Icaraíma

Icaraíma-PR
banner

Bem-vindo a Icaraíma!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Icaraíma, informações atualizadas sobre a cidade Icaraíma, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Icaraíma.

A cidade de Icaraíma, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1960. A localidade está em uma altitude de 305m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.182 habitantes. A área total de Icaraíma é de 681,1km², e sua densidade demográfica é de 13,48hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Icaraíma-PR é 87530-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Icaraíma

Roteiros do Brasil

Região Noroeste Paranaense

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Toda a região do nordeste do estado brasileiro do Paraná era ocupada, até meados do século XX, pela etnia indígena dos xetás. Com os projetos de colonização da região levados a cabo à partir dessa época, os xetás foram praticamente exterminados, seja através da perda de suas terras, através de doenças trazidas pelos não índios ou através do assassínio puro e simples.

A colonização não índia da região teve início no ano de 1956, quando a companhia colonizadora do Norte do Paraná, tendo, à sua frente, Hermes Vissotto, iniciou a venda de imóveis no território do município. Através da Lei Estadual 4.245, de 25 de Julho de 1960, foi criado o Município de Icaraíma, desmembrado de Cruzeiro do Oeste, então integrante da comarca de Peabiru. Icaraíma é comarca desde 26 de Janeiro de 1961.

Significado do Nome:

O nome "Icaraíma" é originário da língua tupi. Existem duas versões para seu significado:

-'y, "água, rio" + akará, "espécie de peixe" + e'yma, "sem" + "rio sem peixes".

-Icaraíma = "Terra abençoada".

Aniversário da Cidade:

25 de Julho

Gentílico:

icaraimense

População:

8.839 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade com muito lazer e boa pra se viver.Venha conhecer Icaraíma.

Clima:

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média:

20° C

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Município da Região Noroeste no Estado do Paraná

Limites:

Ivaté,Alto Paraiso, Querência do Norte, Umuarama, Naviraí- Ms

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

Da Capital:

650 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

-Prainha do Porto Camargo

-Parque Nacional de Ilha Grande

-Pesca Esportiva

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Abril
- Concurso de Pesca ao Pacu - Caracteriza-se por uma prova em que o grande desafio das equipes é fisgar o maior exemplar. Participam aproximadamente 180 equipes concorrendo a barcos, motores e troféus. Paralelamente ocorrem festejos populares às margens do rio com parque de diversões, barracas com comidas típicas, shows artísticos e competições esportivas.
 Julho
- Festa do Peão Boiadeiro - Reúne peões amadores e profissionais, disputando torneios em montarias de touros e cavalos, além de várias outras atividades como mesa da amargura, pega do garrote, bailes, leilões, bingos, shows artísticos e pirotécnicos, motivando aproximadamente 20.000 espectadores.
 Outubro
- Festa da Padroeira Nossa Senhora Aparecida - Missa, procissões, coroação de Nossa Senhora, bingos, almoço típico e leilão de gado, fazem parte dos festejos em homenagem à padroeira do município.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ICARAÍMA

E-mail: [email protected]

Telefones: (44) 3665-1214

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  
Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

SITE: www.pmcaraima.com.br 

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

Registro Civil e Tabelião de Notas

E-mail:

Telefones: (44) 3665-6005

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Icaraíma

icaraima e muito linda e sempre nas minhas ferias eu fou para la!!!!!!!!
Por: gordo

ESTOU EM SP, MAS SOU DE ICARAIMA, E ESTOU ME APOSENTANDO E INDO PRA MINHA TERRA, MINHA CIDADE. AQUI VC TEM OPÇÃO DE LASER, PORTO CAMORGO E MINHA PREFERENCIAS. PASSEIO DE BARCO, PESCA, E DESFRUTAR AS PAISAGENS. CONHEÇA O ENCONTRAS DAS AGUAS DO RIO IVAI COM O RIO PARANÁ, BLZ-PURA.
Por: EDESON GOMES

sou icaraimense e amo essa cidade. nao vejo a hora de voutar la
Por: claudinei pereira macena

