Taquaritinga do Norte

Taquaritinga do Norte-PE
banner

Bem-vindo a Taquaritinga do Norte!

banner

Comece planejando a sua viagem para Taquaritinga do Norte utilizando o menu no lado esquerdo para escolher uma opção de hospedagem. Temos diversas pousadas em Taquaritinga do Norte e hotéis separados por categoria. Você também vai encontrar muitas fotos enviadas por internautas, para planejar o que fazer em Taquaritinga do Norte.

Informações de Taquaritinga do Norte

Roteiros do Brasil

Região Turística Agreste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Taquaritinga do Norte, que primitivamente fora uma taba de índios, começou a ser povoada em meados do século XVIII.  Administrativamente, o município é composto pelos distritos sede, Gravatá do Ipiapina e Pão-de-açúcar e pelo povoado de Socorro. Anualmente, no dia 10 de maio Taquaritinga do Norte comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome

O nome da cidade tem origem indígena - itacoaraetetinga, buraco da pedra.

Aniversário da Cidade

10 de Maio

Gentílico

taquaritinguense

População

25.298 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atividades principais: A atividade econômica predominante é a agropecuária com maior potencialidade de desenvolvimento para a agricultura.

Clima 

Ameno

Temperatura Média

15º C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesoregião do Agreste Setentrional e Microrregião do Alto Capibaribe. 

Limites

Ao norte com o estado da Paraíba, ao sul com Toritama, Caruaru e Brejo da Madre de Deus, a leste com Vertentes, e a oeste com Santa Cruz do Capibaribe. 

Acesso Rodoviário

BR-232, BR 104, PE-130, PE-90 e BR-408. 

Distâncias:

Da Capital:

164 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Rica em paisagens naturais e em oportunidades para vivenciar atividades campestres.  

Principais Pontos Turísticos 

Igreja de Santo Amaro

Outro atrativo para quem vai a Taquaritinga é a arquitetura da Igreja de Santo Amaro, padroeiro da cidade. O prédio possui forro pintado a óleo com a imagem do painel milagroso da Cura do Cego.

Atrativos

A Serra da Taquara
Rampa do Pepê
Mirante do Cruzeiro
Mirante do Cumbe
Igreja Nossa Senhora da Conceição
Casario em Gravatá do Ibiapina
Igreja Matriz de Santo Amaro
Praças Antônio Pereira de Lucena e Pe. Otto Sailler
Açude de Santo Amaro
Trilhas Ecológicas pelas matas fechadas.
Barragem de Mateus Vieira
Mata da Frecheira
Mirante da Pedra da Lua
Pedra da Figura
Centro Comercial Demetrio Paes de Andrade

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- As praças Padre Otto Sailer e Antonio Pereira - Também são atrativos locais, lá existem canteiros cercados por gramas e variadas espécies de flores e plantas ornamentais, em destaque a Dália. Nos dias de festas de Santo Amaro, Emancipação Política, Festival do Café Orgânico, Cavalgada ecológica, Seminário de Flores Tropicais, Curta Taquary - Festival Nacional de Curta Metragem, São João e Folclore, é nesse local onde se concentram as barracas de comidas e artesanato com destaque para os licores de frutas, além da incrível arte das miniaturas em palitos de fósforos e picolés.

- Circuito Asa Branca de Vôo Livre - O evento que já teve seis edições, e ocorreu pela última vez no ano de 1999. A Rampa do Pepê, localizada na serra da Taquara que tem 1.060 m, é a mais alta de Pernambuco. A prefeitura municipal já está providenciando a restauração da rampa e do acesso ao sítio onde acontecem os saltos de asa delta. A sétima edição promete movimentar não só a cidade, mas todo estado, pois há dois anos não se realiza um evento desse tipo em Pernambuco.

