Amarante

Amarante-PI
banner

Bem-vindo a Amarante!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Amarante, informações e fotos da maravilhosa Amarante. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Amarante, recomendadas por internautas.

A cidade de Amarante, localizada no estado de Piauí (PI), foi fundada no ano de 1871. A localidade está em uma altitude de 104m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 17.334 habitantes. A área total de Amarante é de 1.336,8km², e sua densidade demográfica é de 12,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Amarante-PI é 64400-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Amarante

Roteiros do Brasil

Roteiro: Serra da Capivara, Terra de Aventura e Pré-história

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Amarante, situado em uma região de belezas cênicas inigualáveis, como o Rio Parnaíba, que guarda traços da época onde o poeta Da Costa e Silva, autor do Hino do Piauí, o batizou de Velho MongeDo; o cais do porto, um dos encanto de São Francisco e a rica arquitetura influenciada pelo Português, que vieram para o Brasil na época da colônia, batizada de Vila de São Gonçalo. A comunidade negra, Mimbó, também é uma das preciosidades de Amarante. Moradores do vale do Rio Canindé, os negros sobreviventes da lavoura, hoje podem expressar em liberdade as manifestações culturais e religiosas, trazidas dos escravos, a multiplicação da comunidade veio do século passado.
Economicamente pobre, as maiores fontes de renda do município é a agricultura de subsistência e o turismo, que cresce timidamente por falta de investimento. A presença da cultura negra africana também é bastante presente no município, mesmo com a extinção da raça na região permaneceu os valores culturais e a religião. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

04 de Agosto

Gentílico

amarantino

População

17.141 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade cercada de belas paisagens, um povo hospitaleiro e muita tranquilidade. Condira!

Clima 

Tropical Moderado

Temperatura Média

24°C

hspace=0 COMO CHEGAR

Partindo de Teresina: BR-226

Localização

Centro-Norte Piauiense

Limites

 

Acesso Rodoviário

BR-226

Distâncias:

Da Capital:

128 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Reumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Amarante é uma cidade privilegiada. Situada à margem direita do rio Parnaíba, apresenta um panorama belíssimo, rico em belezas naturais. É banhada por três rios: o Parnaíba, bonito e majestoso, que recebe ao sul e ao norte dois afluentes, os pequenos rios Canidé e Mulato. O que torna mais belo o seu quadro natural é o fato de estar cercada por morro, do lado do Piauí e do Maranhão, além dos rios que a banham. No centro ergue-se um morro, como que delimitando a área urbana e dividindo-a em alta e baixa. Outros morros e serras e serras mais afastados enfeitam sua paisagem e se vão perder distantes, junto com a mata verde, contribuindo para dar colorido e beleza.
Em frente à cidade corre, deslizando qual um espelho de água, o rio Parnaíba, de porte médio: majestoso, bonito, manso, sereno, lento, no verão, porém, violento e rápido, na estação chuvosa, causando erosão em sua margem direita, destruindo terras, plantações, granjas, chácaras, quintas, vazantes, dando muito prejuízo. São as cheias ou enchentes da estação chuvosa, que se caracterizam pela água barrenta, suja, e pela queda de ribanceiras, devido à erosão. Ao lado do Maranhão, na sua margem esquerda, está situada a cidade de São Francisco, também cercada por serras e morros bonitos, de desenho caprichosos, que completam e enriquecem o belo quadro natural. Amarante possui uma topografia sui generis, peculiar.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A manifestação folclórica do município, criada pelos seus antepassados, ainda hoje é a mesma, como por exemplo: o pagode que representa a maior manifestação viva dos negros e conserva os mesmos instrumentos musicais do passado, que são a viola, o maracá, o tambor e os dois cantadores de rimas e a dança do Cavalo Piancó, herança portugueses, que permanece ainda hoje sem alteração.

 Agosto

- Aniversário da cidade, mês em que explode as  manifestações culturais.

