Figueira

Figueira-PR
banner

Bem-vindo a Figueira!

banner

As melhores pousadas em Figueira podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Figueira, localizada no estado de Paraná (PR), foi fundada no ano de 1982. A localidade está em uma altitude de 620m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.994 habitantes. A área total de Figueira é de 123,7km², e sua densidade demográfica é de 72,71hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Figueira-PR é 84285-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Figueira

Roteiros do Brasil

Região

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Sua base econômica consiste no extrativismo mineral, especialmente do carvão e do urânio. Paralelamente, é marcante a presença da agricultura. Existem também, algumas áreas de reflorestamento, alguma expressividade na criação de bovinos e bicho da seda. Município criado através da Lei Estadual n°7.570 de 20 abril de 1982, foi instalado oficialmente em 01 de fevereiro de 1983, sendo desmembrado de Curiúva.

Significado do Nome:


Aniversário da Cidade:

20 de Abril

Gentílico:

Figueirense

População:

 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Depende basicamente da atividade de Extração de Carvão e geração de energia. A cidade conta também com bons serviços e comércio.

Clima:

Subtropical Úmido Mesotérmico

Temperatura Média:

- Verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C).

- Invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Norte Pioneiro Paranaense

Limites:

Ibaiti, Curiúva

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

315 km

Outras:

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Estação Ferroviária

RVPSC (1948-1969)
LYSIMACO COSTA
Município de Figueira, PR
Ramal de Barra Bonita - km 286 (1960)   PR-0597
Inauguração: 15.9.1948
Uso atual: escritório de serraria   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1948
 
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe teve seu primeiro trecho entregue no ano de 1922, até a cidade de Tomasina, único dos municípios atuaias da linha que já existia. A partir daí, a linha foi sendo prolongada lentamente, chegando ao seu final em 1948, na estação de Lysimaco Costa, onde estavam as maiores minas de carvão da região, e que eram o objetivo do ramal. Apesar de tudo, em 1969 a linha foi fechada e o ramal erradicado logo após. Oficialmente, foi extinto pela RFFSA em 1975.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lysimaco Costa foi aberta em 1948 e foi a estação terminal do ramal. Ficava bastante distante da sede do município no qual estava localizada, Curiúva. Durante o projeto, a estação chamava-se Cambuí. Era projeto da RVPSC de ligar esta estação, por um lado, a Harmonia, no ramal de Monte Alegre, construído no início dos anos 50, e, de outro, à estação de Cornélio Procópio, na linha Ourinhos-Cianorte. As ligações nunca saíram, certamente abreviando a vida do ramal, extinto em 1968. Hoje a estação está localizada no município de Figueira, desmembrado do de Curiúva. Logo após a cidade de Figueira, encontra-se a estação, no bairro rural de Cambuí. Foi transformada em escritório de uma serraria que ocupa todo o pátio, estando um pouco descaracterizada porém conservada.
 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FIGUEIRA

E-mail: [email protected]

Telefones: (43) 3547-1166

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Curitiba-PR  

Av. Pres. Affonso Camargo, 330 - Jardim Botânico
Pabx: (41) 3320-3000 / 3232    
Fax: (41) 3320-3111

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO

E-mail: [email protected]

Telefones: (43) 3541-1322

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

www.pr.gov.br/turismo

www.municipionline.com.br

www.estacoesferroviarias.com.br/ 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Figueira

Sou figuerense,nasci e me criei em figueira.amo minha cidade.no momento estou em sampa,mas minha vida está em figueira,mãe(francisquinha)irmã(keky)e carlinhos um jogador de futebol que já enserou a carreira mas ainda mora ai e subrinhos.sem contar que a cidade maravilhosa aquela que vc adora passar pelo menos 1 vez no ano?É figueira
Por: marineis miranda

estou em ctba + sou natural de fgr essa cidade é pq + é muito bom pr quem quer tirar umas férias e sair do meio da correria um abraço a todos Figueirense...
Por: Daniel

Uma cidade com clima maravilhoso,ótimas pessoas,sem perigo enfim cidade ótima
Por: Túlio

minha cidade natal que adoro.não moro mais nessa cidade mais tenho vontade de voltar
Por: andreia de oliveira