  Agosto - Festa das Dálias 2012

- Taquaritinga do Norte, localizada a 164 km da capital pernambucana recebe entre os dias 28 de agosto a 01 de setembro a caravana Pernambuco Nação Cultural, que agrega uma vasta programação com atividades culturais e de formação junto com as cidades de Feira Nova, Limoeiro, Toritama e Orobó transformando-se durante toda semana em um grande polo da cultura pernambucana.
A Festa das Dálias garante um público médio de 80 mil pessoas nos dias do evento. Na estrutura da festa, as pessoas contarão com o trabalho das policias militares, e civis, seguranças particulares e bombeiros, delegacia móvel, Vigilância Sanitária, Samu e estandes da Secretaria Municipal e da Empetur.

Programação:

Nomes importantes da música popular pernambucana e nacional, junto com os espetáculos de artes cênicas, encontros de cultura popular, mostras de audiovisual, artes visuais, fotografia, ações de moda e design, entre outras atividades, fazem parte da programação totalmente gratuita do festival.

Na quinta-feira (30 de agosto), as bandas Forró Taquara, MPBaião e Orquestra Ópera Banda Show abrem o primeiro dia do Palco Nação Cultural. A noite ainda conta com o romantismo das canções de Odair José.

Na sexta-feira (31 de agosto), a nova MPB é representada pelo músico Zé Cafofinho, autor de “Xirley”, sucesso na voz da cantora Gaby Amarantos. Na sequência sobe ao palco outro artista revelação: o paulistano Marcelo Jeneci. A noite é fechada pela diva Fafá de Belém e seu repertório de sucessos que estão gravados no coração do público.

O sábado (01 de setembro) é dia de celebrar o centenário de Luiz Gonzaga. Forró do Bardigão, Fabiana Pimentinha e Josildo Sá reverenciam com suas canções o Rei do Baião. A noite se despede em grande estilo com o som do Projeto Viva Gonzagão com os artistas Santana, Petrúcio Amorim, Cristina Amaral, Cezzinha, Robertinho Cruz entre outros.

Outubro - Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:

Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:

 
     DATA                  CIDADE                         HORÁRIO

18/10/2012   TAQUARITINGA DO NORTE    Tarde / Início às 14h

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TAQUARITINGA DO NORTE

E-mail:

Telefones: (81) 3733-1777

Sites: http://pmtaqdonorte.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3733-1085

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Taquaritinga do Norte

è um lugar belissímo, visitiei e amei.Principalmente a serra do Pepe.
Por: Luciene

oi amuh de paixao ma cidade de taq.nasci e me criei ai e morrerei ai taq amuh vc...cidadfe maravilhosa
Por: priscila

Olá! Faço um apelo a todos que fizerem contato com este site. Visite Taquaritinga do Norte, sou filho desta Cidade Maravilhosa e de clima fantástico, localizada a quase 1.000 metros acima do nível do mar. Vá lá, confira o circuito do frio, com 8 a 10 graus, tome um vinho e curta esta belissima cidade. Jose Queiroz
Por: José Queiroz

Taquaritinga o norte é uma cidade pequena e fria. Em Janeiro é festa de Santo Amaro e nesses dias a praça vira um parque de divressão e á muitas festas ate de madrugada, é uma delicia está lá. Há lugares maravilhosos para comer , se divertir e muito mais. Vá visitá esse maravilhoso lugar, você vai se apaixonar.
Por: Andressa Queiroz

Já visitei e já passei muitas festas de Santo Amaro, em Taquara. vou sempre a Vertentes e quantas festas eu fui ai. um forte abraço todos.
Por: Antonio Horacio Alexandre

Que saudades do Parque Aquatico, passei um ferias ai, e foi maravilhoso, estavamos eu com a minha familia e Lula com a dele e o meu amigo Elenilson. passamos o dia todo comendo e tomando banho e o toboagua. lindo me espere eu volto viu? abraço a todos............
Por: Antonio Horacio Alexandre

amo minha cidade sem ela nao consiiiiiiiigo viver
Por: anita

Sou filha de taquaritinga adoro esta cidade todos os anos nao perco a tradicional e maravilhosa festa de SANTO AMARO. Pois á 16 anos moro em campina Grande PB.
Por: Raquel Goncalves Da Silva

tivemos nessa belissima região de clima agradavel,quando fizemos a trilha de longa distancia que saiu de jaboatão,estamos organizando um grupo de univercitarios para mostrar que no nosso agreste tem exuberancia para desfrutar sem degradar a fauna e flora.
Por: barreto

essa cidade é tudo de bom é a melhor do pernambuco ela e 1000 mais do que 10
Por: andresa

taquaritinga é amais bela e aconchegante cidade do nosso agreste
Por: carla soares

