís da Costa, sendo que a primeira foi construída em 1935 e a última em 1962. Em função do milagre de Fátima, assemelha-se ao Cruzeiro do Bom Jesus de Praga em Portugal. As Capelinhas recebem milhares de visitantes todo ano. Encontra-se em ampla área verde, totalmente gramada, equipada com churrasqueiras. Tel. (0xx42) 3447-1255. Situa-se na localidade de Vieiras, a 35 km da cidade, sendo o acesso feito pela BR 277 (sentido Palmeira/Irati).

-Museu Histórico

  -Instalado no solar que pertenceu ao Conselheiro Jesuíno Marcondes de Oliveira e Sá. Construído na década de 1850, antes da criação da Província do Paraná. Abrigou ao Imperador D. Pedro II e sua comitiva quando de sua visita a Palmeira. No museu, funciona o Departamento de Cultura e Meio Ambiente - Divisão de Cultura e Turismo. Tel. (0xx42) 3252-3232 Ramal 221. Localiza-se no prolongamento da Rua Dr. Moisés Marcondes, fundos da Capela do Senhor Bom Jesus.

-Capela do Senhor Bom Jesus

  -Construída em estilo barroco-colonial, a conclusão de sua obra data do ano de 1836. Junto a essa Capela, como parte integrante do seu patrimônio histórico, um secular cemitério, o qual motivou a edificação dessa Capela. Nele está enterrado o fundador de Palmeira, Tenente Manoel. Localiza-se na Praça Getúlio Vargas, mais conhecida como "Praça da Capelinha".

-Colônia Witmarsum

  -A formação da Colônia, em julho de 1951, no Município de Palmeira, resultou de um movimento colonizador espontâneo, realizado por reimigrantes menonitas (membros de uma seita religiosa protestante, surgida no século XVI na Europa, fundamentada na religião e no trabalho) que, anteriormente, se haviam estabelecido em Santa Catarina. Ocupa uma área de 7800 hectares e compreende cinco núcleos de povoamento, sem denominações e, dispostos em torno de um centro administrativo comercial e social situado na sede da antiga Fazenda Cancela. A Colônia foi organizada no sistema de vida comunitária e de terras comunais, porém atualmente, a propriedade é individual, com lotes rurais de 50 hectares em média.
Sua base econômica reside na agropecuária, desenvolvida sobretudo no setor da pecuária leiteira. Nela encontra-se ainda um grupo folclórico e um coral que visam manter a tradição cultural, biblioteca, escola de música, grupo de teatro e o Museu Histórico, inaugurado em 15 de setembro de 1989 instalado na antiga casa-grande da Fazenda Cancela feita em madeira, numa construção típica da colonização alemã menonita tombada pelo Patrimônio Histórico com acervo composto de móveis, objetos, fotos e equipamentos das colônias de Santa Catarina e da própria Witmarsum. Dista cerca 23 km da sede urbana, estando ligada a BR 277 e a BR 376, por uma estrada estadual. Cooperativa Mista Witmarsum Ltda Tel. (0xx42) 3254-1147/ 3254 - 1456 / 3254 - 1420 (agendar). Horário de visitação: 13h30 às 17h.

-Usina do Salto

  -No rio do Salto, (próxima à indústria Van Leer).     

-Casarão

  -Chácara da Palmeira.   

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

 Fevereiro

Mercadão do Agropecuário

Leilão de Ovinos

Expowit

 Maio

Rodeio da Integração

 Junho

Festa da Vilinha

 Julho

Festa do Colono

 Agosto

Festa da Braspol

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PALMEIRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (42) 3252-3232

Sites: www.palmeira.pr.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Departamento de Cultura e Meio Ambiente

Praça Raul Braz de Oliveira, s/n°. (Parque do Museu)
Tel. (0xx42) 3252-3232

Terminal Rodoviário de Palmeira-PR  

Rua Tenente Max Wolf Filho, s/n°.
Tel. (0xx42) 3252-1328

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E REGISTRO DE TITULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURIDICAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (42) 3252-3253

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

HOSPITAIS:

Pronto Socorro e Hospital de Caridade
Rua Coronel Ottoni Ferreira Maciel, 166 Tel. (0xx42) 3252-3435

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Palmeira

para mim a cidade de PALMEIRA e maravilhosa o clima e otimo eas pessoas sao alegres.
Por: AMANDA REIS.

sou nascido e criado nessa linda cidade . tenho muitas saudades de palmeira
Por: orlei roberto dos passos

Cidade aconchegante,como csta são pouca no Parana.
Por: joelson oliveira corrêa

esta cidade eh demais......es pessoas,o clima, as paisagens,tudo aqui eh bom, vim mora aqui e daqui nao quero sair......
Por: wane

muitas coisas boas... Mais achar uma casinha no meu do nada no inverno, comer pinhão no fogão a lenha com os amigos, família é muito bom..... Fica ai a dica.....
Por: Fernanda Reis

Sou Professor de História e Geografia do Estado do Paraná, e trabalho no Colégio Estadual Dom Alberto Gonçalves em Palmeira. Estudei História do Paraná na UEPG, e História do Brasil na UEPG. Nasci em Palmeira, e estou com 47 anos de idade,e atualmente moro em Palmeira. Tenho um filho chamado Henry Krzywy e Amo o meu filho! Agradeço a minha Família Krzywy,e a todos os meus amigos e amigas da cidade de Palmeira, que por muitas vezes salvaram a minha vida. É uma cidade boa para morar, trabalhar, estudar e passear! Professor Fernando Krzywy PALMEIRA/PARANÁ/BRASIL 31/08/2011
Por: FERNANDO KRZYWY

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Palmeira
Fundação:
1869
Altitude:
865m
População:
30.517 habitantes
Área:
1.465,0km²
Densidade Demográfica:
20,83hab/km²
CEP:
84130-000

Envie seu comentário sobre Palmeira