Elesbão Veloso

Elesbão Veloso-PI
banner

Bem-vindo a Elesbão Veloso!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Elesbão Veloso, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Elesbão Veloso. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Elesbão Veloso para programar a sua viagem.

A cidade de Elesbão Veloso, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1954. A localidade está em uma altitude de 203m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 14.653 habitantes. A área total de Elesbão Veloso é de 1.323,4km², e sua densidade demográfica é de 11,07hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Elesbão Veloso-PI é 64325-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Elesbão Veloso

Roteiros do Brasil

Região  

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1918, um grupo de fazendeiros buscando a comercialização de seus produtos criou uma feira às margens do riacho Coroatá. Dentre estes nomes estavam, Antonio Alves Teixeira, José Alves Monteiro e Alcebíades Nonato da Silva. Com o sucesso da feira, algumas pessoas foram se instalando no local, dando origem ao povoado Coroatá, pertencente ao município de Valença do Piauí. O Povoado progredia como o passar do tempo. Em 1930, houve a criação de duas agências arrecadadoras, uma estadual e outra municipal. Em 1932 o prefeito de Valença do Piauí Abimael da Rocha, transformou o galpão da feira em amplo prédio em uma estrutura de tijolos e telhas. No ano de 1936 o povoado já contava com 800 habitantes, recebeu a instalação da agência dos correios e telégrafos, contando com a valiosa colaboração de Elesbão de Castro Veloso e Francisco Antonio Junior. Em 30 de setembro de 1943, chega ao povoado, Santa Teresinha do Menino Jesus, patronesse da capela recém-criada pelo padre José Gomes da Silva, Vigário da freguesia da Valença do Piauí. Em 13 de maio de 1954 o povoado foi elevado a categoria de cidade, desmembrando – se de Valença do Piauí com decreto da lei Estadual 983 de 13 de maio de 1954. Somaram forças para a emancipação política, vários homens influentes da época, que deixando de lado as questões partidárias, buscaram juntos a criação da cidade. Dentre estes nomes podemos destacar: Benoni Portela Leal, Lauro Martins, Moisés Lima Verde, Norberto Moura, Alcebíades e o deputado estadual Alcides Nunes. O nome da cidade Elesbão Veloso, é em homenagem a Elesbão de Castro Veloso, que na época das lutas pela emancipação política, exercia cargo de alto poder de articulação nos correios, o mesmo atuou com decisivas influencias no processo de criação da cidade.
Elesbão Veloso antes da emancipação era conhecida como povoado Coroatá pois localiza-se às margens de um riacho que leva o mesmo nome.

Gentílico

Elesbonense 

Significado do Nome

Nome este dado em virtude da grande quantidade de frutos de coroatá encontrado na região. Quando da emancipação recebeu este nome de Elesbão Veloso em honra ao diretor dos ECT - Empresa de Correios e Telégrafos da época que instalou uma agência dos correios na no povoado. O nome dele era Elesbão de Castro Veloso. Fato curioso é que o homem que deu o nome da cidade nunca chegou a conhecê-la. 

Aniversário da Cidade

13 de Maio

População

14.499 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Venha conhecer essa cidade hospitaleira. Elasbão Veloso!

Clima 

 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Centro-Norte Piauiense

Limites

Ao Norte – Passagem Franca, São Miguel da Baixa Grande , São Felix do Piauí     
Ao Sul – Francinópolis, Barra D‟Alcântara e Novo Oriente
A Leste – Valença do Piauí e Novo Oriente
A Oeste – Regeneração e Jardim do Mulato.

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

154 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ELESBÃO VELOSO

E-mail:

Telefones: (86) 3285-1717

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS, OFÍCIO DO REGISTRO DE IMÓVEIS E ANEXOS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (86) 3285-1143

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Elesbão Veloso

eu adoro essa cidade o lugar é muito agradavel e as pessoas então!!!São muito legais, cada festa otima . um beijo a esse povãm .
Por: adaidio jose de sousa

eu ja , morei ai hoje ms adorava mora la um abraco para todos do bairro capitao mundoco para minha mae gessi
Por: gilmar jose

umacidademuita bonita onde eu nasci e more
Por: kaua silva

NASCI E FUI CRIADA NA CIDADE,HOJE MORO EM SAO PAULO,MAS ADORO MINHA TERRA NATAL
Por: MARIA SOARES

Adoro minha terra natal.Um beijo para minha mae Judite meu pai Davi mihna irma Toinha e para todos do bairro Picarra.
Por: maria soares

eu sou de elesbao e adoro essa cidade se eu pudesse estaria a agora te amo elesbao
Por: mayrla

