Ibaiti

Ibaiti-PR
banner

Bem-vindo a Ibaiti!

banner

As melhores pousadas em Ibaiti podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Ibaiti, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1947. A localidade está em uma altitude de 760m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 24.136 habitantes. A área total de Ibaiti é de 918,5km², e sua densidade demográfica é de 26,28hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Ibaiti-PR é 84900-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Ibaiti

Roteiros do Brasil

Região Norte Paranaense

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Ibaiti faz parte do processo de ocupação histórica do Norte Paranaense, iniciado na década de 1930. O fluxo emigratório que originou-se de São Paulo com direção ao Norte do Paraná, foi motivado pelas elevações no preço do café no mercado internacional. As características da colonização e desenvolvimento da economia cafeeira marcaram os municípios da região. Aqueles do Norte Velho, como Ibaiti, sofreram as influências de uma colonização em que predominaram as grandes fazendas e esgotamento da fertilidade do solo. Criado através da Lei n°02 de 10 de outubro de 1947, foi instalado em 09 de novembro do mesmo ano, sendo desmembrado de Tomazina.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

09 de Novembro

Gerntílico

ibaitiense

População

28.725 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Ibaiti tem vários pontos turísticos, muito lazer e diversão. Venha passar suas férias na cidade. Vale à pena!

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média

- Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C).

- Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Norte Pioneiro Paranaense

Limites

Ribeirão do Pinhal, Jundiaí do Sul, Japira, Pinhalão, Arapoti, Ventania, Curiúva, Figueira, Sapopema e Congonhinhas.

Acesso Rodoviário

Federais: BR-153 (Rod. Transbrasiliana), BR-272 (Itararé-Guaira);
Estaduais: PR-435; PR-273

Distâncias:

Da Capital:

334 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos 

Estação Ferroviária

E. F. São Paulo-Rio Grande (1940-1942)
RVPSC (1942-1969)
ARTUR BERNARDES
Município de Ibaiti, PR
Ramal de Barra Bonita - km    PR-0592
Inauguração: 01.01.1940
Uso atual: fechada   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1940
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: Projetada desde 1924 com o nome de Campinho, a estação somente foi construída e inaugurada dezesseis anos depois. Pronto o embasamento na alvenaria da estação de Campinho, km 90 do ramal de Barra Bonita. (*Relatório da RVPSC de 1924) A estação de Artur Bernardes foi aberta no auge da exploração das minas de carvão na região, em 1940. Até pelo menos meados dos anos 1930, o nome Artur Bernardes serviu para a estação de Barra Bonita, depois Ibaiti: o nome da estação não levava o nome da cidade. Logo após a Turma 30, deixamos novamente o asfalto por uma estrada de terra à esquerda, e logo nos deparamos com a estação de Arthur Bernardes. Foi uma grata surpresa encontrá-la de pé, fechada e mal conservada, mas ainda gloriosa naquele cenário de vales infinitos dos dois lados do antigo leito. Sua arquitetura remete às estações de outras ferrovias e, na direção de Ibaiti, há dois leitos visíveis, um reto e outro numa curva à esquerda. Seria ali a saída de um ramal carvoeiro?. É quase um milagre que a estação tenha sobrevivido até os dias de hoje. (Douglas Razaboni, 01/2003) Desativada em 1968, é uma testemunha viva do passado ferroviário da região. (Fontes: relatórios da RVPSC, 1924-1928; Guias Levi, 1932-1972).

Estação Ferroviária II

RVPSC (1943-1969)
EUSÉBIO DE OLIVEIRA
Município de Ibaiti, PR
Ramal de Barra Bonita - km 272 (1960)   PR-0594
Inauguração: 12.11.1943
Uso atual: escritório de serraria   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1943 

HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe teve seu primeiro trecho entregue no ano de 1922, até a cidade de Tomasina, único dos municípios atuaias da linha que já existia. A partir daí, a linha foi sendo prolongada lentamente, chegando ao seu final em 1948, na estação de Lysimaco Costa, onde estavam as maiores minas de carvão da região, e que eram o objetivo do ramal. Apesar de tudo, em 1969 a linha foi fechada e o ramal erradicado logo após. Oficialmente, foi extinto pela RFFSA em 1975. 

