Missal

Missal-PR
banner

Bem-vindo a Missal!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Missal, fotos, informações, os principais hotéis de Missal, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Missal, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1981. A localidade está em uma altitude de 328m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.683 habitantes. A área total de Missal é de 346,9km², e sua densidade demográfica é de 27,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Missal-PR é 85890-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Missal

Roteiros do Brasil

Região Caminho das Águas - Turismo Integrado ao Lago de Itaipu

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A maioria dos colonizadores de Missal (1961 e 1962), pertence à 2ª geração de imigrantes alemães, que trouxeram consigo características da cultura germânica, expressas nas construções enxaimel, nos jardins floridos e na gastronomia, elementos que foram experimentando adaptações às especificidades locais no decorrer dos tempos.

A Sipal Colonizadora, fundada pelo Padre José Backes, foi a grande responsável pela venda dos lotes e formação da cidade. Na época, somente famílias que pertenciam à religião Católica poderiam se instalar em Missal. Com orientação de Dom Geraldo Sigaud, líder dos Bispos na época, Pe. José Backes loteou a área de três mil alqueires, que se transformou no Município de Missal.

Umas das grandes fontes geradoras de recursos à época da colonização, foi a extração de madeira. A formação de Missal deu-se a partir do desmembramento do município de Medianeira e a data oficial de criação do município foi em 30 de dezembro de 1981, por meio da Lei Estadual n° 7.566. No dia 1º de fevereiro de 1983 foram empossados o primeiro Prefeito e os membros da Câmara de Vereadores; nesta data se comemora o aniversário de emancipação político-administrativa.

Assim como outros municípios da região Oeste, Missal também teve parte de sua área alagada para a construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Após a formação do lago, seu território passou a ocupar uma área de 358 Km².

Significado do Nome

Nome sugestivo e de conotações religiosas uma vez que a escolha deste nome é dedução do livro em que o sacerdote da Igreja Católica se orienta para o ofício religioso que é a Santa Missa. Etimologia – MISSAL – palavra formada pelo termo “missa”, acrescida do sufixo nominativo “al”. O termo “missa” vem do latim “misa” que significa originalmente serviço religioso. O sufixo “al” origina-se do latim ale, significando coleção em quantidade.

Aniversário da cidade

1º de Fevereiro

Gentílico

missalense

População

10.474 habitantes

 

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

As tradições gaúchas no município, são cultivadas por meio de festas, bailes, fandangos, rodeios de laço e churrascos. O prato típico, Porco à Paraguaia, é originário da época da Guerra do Paraguai (1864), introduzido no país pelas tropas paraguaias. A preparação deste prato tornou-se tradicional desde este fato histórico, porém, incorporou algumas adaptações, através do uso  de temperos fortes, como o limão.

Clima


Temperatura

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Oeste Paranaense

Limites

Faz divisa com os municípios de Santa Helena ao Norte, Itaipulândia e Medianeira ao Sul, o Lago de Itaipu a Oeste e Medianeira e Diamante do Oeste a Leste.

Acesso Rodoviário

BR 277, BR 369, BR 467 e BR 182.

Distâncias

Da capital

615 km

Outras


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

A forte característica Germânica faz de Missal um município que desenvolve o turismo cultural. Marcante em construções, costumes, eventos e gastronomia missalense, a cultura germânica atrai grande número de visitantes ao município.

Principais pontos turísticos

Terminal Turístico de Vila Natal

Conta com área para banho, prática de esportes, camping, churrasqueira e infraestrutura para acampamento. Localizado há aproximadamente 11 km do centro de Missal, o Terminal é um lugar adequado para a realização de passeios entre familiares e amigos.

Museu Municipal

Localizado no Centro do Município, o Museu conta com exposições de objetos, fotos e relatos sobre a colonização de Missal.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

Fevereiro

- Festa dos Navegantes: realizada anualmente no Terminal Turístico de Vila Natal, no início do mês. A Festa dos Navegantes é alusiva à emancipação de Missal.

Julho

- Baile do Colono e do Motorista: o evento é uma forma de homenagear as pessoas que trabalham no campo ou como motoristas, resgatando a importância das duas profissões para o desenvolvimento de Missal. Realizado para comemorar a data de fundação do município.

- Café Colonial: com mais de 40 tipos de pratos coloniais servidos aos visitantes, o Café Colonial é um evento tradicional no Município.

Eventos sem data fixa:

- Deutsches Fest: festa alemã realizada sem data fixa no município, conta com vários atrativos como o jogo do barril, concurso de chopp em metro, apresentações artísticas, jantares tipicamente germânicos e desfiles alegóricos. Reúne grande número de pessoas de toda a região e estado, que prestigiam a cultura germânica junto aos missalenses.

- Pesca a Corvina: atraindo centenas de pescadores, o evento é destaque em Missal pela organização. Também realizada no Terminal Turístico de Vila Natal, sendo tradicional no Município.

- Baile com escolha da Miss Missal: realizado anualmente em fevereiro ou julho, para escolher a representante da beleza da mulher missalense.

- Festa de São Cristóvão: em homenagem a data de fundação de Missal, o evento acontece anualmente na comunidade de Esquina Gaúcha. Pela manhã uma missa com benção dos carros é realizada, posteriormente acontece o almoço com matine.

