Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Tabira?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Tabira

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Vale do Pajeú


 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Até bem pouco tempo era comum uma cidade do interior pernambucano suspender a realização de uma tradicional festa popular (o carnaval, por exemplo) em decorrência da morte de uma figura ilustre do local (por exemplo, o padre ou o prefeito). Dizia-se: “Respeitando o luto, não teremos carnaval (ou outra festa qualquer) este ano”. E os festejos não aconteciam, mesmo.Uma das raras exceções, senão a única, era a cidade de Tabira, no Sertão do Pajeú, que nunca deixou de realizar suas grandes festas, acontecesse o que acontecesse. As chamadas festas profanas em Tabira há cada ano são em maior número – com invenções tipo carnaval fora de época e outras. E mesmo as festas religiosas (que não são poucas) têm como um dos seus pontos mais fortes o lado profano da programação. É assim com a festa da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios, celebrada a 15 de agosto com procissão, novenário e muita diversão. Também a Festa dos Motoristas, que acontece em torno de São Cristóvão, padroeiro da categoria, tem nas celebrações religiosas apenas um pedaço da sua programação. E até mesmo a Missa do Poeta, celebrada em data móvel no mês de setembro, nunca foi apenas uma missa e, sim, uma grande festa. Um atrativo dessa simpática cidade do Vale do Pajeú é que as festas realizadas ali têm sempre uma programação voltada para as manifestações da cultura popular regional. Não faltam, por exemplo, vaquejadas, recitais de poetas da terra, shows com artistas locais, apresentações de violeiros repentistas nordestinos etc. E tudo acontece no mais tradicional ritmo de vida do sertanejo: sem pressa, tendo como objetivo maior curtir as coisas boas da vida. Entre as instituições promotoras das festas tabirenses estão a própria prefeitura do município, a paróquia e organizações como a Associação dos Poetas de Tabira. Ao visitante cabe apenas escolher que mais lhe interessar. Além desse seu lado festeiro, Tabira também se destaca por ter uma das maiores feiras de gado do interior pernambucano, que atrai pessoas ligadas ao campo não só do Sertão do Pajeú, mas de todas as regiões do Estado. Outro atrativo do município é o sítio arqueológico denominado Poço Escrito, com inscrições rupestres em várias rochas dispostas às margens do Rio Espírito Santo.

Significado do Nome

O nome de Tabira foi dado em homenagem a tribo indígena que ali habitou e que tinha como chefe, o grande guerreiro Tabira.

Aniversário da Cidade

27 de Maio

Gentílico

tabirense

População

26.808 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agropecuária

Clima 

tropical semi-árido quente

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Sertão. Microrregião do Pajeú.

Limites

Ao norte com Santa Terezinha e o estado da Paraíba, ao sul com Ingazeira e Iguaraci, a leste com Santa Terezinha e São José do Egito e a oeste com Solidão e Afogados da Ingazeira.

Acesso Rodoviário

PE-320, PE-292, PE-275, PE-280, BR-110 e BR-232 (via Afogados da Ingazeira e Cruzeiro do Nordeste).

Distâncias:

Da Capital:

402 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Sítio Arqueológico Poço Escrito

Temos ainda como ponto turístico o emblemático sítio arqueológico do Poço Escrito, conhecido pelo mistério que tem as escrituras nas suas pedras, indecifráveis até então, e que, além disso, encanta com sua beleza natural. A mistificação de que o sertão, onde se encontra Tabira, não serve de atrativo para ninguém por se tratar de um lugar seco, distante e sem vida desaparece quando passamos a receber a afetividade do povo desse lugar. Se um dia, qualquer pessoa tiver a oportunidade de conhecer Tabira, com certeza será bem recebido e poderá dizer com orgulho que conheceu um lugar onde a paz e a tranqüilidade imperam, caminhando lado a lado com o calor humano, peculiar dos habitantes destas bandas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

- Começando o ano temos o privilégio de participar de um grande evento alternativo do sertão. O Tabira Rock, em janeiro, traz bandas dos mais variados estilos alternativos existentes de forma aberta para o público da cidade e região.

- No Período Natalino, é grande o fluxo de tabirenses que residem atualmente em outras cidades regressarem para passar esta bela data com seus familiares. O centro da cidade recebe toda uma ornamentação especial para este período. 

 Fevereiro

- O carnaval de Tabira cativa turistas dos municípios vizinhos, assim como turistas de todas as partes do Nordeste e do Brasil. É uma das festividades mais reconhecidas da cidade pela animação vista pelas ruas durante os 4 dias de festa.

 Maio

- É a vez da Emancipação Política de Tabira. Desfile de bandas, jogos municipais, atrações no centro da cidade, exposições entre outras atividades são realizadas. É nesse mês que a alma e or orgulho de ser tabirense se manifesta com maior intensidade.

 Junho

As escolas municipais, estaduais e particulares promovem inúmeros arraiais, quadrilhas, comidas típicas e desfiles pelas ruas da cidade. Praticamente, é um arraial por dia no mês.

 Agosto

- Nossa Srª dos Remédios, a padroeira é lembrada e comemorada no mês. Uma semana de festa na rua, mais precisamente ao lado da igreja animam a população local, e chama turistas das mais variadas regiões. A grande quantidade de barracas instaladas ao redor da praça completam o panorama festivo da cidade.

 Setembro

-contece a Missa do Poeta, que recebe a nata da poesia sertaneja e homenageia o poeta Zé Marcolino. É uma confraternização de todos os poetas e amantes da poesia.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TABIRA

E-mail:

Telefones: (87) 3847-1163

Sites: http://www.prefeituratabira.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: cartoriorciviltabiragenilda@hotmail.com

Telefones: (87) 3847-1599 R. 205

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 


Conheça nossas opções de hotéis em Tabira e pousadas em Tabira para visitar Tabira.

Promova a cidade de Tabira no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!