Tacaratu

Tacaratu-PE
banner

Bem-vindo a Tacaratu!

banner

Você vai encontrar muitas opções de hotéis em Tacaratu, informações e fotos da maravilhosa Tacaratu. Utilize o menu na lateral esquerdo para ter acesso as principais pousadas em Tacaratu, recomendadas por internautas.

A cidade de Tacaratu, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1939. A localidade está em uma altitude de 514m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 15.704 habitantes. A área total de Tacaratu é de 1.253,7km², e sua densidade demográfica é de 12,53hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tacaratu-PE é 56480-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tacaratu

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A povoação de Tacaratu teve início no fim do século XVII. Primeiro, foi uma maloca de índios bravios da tribo Pancarus.
Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Caraibeiras e pelo povoado de Agrovila.

Significado do Nome

A origem do seu nome vem da tribo indígena Tacaratu, que também habitava a região. O nome Tacaratu significa Serras de Muitas Pontas ou Cabeças

Aniversário da Cidade

13 de Maio

Gentílico

tacaratuense

População

22.073 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agropecuária, tapeçaria e artesanato.Tacaratu é conhecida pela sua larga produção de tecelagem. Suas colchas e mantas fazem sucesso em todo Brasil e até no exterior. Na cidade, não é difícil ver casas onde as peças são produzidas.

Clima:

semiárido

Temperatura Média:


hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Itapiraca

Limites:

Floresta (Pernambuco) (Norte), Estado de Alagoas (Sul), Inajá e estado de Alagoas (Leste) e Petrolândia (Oeste)

Acesso Rodoviário:


Distâncias:

Da Capital:

453 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Fonte Grande

Por ser a terceira cidade mais alta de Pernambuco, Tacaratu tem um clima agradável e uma paisagem natural admirável. Um dos principais pontos de encontro dos moradores nos finais de semana é essa fonte, com uma bica de dois metros de altura.

Aldeia Indígena

O município também tem uma aldeia de índios, com cerca de 2.500 Pankararus, que vivem no Brejo dos Padres.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Junho

- A cidade é enfeitada com bandeirinhas e fogueiras, animando a população e os turistas para o São João. Durante todo ano, nos finais de semana, também é possível escutar o rítmo do forró pela cidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TACARATU

E-mail:

Telefones: (87) 3843-1156

Sites: http://www.tacaratu.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3843-1221

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tacaratu

Tacaratu é D+, a vista da serra do cruzeiro é linda.
Por: Orlando Ronaldy da Silva Santos

Sou tacaratuense com orgulho, há seis anos estou longe da minha terra querida, onde lá conquistei a maior riqueza, que são os meus amigos ...tenho muita saudade de tudo, da época dos BLs(boyzinhos Lisos) dos pontos turísticos (fonte grande)onde me diverti muito...Moro em Flores de Góias, aqui construi uma linda família, mas como todo nordestino emigrante tenho um sonho de voltar para minha terra de origem... Um forte abraços a todos os tacaratuense e especialmente para meu pai João Carlos Pereira..
Por: Manoel izidoro (DÓ)

tenho muito orgulho de ser Tacaratuense, hoje moro em Flores de Goiás e sinto muitas saudades dos meus amigos, parentes e da minha Cidade querida, lugar bom viver!!!
Por: Manoel filho de Jão Carlos Pereira

Esta é a minha terra Natal. Cidade maravilhosa de gente brava e hospitalheira. Estou morrendo de Saudades. Beijos à todos.
Por: cidalia Barbosa

Tacaratu lugar esplendoroso,no qual, declinam todos os filhos da terra, e os que com amor se tornam participante de um tão forte acolhimento passado por pessoas boas da terra tacaratuense!!
Por: JOAO CARLOS (DUDA)

Muito distante...com saudade no peito...e esperança de retornar um dia nesta bela cidade, onde cresci, e com muito orgulho de dizer: "eu sou tacaratuense". Fico muito emocionado quando assisto o quadro no Domingo Legal (de volta para minha terra) torcendo que encontre algum tacaratuense que deseja retornar para essa bela cidade.. um forte abraço à todos!!
Por: Manoel filho de João Carlos Pereira

É uma cidade que tem varios pontos turisticos: a serra do cruzeiro; afonde grande; a serra do giz; a cachueira do salobo; o brejo dos dos padres; a aldeia dos indios pankararu e etc. agredemos a atenção,obrigado.
Por: gilmar

Eu nunca fui em Tacaratu mais a minha família vai me levar lá para eu conhecer a cidade!Eu estou muito anciosa para ir para Tacaratu!
Por: Maria Luíza

Se conheço!!!!!!!!!!!!!!!!!! Minha família mora lá até hoje, minha vó julia mora no sítio da gameleira e meus avós paternos moram no altinho.
Por: Flávia

