Inácio Martins

Inácio Martins-PR
banner

Bem-vindo a Inácio Martins!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Inácio Martins, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Inácio Martins, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1960. A localidade está em uma altitude de 1.202m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.154 habitantes. A área total de Inácio Martins é de 923,4km², e sua densidade demográfica é de 9,91hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Inácio Martins-PR é 85155-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Inácio Martins

Roteiros do Brasil

Região Centro Sul do Paraná

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1943, chegaram a Inácio Martins os trilhos da linha férrea São Paulo - Rio Grande do Sul. Com a estrada de ferro, surgiram os primeiros compradores de pinheiros e iniciou-se a extração da madeira em larga escala. Neste período o povoamento teve um acelerado crescimento devido à estrada de ferro e à abundância de florestas com madeira de lei. O reflorestamento com pinus permitiu que, ainda hoje, as atividades madeireiras continuam sendo, economicamente, as mais importantes, seguidas pela cultura da erva-mate.
Criado através da Lei Estadual n°4.245 de 25 de julho de 1960, o município foi instalado oficialmente em 25 de novembro de 1961, sendo desmembrado de Guarapuava.
O antigo distrito de Guarapuava, recebeu o nome de Guarapuavinha. Sua sede está localizado no 3º Planalto , na Serra da Esperança, a 25º 34 latitude Sul e 51º 4 latitude Oeste a 1.198 metros de altitude do nível do mar, sendo o município mais alto do Paraná com uma área de 898,431 Km
O nome “Ignácio Martins”, surgiu em homenagem ao Engenheiro da Estrada de Ferro quando em construção, cuja estação também leva este nome e posteriormente a Coletoria e o Cartório levaram o mesmo nome. Foi então feito um requerimento para a Assembléia, correspondência esta transportada por estafeta* em animais, por Indalécio Pereira, e entregue para o Deputado Antonio Lustosa, representante do Distrito, para mudar o nome para Inácio Martins, suprimindo o “g” no Ignácio.
Em 25 de julho de 1960, pela Lei 4245 criou-se o município de Inácio Martins, que teve sua instalação oficializada somente em 25 de novembro de 1961. Ate que houvesse eleições, por Atos de Interventor Manoel Ribas, foi nomeado como prefeito o Sr. Valdomiro Ferreira Caldas, que era vereador da Comarca de Guarapuava, ficando no cargo aproximadamente 7 meses. Com as primeiras eleições, foi eleito como Prefeito do município pelo partido UDN – União Democrática Nacional – o Senhor Aragão de Mattos Leão, sendo o mesmo Candidato único. Assumiu do dia 25 de novembro de 1961. Os primeiros vereadores do então município de Inácio Martins foram: Francisco Ferrreira da Silva, Antonio Piakosk; Arcílio Massuqueto; Joaquim Luís de Andrade; João Pedroso de Oliveira Filho; Eduardo Hoescht; Azize M. Hauage; Antonio Aleixo Thomas; Cipriano de º Maceno; Vitor Horny e Zacarias Moreira.
A extensão geográfica do município é de 898,431 Km com distância da capital do Paraná (Curitiba) de 211km, tendo como limites os municípios de: Norte: Prudentópolis, a Leste: Rio Azul e Irati; a Sul: Cruz Machado e a Oeste com Guarapuava e Pinhão.
 As vias de acesso a esses municípios, são de terra e cascalho, com pavimentação asfaltíca apenas para Irati. 

Significado do Nome

O nome “Ignácio Martins”, surgiu em homenagem ao Engenheiro da Estrada de Ferro quando em construção. 

Aniversário da Cidade:

25 de novembro 

Gentílico:

inaciense ou martinense

População:

10.943 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Há 1.198 metros de altitude do nível do mar, é o município mais alto do Paraná, com uma área de 898,431 Km. Mata subtropical (pinheiro, imbuía, erva-mate (nativa), bratinda, canela, etc... Cerca de 80% da área do município está coberta de matas faxinais, reflorescimento de pinus, capoeira e mata virgem.

Clima:

Temperado Úmido  

Temperatura Média:

20º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Planalto, na Serra da Esperança  

Limites:

Norte- Prudentópolis , Irati; Sul   - Cruz Machado; Leste- Rio Azul, Mallet; Oeste- Guarapuava, Pinhão.  

