Marilândia do Sul

Marilândia do Sul-PR
banner

Bem-vindo a Marilândia do Sul!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Marilândia do Sul, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Marilândia do Sul. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Marilândia do Sul para programar a sua viagem.

Informações de Marilândia do Sul

Roteiros do Brasil

Região Norte Paranaense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O início da povoação de Marilândia do Sul remonta aos anos de 1928 a 1931. A região que hoje constitui o Município foi desbravada por pioneiros vindos de diversas regiões do Estado e do País, principalmente de Minas Gerais e São Paulo.Tudo era sertão. Após a derrubada das matas esses pioneiros faziam as roças de milho e a engorda de suínos. Criado através da Lei Estadual nº 790 de 14 de Novembro de 1951, e instalado em 14 de Dezembro de 1952, foi desmembrado de Apucarana.

Significado do Nome

O nome do Município significa terra de Maria, dado por devoção à Nossa Senhora das Dores.

Aniversário da Cidade

14 de Dezembro

Gentílico

marilandense

População

8.855 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Um lugar sem igual, venha descansar nesse lugar mágico.

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico.

Temperatura Média

- Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C).

- Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida. 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Apucarana

Limites

Califórnia, Rio Bom, Londrina, Apucarana, Mauá da Serra, Faxinal e Tamarana.

Acesso Rodoviário

 

 

Distâncias

Da capital

345 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

Castelo Eldorado

Localizado a 3 km da sede do Município. 

Estação Ferroviária

E. F. Central do Paraná (1960-1975)
RFFSA (1975-1996)
MARILÂNDIA DO SUL
Município de Marilândia do Sul, PR 
Linha Apucarana-Uvaranas - km 546,000 (2000)   PR-2457
Inauguração: 01.10.1960
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A E. F. Central do Paraná começou a ser construída em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem. A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá, ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro: embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação foi inaugurada em 1960, como estação terminal provisória do trecho que saía de Apucarana. O seu nome original era Araruva. Em Marilândia do Sul, nós nos deparamos com uma estação enorme, totalmente destruída. Só sobraram as paredes laterais em pé. Em seu pátio, um típico vagão RFFSA transformado em alojamento um tanto permanente, pois seu ocupante até uma hortinha estava cultivando. Conversando com o sujeito, ele nos informou que já estava aposentado quando a ALL o chamou de volta, para cuidar do trecho. Enquanto durava a conversa, chegou uma locomotiva escoteira, trazendo outro funcionário que tinha se deslocado até Mauá do Sul, para despachar o motor, na verdade um auto de linha que iria rumo a Bairro dos França. (Douglas Razaboni, 07/2003) O meu pai foi ferroviário durante 21 anos e eu moro perto da estação desde que nasci, nas casas da antiga RFFSA. Confesso que me cortou o coração quando os vândalos começaram a destruir a estação que era uma bela construção. Quando a RFFSA foi privatizada (1996), tiraram todos os equipamentos de lá de dentro, como móveis antigos etc. Quando ela ficou vazia, as pessoas começaram a destruir, roubando telhas, vigas, vasos sanitários.... enfim, tudo que puderam carregar eles levaram. (Ademilson Leandro Gato, 12/2003) Opátio tem hoje 3 linhas de desvio.

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

 Setembro

- Festa da Padroeira Nossa Senhora das Dores - O município festeja sua padroeira com realização de missas, bênçãos, almoço e bingos, além de barracas com outros entretenimentos.

 Dezembro

- Festa da Cenoura - Exposição agroindustrial, encontro de olericultores, eleição da Rainha da Festa, apresentação do prato típico Porco com Legumes, cursos técnicos, shows musicais corrida pedestre, encontro de jipeiros da região, cavalgada e parque de diversões, fazem parte da programação da festa, em comemoração ao 53º aniversário do município.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARILÂNDIA DO SUL

E-mail: [email protected]

Telefones: (43) 3428-1122

Sites: www.marilandiadosul.pr.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR 

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx:(41) 3320-3000   
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL

E-mail:

Telefones: (43) 3428-1122

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.paranacidade.org.br

www.pr.gov.br/turismo

www.estacoesferroviarias.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Marilândia do Sul

muito linda a cidade, a matriz estaçõa, cachoeira adorei asfotos que vi
Por: micheli

Marilandia é um local onde as pessoas sabem valorizar as amizades, povo hospitaleiro, todas as minhas férias passo pelo menos um terço nesta cidade, e sempre guardarei só boas lembranças.
Por: Ademir A. de Souza

morei por 13 anos em fazenda deventer e minha avó em marilandia.hoje fas 14 anos que moro em fazenda rio grande região metropolitana de curitiba .mas tenho muitas saldades da epoca que estudava em marilandia,dos amigos que nunca mais os vi.gostaria de poder velos denovo seria muito bom.meu painasceu no eudorado.
Por: cristiano busch

eu amo o parana nasci em marilandia nos anos 70 e fui p sao paulo com 10 anos mas nunca me esqueci de la foi uma infancia maravilhosa
Por: adriana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Marilândia do Sul

Envie seu comentário sobre Marilândia do Sul

banner