Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Barras?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Barras

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Pólo das Águas

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Barras, situada 120 km ao norte de Teresina, fica no centro de 6 barras de rios e riachos como os rios Marataoan , Longá e riachos Ininga, Riachão, Dantas e Santo Antonio.
Mas, no século XX, Barras se originaria de uma fazenda de gado que tinha como comum na época uma capela, construída pelo coronel e fazendeiro Miguel de Carvalho Aguiar, um militar baiano, na fazenda Buritizinho que por sua vez também daria início ao povoamento e a ocupação na região.
As fazendas realmente foram a forma de ocupação do solo e da distribuição dos colonos. O elemento indígena era quase inexistente, havia apenas alguns Alongás. Depois veio o negro para o serviço na lavoura, dando origem as pequenas senzalas.
A igreja , como já sabemos, foi a primeira forma de organização social do povoado e o marco inicial da formação do Distrito, da vida e da cidade.
As primeiras famílias a se radicalizarem no município, vindos da Bahia e Pernambuco estão: os Aguiar,os Cunhas, os Pires Ferreira, os Correia,os Rabelos,os Rodrigues, os Melos, os Borges Leal, os Carvalho de Almeida e os Castelo Branco.
Por outro lado, o vaqueiro tornava-se o principal tipo humano característico de Barras, também as quebradeiras de coco, as lavadeiras, os pescadores e colhedores de plantas da carnaúba que ainda hoje exercem suas funções “ vivas” na atual sociedade barrense.
Então, somente um século depois,com a povoação, Barras começaria sua emancipação de Campo Maior, que a tinha como condição de Distrito de Juizado de Paz, no ano de 1836.Três anos depois, a antiga capelinha do Buritizinho, se tornaria patrimônio da então N.S. da Conceição: criaria-se por Lei Provincial em 30 de dezembro de 1839, a Freguesia (ou Paróquia ) de Barras tendo seu território desmembrado de Santo Antonio de Campo Maior e de N.S. da Divina Graça de Parnaíba.
Porém, a emancipação política se completaria em 1841 com a Lei de 24 de setembro que funda a vila de N.S. da Conceição das Barras e o mencionado município - cuja instalação se dava em 19 de abril de 1824 - com a posse da primeira Câmara Municipal.
Criada a Freguesia e a Comarca, Barras já tinha todas as características de uma cidade, foi aí então que o governador do Piauí, Gregório Taumaturgo de Azevedo, que instituiu à categoria de cidade pelo Decreto nº 1 de 28 de dezembro de 1889 o qual consta:Eleva-se a cidade de Barras, União, Campo Maior e Piracuruca.
No entanto, Barras começaria a governar o Estado com Coriolano de Carvalho e Silva(1857-1926), o tal governador do Piauí entre os períodos de 1882 a 1886. Em seguida por Gregório Taumaturgo de Azevedo(1853-1921) que governou o Piauí entre 1889 a 1890. Depois foi a vez de Raimundo Arthur de Vasconcelos(1886-1922) governador do Estado, ex- deputado federal e ex- Senador da República. Agora vem David Moreira Caldas(1836-1871) que fundou no Estado o jornal Oitenta e Nove. Mathias Olímpio de Melo(1882-1967) também governador do Piauí entre 1924 a 1928 e Senador da República em 2 legislaturas entre 1946 a 1963. Por fim, Leônidas de Castro Melo(1897-1981), dep. Federal, Senador e presidente do TCU e governador do Piauí entre 1935 a 1945, foi ele quem mais permaneceu no poder do governo estadual. Realmente Barras faz jus a ser chamada a “Terra Dos Governadores”. 

Gentílico

Barrense

Significado do Nome

Para tanto, a palavra no singular barra é a confluência de um rio e riacho, referente a esta, barras é o plural.

Aniversário da Cidade

24 de Setembro

Gentílico

barrense

População

44.850 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Barras cheia de festas e muita animação. Quem a conhece sempre quer voltar!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

26° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Município da Região Norte Piauiense

Limites

Cabeceiras do Piauí, Batalha,Nossa Senhora dos Remédios.

Acesso Rodoviário

Partindo de Teresina: BR-226 

Distâncias:

Da Capital:

109 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cachoeira da Lapa

Prédios Públicos

Rio Longá

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRAS

E-mail:

Telefones: (86) 3242-1205

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones: (86) 3242-1115   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Barras e pousadas em Barras para visitar Barras.

Promova a cidade de Barras no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!