Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Home >> Arapoti >> Informações

Conhece Arapoti?
seta piscando Deixe seu comentário!

Informações de Arapoti

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Campos Gerais Paranaense

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história de Arapoti tem origem na Fazenda Jaguariaíva, que pertenceu ao lendário povoador desta região, coronel Luciano Carneiro Lobo. Os campos daqui, até então, eram ocupados por gado de corte e serviam como pouso para tropas vindas do sul do país. Na época, era o Distrito do Cerrado, hoje uma vila rural, que tinha a maior concentração de pessoas nessas terras que hoje formam o município. O local começou a se desenvolver de fato na década de 1910 com a instalação de uma serraria e fábrica de papel da Southern Brazil Lumber & Colonization Companye. No Cerrado tinha de tudo, comércio, escola, delegacia e posto de saúde.

Logo em seguida, em 1912, chega a essas terras o Ramal Ferroviário do Paranapanema, que atravessou a fazenda Capão Bonito e oportunizou a instalação de moradores em torno da estação ferroviária “Cachoeirinha”, hoje sede do Memorial Capão Bonito – Casa da Cultura. Isso fez com que as pessoas residentes no Distrito do Cerrado preferissem ficar mais próximos da estação por conta da comercialização dos produtos e a localidade ficou cada vez menos habitada.

Vivendo os ciclos econômicos do café e da madeira produzidos em grande escala na região do Norte Pioneiro do Paraná, começaram a chegar, em 1916, os imigrantes – inicialmente espanhóis e poloneses.

Foi aos 18 dias de dezembro de 1955 que Arapoti se emancipou. Em 1960 foi a vez da imigração holandesa chegar à região. Eles vieram em maior escala e fundaram aqui a Cooperativa Agroindustrial (Capal), atualmente integrante do grupo ABC (do complexo Batavo). A criação da cooperativa transformou o município em pólo de alta tecnologia em agricultura e pecuária com destaque para a produção de soja, milho, trigo, suínos, frangos e gado holandês leiteiro de alta linhagem.

Nos anos 80 a construção da fabricante de papel e celulose Inpacel Indústria LTDA fez surgir no município uma das mais modernas indústrias papeleiras do país. Nas mesmas instalações já passou a International Papel e atualmente, num novo complexo industrial, a gigante multinacional Stora Enso que tem como carro chefe a produção de papel revista.


Gentílico

 

Arapotiense

 

Significado do Nome 

O nome Arapoti, na língua Tupi-Guarani, significa Campos Floridos.

Aniversário da Cidade

18 de Dezembro

hspace=0 CARACTERÍSTICAS 

Clima

Subtropical Úmido Mesotérmico 

Temperatura Média

- Verões frescos (temperatura média inferior a 22° C).

- Invernos com ocorrências de geadas severas e frequentes (temperatura média inferior a 18° C), não apresentando estação seca.

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro Oriental Paranaense

Limites

Jaguariaíva, Piraí do Sul, Ventania, Wenceslau Braz, Ibaiti, Pinhalão, Tomazina, São José da Boa Vista.

Acesso Rodoviário 

PR 092

Distâncias

253 Km da Capital

hspace=0 TURISMO 

Possui um roteiro de turismo cultural denominado Linha Verde, onde podem ser visitados inúmeros atrativos como a antiga sede da fazenda Capão Bonito, Parque Cachoeirinha, Casa da Cultura na antiga estação ferroviária, Feira do Produtor, o Moinho Holandês e a Colônia Holandesa, onde visitas técnicas na área agropecuária podem ser agendadas em suas belíssimas fazendas.

 

Principais Pontos Turísticos

Chácara Casa Antiga

A sede foi construída por Telêmaco Carneiro de Mello, proprietário da Fazenda Capão Bonito e é conhecida como a primeira residência do município. » Localização: Jardim Ceres.

Casa da Cultura Estação Ferroviária

A construção de madeira, é a antiga Estação Ferroviária. Possui um acervo abrangente com pinturas, esculturas, publicações, objetos da Rede Ferroviária como Telégrafo, Faróis da Maria Fumaça, entre outros. Localização: Praça José Eduardo Andrade Vieira, s/nº. Horários de visitas: de segunda à sexta das 8:00 h às 11:30 h e das 13:30 às 17:00 h.

Moinho Holandês "O imigrante"
 
Moinho de ArapotiConstruído em 2001 em homenagem à Colônia Holandesa, por tratar-se de um dos ícones mais conhecidos dos Países Baixos. Localização: Parque de Exposições CAPAL. Horários de visitas: de terça à domingo das 11:00 h às 14:30 h.

 

Estação Ferroviária

C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1915-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
ARAPOTI (antiga CACHOEIRINHA)
Município de Arapoti, PR
Ramal do Paranapanema - km 28,000 (1935)    PR-0773
Inauguração: 18.07.1915
Uso atual: Casa da Cultura   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
HISTÓRICO DA LINHA: A linha do Paranapanema, construída para evitar o "perigo paulista", ou seja, a exportação de mercadorias do Norte Velho do Paraná via E. F. Sorocabana pelo porto de Santos, teve o primeiro trecho inaugurado em 1915, ligando Jaguariaíva, na Itararé-Uruguai, a São José, atual Calógeras. Seu prolongamento acabou se arrastando até 1937, quando alcançou a já existente E. F. São Paulo-Paraná e por ela alcançou por tráfego mútuo a cidade de Ourinhos, em São Paulo. Depois da abertura da linha Apucaranas-Uvaranas, em 1975, o ramal entrou em decadência por ter uma linha obsoleta e cheia de curvas. O último trem de passageiros (Trem do Norte, mais tarde "Trem da Miséria", rodou em junho de 1979. Em 2001, o tráfego de cargueiros foi suspenso pela ALL e hoje apenas esporádicos autos de linha passam pela linha, praticamente abandonada em toda a sua extensão.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Arapoti, de madeira, inaugurada em 1915 com o nome de Cachoeirinha, estava totalmente abandonada em 1999; no final de 2000 já havia sido restaurada. Nos anos 1950 (veja mapa à esquerda) saía daqui um ramal para a fábrica de papel e celulose de Arapoti. Hoje a estação abriga a Casa da Cultura do município do mesmo nome; existem em frente a ela três vagões da RFFSA abandonados. Em 2002, havia também pedaços de ferro, de trilhos retirados, todos empilhados. Mais afastado da cidade, um pé de milho crescia no meio da ferrovia. A praça em frente à estação estava repleta de objetos da ferrovia, como ferramentas e tróleys de manutenção, entre outros. Em outubro de 2006, a situação é diferente, a linha, apesar de não estar sendo usada, está em estado bastante razoável e limpa, pelo menos entre Jaguariaíva e Arapoti. A ex-estação continua bem cuidada. (Fonte: jornal A Gazeta do Povo, de Curitiba, PR, 17/02/02; Douglas Razzaboni, 01/2003; RVPSC - Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, 1958)

hspace=0 EVENTOS

 

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Arapoti

hspace=0 pmarapoti@apo.cainet.com.br  

hspace=0 Fone/Fax: (43) 3557-1388

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

hspace=0

 

 

CARTÓRIO DE REGISTRO CIVIL
RUA LUIZ PINHEIRO, 1051 - VILA CACHOEIRINHA.
ARAPOTI-PR
TELEFONE: (43) 3557-2239

 

Créditos

Informações e fotos

Sites:    www.pr.gov.br/turismo

            http://www.arapoti.pr.gov.br

            www.estacoesferroviarias.com.br

 

Promova a cidade de Arapoti no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 









Nome:
Email:

 


HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2012 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!