Venturosa

Venturosa-PE
banner

Bem-vindo a Venturosa!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Venturosa, informações e fotos da maravilhosa Venturosa. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Venturosa, recomendadas por internautas.

A cidade de Venturosa, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1958. A localidade está em uma altitude de 530m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 13.916 habitantes. A área total de Venturosa é de 326,1km², e sua densidade demográfica é de 42,67hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Venturosa-PE é 55270-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Venturosa

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Distrito criado com a denominação de Boa Sorte, pela lei municipal nº 14, de 8 de Janeiro de 1911, e pela lei municipal nº 73, de 15 de Novembro de 1929, subordinado ao município de Pedra.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Boa Sorte figura no município de Pedra. Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937. Pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de Dezembro de 1943, o distrito de Boa Sorte passou a denominar-se Venturosa. Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito já denominado Venturosa figura no município de Pedra. Elevado à categoria de município com a denominação de Venturosa, pela lei estadual nº 3340, de 31 de Dezembro de 1958, desmembrado de Pedra. Sede no antigo distrito de Venturosa. Constituído de 2 distritos: Venturosa e Grotão, desmembrado de Pedra. Instalado em 20 de Março de 1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 2 distritos Venturosa e Grotão. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Alteração toponímica distrital Boa Sorte para Venturosa alterado, pelo decreto-lei estadual nº 952, de 31 de Dezembro de 1943.

Gentílico

Venturosense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

20 de Março

Gentílico

venturosense

População

16.064 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agropecuária com maior potencialidade de desenvolvimento para a pecuária de grande porte.

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média

26,3º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste. Microrregião do Vale do Ipanema. 

Limites

Ao norte com Alagoinha, ao sul com Caetés, a leste com Pesqueira e Alagoinha e a oeste com Pedra.

Acesso Rodoviário

PE-217 e BR-232 (via Alagoinha e Pesqueira).

Distâncias:

Da Capital:

249 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

O Sítio da Pedra Furada

Pode ser o começo da visita. Para chegar até ele é necessário muita disposição. É preciso subir 400 degraus, esforço que é recompensado com uma bela vista. O lugar abriga uma pedra gigante com inscrições rupestres, entre elas uma das mais interessantes: uma mulher grávida com as mãos para cima.

Pedra do Tubarão

Depois vale a pena estender o percurso e ir até o sítio arqueológico. Um bloco de granito dividido em duas partes, com vários desenhos rupestres.

Sítio Peri-Peri

Estão registradas pinturas rupestres de pássaros, animais quadrúpedes e figuras humanas masculinas, todos em cor vermelha.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- A cidade tem como eventos populares o Carnaval, com shows e trios nas ruas; o São João, seguindo as tradições culturais do Estado.

 Março.

- A Festa para o Padroeiro, São José, que é comemorada com missas e procissões.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENTUROSA

E-mail:

Telefones: (87) 3833-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3833-1823

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Venturosa

morei lá a maior parte da minha infância e até hoje,mesmo estando em uma cidade muito mais moderna, ainda sinto falta da minha gente tão receptiva e alegre que fazem parte do lindo nordeste brasileiro.
Por: Michelle Resende Lima

LEMBRANÇAS A ENFERMEIRA CHEFE DO PSF AÍ EM VENTUROSA, CHAMADA JAQUELINE DE CAMPINA GRANDE-PB OBRIGADO. [email protected]
Por: Dr Camargo

eu conheco venturosa .suas maravilhas já mais vou esquecer quem bem souber vai passar suas ferias la amo de paixão
Por: lucelma Alves Galindo

esta cidade e limda,as festas são ótimas,e bem adiministrada!pessoas maravilhosas tudo de bom
Por: gilcicleide

Venturosa é uma cidade maravilhosa, apesar de ser pequena sabe acomodar muito bem seus habitantes
Por: Erikarlla

Venturosa é linda,as pessoas que lá residem são maravilhosas.Tive oportunidade de estudar na faculdade aqui em Pesqueira com pessoas de Venturosa,foi uma honra ter pessoas tão maravilhosas a quem posso chamar de AMIGOS.
Por: Roseane de Carvalho Brito