ICARAÍMA DOS ANOS 70; TÍ DEIXEI EM 1976, VIM PARA CURITIBA MAS, DEIXEI AÍ O MEU CORAÇÃO. AS MAIS ANTIGAS "ÁRVORES" DÁI JÁ SE FORAM; MEU PAI SEBASTIÃO SURDO, SEU ULISSES DA CASA MELO, SEU GREGÓRIO PAI DO MANEZÃO, O DONO DA CASA DIAS E TANTOS OUTROS. DE 76 A 2009 SÃO 33 ANOS. MAS, A CADA 2 ANOS VOLTO AÍ PARA VER A DONA ANTONIA E A MARIA DA VENDA, A VERANI E A DONA CARMINHA, O PIKUIRA DO SALÃO DE CABELEREIRO E O SEU PAI SINÉSIO. SEU VANTUIR DA IGREJA CRISTÃ, GERALDO PEREIRA E MAIS UMA CENTENA DE AMIGOS QUE TENHO AÍ. VCS VÃO PENSAR QUE É MENTIRA MINHA, MAS, CHORO QUASE TODOS OS DIAS COM PURA SAUDADE DE ICARAIMA, UM GRANDE ABRAÇO AO MEU GRANDE AMIGO JOÃO DA CASA DIAS, HOJE, COM SUA BANQUINHA NO PORTO CAMARGO.Dermival Pereira de Souza ( o Benzinho filho da Dona (Saudosa) Almerita.
Por: BENZIN

Não dá pra falar em Icaraima sem mencionar o complexo de pontes do Rio Paraná em Porto Camargo, e a grandiziosidade do seu povo, Vila Rica do Ivaí, porto novo (Porto Santa Helena) com sua balsa com a travessia para o Estado do Mato grosso do Sul via Pontal do Tigre / porto Caiuá
Por: Dermival (Benzinho)

Sou natural desta pequena cidade, nela cresci e já adulto tive que me mudar para outros lugares, mas sempre que posso volto ao verdadeiro paraíso (Porto Camargo), onde a naturesa apesar da influência Humana, ainda preserva uma riqueza inigualável que é o Rio Paraná, gosto de pescaria, e quando posso me desloco de Blumenau, cidade distante 900Km. A preservação desta região é fundamental, pois a riqueza que temos neste meio ambiente é imensurável. Att. Edilson.
Por: Edilson Ferreira Magalhães

EU NASCI EM ICARAIMA E TENHO MUITAS SAUDADE DA MINHA TERRA
Por: SONIA FERNANDES

Ola nasci e fui criada até os meus treze anos de idade nesta cidade que eu amo muito... meus avós paternos ainda moram ai... e meu pai tbem. atualmente moro na cidade de Araçatuba SP... mais jamais me esqueceri dessa cidade linda e muito acolhedora!!!!!!
Por: vanessa Jeremias

já estive sim várias vezes,tenho minha cunhada Aparecida e seu marido Claudio Ganzeoli,gostei dos peixes fritos ,cervejinha gelada no Porto e bem na chegada tem um restaurante que não me lembro o nome, hum lá tem peixe frito que é uma delicia, aliás a comida toda é boa,parabéns, adoro viajar p/ Icaraima
Por: MANIRA

nasci e morei em Icaríma, adoro esta cidade é maravilhosa
Por: cristiane constantino

Já morei em vila rica, por volta de 1967, e estudava e conclui o ginasio em Icaraima. Joguei futebol no time da cidade e vencemos o Gremio de Maringa. É uma otima cidade e um povo muito acolhdor e respeitoso. Parabéns. Abraço a todos.
Por: Jose Roberto Carli

Icaraíma cidade que aprendi a gostar.Foram três anos e meio de pura alegria,amizade e felicidade. Cidade aconchegante,hospitaleira e de muita paz Quem quizer conhecer Icaraíma ,não se arrependerá. Cidade que um dia quero voltar para rever os amigos e matar a saudade.
Por: claudio giraldes

