Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece São Benedito do Sul?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

São Benedito do Sul

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Mata Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

São Benedito do Sul foi criado pela Lei municipal nº 34, datada de 20 de outubro de 1899, com a denominação de São Benedito. Inicialmente integrava o território do município de Quipapá. O Decreto-lei estadual nº 952, de 31 de dezembro de 1943, mudou a sua denominação para Iraci. Em 1963, a Lei estadual de nº 4.980, de 20 de dezembro, criou o município com a denominação de São Benedito do Sul, dando à sua sede o predicamento de cidade. Sua instalação ocorreu em 13 de maio de 1964. Administrativamente, o município está formado pelos distritos sede e Igarapeba. Anualmente, no dia 13 de maio São Benedito do Sul comemora a sua emancipação política. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

20 de Dezembro

Gentílico

são-beneditense

População

13.339 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Principal atividade agrícola é a cana de açucar, banana e a criação de gado.

Clima 

Tropical chuvoso, quente e úmido com chuvas no outono e inverno

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Meridional. 

Limites

Ao norte com Lagoa dos Gatos, ao sul com o estado de Alagoas, a leste com Maraial e Jaqueira e a oeste com Quipapá e Panelas. 

Acesso Rodoviário

PE-126 e BR-101 (via Palmares). 

Distâncias:

Da Capital:

179 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

São Benedito tem se tornado ponto de referência dos amantes do turismo ecológico e de aventura em todo Brasil, graças a cenários naturais de grande beleza e a estrutura dos chalés e pousadas (foto) para o conforto do turista.

São fontes de água cristalina, bicas naturais, vegetações da Mata Atlântica e cachoeiras. São Benedito do Sul é classificado pela Empetur como o maior recurso hídrico de Pernambuco. São 15 a 20 áreas de banho, incluindo mais de dez cachoeiras com quedas dágua que variam de 3 a 20 metros de altura.

Para ir às cachoeiras é preciso ter bastante disposição, a média é de uma hora de caminhada para se chegar e a distância entre elas varia de sete a quinze quilômetros. O ideal é recorrer a um guia da Prefeitura da cidade para saber o melhor caminho. No inverno, as cachoeiras ficam ainda mais bonitas porque têm o volume de água aumentado.

As principais cachoeiras de São Benedito do Sul são:

Aritana: só deve ser visita por pessoas que já tenham experiência em turismo de aventura, pois para chegar até ela o percurso é bastante íngreme. Para quem chega até lá, no entanto, a cachoeira possui uma queda suave, fazendo com que o banho seja bem tranquilo e relaxante.

Poço do Caboclo: fica no Engenho Paraíso e é ideal para quem quer diversão. O lugar possui duchas, escorregos e piscinas naturais e ainda é formada por três quedas dágua que têm mais de 15 metros de altura. Laje Sua principal queda tem mais de 20 metros de altura e forma uma piscina natural.

Poço do Soldado: é uma das cachoeiras mais populares da região. A queda dágua possui 5 metros de altura e 1,5 de profundidade. Os moradores dizem que a força da água massageia o corpo e a mente.

Peri-peri: possui diversas quedas dágua e a maior chega a 15 metros de altura. Essa é uma das cachoeiras mais procuradas da cidade, situada nas terras de uma usina de cana, que funcionou até a década de 60.

Cada paisagem é recortada por trilhas naturais - uma excelente pedida para os aventureiros e entusiastas do turismo ecológico. Como está a cerca de 360 metros acima do nível do mar, durante o inverno as temperaturas ficam entre 14 e 16 graus.

A cidade também se destaca pelo turismo rural, conservando algumas casas de farinhas, sítios, fazendas, engenhos, vacarias, criações de galinha de capoeira, minhocários e extensas áreas de pasto.

Para quem está à procura de descanso, encontra ótimos recantos nas pousadas do local. Sobretudo porque o município ainda conserva uma certa aura romântica de antigamente. A arquitetura de São Benedito é um caso à parte, sendo traçada por ladeiras e com sobrados e casarões com características coloniais.

