Barras

Barras-PI
banner

Bem-vindo a Barras!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Barras, informações e fotos da maravilhosa Barras. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Barras, recomendadas por internautas.

Informações de Barras

Roteiros do Brasil

Região Pólo das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Barras, situada 120 km ao norte de Teresina, fica no centro de 6 barras de rios e riachos como os rios Marataoan , Longá e riachos Ininga, Riachão, Dantas e Santo Antonio.
Mas, no século XX, Barras se originaria de uma fazenda de gado que tinha como comum na época uma capela, construída pelo coronel e fazendeiro Miguel de Carvalho Aguiar, um militar baiano, na fazenda Buritizinho que por sua vez também daria início ao povoamento e a ocupação na região.
As fazendas realmente foram a forma de ocupação do solo e da distribuição dos colonos. O elemento indígena era quase inexistente, havia apenas alguns Alongás. Depois veio o negro para o serviço na lavoura, dando origem as pequenas senzalas.
A igreja , como já sabemos, foi a primeira forma de organização social do povoado e o marco inicial da formação do Distrito, da vida e da cidade.
As primeiras famílias a se radicalizarem no município, vindos da Bahia e Pernambuco estão: os Aguiar,os Cunhas, os Pires Ferreira, os Correia,os Rabelos,os Rodrigues, os Melos, os Borges Leal, os Carvalho de Almeida e os Castelo Branco.
Por outro lado, o vaqueiro tornava-se o principal tipo humano característico de Barras, também as quebradeiras de coco, as lavadeiras, os pescadores e colhedores de plantas da carnaúba que ainda hoje exercem suas funções “ vivas” na atual sociedade barrense.
Então, somente um século depois,com a povoação, Barras começaria sua emancipação de Campo Maior, que a tinha como condição de Distrito de Juizado de Paz, no ano de 1836.Três anos depois, a antiga capelinha do Buritizinho, se tornaria patrimônio da então N.S. da Conceição: criaria-se por Lei Provincial em 30 de dezembro de 1839, a Freguesia (ou Paróquia ) de Barras tendo seu território desmembrado de Santo Antonio de Campo Maior e de N.S. da Divina Graça de Parnaíba.
Porém, a emancipação política se completaria em 1841 com a Lei de 24 de setembro que funda a vila de N.S. da Conceição das Barras e o mencionado município - cuja instalação se dava em 19 de abril de 1824 - com a posse da primeira Câmara Municipal.
Criada a Freguesia e a Comarca, Barras já tinha todas as características de uma cidade, foi aí então que o governador do Piauí, Gregório Taumaturgo de Azevedo, que instituiu à categoria de cidade pelo Decreto nº 1 de 28 de dezembro de 1889 o qual consta:Eleva-se a cidade de Barras, União, Campo Maior e Piracuruca.
No entanto, Barras começaria a governar o Estado com Coriolano de Carvalho e Silva(1857-1926), o tal governador do Piauí entre os períodos de 1882 a 1886. Em seguida por Gregório Taumaturgo de Azevedo(1853-1921) que governou o Piauí entre 1889 a 1890. Depois foi a vez de Raimundo Arthur de Vasconcelos(1886-1922) governador do Estado, ex- deputado federal e ex- Senador da República. Agora vem David Moreira Caldas(1836-1871) que fundou no Estado o jornal Oitenta e Nove. Mathias Olímpio de Melo(1882-1967) também governador do Piauí entre 1924 a 1928 e Senador da República em 2 legislaturas entre 1946 a 1963. Por fim, Leônidas de Castro Melo(1897-1981), dep. Federal, Senador e presidente do TCU e governador do Piauí entre 1935 a 1945, foi ele quem mais permaneceu no poder do governo estadual. Realmente Barras faz jus a ser chamada a “Terra Dos Governadores”. 

Gentílico

Barrense

Significado do Nome

Para tanto, a palavra no singular barra é a confluência de um rio e riacho, referente a esta, barras é o plural.

Aniversário da Cidade

24 de Setembro

Gentílico

barrense

População

44.850 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Barras cheia de festas e muita animação. Quem a conhece sempre quer voltar!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Norte Piauiense

Limites

Cabeceiras do Piauí, Batalha,Nossa Senhora dos Remédios.

Acesso Rodoviário

Partindo de Teresina: BR-226 

Distâncias:

Da Capital:

109 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Lapa

Prédios Públicos

Rio Longá

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRAS

E-mail:

Telefones: (86) 3242-1205

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones: (86) 3242-1115   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Barras

barras otima cidade otima localizaçao boa de turismo e tudo mais
Por: david

eu sou riacho do verde barras,estou com muita saudade em breve estarei ai bjos pra todos de barras patricia
Por: patricia gomes dos santos

nossa cidade que sechama Barras e uma cidade maravilhosa, eu digo que e maravilhosa porque só da cidade de Barras, mas não estau m nesta cidade que eu nasei, no momento estou no estado de SP numa cidade que sechama São José dos Campos mas aqui vai um abraço para todos que sau de Barras, e Um filiz Natal Cheio de amor e Paz para todos vocês
Por: Francisco J. C.de Macedo

As vezes, Quando Tudo dá errado, surpreendentemente, acontecem coisas sublimes e maravilhosas que jamais, indubitavelmente, aconteceriam se caso tudo tivesse dado certo. Sou "BARRENSE" de coração, abraços... Lustosa.
Por: JOSÉ LUSTOSA REBÊLO LAGES