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

200 km 

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Inácio Martins tem sua cultura marcada pela tradição gaúcha, tanto é que um dos nossos maiores eventos municipais é o Rodeio de Integração.Hoje temos um projeto sendo desenvolvido pelo Colégio Estadual Parigot de Souza com apoio do  Banco Real no Projeto Amigo Real que vem trazendo grandes avanços para nossas crianças, e que de certa forma estão tendo acesso a um pouco mais de cultura e fazendo lindas apresentações levando o nome do nosso Município por onde passam. Inácio Martins, esta despertando para o turismo tem um grande potêncial devido a sua abundante riquisa natural, um povo acalhedor e hospitaleiro.

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Outubro

12 - Padroeira do município

Novembro

25 - Aniversário do município  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE INÁCIO MARTINS

E-mail: [email protected]

Telefones: (42) 3667-1415

Sites: http://www.inaciomartins.pr.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

E-mail:

Telefones:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS :

E-mail:

Telefones: (42) 3667-1449

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.visiteinaciomartins.pop.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

Comentários de Inácio Martins

esta cidade e uma merrrrdadadadadada nao tem nada ora fazer nao tem trabalho
Por: naja

A cidade é muito linda.. Os habitantes são amaveis e simpáticos, realmente goste muito de conhecer a cidade e em breve quero retornar.
Por: Mari

A cidade é muito acolhedora , e os seus moradores são muito hospitaleiro .Adoro visitar esssa cidade é muito legal .
Por: Alessandro Ari Marinho Correia

Já conheco a cidade a 7 anos e confesso que gostei muito, pois é um lugar que se pode respirar um ar não poluído sentir o friozinho e se esquentar no fogão alenha, é uma cidade aconchegante, simples, muito boa de se viver
Por: ROSANGELA CABRAL DA SILVA

Jà visitei e achei uma cidade muito bonita,de pessoas agradaveis,e simpaticas,e inclusive me casei com um homem maravilhoso,que é martinense.
Por: angelica

Oi eu conheço sim morei em Inacio mais ou menos... toda minha infancia Adoro esse lugar É um lugar muito ospicioso.
Por: shayan mara

É maravilhosa está cidade! Para passear é clarooo... Saudades da minha terra natal.
Por: \Miltinho

LINDO LUGAR, MOREI TEMPOS E É UM EXELENTE LUGAR PARA PASSAR AS FÉRIAS E MORAR ENFIM, LUGAR ÓTIMO PARA DESCANSAR
Por: LUIS FELIPE DOS SANTOS

acho mto legal essa cidade meu namorado morava ai agora ele esta morando em sao jose dos pinhais a 2 meses mas qdo ele morava ai eu ia vizita ele e passiava mto, mas um dia volto pra essa cidade de novo se deus quiser vou passar o ano novo ai em inacio martins tchau ate mais eu sou de sao jose dos pinhais me responda ..................................bjos pra todos da cidade
Por: silvia

gostei muito da cidade achei tranquilidade e paz ai beijinhos
Por: josiane ribeiro

Sou do abc paulista gostaria muito de conhecer ignacio martins
Por: Pedro assis dos santos

sou nascida em inacio e adoro passae ferias lá cidade maravilhosa !!!!
Por: Maieli Brizola Pereira

inacio martins me tras muitas recordação do tempo de criança, meu pai vcs mais jovem não o conheçeram mas os mais velhos sim....o pernanbuco. essa visita amaravilhosa cidade eu vou volta....la... bjo a todos
Por: maria do rocio da silva

amooooooo esta cidade!!sempre que posso retorno para rever meus amigos.
Por: roseli

cidade maravilhosa!! os melhores momentos de minha vida passei ali.
Por: roseli

Inácio... aqui é a sua casa... você quer morar mal...não!então cuide do seu espaço, cuide d sua cidade...falta a sua presença na luta para uma cidade melhor...vamos fazer acontecer o nosso paraíso:Inácio Martins.
Por: Izadora

Um lugar pitoresco com uma vegetação bonita e uma topografia propria para se tornar um roteiro turistico , que deveria ser melhor explorado , visitem.
Por: Itamar

A cidade de Inacia e linda suas cachoeras sao maravilhosas conheca vale apena.
Por: Valdione Ferreira do Nascimento

Já morei em Inácio Martins o melhor da cidade é sua tranquilidade, amigos que deixei,e um pvo muito acolhedor, adoro essa cidade.
Por: IARA MARCIA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Inácio Martins
Fundação:
1960
Altitude:
1.202m
População:
9.154 habitantes
Área:
923,4km²
Densidade Demográfica:
9,91hab/km²
CEP:
85155-000

Envie seu comentário sobre Inácio Martins