Santa Filomena

Santa Filomena-PE
banner

Bem-vindo a Santa Filomena!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Santa Filomena, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Santa Filomena. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Santa Filomena para programar a sua viagem.

A cidade de Santa Filomena, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 630m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 9.066 habitantes. A área total de Santa Filomena é de 843,9km², e sua densidade demográfica é de 10,74hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Santa Filomena-PE é 56210-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Santa Filomena

Roteiros do Brasil

Região 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Desmembrado do território de Ouricuri, o município de Santa Filomena foi criado a 29 de Setembro de 1997, com base na lei estadual complementar nº 15, de 1990. A lei estadual complementar permitia a um município ou vila solicitar emancipação, desde que atendesse alguns requisitos. Tais como ter população superior a 10 mil habitantes e total de eleitores maior que 30% desta população.

Gentílico

Filomense

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

29 de Setembro

Gentílico

filomense

População

13.322 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Agricultura, pecuária e comércio.

Clima 

Semi-árido

Temperatura Média

23º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sertão, microrregião Araripina.

Limites

Ao norte com Ouricuri, ao sul com Dormentes, a leste com Santa Cruz e a oeste com o estado do Piauí.

Acesso Rodoviário

PE-630

Distâncias:

Da Capital:

728 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos

Santa Filomena reserva para os seus visitantes atrativos históricos, como uma antiga casa de farinha ainda no seu estado rudimentar. Além de apreciar o funcionamento da casa, é possível comer uma tapioca feita na hora num forno de pedra. A casa está localizada no povoado de Socorros, a menos de 30km da cidade.

Em Santa Filomena existem também diversos engenhos que preservam suas características arquitetônicas do período colonial. Entre eles, dois merecem destaque por sua beleza: o engenho do Pai Avô e o engenho de Diquinho. Lá, os visitantes podem encontrar rapaduras com temperos regionais como coco e cravo. Outra especialidade é o mel garapa, um caldo de cana misturado com frutas como laranja e limão. Tudo feito de forma artesanal.

Num passeio pelas ruas de Santa Filomena pode-se visitar a Igreja da Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. A 14 Km da cidade, no povoado de Socorro, existe também uma igreja construída ainda no período colonial.

Hidrográfica do Rio do Pontal

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O Folclore é bastante representativo no município. As principais manifestações ficam por conta do forró, da quadrilha matuta, do xote e do São Gonçalo.

- As principais festas são o aniversário da cidade, comemorado no dia 29 de Setembro; a festa da padroeira Nossa Senhora dos Remédios, em 8 de setembro; o São João e a inusitada Festa do Cupido, realizada todos os anos no dia dos namorados, na praça matriz da cidade com o objetivo de unir casais através de brincadeiras, onde só podem participar os solteiros.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA FILOMENA

E-mail:

Telefones: (87) 3874-7167

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones: (87) 3874-1382

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Filomena

bom dia senhores visitante desse sate santa filomena e uma cidade tipica chei de suprensa para vcs turisca gostume atigas nanci lar digo pra vcs faco uma visita.
Por: teco

Acidade tem um excelente ponto turistico o"BALNEÁRIO DO ASSIS" a 15 min. da cidade, lá o visitante pode degustar um delicioso peixe (tilapia ou carpa), uma gelada e banhar-se em aguas limpidas.
Por: José Amaral Luiz Damasceno

santa filomena é uma cidade linda, e muito legal, tds q a conhecem nunca esquecem, igual a cidade de petrolina
Por: evelyn

Gostaria de deixar minha satisfação em ter conhecido esta cidade bonita, onde tenho um pedaço dela dentro de casa, minha esposa nasceu nela e minhas enteadas tb. Sou fã do povo desta cidade ,onde me acolheram com tanto carinho que não tenho palavras para demonstrar o quanto sou grato e feliz em conhecer estas pessoas.
Por: Ricardo Almeida da Silva

gostaria de fazer uma vizita e conhecer essa belissima cidade
Por: ademir junior

UMA CIDADE MUITO LINDA ,POREM POUCO CONHECIDA,PRECISA SER MAIS ESIBIDA PELOS SEUS ABITANTES
Por: JOSÉ ANEILTON DA CRUZ

Ola ja morei bastante tempo ai gosto muito mas ja faz alguns anos que vivo em sao paulo mas tenho muito parente por ai parabens pela cidade rm que se tornou..
Por: francisca de jesus

CONHECO SANTA FILOMENA MOREI AI DURANTE UNS 3 MESES NA CASA DE ADRIANA ERA MINHA SOGRA E O ESPOSO DELA EDUARDO QUE ELE E SARGENTO DA PM DAI DA CIDADE GOSTEI DE TODO MUNDO DESSA CIDADE EM QUE CONHECIR , BJOS PRA TODOS DESSA CIDADE . VALQUIRIA RECIFE PE.
Por: VALQUIRIA REGINA DE ARAUJO

Sou tocantinense e tenho um sonho que é conhecer a belíssima cidade:SANTA FILOMENA.
Por: Abenílio Júnior

moro em santa filomena desde meus 10 anos de idade,lugar calmo, gente receptiva, na teoria um paraiso!Terra maravilhosa!!! porém, falta muita coisa basica pra se viver! MAS, È MINHA CIDADE Q/ EU AMO...
Por: flaviana de castro damasceno barros

Essa cidade é encantadora mesmo, é dificil falar dela, quem a conhece não esquece. Porém não esteja mais morando nela.Eu nunca vou esquece-la!
Por: Perceu delmondes da cruz

Essa cidade é encantadora mesmo, é dificil falar dela, quem a conhece não esquece. Porém não esteja mais morando nela.Eu nunca vou esquece-la!
Por: Perceu delmondes da cruz

nasci e morei em santa filomena ate 12 anos tem avos tios ai neste lugar encantado moro hoje em sorocaba sp mais me orgulho de ser uma camara pio vieira pernanbucana nata graças adeus amo muito tudo isso ai tb amo todos meus q moram ai bjs
Por: vandrelucia de souza

nasci em sta filomena morro em sorocaba sp. sta filomena e um pedaço do paraiso aqui na terra
Por: vanderlucia de souza

Já morei em Santa Filomena e apesar de estar parada no tempo,é uma cidade muito boa de se visitar...
Por: Ednaldo da Silva de Oliveira

Alo vc que gosta de natureza ar livre diversao e comida boa va A sasnta filomena conheça essa cidadezinha do nordeste pernambucano linda e charmosa ... nao perca sdeu tempo inda a cidades grande Alem dsa violencia o barulho e infernal.... seja vivo curta a natureza ... abç a todos de sta filomena
Por: jeova pereira

Santa Filomena é uma das cidade mais aconxegante do estado sem contar no seu pacifismo a todos que vizitem á filó
Por: wangro reis de almeida

Nasci nesta cidade e atualmente moro no Estado do Tocantins, mas sempre que posso retorno para matar as saudades dos parentes e amigos.
Por: Luzia Maria da Silva Lima

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Filomena
Fundação:
1997
Altitude:
630m
População:
9.066 habitantes
Área:
843,9km²
Densidade Demográfica:
10,74hab/km²
CEP:
56210-000

Envie seu comentário sobre Santa Filomena

banner