 Dezembro

- Festa de São Gonçalo.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARANTE

E-mail:

Telefones: (86) 3578-1790

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Terezina-PI

BR 343, s/nº
Telefone: (86) 3218-1761

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail:

Telefones: (86) 3292-1610

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

http://www.cnm.org.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Amarante

Amarante é uma cidade linda, pois nasci nesta cidade e vivi até os 17anos e meio.Nesta cidade tive uma infância e adolescência maralvilhosa ao lado de meu pai, irmãos, primos e avós.Ainda não conheci outra cidade tão bela, pois já viajei por aí e ainda não encontrei lugar igual.Como diz Da Costa e Silva: A minha terra é um céu, se há céu sobre a terra:É um céu sob outro céu tão límpido e tão brando, Que eterno sonho azul parece estar sonhando Sobre o vale natal, que o seioà luz descerra...(1917).Sempre volto pra visitar minha Cidade Maravilhosa.Osvaldo Pimenteira!
Por: Osvaldo de Freitas Santos

Amarante é uma cidade MARAVILHOSA!!!!!!!Conheca a cidade do poeta Da Costa e Silva,cidade histórica,bela e de gente bonita......Seja Bem Vindo a AMARANTE!!!!!!!!
Por: carlinha(94151515)

naum conheço amarante mais adorei a cidade vou visita-la
Por: zé neto

cidade mais linda do médio parnaíba, amo mauito esta cidade .obrigado pela divulgaçao
Por: edivar

amo muito minha cidade natal.moro em são paulo mas assim q tenho férias estou sempre aí , principalmente nas férias de julho. que saldade...
Por: edivar

Estar em "AMAR ANTES"(Amarante)é impreguinar-se do mais cheiroso dos perfumes que nos transporta para a felicidade , pois ela é o combustível de nossas vidas!
Por: Adalberto Barbosa da Silva

já morei nesta linda cidade, em 1987/88, sinto muitas saudades, o que eu mais gostava, era do carnaval, da prainha, e de várias pessoas legais que conheci, breve visitarei.
Por: kleya nunes silva cunha vilanova

conheço amarante morei 11 anos ai e sei q é uma cidade belissima.amarante parabens pela sua beleza natural
Por: leiliany

logo,logo estarei ai pessoal!!! todos os dias estou sempre vendo o q rola no seu dia-dia. obrigado pessoal pela divulgação.
Por: edivar ou vá

Amarante terra abençoada por Deus e tem como padroeiro São Gonçalo. Deixo um abração para um velho amigo lá no Piripiri é o Baldoino, na cidade é para os seuinges amigos: Zé Bezerra, Edilson da Padaria, Luiza minha sobrinha lá na Junta de Serviço Militar e a TEresa.
Por: Tio Borges

Sou filho de Amarante, mas desde os doze anos eu moro emTeresina porém ainda hoje tenho laço familiares nesta minha fabulosa AMARANTE, geralmente no período de férias eu faço uma visita a minha querida cidade,lembro-me dos belos pôr do sol no encontro dos rios Canindé e Parnaiba, quando das pescarias do meu Pai com sua canoa e seus acessórios.
Por: Abílio de Sousa Vieira

ESTIVEMOS NESSA MARAVILHOSA CIADADE EM DEZEMBRO DE 2008 FOI MUIO BOM ESTA AI EM AMARANTE.....CIDADE MARAVILHOSA
Por: DEMERVAL SOARES PEREIRA

Amarante é uma cidade muito linda, não só por que é uma cidade históricas mais ela belza, principalmente suas casas de origem colonial e as belas paisagens que lá são encontradas....
Por: Eduardo

eu nasci lá, olha que legal é muito lindo é um lugar pra se viver........
Por: thamires

