Tupanatinga

Tupanatinga-PE
banner

Bem-vindo a Tupanatinga!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Tupanatinga, fotos, informações, os principais hotéis de Tupanatinga, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Tupanatinga, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 710m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 19.279 habitantes. A área total de Tupanatinga é de 869,8km², e sua densidade demográfica é de 22,16hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tupanatinga-PE é 56540-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tupanatinga

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O distrito de Tupanatinga integrava o território do município de Buíque e, anteriormente, era conhecido como Santa Clara. A denominação de Tupanatinga foi dada pelo Decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943. A Lei estadual de nº 4.959, de 20 de dezembro de 1963, criou o município de Tupanatinga e elevou a sua sede à categoria de cidade. A sua instalação ocorreu em 16 de março de 1964. Administrativamente, o município é composto apenas pelo distrito sede e pelos povoados de Cabo do Campo e Mata Verde.

Significado do Nome

Em Santa Clara ele observou que existia uma grande quantidade de uma pedra branca como giz, que os indígenas chamavam de Iatinga, e em relação ao Trovão considerado um deus, chamavam de Tupa. Então, ele fez uma composição das palavras TUPANA = feminino de deus (deusa) e IATINGA = pedra branca como giz. TUPANA + TINGA = TUPANATINGA, deusa branca. Dizem alguns que esse significado (deusa branca), faz referência a padroeira Clara de Assis.

Gentílico

Tupanatinguense

Aniversário da Cidade

20 de Dezembro

População

24.703 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agricultura, pecuária e comércio.

Clima 

Semi-árido 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Agreste, microrregião Vale do Ipanema.

Limites

Ao norte com Sertânia, ao sul com Itaíba, a leste com Buíque e a oeste com Ibimirim.

Acesso Rodoviário

PE-270 e BR-232 (via Arcoverde).

Distâncias:

Da Capital:

312 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Artesanato
 
O município é também grande produtor de artesanato em crochê. Quem chega à cidade se depara com uma infinidade de almofadas, blusas e biquinis confeccionados pelas mãos ágeis das bordadeiras de Tupanatinga.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Os grupos folclóricos de Tupanatinga são os principais atrativos da cidade. Durante as festividades de Carnaval e São João são eles que garantem diversão e alegria em tempo integral.

 Agosto

- Festa da Padroeira Santa Clara - Comemora-se no período de Agosto, é um momento único onde uma boa parte dos filhos desse município que residem longe da cidade aproveitam para visitar os parentes, e se divertir. É um tipo especial de festival de Inverno. Durante a festa, o clima é caracterizado por um frio gostoso, que somado ao calor humano transforma-se num espetáculo privilegiado.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TUPANATINGA

E-mail:

Telefones: (87) 3856-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3856-1120

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tupanatinga

sou novato aqui, mas mim sinto muito feliz em ter vindo morar em tupanatinga, eu não imaginava que tinha tantas pessoas boas, nesta cidade, e sem contar das garotas lindíssimas que se encontram por aqui...
Por: ivanildo virissimo

TUPANATINGA MINHA CIDADE MARAVILHOSA. FOI ONDE EU NASCIE E MINCRIE. E VIVIE A MINHA A DOLECENSIA.
Por: DJALMA

Olá!Sou de Recife, me chamo Gabriela e trabalho com a banda Martinez. A Martinez entrou na estrada com um único objetivo: Viver de música e realizar o que sempre sonhou: Fazer muitos shows. Influênciada por Silverchair, Roberto Carlos, The Living End, Fall Out Boys, Los Hermanos, Lenine, entre outros, a banda construiu um estilo próprio e diferenciado. Tocam músicas envolventes com letras românticas, de auto-estima; passando uma mensagem legal para o público. Gostaria de saber o procedimento adotado para a seleção de bandas para possíveis apresentações na cidade. Caso interesse, pode-se conhecer o trabalho da banda através do site: www.fotolog.com/bandamartinez e posteriormente, manteremos contato. Desde já agradeço a atenção e fico no aguardo de algum retorno. Gabriela
Por: Gabriela Lima

cidade maravilhosa sinto muitas saudades.amoooooooooo muito metade de mim ficou aiiiiiiiiiiii
Por: adrianacordeiro

e uma cidade que eu já morei , e que eu admiro muito até porque minha familia mora ai desejo a toda populaçao uma excelente pascoa !!!!!!
Por: esmeraldo ferreira da silva

vivi toda minha infancia nesta cidade maravilhosa, hoje moro aqui em Rurópolis-pá,mas me orgulho muito de tervivido a melhor parte da minha vida em Tupanatinga. Sinto muita saudade, pretendo matar essa saudade muito em breve. Amo demeis Tupanatinga.
Por: Maria Aparecida Marques da silva

