Santa Cruz do Capibaribe

Santa Cruz do Capibaribe-PE
banner

Bem-vindo a Santa Cruz do Capibaribe!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Santa Cruz do Capibaribe, informações atualizadas sobre a cidade Santa Cruz do Capibaribe, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Santa Cruz do Capibaribe.

Informações de Santa Cruz do Capibaribe

Roteiros do Brasil

Região Turística Agreste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Santa Cruz do Capibaribe teve como um de seus fundadores o português Antônio Burgos. Por volta de 1750, ele procurava terras de clima salubre devido a recomendações médicas. Burgos se instalou, com a família e os escravos, na confluência do Rio Capibaribe com o riacho Tapera, onde construiu uma cabana de taipa para se alojar. Muito religioso, o português se preocupou logo em erguer ali uma capela e a sua frente uma grande cruz de madeira que deu origem ao nome da cidade. O crucifixo de madeira é conservado até hoje na Matriz de Santa Cruz do Capibaribe. A partir da construção da capela, iniciou-se o povoamento local e em 29 de dezembro de 1953 a vila foi elevada à categoria de cidade. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Pará e Poço Fundo e pelo povoado de Oscarzão. Anualmente, no dia 29 de dezembro Santa Cruz do Capibaribe comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

29 de Dezembro

Gentílico

santa-cruzense do capibaribe

População

89.772 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

A atividade econômica predominante é indústria e comércio (sulanca) com maior potencialidade de desenvolvimento para confecções.

Clima 

semi-árido, com chuvas de verão

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste. Microrregião do Alto do Capibaribe 

Limites

Ao norte com o estado da Paraíba, ao sul com Brejo da Madre de Deus e Jataúba, a leste com Taquaritinga do Norte e a oeste com o estado da Paraíba. 

Acesso Rodoviário

PE-160 e BR-232 (via Caruaru)

Distâncias:

Da Capital:

192 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Santa Cruz do Capibaribe é conhecida como um dos maiores pólos de produção e vendas de confecções populares do Brasil. A Feira da Sulanca (foto) recebe centenas de visitantes e comerciantes todas as terças e quartas-feiras, que chegam ao local para comprar produtos para revenda. Lá estão armadas mais de seis mil barracas que oferecem todos os tipos de produtos. Além de roupas, são encontrados artesanatos e brinquedos. No primeiro dia de maio, a cidade faz uma festa em homenagem a feira, a Festa do Cobertor - nome dado por ter sido o primeiro produto a ser vendidos no local. Durante o evento, as ruas da cidade ficam iluminadas e decoradas com retalhos e peças características do mercado. A Festa do Cobertor conta com exposições e shows de artistas regionais. Em janeiro, Santa Cruz do Capibaribe vive seu carnaval fora de época. É o Sulanfolia, com quatro noites animadas por trios elétricos, desfiles de agremiações carnavalescas e comidas típicas. O esporte e as paisagens naturais também estão presentes no município. O Circuito Pernambucano de Motocross atrai centenas de turistas e já faz parte do calendário de atrações da cidade. A Serra do Pará é formada por pedras, mirantes e cavernas.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE

E-mail:

Telefones: (81) 3731-1077

Sites: http://www.santacruzdocapibaribe.pe.gov.br

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3731-3191   

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Santa Cruz do Capibaribe

Olá gente de st,cruz eu sou o Robeto e, quero mandar um forte abraço p, todos vcs ai de st,c. E pedir por favor se tiver alguem enteressado em mim conhecer é só mim mandar um email que eu terei um grande prazer em resonder ok?. Só para lembrar eu sou da sitio Riacho da Cruz pb, mais atualmente móro em cabreúva sp. um abraço pra todos vcs, do féris .turi.valeu?.
Por: Roberto de Sousa

amo esse lugarsinho, posso não morar ai mais esse sim é o lugar pra se morar. pode crer, santa cruz é alegria é diverção, tudo isso se resume em apenas uma palavra "amo d +"
Por: alvaro

Olá, eu sou paraibano da cidade de monteiro, moro aqui a 12 anos e daqui ninguem me tira, e uma das poucas cidades que não falta emprego, é uma cidade rica no ramo textil, não tem outra pra se ganhar dinheiro, por isso eu amo esse lugar
Por: Gidelson Pai

linda essa cidade,o polo de roupas e muito grande e maravilhoso
Por: zenaide torres

Ola,adoro sta.cruz do capibaribe,e uma cidade muito acochegante
Por: wellington arruda

ai gente boa estou mandando um alo pra meus amigos que eu fiz ai nessa cidade maravilhosa especialmente para cristiane nunca te esqueci ass mardem
Por: mardem

e minha cidade natal moro hoje en fortaleza mais sinto saudade da minha terra.
Por: vera lucia santos

adoro essa cidade maravilhosa, q tem tudo de bom. morei 4 anos ai sou natural de surubim moro atualmente em uruçui no piaui. mais santa cruz mora no meu coração, cidade linda maravilhosa abençoada DEUS fez vocÊ assim foi e sempre será um prazer te ter no meu coração. como não posso viver ai mas aumenos te visito todo ano.. HÓ DEUS CUIDE BEM DESSA LINDA, MARAVILHOSA CIDADE QUE É SANTA CRUZ DO CAPIBARIBE OERNAMBUCO
Por: genival silva

linda essa cidade gostaria de conhecer mais lugares perfeito para passear
Por: elisangela

ja morei em santa cruz adoro esa cidade hoje moro em sao paulo en jundiai mais nunca esquesi esa cidade amo santa cruz
Por: eliane