- Expomil: feira de exposições do comércio missalense, sem data fixa, o evento acontece a cada dois anos e visa mostrar o potencial do empreendedor de Missal.

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MISSAL

E-mail: [email protected]

Telefones: (45) 3244-2094

Sites: www.missal.pr.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS

E-mail: [email protected]

Telefones: (45) 3244-1145

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.turismonolagodeitaipu.com

www.paranacidade.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

 

Comentários de Missal

ja visitei missal duas vezes e uma cidade maravilhosa quem nao conhece tem que conhecer......missal e uma cidade calma e muito linda...........
Por: raiane rodrigues de jesus

estou pensando em visitar essa cidade tão lindaaaaaaaaaa ñ vejo a hora .......
Por: dayany risley lino barbosa

sou de missal adoro ai essa cidade! mas quero ficar por uns tenpos fora agora estou na baiha mas quando estiver oportunidade quero voltar
Por: aderson valansuelo

Oi bom dia, nasci em Missal, minha familia(Forster) vive ai, na comunidade de São Pedro, a 7 anos moro em Lucas do Rio Verde Mato Grosso. Missal cidade maravilhosa. abraços Ester..........
Por: ESTER TERESINHA FORSTER ANDRADE

recomendo o camping principalmente para quem procura acampar com a família, ou pretende passar um período de descanso, tendo em vista a pouca badalação do local... A prainha de Missal, apesar de não ser tão "bela" quanto algumas da região oeste do Paraná, oferece boa estrutura para os campistas. A área conta com vasto gramado, banheiros limpos e bem distribuídos, pontos de energia, lanchonete bem próxima à área de campings, além de vários quiosques com mesa, churrasqueira e pia...
Por: Giovani Bernini

Desde pequeno fui criado,no começo não gostava mas aos poucos fui admirando esta cidade que me acolheu com aféto e carinho,espero que um dia se Deus permetir voltarei a morar e se puder por ai ficar até a eternidade.Abraços de um iguaçuense com alma de missalense.
Por: karison rodrigo friedrich

sou missalense mas estou em sp trabalhando missal e a cidade q eu amo.
Por: celsonfloss

e cuma cidade muito boa venham conhecer a deutches fest e muita alegria muito boa essa cidade espero vcs
Por: marcelo jaco kern

sou Missalense e adoro a cidade o pessoal que vive la,a cidade e muito bom.
Por: Elson Luiz Kroetz

Nasci em Missal morei ai por 20 anos hoje moro em nova mutum - mt há 06 anos mais continuo amando a minha cidade quem sabe um dia retornarei de vez. Abraço a FAMILIA ORTH
Por: Alcemir Paulo Orth

FESTAS TÍPICAS DE MISSAL Deutsches Fest: festa alemã realizada sem data fixa no município, conta com vários atrativos como o jogo do barril, concurso de chopp em metro, apresentações artísticas, jantares tipicamente germânicos e desfiles alegóricos. Reúne grande número de pessoas de toda a região e estado, que prestigiam a cultura germânica junto aos missalenses. Festa dos Navegantes: realizada anualmente no Terminal Turístico de Vila Natal, no início do mês de fevereiro. A Festa dos Navegantes é alusiva à emancipação de Missal. Baile do Colono e do Motorista: o evento é uma forma de homenagear as pessoas que trabalham no campo ou como motoristas, resgatando a importância das duas profissões para o desenvolvimento de Missal. Realizado no mês de julho, para comemorar a data de fundação do município. Pesca a Corvina: atraindo centenas de pescadores, o evento é destaque em Missal pela organização. Também realizada no Terminal Turístico de Vila Natal, sendo tradicional no Município. Baile com escolha da Miss Missal: realizado anualmente em fevereiro ou julho, para escolher a representante da beleza da mulher missalense. Café Colonial: com mais de 40 tipos de pratos coloniais servidos aos visitantes, o Café Colonial é um evento tradicional no Município, realizado no mês de julho.
Por: tathy

Conheço bem o camping de missal e o meu destino ha 4 anos e local de familias e jovens bem educados ,tbm e bem protegido ressumindo e tudo de bom Adooooooooooooro.
Por: claudete dudzic valentim

a cidade de missal e uma das melhores da regiao pode comprovar.
Por: jaime brum

alo colegas de Missal vai um abraso a todos os Missalense queiro comfirmar a voceis que é realmente uma cidade bem estruturada povo ospitalar e muito bom de morar queiro voltar em breve. Hoje estou trabalhando na Coop. Agro. Industrial Lar em Iguatemi- MS me agurde.
Por: Edinilson Dilceu Mattei

ESTOU PENSANDO DE IR MORAR AI. TRABALHO COM LOJA E PRETENDO MONTAR UMA NESTA CIDADE...
Por: JONAS CHIMCOVIAKI

Sim conheço a cidade de Missal,pois tenho minha avo,minhas tias e tio,primos que moram ai.Mas ja faz tempo que nao vou visita-los.
Por: Sandra maria butzke

conheço Missal sim, mas faz muito tempo que nao vou para la.Tenho parentes que moram por ai.Meus tios e tias e minha avó Hilda Butzke moram aí.
Por: sandra maria butzke

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Missal
Fundação:
1981
Altitude:
328m
População:
9.683 habitantes
Área:
346,9km²
Densidade Demográfica:
27,91hab/km²
CEP:
85890-000

Envie seu comentário sobre Missal

banner