Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Triunfo?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Triunfo

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Sertão do Pajeú

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Triunfo foi fundado pela Lei Provincial nº 930 de 02 de junho de 1870, sob a denominação de Baixa Verde, e estava vinculada à comarca de Vila Bela. A 13 de junho de 1884, Baixa Verde foi elevada à categoria de cidade. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Canaã e Iraguassu. Anualmente, Triunfo comemora sua emancipação política no dia 13 de junho. A padroeira da cidade é Nossa Senhora das Dores. 

Significado do Nome 

O nome de Triunfo, originou-se de uma luta entre a família dos Campos Velhos, da cidade de Flores, e os habitantes da povoação de Baixa Verde. Estes queriam o progresso da cidade e criaram uma feira. Com isso, os Campos Velhos não ficaram satisfeitos, tentando acabar com ela diversas vezes. Os habitantes de Baixa Verde lutarem pela sua independência e conseguiram. Dessa vitória surgiu o nome Triunfo.

Aniversário da Cidade

13 de junho

Gentílico

triunfense

População

15.006 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Triunfo tem uma forte potencialidade para o turismo devido ao clima ameno, encontra-se mais de mil metros acima do nível do mar. O período em que a cidade recebe mais turistas é durante o inverno, quando milhares de pessoas vão em busca das atrações culturais da Festa dos Estudantes, um dos maiores eventos do Estado que é realizado deste 1958. Para receber esses visitantes, o município dispõe de um setor hoteleiro e gastronômico em amplo crescimento.
O Município tem também como atividade econômica a agroindústria, com maior potencialidade de desenvolvimento para produtos alimentícios. O comércio varejista também tem se tornado forte na cidade. Triunfo está localizada na Região de Desenvolvimento do Pajeú, no Sertão Pernambucano.

Clima 

Tropical

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR:

De Carro: Partindo do Recife pela BR - 232 até o Distrito do Sitio dos Nunes (após Custodia), indo pela PE-337 ate chegar a Flores, em seguida pela PE-320 (sentido Serra Talhada) até o Portal da Cidade, seguindo a PE-350 até chegar a Triunfo.
Partindo de Petrolina pela BR - 232 até a cidade de Serra Talhada e em seguida pela PE-365 até chegar a Triunfo

De ônibus: No terminal integrado de Passageiros (TIP) em Recife, a empresa Progresso oferece linha Recife-Triunfo diariamente.

Localização

Mesorregião do Sertão. Microrregião do Pajeú. 

Limites

Ao norte com o estado da Paraíba, ao sul com Calumbi, a leste com Flores e a oeste com Santa Cruz da Baixa Verde. 

Acesso Rodoviário

BR 232 ( Luíz Gonzaga ) e PE 365 ( Estrada do Brocotó ).

Distâncias:

Da Capital:

402 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Turísticos

O roteiro ecológico de Triunfo é um dos mais ricos do Estado. Com um carro apropriado, vai-se a lugares inesquecíveis, como serras e cachoeiras. Um dos pontos mais altos de Pernambuco é o Pico do Papagaio, um mirante natural que permite a visão das cidades de Afogados da Ingazeira e Flores. Belas paisagens também podem ser admiradas do Mirante Belverde e do Cruzeiro do Alto da Boa Vista.

Cachoeira do Grito

O município oferece ainda boas opções de banho na Cachoeira do Grito, com cindo quedas.

Cachoeira do Brocotó

Tem quedas fortes e não são indicadas para o banho, mas possui bicas perfeitas e de fácil acesso.

Teleférico

Transportador a cabo aéreo instalado na cidade de Triunfo, no sertão de Pernambuco.
De propriedade do SESC, faz a interligação do Hotel do SESC à Rodoviária local, passando sobre um lago, com um vão entre torres de 220 m.

Cine Teatro Guarany

É o cartão postal da cidade e fica logo na entrada de Triunfo. Construído em 1919, o prédio passou anos desativado e agora foi totalmente restaurado pelo governo estadual. Agora, conta com novos camarins, galeria de acesso aos banheiros públicos e teve a sala de projeção completamente reformada. Tratamento acústico e um moderno sistema de iluminação cênica também foram implantados.

Museu do Cangaço

Fundado em 1975, dono de um rico acervo com mais de 500 peças doadas por pessoas que fizeram parte da história de Lampião. Lá, também pode-se ver objetos que compunham antigos engenhos de Triunfo.

Casario antigo da cidade

São faichadas bem conservadas que nos fazem pensar que voltamos no tempo.