Estive na Festa da padroeira da cidade e fui a Caraibeiras. maravilhoso seu artesanato local. Achei a cidade muito lindinha e de povo hospitaleiro. Parabéns.
Por: Jucicleide R. wanderley

tacaratu cidade maravilhoza . povo hospitaleiro e amigo que nossa senhora da saúde abençoi a todos
Por: simplicio francisco de sá

tacaratu e uma cidade maravilhosa. eu gosto muito desse lugar nr minha ferias entao eu curto muito.... beijos
Por: daniela silva

Tacaratu!! que saudade!! da minha linda é abençoada cidade. em Tacaratu tém tudo o que vc. precisa!. ar puro, gente bonita, bons-clubes, belas cachoeiras, deliciosos doces de caju,é muito mais,só indo lá pra aretidar que nesse mundo selvagem áh muita paz é muito amor!. Tacaratu eu te amo
Por: maria aparecida de araujo barboza

Sem dúvida alguma é a FESTA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE, sem falar na hospitalidade do nosso povo que é maravilhosa!!!
Por: Eronildo Araújo Silva

tacaratu é o lugar. quem chega e bem recebido e com pouco tempo ja se sente em casa, pra mim é o melhor lugar do mundo, não sou de la mais amo essa cidade.
Por: luis

sou original da cidade de tacaratu filho da cidade tem 28 anos que vim embora para petrolina - pe , coloque todas as fotos que vcs tem da cidade que vai ser muito interesante para o mundo...
Por: REGYS

meua avós moram lá, juntamente todos da familia da minha mãe moram em tacaratu,sempre em janero viajo ate la,para acompanha a festa da padroera da cidade é otimo!!!!!
Por: gabdon silva dos santos

Tacaratú, é minha terra natal,nasci na Bx.da Quixaba, tenho muito orgulho de ser taratuence! moro em S. Paulo agora, Casei aqui tenho uma linda familia! Mas vivo sonhando com minha terra natal...Tenho muita saudade dos meus primos, Ranulfo, Zé di Lolon, Cida, Lú, Beta,Júlia, Zé de tia lia, Lai,...Tive um infância linda! ah,eu morro de saudade!!!
Por: Maria aparecida de Oliveira

Tacaratú, é minha terra natal,nasci na Bx.da Quixaba, tenho muito orgulho de ser taratuence! moro em S. Paulo agora, Casei aqui tenho uma linda familia! Mas vivo sonhando com minha terra natal...Tenho muita saudade dos meus primos, Ranulfo, Zé di Lolon, Cida, Lú, Beta,Júlia, Zé de tia lia, Lai,...Tive um infância linda! ah,eu morro de saudade!!!
Por: Maria aparecida de Oliveira

eu naci em tacaratu e moro em s.Paulo a 55 anos vou a tacaratu todos os anos o que mais gosto e a Igreja e a festa de nossa Sra da Saude já viagei por deverços paiseis cnheci fatima em portugal e lURDES SANTIAGO DE COMPOSTRLS. INACIO E SANTA. TEREZINHA E BERNADETE NA FRANÇA S.RITA DE CASIA E S. FRANCISCO DE ASSIS ES.CLARA NA ITALIA E OUTROS, MAIS SEMPRE FICO EMOCIONADA QUANDO VEJO A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA SAUDE E MI PERGUNTO COMO CONSEGUIRAM FAZERUMA IGREJA TÃO LINDA EM UM LUGAR TÃO PEQUENO COMO TACARATU.
Por: RITA SINHÁ

eu amo Tacaratu moro S.Paulo a mais de 50 anos e nunca perdi a festa de Nossa Senhora da Saude e a minha terra querida eu gosto quando chega Janeiro eu so lembro de Tacaratu os meus filhos cresero e setudaram sempre esperando as ferias para irem ficarem a vontade no paraiso de Tacartu
Por: Rita Rosa de Araujo

eu conheço minha familia mora ai ja estive ai principalmente na fonte grande é maravilhoso. pois sou de petrolina e vou para ir em janeiro de 2011 para as festas.....
Por: vaneide

Conheci Tacaratu na Semana Missionária foi uma semana muito boa, pois além de levar a palavra de Deus, pude donhecer pessoas maravilhosas e acolhedoras. Tacaratu tem um povo de uma religiosa muito particular. Lembro de modo especial, Mazé, pessoa que acolheu a mim e a uma outra missioária no Sítio Morcego. Sem contar com o carinho de outros membros desta família. Tacaratu tem também um clima invejável. Parabéns Tacaratu. parabéns cidade do Santuário de Nossa Senhora da Saúde.
Por: MARINALVA DA SILVA DE SOUZA

melho de tacaratu meus familiares e anosa padroeirano nosa senhora da saude
Por: reginaldo j dos santos

