São Lourenço da Mata

São Lourenço da Mata-PE
banner

Bem-vindo a São Lourenço da Mata!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de São Lourenço da Mata, fotos, informações, os principais hotéis de São Lourenço da Mata, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de São Lourenço da Mata

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Considerada a capital do Pau-Brasil, São Lourenço da Mata, distante 18 km do Recife, é uma das cidades mais antigas de Pernambuco. Registros locais confirmam que os primeiros habitantes de São Lourenço foram os índios Tupinambás, em 1554. O município recebeu o título de capital do Pau-Brasil por causa da reserva ecológica de Tapacurá, remanescente de Mata Atlântica, onde se encontram mais de 100 mil árvores de Pau-Brasil. Lourenço reuniu um grupo de indigentes, os apresentou diante de Valeriano e disse: Eis aqui o nosso tesouro, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda as partes. Sua ousadia foi penalizada com sua condenação à morte, sendo assado vivo.
Hoje, o santo São Lourenço é sempre lembrado nas missas. Por ser o padroeiro da cidade, São Lourenço recebe em sua homenagem, todos os anos, uma festa animada com shows, apresentações folclóricas, procissões e missas. 

Significado do Nome:

O nome São Lourenço da Mata foi dado em homenagem ao primeiro diácono da Igreja que se chamava Lourenço e lutou pelo povo da cidade. No auge da perseguição do Imperador Valeriano, o Papa Sisto II, foi preso e levado ao martírio. Por isso, pediu a Lourenço que distribuísse tudo que tinha para os pobres. Localizada a cerca de 22 km do Recife, era coberto por extensas florestas, vindo daí o acréscimo da palavra “Mata” a seu topônimo..

Aniversário da Cidade:

10 de Janeiro

Gentílico:

sãolourencense

População:

105.236 habitantes - censo IBGE/2011

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Sendo uma das cidades mais antigas do Brasil, São Lourenço da Mata oferece um turísmo ecológico, povo aconchegante, e histórias interessantes.Venha conhecer São Lourenço da Mata e um pouco mais do Brasil.

Clima:

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média:

28ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião Metropolitana. Microrregião do Recife.

Limites

Ao norte com Chã de Alegria, Paudalho, Paulista e Recife, ao sul com Recife, Jaboatão dos Guararapes, Moreno e Vitória de Santo Antão, a leste com Recife e a oeste com Vitória de Santão e Chã de Alegria.

Acesso Rodoviário

BR-408.

Distâncias:

Da Capital

17 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

 - A Arena Pernambuco é o estádio de futebol que está sendo construído para a Copa das Confederações da FIFA 2013 e para a Copa do Mundo da FIFA 2014 em Pernambuco. Com padrão internacional, a arena terá capacidade para 46.000 pessoas, distribuídas em 102 camarotes (1.600 assentos), 1.800 assentos business e 2.700 assentos premium. O espaço terá perfil multiuso. Assim, será utilizado também após o Mundial para jogos de futebol, outras competições esportivas, feiras, convenções e grandes espetáculos.

 - O patrimônio histórico de São Lourenço da Mata é bastante rico, com usinas, igrejas e engenhos dos tempos coloniais, como a Igreja Matriz de São Lourenço, as usinas Capibaribe e Tiúma, vários engenhos de cana-de-açúcar, Bosque Pau-Brasil, A 2° Igreja Católica mais antiga do Brasil, Barragem de Tapacurá, Estádio da Copa das Confederações 2013 e da Copa do Mundo 2014, em Pernambuco.

Principais Pontos Turísticos:

-Estação Ecológica do Tpacurá

  -A Estação Ecológica do Tapacurá ocupa uma área de 776 hectares. Sua finalidade é a pesquisa em Botânica, Zoologia e ecologia. Busca desenvolver hábitos de conservação de recursos florestais e da fauna da Mata Atlântica. Para tanto, produz de mudas de espécies frutíferas e florestais típicas da Mata Atlântica,como o pau-brasil, pau-de-jangada e ipê, dando apoio a empresas de reflorestamento e silvicultura. Pertence à Universidade Federal Rural de Pernambuco e parques aquáticos.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO LOURENÇO DA MATA

E-mail:

Telefones: (81) 3525-0722

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

1º TABELIONATO DE NOTAS OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

E-mail:

Telefones: (81) 3525-0246

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites:

-http://pt.wikipedia.org

-Portal da Copa

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

-Abelardo da Hora - Escultor e Desenhista

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de São Lourenço da Mata

São Lourenço é uam cidade mto bonita!! + ela prescisa de um bom administrador p/ ela crescer dem mais!!! todos os q tiverem oportunidade venham conhecer essa cidade cheia de pontos historicos e mtas coisas bonitas p/ se ver! SUZANI
Por: SUZANI

Parabens para todos amo este lugar logo estarei de volta sou filha da USINA TIUMA, mais gosto de São Lourenço proque é tudo um só lugar,beijos obrigado por confiar em o futuro Prefeito Etorre e o vereador Manga o mesmo foram eleitos por todos.Beijos Obrigado Zuleide.
Por: ZULEIDE BARROA DE SOUZA LOPES

essa cidaqde é sim uma das mais ricas de belezas naturais rios ,praias e eu digo por que eu sou uma moradora deste lugar
Por: beatriz

Ola. Quero parabenizar por terem feito esse site sobre a cidade de São lourenço da Mata. Mas, porém, quero solicitar que tenham cuidado com as informações que são colocadas aqui. Acontece que algumas informações estão equivocadas, pois o diácono a quem voces se referem não foi o primeiro Diácono da cidade, pois Lourenço morreu queimado no século III, exatamente em 10 dno ano 258 d.c em Roma. Por isso se faz necessário pesquisar para poder colocar informações princiipalmente fatos reais e hisatórico. Um abraço e estou a disposição para dar outras informções sobre a cidade. Como: sítio arqueológico, épocas de alguns prédio ainda existentes ou de outro que infelismente já foram distruído, etc. até mais. Felipe Barros
Por: FELIPE JOSE DE BARROS

Eu jà morei ai nessa cidade no ano de 1967 à 1976. Hoje eu moro na cidade de Osasco S.P. A ùltima vez que eu estive ai foi em 1986. Obs... porque voces nâo enviam mais fotos da cidade para eu ter melhores recordaçôes.
Por: jose pereira da silva

Poucos conhecem a Barragem de Tapacurá... São Lourenço da Mata tem riquezas naturais!! Adoraria ver investimentos no eco-turismo local. Farei questão de colaborar com a divulgação da minha querida cidade e faço um convite a todos!!!
Por: Cláudia Jacqueline de Melo Câncio

são lourenço tem muito mais a mostrar e muitos lugares agradaveis para ir valoriso meu municipio e gosto de morar nele.
Por: roselania

moro nesta cidade a 32 anos e gosto muito do clima ameno e do aconchego das pessoas daqui, moro num bairro chamado Muribara, muito rico em eco-turismo e infelizmente tão mal explorado. Temos nesse bairro as ruinas do engenho que deram origem ao nome do bairro, o açude que leva o mesmo nome e vários outros pontos históricos. Vale a pena conhecer essa Cidade considerada como Capital do Pau Brasil.
Por: Ana Cristina de Andrade Santos

Eu amo a minha cidade Sao lourenço é uma cidade forte e pode se torna a cidade da copa.
Por: Rosimere

essa cidade foi onde eu vi a luz do sol pela primeira vez amo de paixao sempre que posso eu saio aqui de sao paulo e vou visitala
Por: flavio

ola, moro aqui no rio de janeiro mais vo guando posso nais ferias,para sao lourenço,adoro minha cidade minha mae mora ae. gostaria que vcs.divulgasse mais sobre a festa de sao lourenço no mes de agosto.este mes de agosto vo esta ae prestigiando essa festa dinovo. um grande abraço!!!
Por: joel antonio de oliveira

Apesar de viver longe a muito tempo sempre que possivel volto a minha terra natal. Confesso que antes me sentia incomodado por so ve a minha cidade em noticiarios desagradaveis (corupçao dos governantes ,crimes etc.) Mas agora foi diferente me sinto orgulhoso por minha cidade sendo apresentada ao mundo de forma positiva. Parabens, espero que dessa vez a nossa cidade sai do marasmo e que todos esses acontecimentos sejam revertidos em beneficios para o nosso povo. Congratulo-me com todo povo SAO LOURENCENSE ,BRAVO...
Por: Inaldo S. Carlos

eu adoro esta cidade, o mercado municipal esta muito mas organizado, bem antes na decada de 80. era uma verdadeira bagunça espero poder volta outras vezes par poder rever o bairro do pixete e o alto da igreja que tem seu encanto. moro em saõ paulo a mais de vinte ano. e nunca esqueço e nem quero esqueçer o quanto esta cidade e linda.
Por: severino soares da silva