Para conhecer a história da cidade é só visitar seus monumentos e ruas. A igreja da Matriz de São Benedito é considerada um marco do início da povoação. Já a igreja de Santo Antônio, foi um cemitério no século passado.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- As festas típicas que movimentam a cidade são o São João, quando a cidade entra no ritmo do forró pé-de-serra, com barraquinhas de comidas típicas e as tradicionais quadrilhas. No aspecto religioso, também acontecem festas importantes: a Festa de Reis e a Festa de São Sebastião, padroeiro do município.

 Outubro

- Revelando Pernambuco/2012
     
16 à 26 - Embaixadores do turismo embarcam na van do Revelando Pernambuco - A ação acontece nos 24 municípios participantes do projeto e tem o objetivo de divulgar o turismo de cada cidade:

A van do Revelando Pernambuco percorrerá 24 municípios das 14 regiões turísticas do estado. No percurso, serão distribuídos informativos sobre o trabalho desenvolvido ao longo de meses para contribuir com o crescimento do turismo local. À frente da iniciativa, estarão os embaixadores do turismo, estudantes do ensino médio da rede pública estadual, selecionados em concurso de redação no mês de junho. O papel desses jovens é disseminar o potencial turístico do lugar onde vivem.
A ação itinerante passará por locais de grande circulação, como praças, feiras, igrejas, prefeituras e escolas municipais. “A ideia é sensibilizar as comunidades e estimulá-las a perceber a importância de seu envolvimento no turismo local, possibilitando que aproveitem os benefícios da geração de renda e inclusão social promovidas pela atividade em seu município”, destaca a superintendente executiva da Fundação Assis Chateaubriand, Mariana Borges.
Além de levar informação aos moradores, a viagem do Revelando Pernambuco servirá para entregar aos embaixadores do turismo um DVD com o resultado final do vídeo produzido a partir de imagens captadas pelas lentes das câmeras dos estudantes para o projeto. O filme deverá ser exibido nas escolas e divulgado em eventos realizados nos municípios:

Recife - Olinda -  Paulista -  Itamaracá -  Nazaré da Mata - Salgadinho - Gravatá - Taquaritinga do Norte - Santa Cruz - Caruaru - Garanhuns - São Benedito do Sul -  Ipojuca - São José da Coroa Grande - Arcoverde - São José do Egito - Afogados da Ingazeira - Serra Talhada - Triunfo - Petrolândia - Salgueiro - Belém de São Francisco - Ararapina - Petrolina.

Reconhecimento nas escolas:

Depois dos estudantes, chegou a vez de as escolas participantes do Embaixador do Turismo também serem premiadas com câmeras fotográficas. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na preparação dos alunos para o projeto.
As instituições de ensino foram fundamentais na mobilização dos estudantes e estímulo à produção dos textos e vídeos. Em algumas escolas, foram realizadas palestras e passeios para que os jovens despertassem para as riquezas do turismo local. Os equipamentos serão entregues durante a visita da van às 24 cidades.
Iniciado em dezembro de 2010, o projeto Revelando Pernambuco tem como objetivo criar um ambiente democrático e participativo entre o poder público, a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio educacional e a população em geral para fortalecer a interiorização e contribuir com o desenvolvimento do turismo no estado.
Uma das ações foi o Embaixador do Turismo, que contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Desses, 25 tiveram seus textos selecionados e receberam a missão de gravar imagens de vídeo sobre os atrativos turísticos locais. Durante 12 meses, contados a partir de agosto passado, os jovens têm o papel de disseminar o potencial de suas cidades para o estado.
O Revelando Pernambuco é uma realização do governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo de Pernambuco, EMPETUR e Fundação Assis Chateaubriand. No caso do Embaixador do Turismo, a iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação.

Confira a programação da ação itinerante:
 
    DATA                  CIDADE                          HORÁRIO


19/10/2012     SÃO BENEDITO DO SUL   Noite / Início às 18h30

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO BENEDITO DO SUL

E-mail:

Telefones: (81) 3684-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail: cartoriocivils.b.a@hotmail.com

Telefones: (81) 3684-1287

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em São Benedito do Sul e pousadas em São Benedito do Sul para visitar São Benedito do Sul.

Promova a cidade de São Benedito do Sul no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!