EU NAO TENHO NEM PALAVRAS PARA EXPRESSAR O AMOR QUE TENHO POR ESSA CIDADE... DURANTE DOIS ANOS TIVE O PRIVILEGIO DE CONVIVER COM PESSOAS MARAVILHOSAS E VIVER GRANDES EMOÇOES... FUI MUITO FELIZ E MESMO DISTANTE HOJE MORANDO NA MINHA TERRA NATAL GUARDO AMARANTE NO MEU CORAÇAO.....
Por: FRANCISCO

conheço este lugar ai maravilhoso morei ai 8 anos . minha enfancia passei ai ...........to indo ai ano que vem .......
Por: LUCIANO MARTINS DA SILVA

nossa que cidade maravilhosa de gente bonita de coração grande de um povo lutador e amigo. vale a pena conhecer esta maravilhosa cidade sai de amrante em 85 mas nunca esqueci o meu povo . um abraço .
Por: ze francisco

conheço amarante,morei uma boa parte da minha vida là.muito linda ,com pessoas maravilhosas.tem muitascasa antigas muito bonitas, eao redor do rio e lindo e romântico.
Por: dilm

Sou filho dessa linda cidade,só q hoje moro em nterói-rj,mas sempre q posso volto para rever os velhos amigos q deixei,no melhor lugar do Brasil.Um abraço a todos de minha querida AMARANTE..
Por: lino jr.

eu nasci em amarante pi.eu sou apaixonada por esta cidade linda e maravilhosa !!
Por: maurinete

Sou amarantina, estou há mais de 15 anos sem visitar esta cidade maravilhosa. Fiz o ginasio Da Costa e Silva, morei em Teresina 20 anos e, atualmente vivo em Boa Vista Capital de Roraima, há 12 anos, mas, não esqueço de Amarante. Sinto sudades do banho no Rio Parnaiba e Mulato no fim da tarde, quando a gente se encontrava para atravessar o rio nadando, ver os canoeiros descer. Que tempo bom! Espero em breve retorná-lo. Beijos a todos.
Por: Teresinha Fernandes da Silva

O meu esposo é de Amarante,a cidade é pequena mas é um paraiso.
Por: Marcia

sou filho de amarante é uma cidade linda e maravilhosa ,só vcs indo la pra crer
Por: maciel soares

ADOREI TER VISTO AS FOTOS DA MINHA QRIDA CIDADE NATAL ,POIS S9O ASSIM POSSO MATAR UM POUQUINHO DA MINHA SAUDADE!!!!!!!!
Por: TATIANE SOBRAL

amarante uma cidade muito maravilhosa atualmente moro em sao paulo mas me breve irei enbora pra la.
Por: juscelino vieira de sousa

eu morei ai muito tempo e uma cidade muito maravilhosa.
Por: manoel margues da c osta,

Bom dia, hoje estou vivendo em SP, mas adoro minha cidade linda e maravilhosa, principalmente o Rio Parnaiba... Saudades BJSSSSSS. Aguarde estou chegandoooo Att Marcio
Por: Marcio Adalto

Não conheço Amarante ainda, mas p/ fotos é uma cidade linda, histórica. Adorei!!!
Por: Antonio Neto

amo muito amarante sou conterrania de la vale a pena vc passar ferias la
Por: ayla beatriz

o melhor lugar do mundo pra passar as ferias so não digo morar porque preciso trabalhar e em amarante não tenho opção de emprego mas quando me aposentar volto a morar na minha querida cidade bjs ao meus parentes. a comida de minha cidade e maravilhosa principalmente o peixe
Por: raimundinha

SOU DE PERIPERI INTERIOR DE AMARANTE,SAI DE LA FUI P AMARANTE PASSEI PRA TERESINA HOJE ESTOU AQUI NO HAITI,MAS LEVO SEMPRE ESSA CIDADE LINDA E MARAVILHOSA NO CORACAO,AMO VC AMARANTE!!!CIDADE DE POVO UMILDE E ACOLHEDOR,CIDADE DE da costa e silva "SE OUVER UM CEU SOB ESSA TERRA ESSE CEU É AMARANTE"abraços amarantinos, te amo me maria luiza em periperi (interior)
Por: MACIE SOARES

Amarante terra perfeita p viver uma paixão. As margens do rio sob a luz do luar não tem como se apaixonar.
Por: AMANDA