Quero parabelizar a cidade pela organização, sempre visito a cidade que está cada vez melhor, a instrutura, a paciência de nos receber muito obrigada. estaremos ai nos próximo dias para festejar a festa do padroeiro.
Por: Marcilena Plácida da Silva

esta cidade tem otimas atraçõe quem não conhece presisa ve eu amo são lourenço da mata pelas suas maravilhas que so ela tem para oferece.
Por: carlos andre da penha

essa cidade é linda. afinal foi lá eu nasci.tenho 37 anos estou morando em são paulo, há 28 anos e morro de saudades de minha terra natal.ainda bem que tem este meio fácil para matar minhas saudades. feliz de quem puder conhecer são lourenço da mata. boas ferias pessoal
Por: elizabete muniz barbosa da silva

foi para mim uma alegria muito grande,rever estas fotos da cidade. Cidade esta que morei quando tinha meus dez anos, criança onde recebi a eu caristia pela primeira vez, lembro-me ainda do pároco da epoca padre Andrade de Lima. Morei exatamente nesta ladeira ou, rua joão teixeira que leva até Ig. Matriz
Por: severino lucio da silva

Moro em São Lourenço da Mata há 25 anos. Antes mesmo de vir morar aqui, passava pela BR 408 e olhava para o Conjunto Residencial Parque Capibaribe e encantava-me. Foi amor a primeira vista. Aqui, criei meus filhos e e não deixo esta cidade por nenhuma outra. Agora somos a cidade da copa. Que bom!
Por: Raimundo Gomes

São Lourenço da Mata tem encantos mil! Mesmo não sendo filho desta cidade eu a amo muuuuito. Bosque do pau-brasil, barragem de Tapacurá, Usina Tiúma, Igreja Matriz, engenhos antigos e muito mais. Venha conhecer. Te aguardo.
Por: Raimundo Gomes

são lourenço da mata é uma cidade pouco falada,pra nós é muito boa pois moramos aqui desde pequena,enfim adoramos essa cidade!!!!!!!!!!!!!
Por: mayara eliandra e priscila

olá, moro em são lourenço, desde meu nascimento, amo minha cidade porque é uma cidade acolhedora e bonita acima de tudo. e agora por ser a cidade da copa de 2014. vamos lá são louençooooooooooo....
Por: marcilio silva

SIMPLESMENTE LINDA A CIDADE DE SAO LOURENÇO, PRETENDO VISITALA MAIS VESES.
Por: FLAVIO

Conheci São Lourenço da Mata - pe. Cidade muito aconchegante e ecologica. Visitei a barragem de tapacurá, e fiquei encantado com a beleza do pau brasil. Tem uma boa culinária e um povo maravilhoso. Samuel
Por: Samuel Gonçalves de Santana

e a minha cidade maraviloza as pessoa de cidade sao um pessoa muito linda
Por: Evandro Batista

moro no Rio mais meu coração esta em São Lourenço amo,esta cidade.beijo;;;
Por: ezequiel feitosa da silva

moro no rio mais sou filho desta igreja.onde jesus mim salvo no ano de 1985,ate aqui tem ajudado,o senhor apaz para todos.
Por: ezequiel feitosa da silva

moro no rio mais sou filho desta igreja.onde jesus mim salvo no ano de 1985,ate aqui tem ajudado,o senhor apaz para todos.
Por: ezequiel feitosa da silva

são lourenço e minha cidade ela e muito limda e eu gostaria de ver mais fotos pra matar a saudade ja que estou tão lomge da minha terra minha familia esta toda ai eu amo minha cidade bjssss a todos
Por: zuleide pereira da silva

