Bertolínia

Bertolínia-PI
banner

Bem-vindo a Bertolínia!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Bertolínia, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Bertolínia. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Bertolínia para programar a sua viagem.

A cidade de Bertolínia, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1938. A localidade está em uma altitude de 271m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 5.037 habitantes. A área total de Bertolínia é de 1.225,6km², e sua densidade demográfica é de 4,11hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Bertolínia-PI é 64870-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Bertolínia

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município tem sua origem ligada à tradição religiosa. Contam os mais antigos que no lugar onde é hoje a igreja , apareceu a Virgem Maria. Com pouca densidade populacional, Bertolínia possui riquezas naturais, como flora e fauna ainda bem preservadas. Assim como os demais municípios do sul do Estado.

Significado do Nome

O nome BERTOLÍNIA é uma homenagem a BERTOLINO ALVES PEREIRA da ROCHA que era filho de MANUEL EMÍDIO ALVES PEREIRA da ROCHA, um dos fundadores da vila de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Aniversário da Cidade

05 de Junho

Gentílico

bertolinense

População

5.319 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Bertolínia vem desenvolvendo grandes produções na agricultura de soja e arroz.

Clima 

Quente

Temperatura Média

27° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Teresina: BR-135

Localização

Município da Mesorregião Sudoeste Piauiense do Estado do Piauí

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR-135
 
Distâncias:

Da Capital:

310 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

O Xixá

O "XIXÁ" é um riacho que passa a 02 km da cidade e é uma maravilha de água cristalina : fria durante o dia e morna à noite.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Agosto

- O município tem sua origem ligado à tradição religiosa. Contam os mais antigos que no lugar onde é hoje a igreja , apareceu a Virgem Maria. Os festejos acontecem nesse período, onde a cidade fica lotada de romeiros.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BERTOLÍNIA

E-mail:

Telefones: (89) 522-1768

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones: (89) 3546-1192 / 1443

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Bertolínia

existe um lugar que fica entre montanhas,lá neste lugar o amanhecer é lindo,os passaros e flores festejam por mais um dia que está vindo porque moramos em bertolinia,uma terra de gente fina e cheia de coizas lindas. sou de bertolinia e tenho muito amor por bertolinia.
Por: renato douglas lima de sousa

Sou Bertolinense de coração gostei de ver minha cidade no portal, apesar de morar em goiânia mas amo-a e serpre que posso vou rever meus pais e amigos.
Por: Alcides Gonçalves de Araújo

Gostaria de ressaltar que sou filho de Bertolinia mas moro atuallmente em Goiânia, o que mais gosto do xixá e minha família e meus amigos.
Por: Alcides Gonçalves de Araújo

....Quem não ama a cidade de Bertolinia!!!! so quem não conhece? é maravilhosa, quando criança ia nas ferias de janeiro com o papai e a mamãe,e agora e em AGOSTO viva os **FESTEJOS** epoca maravilhosa rever todos os amigos ,os que são umildes que apesar de tanto tempo sabe dezer um oi e conhecer outras pessoas que estejão vizitando a maravilhosa bertolinia.Na minha familia a tradição não vai morrer pois levo o meu filho ´para tomar banho nas aguas do chicha v vizitar a igreija e o parque de vaqueijada e assin eu espero sucesivamente.Um abraço para quem leu e me reconheceu e agosto 2009 em nome de JESUS etaremos lá em BERTOLINIA PIAUI.... JORLANDIA E BRUNINHO (neta da SR Raimunda e zé luzia
Por: jorlandia martins

so saudades da minha cidade,Bertolinia tem de melhor as pessoas maravilhosa,o interior principalmente o meu onde eu nasci eu quero parabeniza-los o povo desta cidade e municipios
Por: albeja moreira

Bertolinia é uma pequena cidade do sudeste piauiense.Tem na Festa da Padroeira,N.S.Aparecida a sua referencia principal.Aliás, o surgimento da cidade deu-se em função do aparecimento da "SANTA"no local onde foi construida a Igreja Matriz datada de 1856.Tem também riquezas naturais dentre elas o Riacho do Esfolado,popularmente chamado de "XIXÁ" que oferece suas aguas límpidas para um inesquecível banho.Vá lá !!!
Por: Valentim Salvador da Silva Rocha

bertolinia, cidade maravilhosa!!!!!!!!!! ,minha terra ,minha gente.
Por: neusina da silva dos santos

Sou natural desta pequena e solitária cidade, onde dei início aos meus primeiros passos nos meados dos anos 70 Sou saudosista, por ter uma memória muito afetiva...soube aproveitar todos os momentos que a mim eram!!! Abraços Raimundinho
Por: Raimundo Nonato Pires de Morais

sou de bertolinia atualmente moro em portugal,mas sempre q posso volto a minha terra maravilhosa,para visitar minha mãe q ainda mora lá,o xixá é a sensação, muito gostoso, bjo bertoliniae até breve.
Por: neusina da silva dos santos