Conheço Icaraíma, já fui na pesca do pacú , festa do peão deste ano muito boa , organização de gente grande. parabens Icaraíma.
Por: Nilson

icaraiam é o menhor lugar que eu já morei em toda minha vida amoo as pessoas de icaraiama as festa principalmente o rodeioo e todo o resto amoo demais essa cidade bjoo a todos icaraima amoo vc ...
Por: isabela maysa fonseca

vivi muitos anos ai estudei sou sinto saudades quero voltar ai sou da filha do bilo sobrinha do ze manivela q saudades to na divisa do para e vcs estao aq comigo e icaraima quem ti conhece nao ti esquece jamais...........
Por: dorotiudes chiulli de lima

e a prainha de icaraima umas das maiores atrações o paredão das araras tem um monte de lugares turísticos em icaraima o porto novo o porto jundia as festas típicas de icaraima como o rodeio o concurso de pesca ao pacu e mais uma serie de pontos turísticos vocês tem que atualizar essas informações de icaraima valeu um abraço.
Por: cebola

Já morei em icaraima, especialmente na zona rural onde trabalhei muito na roça, com meu pai e minha familia toda, adora esta cidade, estudei o primário na Escola Isolada Castro Alves que ficava ao lado da venda do zé tinti, na estrada para vila alta, bem no entroncamento com a estrada do pagagaio, depois fiz admissão e entrei para a primeira turma do ginásio de icaraima onde conclui o curso ginasial, depois tive que mudar daí, mas até hoje morro de saudades dos meus colegas de ginásio o "cipó" por exemplo, Icaraíma é uma cidade acolhedora gostoza para se viver, eu passeava muito na praça da igreja martriz, curtia muito as festas no salão paroquial, nunca me esqueço quando a cantora Carmen Silva, foi cantar ai no salão paroquial, gosto muito de Icaraíma, a ainda pretendo retornar a essa cidade maravilhosa, me lembro do bar do papai e do bar do careca etc. abraços a todos
Por: José Caetano

dautima veis q avi eram uma cidade muito boa de se viver.quando eu vivia ai tudo era maravilhoso.
Por: suely barreto

Sou nascido em Icaraima PR,mais fui ai nesta city com 07 (sete) anos moro em Sorriso MT mais tenho muitos parentes por parte da minha mãe ,se Deus quizer estou pretendendo ir passear na minha terra natal no proximo ano, estiou contando os dias tial e até o ano que vem se Deus me permitir
Por: Aldemir Perez Xavier (Miro)

Icaraíma... minha terra, minha gente, minha história... Sou filho de Icaraíma, nascido no Porto Cobrinco, onde passei momentos inesquecíveis, que guardo com todo carinho no meu coração. Já rodei por vários lugares, São Paulo, Maringá, Florianópolis, Ijuí (2 vezes), mas a saudade de Icaraíma é sempre a mesma... enooooorme. Ainda bem que meus familiares continuam em Icaraíma, que é para onde corro sempre que tenho uma folguinha. Abraços a todos os amigos que deixei aí. Até breve! Celhinho
Por: Celho Tinti Filho

Olá Falar de Icaraima é simplesmente sentir paz, amor e deixar a brisa bater em minha face, a maioria das vezes que visitei Icaraima me senti como se estivesse em casa. Passei dias maravilhosos nessa cidade, o companheirismo e a receptividade nessa cidade sao encantadores vale a pena vsitar. Saudades de Icaraima
Por: Luciana

ja morei em icaraima de 65 a 75, hoje moro na cidade de araras são paulo, tenho saudades, mas logo logo vou visita-la
Por: osmar inacio garcia

Adorei ver as fotos de Icaraima pois a minha mãe nasceu ai eu nunca havia visto lindo um dia pretendo passear ai .
Por: simone dos santos frança

Eu morei em Vila Rica nos anos 70 a 86, fiz o primário, e vim para Curitiba, lá tem lugares muito bonitos, gostava muito de jogar futebol, tinha muitos amigos,dá saudades alguma hora irei passear por lá.
Por: Ademir D.de sSOUZA