Oi, me chamo Aparecida, sou pernambucana,moro em Rurópolis-pará, trabalho como auxiliar de escritorio. mas foi em Tupanatinga que vivi toda minha infancia, que foi uma infancia muito felliz.adoro esa cidade me sinto muito feliz em poder falar de Tupanatinga. Pois amo esta cidade de coração, sai dai mas a melhor parte da minha vida ficou ai , mimha infancia tenho maravilhosas lembranças e miuta saudade.
Por: Aparecida Marques

Gostaria de receber informações e fotos, pois não consegui visualisar. Se conhecem, acredito que sim, Maria Helena Cursino de Melo, digam que o irmão dela está mandando um beijão.
Por: Fernando Ramos de Melo

vivi parte de minha vida em tupanatinga,mesmo longe no pará há varios anos tenho uma certa admiração por este lugar que me viu crescer.não filha de tupanatinga mas vivi minha infancia e parte da adolescencia ai, estudei na escola josé emilio de melo.se hoje sou alguem com uma certa estabilidade na vida profissional reconheço que tudo começou ai. um dia ainda volto para uma visita.
Por: maria de fatima da silva sampaio

Tupanatinga e uma coisa maravinhosa. Quem quiser ver oque e uma festa venha para ca nas vestas de agosto.
Por: moises de carlinhos moto taxi

Hj no horário do meu almoço. Conversava sobre diversos assuntos.E uma dessas conversas foi a respeito dessa linda cidade do Vale do Ipanema.Estive por aí durante 6 meses na casa de minha vó, Dona Quiteria Maria de Barros,residente à rua Francisco Neto n-58.O engraçado foi que percebir q só uma das minhas colegas já ouviram falar sobre esta cidade.O que mais adorava em Tupanatinha: as festas,o clima,o povo é muito hospitalheiro.Infelizmente, nós Pernambucanos conhecemos tão pouco da nossa regiao.Fica aqui o meu apelo(DIVULGUEM MAIS AS NOSSAS BELEZAS PERNAMBUCAMAS). Saudades de Tupanatinga!
Por: Débora Cristina

gosto bastante de Tupanatinga me sinto bem e é pra mim a exressão da minha terra natal Buíque
Por: marta andrade

Tupanatinga cidade maravilhosa, adorada, deslumbrante amo de coração. Aparecida Marques
Por: Aparecida Marques

amo todos os lugares de tupanatinga principalmente as pessoas beijjjjjjjjjjjjjjj.....
Por: rafaella silvia

eu moro em tupan ha 5 anos e u amo essa cidade!
Por: vanessa

tupanatinga e uma cidade bastante hospitaleira,de um clima agradavel e o pessoal gosta de beber todas!
Por: roni

eu ja morei ai e um lugar muito legal e divertido de mais eu adoro as pessoas de tupanatinga.
Por: veronica

muito bela esta cidade!!! esta di parabenis! vou ai pra mim divirti gosto muito dai esti lugar e mesmo muito lindo
Por: gilmar

ei e muito legal o carnaval muito loko mesmo eu acho qui todos deviam ir pra lá ver a zueira rolar
Por: guilherme

Há muitas coisas que se pode apreciar em tupanatinga. Mas a maior é a hospitalidade de sua gente. Estando lá converse com as pessoas, pergunte coisas do passado e saberá de muitas estórias espetaculares.
Por: carlos alberto frança

Cidade maravilhosa os 22dias que passei hospedada nela foram os melhores e com certeza inesquecivel pois encontrei pessoas muito especiais pra mim e espero não esquecer jamais bjossss a todos de Tupanatinga esspecialmente para Renato,Simone,Mim,Fabio,Adicelia,Sueli adoro d+ essas pessoas
Por: Valda

moro em sao paulo mais nasci em tupanatinga cidade maravilhosa sinto soldades
Por: joseroberiorodriguesgomes