Oi, sou de Recife mas conheço esta linda cidade, de clima frio e aconchegante, acho lindo as manhãs do inverno que só taquarqtinga propociona na lindas serras. um muito obrigada.
Por: Joelma Gadelha

SHOU DE BOLA CIDADE LINDA POVO HOSPITALEIRO.BARES COM COMIDA MARAVILHOSA.
Por: cesar

bela cidade! sou desta terra, moro no rio há mais vinte anos, tenho muitas saudades, mandem noticías...abraços.
Por: gilberto

lmaravilhosa cidade,moro nela e adora convido todas as pessoas que queira conhecer ela vocês vão adora
Por: Maria ana de Moura Cordeiro

fiquei sabendo que está cidade, é linda e tem um balneário muito bom para passar um fim de semana legal com á familía.
Por: marcelo vieira e silva

CIDADE LINDISSIMA,TENHO MUITA SAUDADES DESSA TERRA LINDA,QUE AI NASCI EM 1955, UM DIA AINDA VOU VISITAR SE DEUS QUISER, SOU FILHO DOS PEREIRAS E DOS SOUZAS
Por: MARIO SOUZA

pessoas que já visitaram, taquaritinga aprovavaram e me aconselharam a visitá-la também.
Por: ROSIVALDO SEVERINO DA SILVA

Sou apaixonada por essa cidade há mais de 20 anos, mesmo sem ter parente lá, mas fiz muitos amigos, porisso essa é uma das características fortes de Taquaritinga...possui pessoas muito hospitaleiras. O clima é ideal, a inocência das pessoas ainda é possível perceber, enfim, amo Taquaritinga do Norte e gostaria sempre de expressar tudo isso e muito mais...até para o prefeito da cidade.
Por: Betânia

eu tenho familia ai e sempre que posso vou visitar. gosto muito da geografia do lugar´da pocissão de santo amaro e principamente do jeito que vcs recebe os turista.
Por: Josè de moura silva

Essa e minha cidade Linda e maravilhosa Tenho orgulho de ser De taquaritinga do Norte Cidade que Quem visita nunca esqueçe :D
Por: Reydson

Minha cidade maravilhosa amo taq. de um modo especial o destrito de Pão de Açúcar. sinto saudades! bj...
Por: josefa (Zélia)

Taqueritinga do Norte/Pe é um pedacinho do ceu aqui na terra, a cidade é linda o povo acolhedor o hotel um delicia o clima gostosissimo é tudo de bom.
Por: tereza cristina

eu amei taquarintica do norte visite to esperando vc
Por: daniel

sou conterranio de taquaritinga do norte, mais no momento moro em montes claros mg. tô mandano um alô pra o os conterranios.?
Por: silvano gomes

Bem, não nasci nesta cidade mais meus pais nasceram, passei muitas férias quando era criança e aprendi a amar, já faz mais de 10 anos que não a visito, mas estou pensando de retornar em julho deste ano. Acho o clima muito bom e também muito acolhedora!!!!
Por: Veronica Cumaru

Já morei,e adorei,uma cidade linda.um friuzinho gostoso!! e sem falar da rampa do pepé,uma vista linda! e acada dia fica mais linda!!
Por: patricia

Eu já visitei está cidade lindooooooooooooona!.Está mais lindaaaaaa!!!!!!!!!!!.Mauro,N.Iguacu.RJ.
Por: mauro pereira dos santos(irmão do célio santos)

eu comprei um sitio ai nessa cidade maravilhosa so que infelismente eu ainda estou aqui em são paulo trabalhando mas si deus quiser eu vou mora nessa cidade . um abraço de um sonhador que ama muito essa cidade. ass. reginaldo severino .
Por: REGINALDO SEVERINO DA SILVAre

Quem não conhece ainda é bom vir conhercer,Taquaritinga do Norte eu gosto tanto de você.
Por: josáurea