As vezes, Quando Tudo dá errado, surpreendentemente, acontecem coisas sublimes e maravilhosas que jamais, indubitavelmente, aconteceriam se caso tudo tivesse dado certo. Sou "BARRENSE" de coração, abraços... Lustosa. Brasília também é, sem sombras de dúvidas a Capital Federal de todos Barrenses.
Por: JOSÉ LUSTOSA REBÊLO LAGES

Fui a Barras algumas vezes e sempre me encanto com as belezas do rio Marataoan e Alto Longá...lindo demais. O Carnaval lá, também é muito legal...Fiz muitas amizades... Há...Os festejos e aniversário da cida também são maravilhosos...Tem o grupo de dança DANÇART, coordenado pela professora Geisa Maria..Precisam ver...um talento só. Parabéns bailarinas!!!
Por: Marcília Cristina

SOU PIAUIENSE, NATURAL DA CIDADE DE BARRAS, DE ONDE SAIR HÁ MAIS DE 20 ANOS, MAS A VISITO SEMPRE QUE POSSO. MORO ATUALMENTE EM SÃO LUIS-MA. PASSEI O FINAL DE 2009 EM MINHA CIDADE NATAL, MATANDO AS SAUDADES E FAZENDO VÁRIOS FLASH, DOS QUAIS ENVIEI ALGUNS. ME ORGULHO DE SER PIAUIENSE E, MAIS AINDA, DE SER BARRENSE.
Por: Pedro de Melo da Silva

Eu gosto muito de barras pois no ano passo eu fui ai de feria e foi vária festa dancei revir meus amigos. eu adoro BARRAS.
Por: giovane

sou do nunicipio de barras precisamente de inga mais vou com frequencia a barras tenho muitos familiares que residem em barras e gosto muito.. bjs. as barrensses.
Por: geraldo filinto

Sou barrense com muito orgulho, tenho lembranças maravilhosas de minha cidade, da minha infância e juventude, dos banhos nos rios, das brincadeiras nas férias, do volleybol com os amigos... Que saudade!! Algumas pessoas passam, outras ficam para sempre... Abraços.
Por: Noélia Maria dos Santos e Silva

Claro que nao vou deixar de parabenizar minha cidade querida e em janeiro estou levando basante paulista para conhece essa cidade maravilhosa. bjos
Por: conceicao

Claro que conheço Barras, da ilha dos amores teresa pacata Barras, que beleza!dos rios marataaoanlongá terra dos governadores de meus grandes amores a minha vida é de lá. José Carlos (SP)
Por: jose carlos de carvalho alencar

Barras minha cidade querida.Vivo longe de ti mas meu coração esta sempre perto.
Por: CONCEICAO

conheço e um lugar bastante legal lugar de bastantes diversoes otimo para pasar as ferias
Por: shirley santos c b

estive ai trabalhando na construçao da estrada, amei tanto que comprei um terreno ai, logo logo volto pra ficar as mulheres sao encantadoras , te amo barras .........
Por: junior

adorei o peixe frito e o banho no rio longar, essa cidade é linda. e de pessoas maravilhosas e acolhedoras obrigado a todos dai, adorei trabalhar ai. quando voltar é pra morar .
Por: junior

sou filho de barras e adoro esta cidade apesar dos rios de aguas cristalinas que tem pra gente se banhar ne.
Por: domingos

ola estou em sao paulo todus os dias curto minha cidade pela internet
Por: renatinhotio

barras é a cidade mais linda do mundo. amo minha cidade,estou morrendo de saldades.ja faz 5 anos q n dar pra mim ir ai.em breve estou de volta.um abraço para todos meus conterraneos,e q Deus vos abençoe.
Por: marcilio da rocha

eu gostei muito de barras eu passei 10 dias ai i gostei muito beijossssss adriana
Por: adriana

saudade,não deveria existir,as vezes abra as paginas da cidades para ver fotos da minha terra amada,para matar um pouco a saudade,mais quanto mais vejo mais a saudade aumenta,amo minha terra cada cantinho dela,e ainda vou voltar se assim DEUS permitir.
Por: lucinalva

conheço Barras como conheço minha vida, pois minha vida sempre foi relacionada a Barras. Barras dos rios e riachos de águas límpidas, de povo ordeiro e festeiro, Barras do carnaval dos carnavais, visite Barras, voçe não esquecerá jamais.
Por: jose carlos de carvalho alencar

Uma Cidedade , acolhedora, com seu charme particular, simples e aconchegante, gosto deste lugar!! sou filho dai, felismente, não moro ai! moro em Sampa ha quase 20 anos estive em Barras em 2006!! vlw
Por: Cicero neres

barras é 10 barras é show. valeu barras, tu es um cidade querida
Por: joe silva

Barras e uma cidade linda e maravilhosa. adoro meus familiares mora lá
Por: Regislane

Nã a conheço Barras mais, tenho muita vontade de conhencer esta cidade, deve ser muito bonita, pela historia dos colonizadores que vieram de fora e q construiram esta cidade. Abraço, Antonio Carlos Silva
Por: ANTONIO CARLOS SILVA

nasci em barras mas faz muito tempo nao vou ai sinto muita saudades de meus primos primas tios mas em ha visitarei moro em parauapebas pa tomavamuito banho no marathoan nolonga/
Por: antonio de paiva

Moro em altamira para mais amo o meu piaui em especial a barras minha cidade natal sou do ze brasilino sou chico brasilino sair muito cedo de barras ainda nenor de idade mais sempre vou rever meus irmão barrensse amo voces chico brasilino altamirapa
Por: Francisco silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barras

Envie seu comentário sobre Barras

banner