CONHEÇO MUITO BEM ESTA CIDADE, NASCI AI MORO NO RIO HA 24 ANOS. MATO A SAUDADE VENDO FOTOS E COMENTARIOS DAI
Por: OSERINA

gosto muito de minha cidade apesar de estar tão longe eu a amo muito. afinal de contas sou filho desse lugar maravilhoso um abraço a todos.
Por: Francisco dos santos sousa

Já morei em Amarante, é uma cidade pequena mas muito agradável. Sinto saudades de lá. A comida é muito boa. E o povo de Amarante, é um povo acolhedor.
Por: claudia helena rodrigues

JA MOREI AI E MUITO LINDA PESSOAS EDUCADAS E MUITO ACOLHEDORAS ESTOU CM MUITA SAUDADE DE COMER PIRACA FRITA E TOMAR BANHO DE RIO ........
Por: GRAZI

Sou filho desta cidade que é sem dúvidas nenhuma fantástica, não há como não se apaixonar, moro em São Paulo há 21 anos e em breve estarei retornando para estabelecer moradia, é muita saudade para ficar tanto tempo longe de Amarante.
Por: Cláudio Henlrique (Dinha)

Tenho saudades dos amigos que fiz em Amarante. Se Deus quiser em fevereiro de 2011, vou passar minhas férias lá.
Por: claudia helena rodrigues

Saudades da minha terra natal a onde tenho raiz, breve estarei matando saudade da cidade maravilhosa que vive dentro do meu coração.
Por: antonio edilson

Saudades de minha querida Amarante terrra onde nasce, pois um bom filho a casa torna. Beijos até breve.
Por: Elaiza Cristina

Amarante, terra querida, quem a visita nunca esquece, ela deveria se chamar amarrante. Terra maravilhosa, com gostaria de viver lá, mas este sonho não está dificil de se realizar. O que Amarante tem de melhor é a hospitalidade, as praias, os festejos, o encontro cultura em comemoração do seu aniversário. O Rio Parnaiba eita riozinho bom.
Por: Lucidalva Rodrigues da Silva Santos

Gostei muito das fotos da minha cidade natal,se possivel gastaria muito de receber informacao fotos contatos. fas muito tempo que eu deixei a minha cidade que ei tamto amo abracos para todos dai.
Por: Jose renato oliveira da gama

Uma das cidades mais aconchegantes que conheço. terra de minha mãe e de um povo muito hospitaleiro.
Por: natan

Eu nasci em Amarante,cresci nesta terra,que amo muito! Embora hoje esteja distante(São Paulo),eu não esqueço minhas raizes.Revendo as imagens,fotos e notícias.Me trazem de volta as doces lembranças.....saudades,,,
Por: Elismária Rocha

amarante cidade linda e maravilhisa apesar de amar muitoo minha cidade (Jandira SP)adoooroo amarante
Por: livia

amarante terra de povo acolhedor e de gente de espessão..... Adoro amaranteeeeeeeeeee
Por: FABIO DE BRITO E SILVA

sim eu conheço muito bem a minha linda cidade !pois eu morei nessa minha cidade por18-anos fui para são paulo , e agora eu fico cheia de saudades da minha terra querida, e de todos que moram na minha cidade maravilhosa !!!os meus olhos se enchem de lagrimas quando eu busco fotos todos os dias da minha linda cidade,pois eu pretendo logo visitar a minha terra,beijos para todos fiquem , com deus o todo poderoso.
Por: jocilene lima

ola povo do piaui e muito bom air nas feria eu vou
Por: vitoria fernandes da silva

sou da cidade de Picos piaui, mais das cidades q já visitei amarante é a inesquecivel linda cidade e de um população acolhedora, Amarante sadades!
Por: Marcelo Martins

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Amarante
Fundação:
1871
Altitude:
104m
População:
17.334 habitantes
Área:
1.336,8km²
Densidade Demográfica:
12,97hab/km²
CEP:
64400-000

Envie seu comentário sobre Amarante

banner