Cresci na cidade de figueira, amo esta cidade porque fez parte da minha infancia, morei na cambui e na figueira, conheço tudo. Hoje moro em Poços de caldas Mg, mas sempre que posso vou rever os amigos. Bjs figueirenses.
Por: marcia reis

Eu nasci em Figueira , tenho muito orgulho de falar dela, aqui tem alguns lugares bonito como a lagoa azul q ate pouco tem eu ñão conhecia..Quem quiser um dia conhece-lá , não perca tempo venha pra cá,,será mto bem vindos..No aniversario de Figueira tem rodeio q já é tradição aqui na cidade q é mto bom, são 4 dias de festa ..
Por: bruna christiny

sou natural de Telemaco Boba, mas cresci na cidade de Figueira, vivi minha infancia e minha juventude nela, pois tenho muito carinho pela cidade e pelas pessoas , contudo, sao muito receptivas e extrovertidas. Muito Obrigado figueirenses por encantar cada vez mais esta cidade e deixa-la com um brilho cada vez maior.
Por: Mary

morei 16 anos nesta cidade amo de paixao se pudesse voltaria adoro o lugar as pessoas as festas desde rodeio a festas de igreja fora os bailes de fim de ano e os baile da 3º idade as fogueiras de são joão enfim tudo é maravilhoso
Por: glaucia

Amo figueira, esta cidade faz parte da minha historia. desejo tudo de bom para ela e seus habitantes.
Por: Lauro Augusto da Silva

Se conheço..?? Conheço e adoorooo... Uma cidade muito acolhedora... tem algo de diferente... não consigo explicar.. Simplesmente o máximo!!!
Por: valeria

Adoro a cidade,morei nela durante muitos anos é uma pequena,mas maravilhosa.Um abraço a todos.
Por: ROSILDA DE fÁTIMA cASTRO

SE DEUS PERMITIR E QUERER, VIVEREI DEPOIS DOS SESSENTINHA NESTA CIDADE, NASCI E CRESCI NESTA CIDADE. MEUS PAIS AINDA MORAM LA,
Por: jose rodrigues

Um lugar pequeno como tantos do interior mas, muito gostoso de se morar. Lugar que poderá no futuro, se tornar turístico pois, há muito o que ser explorado nesse aspecto (minas de carvão, grutas, etc.).
Por: Mírian Ribeiro Gefuni

A LAGOA AZUL NA CIDADE COM CERTEZA JÁ VIROU PONTO TURISTICO.MAIS TAMBÉM HÁ O FAMOSO RODEIO NO ANINVERSÁRIO DA CIDADE..QUE É COM CERTEZA O MELHOR ESPETACULO DA CIDADE.. É MARAVILHOSO...
Por: janaina barbosa

Minha cidade querida tenho muitas saudades, de tudo que vivi, faz 20anos que mudei, mas não me esqueço.
Por: maria aparecida da silva

nace ai mas com 1 semana fui embora ainda tenho opurtunidade de ir conhecer ai com muita felicidades daui um tempo vou conhecer ai ainda espero isso
Por: priscila

sou nascido nesta bela cidade onde vivi ate meus 14 anos .vim enbora para curitiba .e fui poucas vezes ai novamente tenho muitas saudades de figueira . sonho um dia guando me aposentar ir morar ai novamente .tenho planos en minha vida de levar minha esposa e minhas filhas para conhecer esta bela cidade que ate hoje guardo em meus pensameto e coracâo .tenho ai minha matrinha juraci .sou neto dos falecidos tutu e alcinira pacheco amo figueira .guardo ate hoje en minha memoria uma musica que aprendi na escola .figueira seu progresso a muito tenpo foi um sonho mais hoje se transformol en uma realidade e seu povo que confirma essa verdade a uma mania que aqui tem e de tiquerertebem um forte abraço a todos de fiqueira sou fiquerense com muito orgulho tenho hoje 43 anos pai de 2 anteadas que amo muito abraçao atodos dai da qui fica minhas saudades dai
Por: giovanni bernardine

nasci em Figueira, mas faz muito tempo que não visito minha cidade natal. de melhor é tudo !!!!!!!!!é a minha cidade,,,,,,,,,,,,,,, FIGUEIRA MINHA FIGUEIRA quanta saudades tenho de ti.
Por: Sonia De Lucia Indarte