Eu adoro minha cidade foi aqui que nasci e aqui vou ficar . Na minha cidade tem uma linda igreja que vale a pena ser visitada, tem o mercado público, a feira livre, tem o cinema e várias lojas.
Por: maria lucia correia da silva

sou carioca, mas moro em passo fundo rio grande sul, tenho parentes em sao lourenço da mata e gostaria de conhece-los. meu pai nasceu nesta cidade, mas falou pouco delas para os filhos, por isso a curiosidade de conhece-los. a cidade é linda e importante para pernambuco e todo o nordeste, gostaria de conhecer um dia.
Por: williamcarneirodamota

sou um cearense de nascimento pernambucano por adoçâo vivi minha infancia em sâo lourenço tenho felizes recordaçôes do colegio municipal, campo do ipiranga,muribara,alto da igreja ,das festas do nosso padoeiro , dos amigos ,das vitorias do santa cruz.resido em Fortaleza mas amo Sâo Lourenço
Por: Bento Barbosa Leâo

quando eu estou de férias sempre vo a barragem de tapacurap/ pescar e visita um lugar que eu gosto muito a reseva de pau Brasil na barragem,em setembro no dia 7 eu estou la.
Por: Jonas Maciel da Silva

matei as saudades da minha terra querida, mesmo estando a 750 KM(Petrolina) de distancia, o coração e a lembrança estão sempre voltados para essa cidade que tantos momentos bons nos proporcionou. Lembranças dos familiars e amigos, espero estar de volta o mais rápido possível. (van)
Por: josivan teotonio

eu fico muito conteti em rever a minha cidade maravilhosa qualquer momento eu estou de voltar pra ficar na minha terra !!!!!!!!!!!!!!
Por: ivanildo severino de oliveira

sao lourenço da mata a cidade da copa a melho cidade do mundo
Por: vandeilson gomes

Moro em São Paulo desde 1996...Jamais esquecerei a cidade que nascí.Belo lugar...Pessoas maravilhosas...
Por: Andrea Bela Bruxa

esta cidade é minha cidade, portanto cuide bem dela.
Por: evandro oliveira

SÃO LOURENÇO ESTÁ DE PARABÊNS,POR TER UMA LOCADORA DE VEÍCULOS NA QUAL PODEMOS ALUGAR UMA CARRO SEM TANTAS BUROCRACIAS COMO MUITAS POR AÍ, E, ALÉM DISSO NOS OFERECE SERVIÇOS DE 1º QUALIDADE E O ATENDIMENTO É EXCELENTE.
Por: DANIELA

ja morei em São Lourenço da mata! vim morar S.P tenho muita saudade faz 36 anos que mudei pra S.p mas estou querendo fazer uma vizita o ano que vem se Deus quiser!!!
Por: Edna maria da silva berg

a cidade de sao lourenço tem tudo p ser uma uma grane porta ...... de tudo um pouco
Por: lukiunhas

São Lourenço Da Mata é demais , e mais agora porque é ela q vai sedear a copa de 2014 de PE....
Por: walace santana

eu já fui e adorei , adorei tanto q hoje estou aqui lhe dizendo isto, eu conheci e gostei , vá conhecer também , uma dica vá agora mesmo conhecer !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Por: walace santana

há 29 anos moro nesta cidade vivi muitos acontecimentos acontecerem,quando.quando li este site vi que falta muitas coisas uma delas é a primeira escola agricola do brasil,e 2ª,é a igreja dos negros em matriz da luze atualmente cidade da copa,espero ler as atualidades de são lourenço em breve.muito obrigado e até lá.um forte abraço
Por: adriana ribamar

eu amo sao lourenco uma terra maravilhosa de um povo alegre picinas naturais resumino e 10
Por: rodrigo sao paulo

precisamos divulgar mais a historia de nossa cidade, causos e contos dos moradores de seus engenhos, cultra viva do no povo.
Por: Maguidala Angelote

Estive em Fev/2011 em São Lourenço da Mata, e adorei a cidade. O comercio é muito bom e o atendimento em todos os lugares muito bom. Vale a pena conhecer. Uma cidade simples, pacata e acolhedora.
Por: MARIA JOSE M. FERNANDES

fui duas vezes nesta cidade maravilhosa mas a proxima vez que eu for vou de mala, cuia e canario ...adorei........bjs
Por: adryana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em São Lourenço da Mata

Envie seu comentário sobre São Lourenço da Mata