A ESTAÇÃO: A estação de Eusébio de Oliveira foi inaugurada em 1943. Como sinal dos tempos modernos (1943) em que a mesma foi construída, a marquise da estação é de concreto armado. A ferrovia foi fechada em 1968-69. Seguindo adiante pela estrada de terra que passa ao largo de Arthur Bernardes, chega-se à uma estrada de poliedros, como o pessoal de lá chama o leito de pedras irregulares. Logo se encontra a vilazinha de Eusébio de Oliveira, parada no tempo. Ainda restam as casas da vila ferroviária, a caixa dágua e a estação, que tem em sua extremidade sul uma máquina de beneficiar arroz. Em 2006, nesse bairro rural no município de Ibaiti, trabalhadores rurais ocupam as casas da antiga vila dos ferroviários. O antigo pátio de manobras foi transformado em pastagem cercada por arame farpado e um comerciante instalou uma máquina de descascar milho dentro da estação, poluída pelo estrume e a urina de bovinos que entram e saem. Aqui era bom. Tinha restaurante, bar, farmácia e loja de tecidos. A gente ia de trem a Ibaiti, num instantinho chegava, diz Leonor, que mora em casa própria, grande e avarandada. Leonor afirma que o último trem passou ali em 1974, ano em que o filho dela nasceu; na verdade, a ferrovia havia fechado bem antes, o que pode ter acontecido é esse ser o ano da retirada dos trilhos por alguma composição própria para isso, pois a erradicação oficial veio em 1975. (Fontes: Widson Schwartz, Folha de Londrina, 01/2007; Douglas Razzaboni, 2002; Relatórios oficiais da RVPSC e da RFFSA; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE IBAITI

E-mail:

Telefones: (43) 3546-1118

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL, TÍTULOS E DOCUMENTOS E PESSOAS JURÍDICAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (43) 3564-4106

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Ibaiti

ja morei nessa cidade,tenho saudades,hoje moro na cidade de lençois pta sp.afinal ibaiti e minha terra natal.talvez um dia retornarei para matar saudades.....
Por: Rosemara

IBAITÍ Costumo dizer aos meus amigos: " É a segunda cidade melhor do mundo depois de Paris". Tenho um AMOR e um CARINHO muito grande por tí. Muito importante para mim, pois é, simplesmente o lugar onde nascí. Onde viví minha infância e onde aprendí que, as coisas mais importantes desta vida, está na simpliciade e amizade deste seu povo!!! Um abração a todos os ibaitienses Reginaldo
Por: Reginaldo Loyola Soares

♥como ibaiti é a cidade que eu nasci. nao tem o que falar mas eu adoro ibaiti... é a coisa mais linda do mundo....
Por: lilian campos

A cidade é muito linda!!! Fui com meu Noivo na virada do ano 2008/2009...Ficamos uma semana...muito legal!Mas acho que não me acostumaria morar em uma cidade tão pequenininha...Sou de Curitiba.
Por: Karine

ja morei nesta cidade, E uma cidade otima e muito linda.
Por: kauana leticia

É uma cidade que apesar de eu não morar nela ela é que mora no meu coração. Cidade que se desenvolve muiiiiiiiiiito rápido. Saudades.
Por: Robison

Eu gosto muito de ibaiti nasci aqui po isso eu amo ibaiti.
Por: Lorrana Taynara de França Castanho

ibaiti e cidade mais linda que visitei do parana um lugar de pessoas simples onde se sentimos em casa!
Por: milene

SEM DUVIDAS iBAITI É UMA CIDADE MAGNIFICA, MOREI DURANTE UM BOM TEMPO NA CIDADE E NÃO TENHO DO QUE RECLAMAR, EXISTEM LINDOS LOCAIS PARA SE VER NA CIDADE SENDO QUE A SUBIDA AO PICO-AGUDO É SEM DUVIDA A MAIS ACONSELHADA.
Por: GUILHERME VIDAL