Tupanatinga... Lugares inesquecíveis até pra uma criança... Sai daí com 5 anos e moro em SP deste então... Só voltei uma vez pra vizitar parantes, em 1985. Nunca mais retornei, pq toda minha família mora aqui, mas não esqueço minha terra e tenho maior orgulho... Melhor lugar do mundo para se viver... E a festa de agosto, não tem melhor... Cachoeiras, Mata-Verde, Catimbal, Serra do Bicão, e outros lugares maravilhos e inesquecíveis... Fiquem com Deus e até um dia...
Por: Noé Neves

Tupanatinga... Lugares inesquecíveis até pra uma criança... Sai daí com 5 anos e moro em SP deste então... Só voltei uma vez pra vizitar parantes, em 1985. Nunca mais retornei, pq toda minha família mora aqui, mas não esqueço minha terra e tenho maior orgulho... Melhor lugar do mundo para se viver... E a festa de agosto, não tem melhor... Cachoeiras, Mata-Verde, Catimbal, Serra do Bicão, e outros lugares maravilhos e inesquecíveis... Fiquem com Deus e até um dia...
Por: Noé Neves

Olha essa cidade é 10 é maravilhosa tenho muitas lembranças boas dai........espero um dia poder voltar para visita-la novamente.Na época morava em Buique,mais ja faz 20 anos que moro em São Paulo.Um bjo pra todos !!!!!!!!!!!
Por: jailma Westin

eu nasci nesta cidade maravilhosa, cinto o cheiro dessa terra ate hoje.
Por: lucia ferreira

nasci nesta bela cidade,mas moro em caruaru,sempre que posso volto a minha terra natal......visitem tupanatinga,vcs irão adora...... tenho otimas lembraças da minha infãncia que la passei......ha tempo!
Por: alexandra

Não tenham dúvida. O que Tupanatinga tem de bom ? As pessoas que moram aí e a brisa.Isso mesmo! Um abraço. Marileis
Por: Marileis Martins

A festa do mès de agosto,e sem dúvidas a hospitalidade do povo,dispensa comentários. Um grande abraço
Por: silvany gomes soares da silva

tupanatinga esta sempre em meu coração amo tupanatinga.meu povo e meus conterraneos.saudade de vc tunatinga querida!
Por: Ivo

eu conheço tupanatinga e adoro a festa de agosto,eu morava em cabo do campo,mais atualmente moro em recife pe.
Por: maria graciene de carvalho silva

Olá p/ todos,morro em recife mas sempRe visito a cidade, e super acoxegante eu adoro tudo lá iclusive os meninos que por sinal são ums gatinhos. Com certeza estarei lá no ano novo os gatinhos que me aguardei. 1000 beijos thau!!!
Por: Carol

Olá tupanatinga,estou com muitas saudades. Semana que vem estarei aí. Desejo a todos um feliz natal! 100000 de beijos. Ass: carol
Por: Carol

Moro em tupanatinga,e Adoro está cidade. Agora estou de férias e viajei mas não vejo a hora de volta pois está cidade é maravilhosa...enfim... Visitem Tupanatinga!!!
Por: Lúcia Flórêncio

cidade maravilhosa nao tem nd igual .......se falar mal ....e porque vc esta com inveja
Por: daniela araujo

adoro esta cidadesinha ♥ rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr ♥
Por: tatielly

Adoro minha cidade e sinto muita saudades... saudades da festa de agosto,do carnaval,da vaquejada
Por: Maria Claudenilda dos Santos

minha cidade querida essa cidade é pequena mas é maravilhosa ADOLO ESSA CIDADEZINHA
Por: vania pereira

Nasci e vivi em Tupanatinga até os meus 14 anos bem vividos nesta cidade maravilhosa que todos voces que estão deixando seu recado estão afirmando e eu confirmo, mas acho que eu gosto mais, brincadeira. Abraços a todos voces. Fernando irmão da Maria Helena um grande abraço, eu sou Adelson filho de Sé alfaiate. Adelson São Paulo
Por: Adelson Alves Delgado

sinto muita saudades de minha cidade há sete anos quedeixei minha cidade e nao esqueço os bons momentos que vivi AÌ...em tupanatinga PE.
Por: maria claudenilda dos santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tupanatinga
Fundação:
1963
Altitude:
710m
População:
19.279 habitantes
Área:
869,8km²
Densidade Demográfica:
22,16hab/km²
CEP:
56540-000

Envie seu comentário sobre Tupanatinga