Tacaratu, cidade que eu nasci mais nunca esquesie. Sai em 1984 e hoje moro com minha familia em Juazeiro da Bahia e eu em Petrolia Pe, tacaratu é uma cidade de turismo, tem muitas coisas para vc ver, quem andar em Tacaratu e não conhecer a famossa FONTE GRANDE. vc ta perdendo muita coisa bonita de ser ver. Tacaratu é minha cidade que eu tanto AMOOOOOOOOOOO!
Por: regys

Lá tem a igreja mais linda do mundo!Comprove e aprove!
Por: edjane alves

Cidade linda, clima frio com um povo acolhedor, cercada por serras, terra de Nossa Senhora da Saúde protetora da região devido aos milhares de milagres a ela atribuidos, sua festa vai do dia 23 de janeiro com termino no dia 2 de feverreiro, evento que atrai muitos turistas venha conhecer Tacaratu você não vai se arrepender!!!!
Por: Keninho Costa

moro em recife sou tacaratuense,vivi nessa abençuada terrinha até meus 10 anos, minha familha residem todos ai em tacaratu. sempre visito minha cidade,vcs se lenbram de pd.hemrique vive por aqui, mando meu abraço para todos , esp, minhas primas, silvinha e demais parentes.abraços.
Por: LUIZ CARLOS FREIRE

Eu moro em Paulo Afonso, onde vivem muitos tacaratuenses. Convidado por um deles, fui conhecer a cidade. É impossível não citar a igreja como o mais belo atrativo, pela sua arquitetura. Estando no Centro de Cultura, observei que aquele memorial precisa ser melhor cuidado, afinal se trata da história de sua gente. Um destaque especial para as recepcionistas, simpatissíssimas. Aliás, todo o povo de Tacaratu é muito agradável. Abração.
Por: Euclides Batista Filho

Tacaratu, terra natal de minha querida mae, em homenagem a santa, foi batizada com o nome de MARIA DA SAUDE CARVALHO, a qual ofertou o seu sobre nome SAUDE para os 4 filhos que teve, sendo hostentado com muito orgulho pelos seus filhos. Particularmente, estive em Tacaratu em 1974, era muito pequeno, tinha 6 anos, mas lembro muito bem da igreja, do cemiteiro velho, localizado em declivel terreno, uma escola perto do cemiteiro e uma estrada que dava no sitio do meu querido avo, chamado Irineu Ferreira falecido em 2007, que veio para o Rio de Janeiro. Sou militar do Exercito e estou retornando do Pará para a Cidade od Rio de Janeiro, pretendo passar em Tacaratu para reviver momentos de outrara, e, principalmente presentear minha querida mae em rever sua querida terra natal. Gostaria de ver mais fotos de Tacaratu nesse site. Obrigado
Por: ubiratan jorge da saude carvalho

Tacaratu é uma cidade pequena, mas de povo acolhedor, clima bom e muito animada. Fico muito contente quando retorno a minha terra natal, pois é lá que mato minha saudade revendo meus parentes e amigo de infancia. abração a todos tacaratuence.
Por: SAMUEL CARVALHO

parabens tacacatu mudou muito para melhor claro tenho orgulho de cer tacaratuence .?????
Por: roberto almeida cruz

q linda cidade tenho muita saudades dai tenhos parentes amigos q moran ai nossa senhora da saúde e de abemçoa eu a minha familia e quando for na proxima festa eu vou ta ai se deus quizer e el quer muito feliz.um grande abraço pra vç q leu o meu comentario e a minhan benção a nossa senhora da saùde.bjsss
Por: valmice peixoto

e um lugar lindo da pessoa vissitar paisangens linda
Por: anibol

amei! pricipalmente a igreja de nossa senhora da saude, tenho um netinho que mora nesta cidade, essas pessoas sâo acolherdoras. pretendo volta mais vezês. moro em recife, mas tenho raizeis em tacaratu. tambêm tenho decendência indiginais, por parte da minha mãe, que não são de tacaratu. bjs e abraços á todos tacaratuence.( belamary)
Por: marilene damasceno t. leite

conheco e recomendo, otima para visita e ferias, principalmente no são joão e em janeiro.
Por: Romão josé dos santos

Tacaratu minha linda cidade natal. Tenho saudade de tudo. Fonte grande, serra do cruzeiro e mais ainda do pico do morcego. Estou sempre dando uma olhada nas novidades. socorro cavalcante /goiania go.
Por: maria do socorro cavalcante ferreira

oi, pessoal! moro na cidade de Arapiraca. maisnasci na linda cidade de Tacaratu , tenho irmãos que vivem aí: NADEJA, MARCOLINO, ERICA . E tenho uma grande amiga que chama-se Diana, a esposa do meu amigo Vando.
Por: luzia c. santos

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tacaratu
Fundação:
1939
Altitude:
514m
População:
15.704 habitantes
Área:
1.253,7km²
Densidade Demográfica:
12,53hab/km²
CEP:
56480-000

Envie seu comentário sobre Tacaratu

banner