Iporã

Iporã-PR
banner

Bem-vindo a Iporã!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Iporã, fotos, informações, os principais hotéis de Iporã, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Iporã, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1960. A localidade está em uma altitude de 341m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.814 habitantes. A área total de Iporã é de 555,1km², e sua densidade demográfica é de 28,49hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Iporã-PR é 87560-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Iporã

Roteiros do Brasil

Região Noroeste Paranaense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A colonização de Iporã, nome de origem indígena que significa Água Boa, prende-se à do Norte Paranaense, cuja mola mestra foi a cultura cafeeira, que se expandia e conquistava novas terras. O início do desmatamento deu-se em novembro de 1953, para a ocupação da região e começo do povoamento. Criado através da Lei Estadual n° 4.245 de 25 de julho de 1960, e instalado oficialmente em 15 de novembro de 1961, foi desmembrado de Cruzeiro do Oeste.

Significado do Nome

 

 

Aniversário da cidade

12 de Outubro

Gentílico

Iporãense ou iporãnense

População

14.964 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Venha ver o que Iporã tem de melhor

Clima

Subtropical

Temperatura Média

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Noroeste Paranaense no Estado do Paraná

Limites

Norte com Pérola e Altônia, a sul com Palotina e Assis Chateaubriand, a leste com Cafezal do Sul e Brasilândia do Sul e a Oeste com Francisco Alves e Terra Roxa.

Acesso Rodoviário

PR-323 - PR-272 - PR-490 - BR-272

Distâncias

Da capital

644 km

Outras


hspace=0 TURISMO

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Corredeiras dos Índios

Área com 600 metros de comprimento e com 200 de largura .
Localização: 30 km da sede do Municpipio 

Parque Primavera 

Local de preservação e educação ambiental 
Localização: Na própria sede do Município  

hspace=0 EVENTOS

Calendário de Janeiro a Dezembro

Abril

Festa do Peão

Junho

Festa de Santo Antônio

Outubro

Aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IPORÃ

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3652-1122

Sites: http://www.ipora.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL

E-mail:

Telefones: (44) 3652-1453

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: ww.wikipedia.org

http://www.panoramio.com/

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

 

Comentários de Iporã

sem comentarios é minha cidade natal, esquece-la jamais
Por: maria rosa nunes

hoje moro em cuiaba mt,mas amo a minha cidade natal,minha avo materna,meus tios mora tudo ai sobrenome alves e os matos! amo vc iporã...
Por: alessandra aparecida peterlini

nasci em iporã , morei aí até meus 15anos amo esta cidade , ela é muito aconchegante ótima para quem esta a procura de um lugar tranquilo e o resto é só conferindo kkkkkkkkkkkkkkk
Por: Adriana Ribeiro de Morais

Ola galera que pensa em viver em um lugar inigualavel;com qualidade de vida 100% em todos os aspectos ou visitar um lugar que ficara em sua mente, sem mais este lugar é iporã.SOU IPORAENSE DE CORAÇÂO mas moro em são paulo e não sai da minha cabeça essa cidade vou até la anualmente e cada vez a cidade esta melhor e mais organizada é uma cidadeplanejada sem ruas de quebrada ou favelas casas com boa arquitetura e um custo de vida não tão alto, é uma cidade arvorizada com belos rios e vida noturna muito interessante e sem VIOLENCIA OU CRIMINALIDADE OU VANDALISMO onde o turista pode aproveitar o noite no clube de campo da cidade nas lanchonetes AO AR LIVRE ou até mesmo nos calçadões floridos e organizados,na praça das nações e bares com clima convidativo á tambem muitos sitios com muitos tipos de cultivos e culturas muito interessante para quem gosta de tirismo rural;sem duvidas IPORÃ e um bom destino para quem vai fazer uma viagem para conhecer um novo lugar ou até mesmo para quem quer se estabelecer em uma cidade onde a condições de viver com tranquilidade e qualidade de vida nota 10. Esse é um depoimento de quem conhece a cidade por inteiro e iporaense de coração moro em são paulo mas minha cabeca as vezes esta em iporã.
Por: luciano torres de mello

Nasci em São Paulo, e tive a oportunidade de conhecer esta cidade MARAVILHOSA QUE SE CHAMA IPORÃ. Cidade de gente bonita, gente educada, muito fácil de fazer amizade. Para se ter uma idéia, até uns 5 anos atras eu ia de 3 a 4 vezes no ano, só para rever amigos, parentes, posso dizer que com todas as letras que sô apaixonado por essa cidade que me fez, e me faz feliz até hoje. Só tenho lembranças bonitas, só momentos alegres. A cidade de iporã resume em um só comentário: HISTORIA DE MINHA VIDA...LEMBRANÇA DO MEU PASSADO.... TI AMO DEMAIS IPORÃ!!!
Por: WILIAM ZANQUETA

Sou Paranaense, nasci em Iporã, meus pais resolveram vir embora em 1982 e nunca mais voltei, sinto saudade da terra que nasci, espero em Deus que um dia vou rever essa cidade linda e maravilhosa. Nunca esqueci o momento em que vivi ai, meus pai era carvoeiro era muito conhecido por tda redondeza. Iporã cidade dos meus sonhos.
Por: Rute Alves Pereira Pacheco

Sou filha dessa terra. Nasci no dia 30/06/1963 nesta rincão e saí daí com tres aninhos mas tenho vlsitado muitas vezes com minha mãe e meus irmãos. Sou caçula de 5 filhos e minha mãe era a senhora Alice Roma Botti Schmitt(que Deus a tenha) ,alguns a conheceram e sabiam da dificuldade que passamos aí, mas gosto muito dessa cidade e quem sabe essa filha não retorne, não é mesmo? E queum dia volte para firmar raízes novamente nesta terra?Só Deus sabe. Um grande abraço dessa filha que partiu quando criança! Norma.
Por: Norma Lucia Botti Schmitt