Cachaça Triunfo

Nascidas nos engenhos no início do século XVI, a cachaça se impõe nos restaurantes chiques do país e cai no gosto de degustadores.
O Engenho São Pedro data do início do século passado. E vem sendo restaurado nos últimos anos. A sua recuperação surgiu da vontade do proprietário, neto de Senhor de Engenho, de produzir cachaça e rapadura de qualidade, obedecendo os preceitos de produtos orgânicos (Ecologicamente Corretos).
É localizado na turística cidade serrana de Triunfo-PE, a cidade mais alta do nordeste.
A Cachaça Triumpho destilada em alambique e envelhecida em barris de carvalho possui características singulares de aroma e sabor propiciadas pelo cultivo da cana e ritual de produção em região de terras altas, acima de 1000 metros de  altitude.
Para a cachaça foi tomado o nome da cidade, conservando a grafia antiga, TRIUMPHO.
O Engenho São Pedro faz parte de um complexo rural junto com Águas Parque e a Pousada Baixa Verde.

Açude João Pessoa  
 
Construído pelo governador Etelvino Lins, tendo à frente dos trabalhos,  prefeito do município Aprígio Higino DAssunção.

Cristo Redentor
  
Escutura do artísta plástico triunfense João Gonçalves Lima (João de Agamenon), doado pelo casal Benedito Lobo Siqueira e Maria José Rodrigues aos 17/01/2002 à prefeitura de Triunfo. A estátua mede 7,6 metros de altura, localizada no Alto da Boa Vista, de frente para a cidade. Inaugurada em 01/06/2002.

Engenho São Pedro

O engenho possui uma arquitetura do século passado e esteve anos desativado, a sua recuperação teve início no ano de 2000, retornando ao funcionamento no ano seguinte. A cachaça artesanal foi registrada e começou a ser fabricada no meado do ano de 2001, recentemente ela foi a primeira do Brasil a receber o selo de qualidade do INMETRO.A estrutura física do engenho é formada por:
Moendas, dornas de fermentação, barrís de carvalho para envelhecimento, barrís de freijó para o descanso da bebida, o conjunto de alambiques, caldeira e fornalha da rapadura. No local encontra-se uma bodega, nela são oferecidos diversos produtos, como a cachaça branca e envelhecida, licor de cana-de-açúcar e uma variedade de rapaduras. Os principais consumidores da cachaça são algumas capitais nordestinas, como Recife, Natal, João Pessoa, Maceió e Aracaju. Ela também é fornecida em algumas redes de supermercados, como o Carrefour, Bompreço, e em lojas especializadas localizadas em aeroportos, nos principais pontos de circulação turística e sendo ainda exportada para outros países como a Alemanha.
O visitante chegando ao engenho terá a chance de conhecer todo o processo de fabricação, fazendo um tour acompanhado de um guia, desde a chegada da cana-de-açúcar até o produto final.

Águas Parque
 
Inaugurado no dia 07 de setembro de 1997, dispõe de uma infra-estrutura ecológica sendo todo arborizado com 40 mil metros quadrados de área, dotado de campo de futebol de areia, piscina de mergulho, playground, banheiros, estacionamento, enfermaria, sala de reuniões, sala de apoio e um apartamento. O parque possui sete piscinas no total, somando em torno de um milhão de litros de água tratada e vinda de uma nascente cristalina. Muito visitado durante o verão, registrando um público recorde de duas mil pessoas, sendo que os meses de alta se iniciam a partir do mês de setembro e vai até fevereiro do ano seguinte encerrando com o carnaval. 

Colégio Stella Maris

O prédio foi inaugurado em 1939, onde antes funcionava o Colégio dos Maristas, doado anos mais tarde pelo bispo de Pesqueira, Dom Adalberto Sobral para as irmãs vindas da Alemanha e reestruturado em 1946, dalí em diante passou a ser o Colégio Stella Maris.

Artesanato

Apesar de Triunfo não possuir tradição em artesanato, os visitantes podem encontrar obras de arte sacra produzidas com a imburana - madeira própria da caatinga - no centro da cidade. O criador das imagens é Francisco Vicente Nogueira, ou simplesmente “Chico Santeiro”, artista popular no município por fabricar os mais autênticos objetos no estilo barroco.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Destaque turístico e cultural da cidade é o Carnaval, quando a população sai às ruas vestida com os trajes típicos dos tradicionais Caretas estalando seus chicotes no ar. Durante a folia, acontece um concurso para eleger o Careta mais bem caracterizado. 

- Com tantas potencialidades para o turismo e com um clima perfeito, Triunfo não poderia estar fora do Circuito do Frio. Nessa época, a cidade realiza sua tradicional Festa do Estudante, quando recebe milhares de turistas que aproveitam a hospitalidade da população e a estrutura de pousadas e hospedarias. Os visitantes também aproveitam a estada para saborear as rapaduras produzidas nos engenhos.

Outubro

- Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:


Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:

  DATA             CIDADE         HORÁRIO


24/10/2012      TRIUNFO   Noite / Início às 18h30

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TRIUNFO

E-mail:

Telefones: (81) 3846-1365 / 1256

Sites: http://www.triunfo.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Triunfo e pousadas em Triunfo para visitar Triunfo.

Promova a cidade de Triunfo no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!