ESTIVE NESSA CIDADE EM 2007, CONSIDERERI A REGIÃO FABULOSA, COM GENTE FANTÁSTICA, MAS IUMA CIDADE MIUITO POUCO DESENVOLVIDA EM TERMOS DE INFRA ESTRUTURAS A VÁRIOS NIVEIS, HOTELEIRO E TURISTICO, TEM MAIOR POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO
Por: antónio pereira

conheço muito bem minha família tem sitio ai no pico
Por: fabio ricardo marsal

nasci em ibaiti em 1961 e me mudei de lá com 7anos,portanto passei um bom pedaço da minha infância ali,meu pai trabalhava na ferrovia,portanto morava naquela região,na cs da ferrovia e tenho muita saudades..gostaria de ver fotos de lá.
Por: rachel Fatima de Souza Amaral

ola ja morei em ibaiti em 2000 hoje moro em guarulhos sp mas pretendo voltar a morar em ibaiti logo gosto dessa cidade muito sossegada e ACOLHEDORA
Por: antonio carlos

morei em ibti 18 anos cidade tranquila muitas matas prezervadas continue assim parabens
Por: elias pereira munhoz

Saudad da minha terrinha natal.nasci ai mas vim pra curitiba em 1986. Ja faz 2anos q n vou ai mas final do to ai. Hehe. Ate dezembro ibaiti
Por: Adilson

nasci e me criei em ibaiti tenho muita vondade de voltar em bora !!!!!!!!!!!!!!
Por: Gilberto Carlos da Silva

Amo essa cidade....meus avós moram em Ibaiti...e em todas as férias...tenho o prazer de visitar essa cidade linda....povo acolhedor e de um coração enorme!!!! Recomendo a todos que nunca foram...a conhecer esse lugar.
Por: Valquiria

eu morro em ibaiti a 13 anos ibaiti e tudo para mim campinhos mais ainda vila guay um deserto de lugar
Por: jonathan de oliveira

ibaiti quero conheçer;;;;;;;pareçe ser uma cidade muito linda~~~~~~~~~~
Por: tatyane cristina procopio

eu nasci em ibaiti temho orgulno desta cidade hoje moro em ribeirao preto.sp abracos ate mais
Por: wilson aparecido da silva

Eu moro em Ibaiti,mas fiquei 7 anos fora dessa cidade,so vinha 1 vez por ano pra ca,mas a saudade apertava muito,então voltei,aqui estão minhas raÍzes,minha família e amigos,aqui é prazeroso cidade de amigos onde todos se conhecem e sabem receber muito bem os visitantes quem vem p cá se encanta e sente-se em casa.Venham conhecer!!Você voltará muitas vezes.
Por: HERYKA JANINA

gostaria de ajudar a divugar mai a minha cidade pois gostaria que me mandase mais fotos eu descobri que nasci ai no momentoestou em sc florianopolis em brweve estarei ai com carrinho claudia .
Por: claudiamatos

minha familia toda nasceu em ibaiti tenho familiares ate hoje muitas saudades um dia eu queria voltar hoje moro em ji paraná-rondonia queria me comunicar com alguem ai de iabaiti
Por: claudinei melo

eu amo essa cidade foi aki que eu nasci e hj moro aki novamente depois de 21 anos fora estou devolta nessa querida cidade
Por: liridiane

amo essa cidade pena ki nao posso ainda morar nela ,mas toda minha familha mora nela ,maria ,andeia ,leide ,e jerry { pe sujo } como e chamado minha sobrinha e soldado da policia militar de ibaiti {sharlene}um abraço a todos os ibitienses .NOSSA RAINHA DAS COLINAS em breve estarei morando em ibaiti
Por: Paulo Se rgio da Silva

ibaiti e uma morado do soscego e o lugar mais tranquilo do mundo uma aqui vc nunca mais quer ir embora ,eu moro aqui e aqui e tudo de bom,venham conhecer sera o seu tempo mais aproveitado de sua vida.
Por: joao ferreira

o Que falar de uma Cidade que muito me acolheu eu e minha familia,onde Deus tem me abençoado e sou um abençoador desta Cidade,só posso dizer que é uma Cidade abençoada por Deus e em poucos tempos será a Cidade mais próspera do Parana e um lugar privilegiado pela Natureza e um povo altamente hospitaleiro,Linda Rainha das Colinas sera sempre esuberante!!!
Por: pastor Daniel