O melhor tempo de minha vida ate aqui vivi nesta cidade dezesseis anos longe e muinto tempo, morro de saudades, e isso, gente um abraçao a todos S, Tavares.
Por: sebastiao tavares torres

Cidade maravilhosa e acolhedora já trabalhei aí no Hospital Municiopal. Hoje vivo aqui na cidade de São Paulo, mas não esqueço os amigos que aí deixei. Amo muito Santa Cruz .
Por: Josefa Pereira de Souza

nunca conhecir mais queria conhecer logo,logo com maior urgencia...
Por: isaias silva lopes

Santa Cruz sempre foi uma cidade acolhedora e muito progressista.Recebe constantemente milhares de turistas e ainda acolhe aqueles que vem de outras cidades para trabalhar na confeccao.Por este motivo e uma cidade abençoada
Por: luiz sergio dos santos

Sou fã desta cidade pricipalmente na epoca de São João,vou sempre tenho parente e grande amigos,meus filhos foram batizados na matriz por padre Zuzinha e o outro por padre Bianco,sou de Recife mais diante da familia que tenho ai, sou fã de carteirinha de Santa Cruz do Capibaribe/PE
Por: Eronita Felix Falcão

Foi a melhor fase da minha vida, namorei muito os santa cruzenses, mas não posso dizer nomes, só posso falar que foram mais de 5
Por: ARISTOTEL

Amei ver Sta Cruz... morei aí entre 1977 e 1982. Meu pai era funcionário do Banco do Brasil... morro de saudades daí... estive aí há 10 anos e me espantei com o progresso...
Por: Alessandra

estou com muita saudade dai,passei o melhor são joãode toda minha vida em um ano .gostaria muito de volta assim que puder para visitar o maior polo textil do brasil.o moda center e toda cidade.as pessoas são muito legais,um abraço a todos que fazem parte do cci.
Por: fernando m silva

eita cidade boa minino fui ai e nem quis mais volta sou do sertão e apaixonada por santa cruz principalmente pelas vaquejadas que são pra la de boas se deus quiser estarei ai em novembro pra vaquejada no parque francisco vasconcelos no sitio barrinha vai ser um pipoco apareçam vai ser show de bola podem acreditar.
Por: maria judilene

ja fui na feira e d+ pena que não deu para conheser toda mais estão de parabens pelo a estrutura do local
Por: Francisco Alves da Silva Junior

Fas muito tempo que eu deixei minha cidade Santa Cruz do Capibaribe mais senpre vou lenbra dela aonde eu estiver.Por emquanto estou em Santana do Ipanema AL.Eu estou aqui a 8anos mas gardo na lenbranca muitas coizas boas.
Por: emerson

sempre vou a feira de santa cruz compro raupa la a feira e muito boa adorei e tenho fe em deus que vao continuar com essa feira que ajuda muita gente
Por: Daniela Siqueira De Amorim

vuu conhece-la deve ser uma cidade muito linda pela sua estoria
Por: constancia

somentes boas lembranças dessa linda cidade,lembranças a familia nunes
Por: pedro vicente leite

Sim,mas fui ai a muito tempo,conhecer meus avos maternos,minha mae era dai era ela filha de miguel e rita seu apelido era nene,gostaria de levar minha filha e meu marido para conhecer minhas origens
Por: rita resende

adorei a cidade e principalmente a feira muito boa mesmo
Por: mauro cesar

Já visitei e conheço bastante,desde dos meus 9 anos de idade,só de Recife e tenho parentes ai,meus filhos foram batizados nesta cidade com Pe Zuzinha e outro com Pe Bianco ,sempre passo a S.João ai,em dezembro 2010,foi para corrida de Motocross em Lagoa de Pedra do proprietaria Ailson Barros que é nossos primo,filho de Adelson Barros (conhecido por PIRITA)
Por: Eronita Felix Falcão

Já estive 2 vzs em Santa Cruz e adorei, pessoas acolhedoras e amáveis.
Por: juliana

A HOSPITALIDADE DAS PESSOAS, A CULINARIA , A FEIRA LIVRE AOS DOMINGOS E SEGUNDAS FEIAS, O PARQUE DE CONFECÇOES A FESTA DO PADROEIRO DA CIDADE E OUTRS ATRAÇOES. VALE APENAS VISITAR ESTA CIDADE.
Por: HELENILDO GONCALVES DOS SANTOS SANTOS

Santa Cruz do Capibaribe, é um dos belos lugares, por onde já passei. É uma bela , ótima e inesquecível cidade...
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

amo essa cidade é maravilhosa que saudades estou destante mas nao mim esqueço
Por: celia

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Santa Cruz do Capibaribe

Envie seu comentário sobre Santa Cruz do Capibaribe