Taquarintinga é uma das cidademais linda dePe. Nascida bem no alto das mais lindas colinas! Uma obra de arte feita pelo nosso criador, chamado Deus....
Por: lúcia cabral santos

sou filho desta cidade estou a 27 anos em sp pretendo volta em breve se DEUS permiti um abraço para todos
Por: Arivonaldo

Es una de las pequeñas cidades mas bellas que existe na region mas bonita y relaxante que conosco y estraño mucho.
Por: katy

si conosco , y puedo dezir que es donde mejor se puede relajarse uno pr tiene muchas opiciones de lazer, montaña, campo, ciudad y mucho mas cosas a descubrir, quiem pueda va conocer.
Por: katy

Sou filho com muita honra desta linda cidade de taquaritinga onde naci fui educado, sou filho de damiao cordeiro e Dulce curvelo,e tenho ai meu mano Paulo Curvelo e meus prezados sobrinhos que ai residem etrabalham a todos o meu forte abraçao, qualquer dia agente se ve por ai. Thau. Assis Curvelo.....
Por: francisco de assis b curvelo

ja çonheço,e é MARAVILHOSA,vou agora em janeiro passiar,om meus dois filhos....vou matar a saudades BJOS....
Por: luçiana trajano de pontes

linda ..........maravilhosa um bom lugar pra se morar pode vim nao vao se arrepende tem um povo hospitaleiro otimo hoteis
Por: Maria Ana de Moura

Tive o prazer de conhecer essa maravilhosa cidade, linda, aconchegante, fria apenas na temperatura, porém quente de calor humano, conhecí o progressista distrito de Pão de Açúcar e gostei, parabéns aos Taquaritinguenses.
Por: ANTONIO FELIX

Parabens a todos dessa cidade linda, ainda não a conheço más tenho ótimas referencias da mesma, eu tbm sou de uma cidade linda e maravilhosa que é Triunfo Pe, fica perto e daí, tbm temos o circuto do frio, clima agradavel , cidade mais alta do Nordeste, afinal parabens para todos nós que somos de lugares maravilhosos. Grande abraço a todos.
Por: Fernando Ribeiro de Sousa

Olá,tenho muita saudades da festa de Santo Amaro,todo dia 15 de janeiro eu fico á mim lembra.sou natural de Riacho das Almas,mas moro no Rio de Janeiro a nove anos.gosto muito dessa cidade maravilhosa pedaço de pernambuco,orgulho do Brasil.
Por: José Martins

Adoro esse lugar! Nasci aí! Assim como todo meu ramo do lado materno. Desde a última década tenho ido anualmente, até mais de uma vez, à Taquaritinga. Pena que ausentei-me, totalmente, por mais de 30 anos e o tempo (e as mudanças na minha vida) me tornou um desconhecido para meus velhos amigos e contemporâneos de antanho; hoje, nas minhas visitas, caminho pelas ruas e estradas como um estranho. Fui em novembro último, e estou retornando em final de maio e permanecerei até meado de junho. Sempre fico no Hotel Jorge Eduardo e converso muito com o proprietário e funcionários, os únicos de quem me sinto conhecido. Pretendo voltar entre outubro e dezembro deste 2011.
Por: Fernando Pereira da Silva

Amo este lugar. morei ai por muitos anos e não sei por que tive que sair dai e lamento até hoje.conheço todos os pontos deste lugar.eu tenho certeza que minha alma ficou neste lindo e único lugar no mundo.Sou conhecido por GALEGO. Abraço a todos. 91- 83318060
Por: Osmar carvalho franco

Cidade maravilhosa!!! Nasci no sítio Maracajá.Moro em Recife há 35 anos, mas, não esqueço minha cidade natal.
Por: Edileuza Nunes Costa

EU E MINHA FAMÍLIA JÁ FOMOS ALGUMAS VEZES E GOSTAMOS MUITO,FOMOS A RAMPA DO PÊPÊ E OUTROS LUGARES.
Por: KARLA NOGUEIRA

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Taquaritinga do Norte

Envie seu comentário sobre Taquaritinga do Norte

banner