É uma pequenina cidade, mas seus filhos presentes e ausentes a amam mto.Bom clima, acolhedora, divertimento não falta.Não ligue para os maledicentes, estão presentes em todos os lugares.Tem um riacho chamado xixá, é um banho gostosíssimo, abraços de uma filha ausente.
Por: Clarisse

Quanta felicidade de ver estas fotos da minha cidade natal!!!!!!!Seus filhos a a amam mto.Muitos alçam vôos em busca de uma vida melhor, mas com o intuito de voltar tão logo melhoremos de vida.bj~~aaaaaaaaaaaaaaaaaao
Por: Cecilia

eu já visitei bertolinia... lá é ótimo tem o xixá que você pode tomar banho e tem um barzinho tem as lanchonetes ótimas por sinal lá é um clima doce agradávelá eu curti bastante minhas ferias que eu pasei lá sem falr nos hoteis pousadas ótimas fui a igreja muito linda a igreja a praça.... bertolinia é nota 100000
Por: nathaxa

melhor cidade do sul do Piauí. Tenho orgulho de ser filho dessa terra.
Por: batista honorio

Como é maravilhoso ver minha cidade exposta ao mundo, quero confirmar todos estes comentário, Bertolínia é mesmo linda, quem quizer gostar é só ir la. Gosto muito de Bertolínia más adora a placa Lá sim: esta metade de meo coração. beijo no coração de meus irmãos bertolinhenses. (Hilton do Badô).
Por: Hilton Veloso

sou filha de Bertolinia moro a 23 anos em Brasilia mas sempre que posso vou a Bertolinia cidade maravilhosa muito boa para se diverti amo dimais Bertolinia
Por: rosa amaro da siva

Ja estive ai sou figui com soudade a onde a vóvo das menima morar air ela e a Creusa Pacheco
Por: maria lucia coredeiro alves

Este lugar e lindo para um descanso que nao foi esta pertendo um belo passeio e lindas fora o chicha
Por: maria lucia coredeiro alves

cIdAde mArAvLhOsA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: Ananda Rocha

eu nascì e crescí nessa cidade maravilhosa. hoje não vivo la por falta de opção temos quase tudo naquela cidade mais.... em fim a cidade è linda e eu tenho muita fè que um dia eu ei de voltar e pra sempre criarei meus filhos là
Por: antonia netta

conheço bert.nao moro lar nao por opçao mas por oportunidade de trabalho, hoje moro fora, mas continuo gostando.ex:xixá, festejo, canpionatos e a tranquilidade que á em bert. muitas saudades.
Por: manoel r. de carvalho silva

minha querida bertolinia terra de gente feliz!!!! como é bom estar contigo, com essa gente acolhedora.
Por: bill clynton

Minha querida e saudosa Bertolinia, minha terra natal que eu amo tanto,é pequenina, mas ha algo que encanta seus filhos,pena termos de sair em busca de algo, mas a amamos tanto que volta e meia estamos la.Os festejos de N.S.Aparecida é um grande reencontro de velhos amigos de infancia,te amo cidadezinha querida.
Por: Heloisa

Sou filho dessa maravilhosa cidade; é simplismente magnifica... Abraço a todos.
Por: Ocirene Ribeiro Masciel

esta cidade e muito linda pois e aminha cidade maria da guia filha da maria do rosa direto de sao paulo
Por: maria da guia lopes rodrgues

nassi ai em bertolinia tenho 22anos sai dai com trés messes de nacido nunca mais voutei tenho muita vontade de conhecer a cidade quer eu nassi ..
Por: marcos venicius pereira de oliera

bertolinia cidade querida parabens aos bertolinence uma cidade de futuro bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjmi
Por: brenna michelli

Esta e a melhor cidade do mundo,peço a DEUS em breve voltar ai, pois moro em Barueri SP a 7 anos e tenho muitas saldades,dos festejos,o banho no xixa,de todos os meus colegas. um grande Abraço.Bertolinia nunca ti esquecerei
Por: Osanilton Franco Messias(Niltin)

ola è um prazer enorme poder fazer esse comentario pois eu apesar de estar distante eu amo essa cidade que è linda demais e de todo coração desejo um dia voltar espero por isso parabens a todos e atè mais
Por: antonia neta

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bertolínia
Fundação:
1938
Altitude:
271m
População:
5.037 habitantes
Área:
1.225,6km²
Densidade Demográfica:
4,11hab/km²
CEP:
64870-000

Envie seu comentário sobre Bertolínia