VIVO EM ICARAÍMA A 50 ANOS E SOU APAIXONADA POR ESTÁ CIDADE MARAVILHOSA. É ROMÂNTICA,ACOLHEDORA É TUDO DE BOM.QUER SER FELIZ VENHA AQUI NOS VISITAR. NÓS ICARAÍMENSES ESTAREMOS DE BRAÇOS ABERTOS PARA RECEBE-LOS.
Por: SANDRA MAURA BECKER MORELLI

Ola pescadores de Icaraima e região. Vamos preservar nossa riqueza que é o Rio paraná. Forte Abraço a todos. Att. Edilson.
Por: Edilson Ferreira Magalhaes

morrei em icaraima 20 anos,ja rodei o brasil,mais cidade maravilhosa como essa nao encontrei,linda,hospitaleira,sempre que posso vou la,tenho varios amigos que moram la,mais na atualidade e o melhor rodeio do parana,um beijo a todos icaraimense e em especial ao pessoal do barâo.
Por: aguinaldo rodrigues,sou conhecido aguinaldo da farmacia

ESTA CIDADE E LINDA MARAVILHOZA,MINHA TERRA NATAL, ONDE TUDO NASCEU,TENHO MUITAS SAUDADES DE ICARAIMA, OPOVO PARANAENCE SÃO UM POVO MUITO UMILDE UM GRANDE ABRAÇO PARA TODOS OS PARNAENCE E FIQUEM COM DEUS
Por: VALDINEI RESENDE NORATO

morei em icaraima de outubro de 1959 a fevereiro de 1972 vim dai para são paulo.estou aqui ate agora.pretendo voltar a morar em icaraima.icaraima e simplesmente lindissima.ao meu irmão arriguer zago um abraço.
Por: joão zago filho

nasci em icaraima tenho parentes que moram ai, e ja visitei varias vezes a cidade e adorei gostaria de receber fotos de icaraima. moro em tupa/sp
Por: nivea maria melo

falar de icaraima é dificil. pois é minha cidade.nasci ai em 1967.fiquei por pouco tempo mais jamais esquiqui minha cidade querida.um filho que tem muita saudade desta. mais sempre procurei saber como esta minha cidade. mais é uma bela cidade.que logo logo eu voutarei ai para rever minha cidade
Por: valcires lima palhares

tenho mtas saudades desta cidade maravilhosa,morei na estrada da barra,estudei na escola rocha pombo,porto Camargo e Icaraima,grande parte da minha familia vive nesta cidade.Eu moro em Portugal mas o meu coração esta ai...........
Por: cristiane cuba

icaraima é tudo de bom.. tenho parentes que morão na cidade estou morrendo de vontade de ir vizitart
Por: willian da silva felicio

E sou nascida nesta cidade minhas filhas também hoje moro em sumaré mas não esqueço dessa cidade de paz vou todos os anos visitar minha querida mãenzinha que ainda mora nessa cidade estive la final do ano e ja sinto saudades um abraço a todos dai..........
Por: ivonete l pavaneli

sou nascido em icaraima,mais fui ai eu tinha 07 (sete)anos pretendo ir passear este ano,pois tenho varios parentes,tio primos avo e etc.vai um abraço a todos vocês dai e até um dia ,hoje moro em sorriso mt.fuiiiiiiiiiiiiiii
Por: aldemir perez xavier

Icaraima cidade onde nasci , linda como nenhuma outra,tem o Rio Parana uma maravilha presenteada pela natureza, e sua gente hospitaleira, eu amo esta cidade, um abraço a todos que mantem firme a existencia desta que me orgulho tanto.
Por: Jaime Vieira de Lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Icaraíma
Fundação:
1960
Altitude:
305m
População:
9.182 habitantes
Área:
681,1km²
Densidade Demográfica:
13,48hab/km²
CEP:
87530-000

Envie seu comentário sobre Icaraíma