Morei nesta cidade linda tenho muitas saudades, me mudei em 79 mas um dia volto nem que for para passar uns tempos mas volto.
Por: lourival espagnoli

amo iporã nasci ai pretendo um dia voltar e uma cidade boa para se viver
Por: cleo bastos

ESTA CIDADE PARA MIM É UMA MARAVILHA, MUITA COISA MUDOU AQUI, QUEM VEIO AQUI A 5 ANÓS ATRÁS CONCERTEZA SE VIER HOJE VAI VER MUITA COISA BONITA!!! VALE A PENA MORAR AQUI!!
Por: wellington

DEUS O MUNDO EM 6 DIAS , NO SÉTIMO CRIOU IPORÃ, SEM DUVIDA O MELHOR LUGAR DO PLANETA, PARA SE VIVER. QUERO VOLTAR PRA LA !
Por: junior

Boa Tarde!! Não apenas conheço, como estarei na cidade na semana próxima, visitando parentes onde pretendo passar uns 15 dias! Gosto da cidade, povo hospitaleiro, muitos oriundos desta região do estado de São Paulo que foram desbravar o Paraná, inclusive a cidade de IPORÃ. Abraços
Por: Nelson Aparecido de Camargo

Boa tarde, venho através de canal, dar os parabéns pelo site muito bem desenvolvido, sempre acesso oi site e as rádios aqui via net em São Bernardo do Campo SP, pois sou nascido nesta cidade de Iporã PR e muito tenho saudades de meus tios, primos e amigos, mas logo estarei por ai, e muito gostaria de trabalhar por ai. Amo esta cidade e muitos de moram por ai.
Por: Roberto Mondini

Nasci em Iporã essa cidade mora no meu coração, guardo boas lembranças, e sempre que posso volto para visitar, e matar a saudade!
Por: Moacir Nunes

Nasci em Iporã e amo esta cidade .Mas infelizmente em 1979 tive que vir embora para Curitiba ,desde então nunca mais voltei .sinto muita saudade da PAZ que se tem em uma Cidade pequena amizade verdadeira os domingos a noite na praça como era bom me sinto perdida aqui e espero em breve voltar.te amo IPORÂ.Abraços.
Por: Edileuza Alves de lima.

Esta cidade para mim sempre foi e sempre será a mais bela. Nasci e cresce, tenho muitas recordações maravilhosas dela, embora hoje moro em São Paulo, mas Iporã mora em meu coração.
Por: silvana

cidade maravilhosa amo tds que estao ai saudades muitasssssss
Por: rosi ribeiro

gostaria de conhecer acidade iporã minha cidade natal
Por: edinelma da silva rodrigues

saudades muuuuitas abraçao aos Paranaenses,gente boa...bjsssda mineira Andrelandia MG
Por: adriana

nasci e morei em iporá de 1965 a 1982 agora estou em maceió + sinto muita saúdade daqueles tempo 1 dia ainda volto pra rever os amigos !!!!
Por: nilson ant bonin

Não conheço a cidade mas fui vizinha , hoje moro em Varginha Minas mas em breve serei mas uma habitante da cidade de Iporã Att Ilda Leite
Por: Ilda Leite

A saudade bateu forte agora hem, pois fazem exatamente 27 anos que sai de Iporã, morei lá de 1967 à 1983, 16 anos e meio. Cresci nessa cidade maravilhosa, aconchegante, tranquila, e feliz. Tenho parentes que moram lá e amigos que faz anos que os vejo. Hoje moro em campo grande ms. Quero muito levar meus filhos e marido para conhecer essa cidade tão gostosa de viver. Muitas saudades.
Por: rosilda panassiol

Cidade de iporã pr para minha familia é um cidade tudo de bom eu não gosto eu amo muito saudade e saudade
Por: sara de aguiar silva

nasci nesta cidade , e tenho muita vontade de voltar as origens
Por: anderson lincoln alves

amo essa cidade sou nascida e criada ai mais fui embora sinto falta dessa cidade maravilhosa,me conte novidades
Por: adriana valdivieso

hoje moro em são paulo-sp, mais sou nascido em iporã e todos os anos passo as minhas ferias nesta cidade, mesmo que um dia não tiver mais meus familiares, eu nunca vou deixar de visitar minha terra tenho muitos amigos! amo demais IPORÂ
Por: marcos

EU AMO IPORÃ!Apesar de estar em Curitiba.Nasci em Iporã com muito orgulho! Espero em breve voltar e matar a enorme saudade deste lindo lugar...
Por: Edileuza Alves de Lima

Não só conheço Iporã-Pr, como nasci nesta cidade maravilhosa de se viver, para quem procura tranquilidade, este é o lugar certo.Pequena, porém aconchegante, povo hospitaleiro.Cidade com vário rios, Como Jangada, Piquiri, Sarandi,Xambrê e outro.Hoje Moro em Sorocaba-Sp, vivi de 1.966 á 1.986 em Iporã-Pr, depois disso já passei por lá umas 05 vezes e pretendo retornar para matar saudades dos locais por onde passei e estive...
Por: GILMAR RODRIGUES LOBATO

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Iporã
Fundação:
1960
Altitude:
341m
População:
15.814 habitantes
Área:
555,1km²
Densidade Demográfica:
28,49hab/km²
CEP:
87560-000

Envie seu comentário sobre Iporã

banner