Fiquei muito feliz em ver as fotos da minha querida terrinha que amo de paixao , apesar de nao ter tempo disponivel para visita-la , continuo amando como se ainda vivesse lá , parabens por terem colocado as fotos na internet. Abracos DÔ
Por: Rosinaldo Silva

eu nasci em figueira ehoje eu moro em pinhais mas sinto saudadede minha terra
Por: ADAO

Um lugar maravilhoso, de pessoas acolhedoras, um sentimento de familia se espalha por todos os habitantes de Figueira. Como foi bom morar e como é bom voltar para visitar nossos familiares, amigos e rever momentos bons que passamos em história de vida junto de pessoas que são personagens maravilhosas em nossas vivencias. Uma familia figueirense que ama essa cidade.
Por: Luzia Ivonete Zampoli Partala

figueira é a cidade mais maravilhosa do estado do paraná, um lugar bom de se viver em familia, todo mundo conhece, todo mundo, todos são amigos de verdade. apenas que só tem uma empresa mineradora de carvão, é o que manten a cidade, teria que ter mais empresa prá ser melhor, eu deixei está cidade por este motivo obrigado!!!!!!
Por: edon de jesus dos santos

AMO MINHA CIDADE, SOU DA FAMILIA DE FRANCISQUINHA E GABRIÉSINHO SOU FILHA DELES AMO MINHA FIGUEIRA
Por: MARINEIS MIRANDA

Ja residi nesta querida cidade,de 1970 a 1976 no bairro Tatapui,estuva na Cambui,minhas profes-soras Maria Rocha, Ieda Trevisan, Bernardete, gostaria de tc com alguem desta época, mora em Arapoti e amo a Figueira.
Por: João Batista(Batista)

eu nasci em figueira, me criei na cidade de figueira, hoje moro em araucária p.r. sinto muita saudade de figueira, motivo de figueira é emprego não tem somente mina de carvão, os filhos vão crescendo precisa estudar e trabalhar, tem que procurar as cidade grande, más figueira é uma cidade maravilhosa de se viver, eu não esqueço de figueira nunca tenho muitos amigo nestá cidade, parabens figueira querida!!!!!
Por: edson j. santos

Olá, morei no Tatapuí e estudava na cambuí, meu pai era ferroviario morei aí até 1970,minhas professoras, dona Maria Rocha, Yeda Trevisan, Bernardete, e muitas outras, amo estáq cidade,moro em Arapoti Pr más a saudade daí e grande. abraços a todos meus conterranos
Por: João Batista(Batista)

eita saudads d figueira,faz 13a q moro aki em sta catarina mas n squeco d figueira. valeu.
Por: adiel

figueira eu to ai nesse natal uhuhuhuhuhuhu eu sou figueirense e não há melhor fim de ano se não for ai sp não é igual,familia to chegando
Por: marineis miranda

Morei por muito tempo em Figueira, tive poucos amigos, mas com qualidade, de vez em quando dou uma passada por ai, pois tenho meu filho e meu neto que vivem nessa cidade e alguns parentes tbém.Abraços!
Por: mariusa santos

Nasci e morei até meus doze anos,estudei nas duas escolas que tem la, uma cidade pequena mas de coração grande, tenho varios tios, primos que la residem, de vez em quando passo por la para matar a saudade, uma abraço a tds os fiquerenses.
Por: Rosangela maria coelho

eu moro em piracicaba sp mas minha avó mora ai em figueira no bairro tatapui então d vez enquando eu vou prai essa cidade é maravilhosaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
Por: wagner fernando gonçalves

Figueira, cidade do Paraná acolhedora... Possui um pouco de cada coisa comercio, escolas, empresas, igreja, banco, moradias...possui espaços próprios para "se viver qualidade" longe de poluição, criminalidade, oferecendo espaço para amizades. Quem a conhece não esquece, e sai levando consigo o gostinho de quero mais....com certeza voltará.
Por: Vera Lucia Bahl

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Figueira
Fundação:
1982
Altitude:
620m
População:
8.994 habitantes
Área:
123,7km²
Densidade Demográfica:
72,71hab/km²
CEP:
84285-000

Envie seu comentário sobre Figueira

banner