Nasci nesta cidade, porém, não conheço,pois sair com apenas três meses de vida, fato curioso: Elesbão de Castro Veloso, antigo Diretor dos correios, também não conheceu, olha que o nome da cidade foi em homenagem a ele..., mas em breve conhecerei.
Por: Jancks de Tarcio

sou de elesbao + morro em cachoeiro de itapemirim ES a 15 anos terra do rei roberto carlos+ amo minha cidade natal pena que aqui no sudeste ninguem ouviu falar nesse lugar quando falo da minha cidade natal todo mundo rir de mim mais tenho orgulho em dizer que sou nordestina bjs pra todos dai sou da familia fulurinda.
Por: JAQUELINE RODRIGUES DE SOUSA LUIS

Fui em Elesbão veloso, e amei a cidade. Uma das caracteristicas da cidade q eu mais gostei foi o fato dela ser muito organizada, amei. Espero visitar outras vzs. Sou da cidade de Regeneração pi/.
Por: Danilo pereira da silva

Elesbão Veloso minha cidade querida, lugar de boas recordações muitas boas lembranças, cidade onde plantei muitas amizades hoje coutivo muita saudades...um forte abraço a todos...
Por: Agnaldo P. da Silva

amo essa cidade maravilhosa muita paz saude e tudo de bom pra esse povo acolhedor de elesbão veloso pi em breve irei ai abração a todos
Por: renato

eu tenho um pouco de saudades dai ,pois sou natural de elesbão e já se faz muitos anos que não vou ai q pena,mas sei que a cidade cresceu muito.
Por: francisco

ola moro em natal mais adoro elesbao veloso, e uma cidade muito boa logo logo estarei ai nas ferias bjs...
Por: elvira

nasci na cidade de Elesbão veloso e morei até meus 17 anos,hoje moro em são paulo á 13anos,Elesbão veloso é uma cidade maravilhosa onde tem pessoas de coração muito bom e onestas. Isso é onde enrriqueçe a cidade em um todo.(PARABENS )
Por: joao da silva filho

Elesbão Veloso -minha cidade natal, vivo em Sp a 33 anos mas amo minha cidade, tem um clima muito bom,como sempre digo Elesbão é bom até no nome, em breve voltarei.
Por: Demerval

eu nasci me criei nessa cidade marravilhosa infelismente eu to morrando em são paulo mas sempre vou visitar minha cidade natal onde morrei dezesseis anos e não a troco por nenhuma outra cidade
Por: johnathas silva.

Cidade onde nasci e morei até completar 9 anos de idade e por força do destino casei com um Elesbonense também e sou feliz por ter nascido nesta terra de pessoas tão sensatas e acolhedoras.
Por: Tresinha Carvalho

elesbao veloso terra boa de pessoas alegres e mulheres bonitas sou de elesbao mas vivo 16 anos e sao paulo um abraço a todos elesbonenses ate breve conterranios/a
Por: edcarlos c de oliveira

gostaria muito de ve mais fotos e maiores de toda cidade
Por: Joana Dark

legal so de elesbao hoje estou em brasilia mais estou com saudades um abraço atodos elesbonense
Por: marquim

Tenho muita saudades de elesbão veloso. moro em Brasilia 14 anos mas breve voltarei para visitar minha familia nesta cidade maravilhosa.
Por: maria dos santos

estou com 5anos q naõ vou elesbão mudou algo acidade cresceu minha familia mora nu bairro de fatima sou prima do chagas do vale
Por: luzinete

Obrigada,Elesbão Veloso pelos momentos bons que vivi ai estou com saudades.E LESBÃO VELOSO É MINHA CIDADE NATAL. OK! PRAFESSORA DORALICE
Por: DORALICE

Saudades da minha terrinha ,em breve estarei ai pra curtir bem essa cidade maravilhosa...Um grd abraço á tds de EV....
Por: Maria Soares...

SIM EU NASCI EM ELESBÃO VELOSO SOU FILHO DA SRA MARIA HENRIQUE FARIAS CONHECIDA COMO MARIA DO BELO ESTOU EM CUIABA JÁ FAZ 12 ANOS,MAS TENHO MUITA SAUDADES DA MINHA CIDADE!!!
Por: JOAO FARIAS DA SILVA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Elesbão Veloso
Fundação:
1954
Altitude:
203m
População:
14.653 habitantes
Área:
1.323,4km²
Densidade Demográfica:
11,07hab/km²
CEP:
64325-000

Envie seu comentário sobre Elesbão Veloso