Fui a venturosa e adorei toda a cidade e o clima pois seu ponto turistico é muito lindo ou seja a cidade em si é um ponto turistico cercada de verdes e montanhas eu fiu e gostei e se deus quiser voltarei dinovo pra essa cidade tão maágica e blea
Por: wildo lucena borges

olhar eu sou do sitio panelas mais hoje estou morandor no parana mais amo muito esata cidade porque venturoza e uma cidade muito maravilhosa sinto muita saldade desta minha terra querinda mando um abraço para todos que estão arfente desta cidade
Por: JOSÉ MARCONDES ANTUNES TENÓRIO

oi sou de custodia e ee acho venturosa muito bonita já faz muito tempo q/ não vou ai e gostaria de saber quando vai ser a festa de são jose pois estou louca p/ ir curti esta festa q/ e tão bonita bjosssssss.
Por: edilma

a cidade e linda o ano que vem vou vistar o prefeito esta de parabens
Por: cicleide fernandes da silva

passei na cidade de ventura e achei uma bela cidade para se morar, resumindo,venturosa e tará são na verdade o paraiso. se podesse já estaria morando lá.um abraço a todos que gostam das coisas boas do interior e os que lá moram.
Por: jô queiroz

minha mae ja morrou em venturosa e acha um linda cidade bjs
Por: rosana

amo minha cidade natal.a onde tive parte da minha vida aí.tenho orgulho de ser pernambucano,e ter nascido no sertão de venturosa.Deus abençoes as vidas que vivem aí.sei o quanto é dificiu a sobrvivéncia.hoje moro em sp. devido meus pais ter vindo em busca de emprego nos anos 74. viajo sempre para reencontar meus parente aí, em venturosa.que os políticos possam ter respeito pelo o povo carente desse lugar abençoado.
Por: adriano

sou neto de neco cazuza moro en vitoria d espirito santo morro de saudades de ventursa
Por: amon jose da silva

eu moro em venturosa e uma cudade muito bonita la tem o parque pedra furada e uma pedra muito grande e podemos escalar ela
Por: jane glaucio galindo de morais

venturosa lugar de gente feliz!!!falo e provo va cpnferir de perto!!!
Por: ailton

Nasci nessa linda cidade, sai aos 8 anos, fui para S.Paulo, hoje estou em Belo Horizonte-MG. Visitei apenas uma vez em 1981. Quantas saudades da minha terra..amo Venturosa de paixão.Quando eu morrer que o meu travesseiro, tenha dentro dele esta terra que eu amo tanto.
Por: Samuel

nasci me criei em venturosa hoje moro em mauá s.p a pelo menos 20 anos mas quando saio de férias o meu destino certo é minha querida venturosa uma cidade tranquila de jente muito animadas um lugar perfeito para se diverti
Por: ildomar valério da silva

JA MOREI NESTA MARAVILHOSA TERRA,,,FUI DA INSP.FEDERAL,,,E CASEI COM UMA MULHER EXTRAORDINARIA,DA FAMILIA DOS TOTEUS(DOS ARAUJOS),,,UM ABARÇOS PRA TODOS OS AMIGOS QUE SAO TANTOS AI,,,,,,
Por: MARCOS ANTONIO QUEZAD ONORONHA

Amo minha cidade, sou de Venturosa. Há 32 anos que não vou a Venturosa, não sei volto, minha prima Celene Tenório faleceu, ela era um dos motivos pelo qual eu ainda voltaria. Mas amo de paixão a minha terra. Saudades deste povo simples, humilde mas de muita garra. Abraços a todos de Venturosa.
Por: SAMUEL VALERIO DE VASCONCELOS

tambem sou dessa terra admirada!!! sempre que posso, vou tirar ferias!!!! ja moro ha 18 anos em sp; mas nunca vou esquecer minha terra natal!!!!! o final de ano por aí, é muito alegre, discontraente!! um abraço a todos venturosenses!!!
Por: marcos

Minhaaa grande venturosa Amo muito essa cidade querida vlw
Por: valdinei

ja morei em venturosa e atualmente moro em recife,gosto muito de ir aí sou subrinha de severinoi da besta muito conhecido aí na cidade,infelizmente não posso ir aí esse ano pois estou estandando pra passar no vestibular bjs a todos desta cidade
Por: ingrid felix de andrade

Não conheço, mais é um sonho meu conhecer...meus pais são natural dessa região e falam muito bem daí.
Por: EDNALDO ALVES

EU NASCI EM VENTUROZA VIVI ATE MEUS 10 ANOS NESTA CIDADE TENHO MUITA SAUDADE DAI
Por: TELMA FERREIRA DA SILVA

Sou do tará Venturosa pe no momento estou em São Paulo mais a cidade é linda.
Por: Francisco Ramos

Cidade maravilhosa umas das paisagens mais belas pode ser vista do alto da pedra furada, o lugar é abençoado com pessoas muitos carismáticas e amigas.
Por: Moacir Joaquim Bezerra Filho

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Venturosa
Fundação:
1958
Altitude:
530m
População:
13.916 habitantes
Área:
326,1km²
Densidade Demográfica:
42,67hab/km²
CEP:
55270-000

Envie seu comentário sobre Venturosa

banner