Essa é a melhor cidade pra se viver. Fiquei 8 anos fora daqui, mas graças a Deus voltei e não pretendo sair novamente não. A Rainha das Colinas é um lugar maravilhoso, povo acolhedor, cidade dos amigos... onde estão minhas raízes.
Por: Soraia

ibaiti cidade ricas em lugares bonito, lugares maravilhosos, pessoas de bom coração e inteligentes. lugar onde encontra varios amigos, encontra sucego para viver, lindas mulheres, homens lindos e gostosos.ibaiti te amo muito.
Por: juliana dos santos

Morei em Ibaiti toda minha infancia,estudei no grupo escolar Monteiro Lobato,morava na rua Ananias Costa . Sonho muito com esta cidade, onde tive uma vida muito feliz porém nunca mais voltei para vizitá-la.Se alguem que estudou o normal ginasial nos anos 1966,1967 por favor entr em [email protected]
Por: Leonilda Bondancia

Nasci em ibaiti,trabalhei em ibaiti,minha familha é de ibaiti,oliveira e angeloni ,sou filho do valdemar angeloni in memoria ,samira de oliveira angeloni ,sai de ibaiti faz 21 anos,tenho muitas saudade deste lugar ,mina velha ,cachoiera do seu aristeu,este lugar é tudo de bom um dia voltarei;;;;;;;;;;;;
Por: Carlos cesar angeloni

WEu amo esta cidade,todas minhas ferias eu ia visitar minha tia,a ultima vez que estive ai eu tinha 18 anos.hoje estou co9m 53.quem conhece doutora zoocolaro(silvana) elaé minha prima
Por: maria aparecida de mello

saudades de minha terra natal , vcs conhecem o Patrimonio do Café ??? me lembro dos enormes pés de cafe a missa na igrejinha aos domingos o ribeirão saudades desse berço.
Por: gerusa caetano

conheço IBAITI,uma localidade muito bonita e boa de viver,eu só não moro ai porque tem poucas opçoens de emprego,mas o meu sonho aida é morar em IBAITI.ASSIM QUE PINTAR UMA OPORTUNIDADE, IBAITI É UM LOCAL SOSSEGADO,PASSO NATAL E ANO NOVO SEMPRE QUE POSSO EM IBAITI.ADORO AMO IBAITI
Por: JURACI S BORGES FERREIRA

eu sou nacido em pinhalaoecriado no pico agudo que saudades.sou irmao do nelcinnho do taxi e meus pais sao sepultados ai digo de mae eu sou bonasso e trentini um abrasso a quem cai meus cmentarios
Por: sebastiao alves oliveira

Passei minha infancia em Ibaiti, e foi das melhores a melhor parte da minha vida em uma cidade muito aconchegante,,hoje moro em Curitiba, mas nunca vou esquecer Ibaiti e quando posso que é muito raro vou ate lá, pois tenho amigos ainda por la.........
Por: Edina Godoi Pimentel

conheço esta cidade, fui missionario na regiao durante quase tres anos. sempre que posso viajo para rever os amigos,o que a cidade tem de mais especial são as pessoas.
Por: moises da silva godoy

É a minha cidade,já faz 37 anos que não moro aí,por incrível que pareça ainda tenho muita saudade.É um lugar lindo ,maravilhoso,vale a pena conhecer,um céu realmente de brigadeiro ,parece que todas as estrelas foram morar lá.
Por: Elquias Balmant

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Ibaiti
Fundação:
1947
Altitude:
760m
População:
24.136 habitantes
Área:
918,5km²
Densidade Demográfica:
26,28hab/km²
CEP:
84900-000

Envie seu comentário sobre Ibaiti