Riacho das Almas

Riacho das Almas-PE
banner

Bem-vindo a Riacho das Almas!

banner

As melhores pousadas em Riacho das Almas podem ser acessadas através do menu localizado na lateral esquerda dessa página. Ali você vai encontrar opções de pousadas, hotéis, fotos e muitas informações atualizadas pela nossa equipe.

A cidade de Riacho das Almas, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 407m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.276 habitantes. A área total de Riacho das Almas é de 313,9km², e sua densidade demográfica é de 51,85hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Riacho das Almas-PE é 55120-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Riacho das Almas

ROTEIROS DO BRASIL

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Riacho das Almas era uma antiga fazenda de gado. Lá foram construídas várias casas para os escravos que trabalhavam no local. Nesta época o nome da cidade era Riacho das Éguas.
Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Couro D´Antas, Piões, Vitorino e Trapiá e pelos povoados de Capivara, Passagem e Patos.

Significado do Nome:

Em 1905 o nome do município foi trocado para Riacho das Almas pelo padre Ananias, em virtude da construção de um cemitério na beira do riacho.

Aniversário da Cidade:

29 de Dezembro

Gentílico:

riachense

População:

19.947 habitantes - censo IBGE/2013

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

É uma cidade bonita, muito limpa e aconchegante, e as pessoas são alegres e acolhedoras.

Clima:

semiárido

Temperatura Média:

28ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Pelas odovias: PE-95, PE-90, BR-408 (via Limoeiro)

Localização:

Mesorregião do Agreste. Microrregião do Vale do Ipojuca.

Limites:

Ao norte com Surubim e Frei Miguelinho, ao sul com Caruaru, a leste com Cumaru e Bezerros e a oeste com Caruaru.

Distâncias:

-Brasília/DF - 1.959 km

-Recife/PE - 136 km

-São Paulo/SP - 2.500 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

-As Festas:

  -Riacho das almas está localizado no Agreste pernambucano, região onde as tradições de festas juninas (foto) são fortes e reconhecidas nacionalmente. A cidade esbanja em forró, comidas típicas e fogueiras durante as festas de São João, São Pedro e Santo Antônio.

-Grupos de Bacamarteiros:

  -Com suas roupas de zuarte, seus chapéus de couro, alpargatas e cartucheiras de flandes, as armas às costas ou em punho, os bacamarteiros partem em batalhões enfileirados, tendo à frente seu comandante, acompanhados por bandinhas de pífanos, zabumbeiros e sanfoneiros.
A tradição dos bacamarteiros provém da Guerra da Cisplatina em 1865, onde os voluntários da pátria lutaram na Guerra do Paraguai. Os bacamarteiros simbolizam os soldados voltando da guerra para sua cidade, ao encontro dos seus familiares. No sertão, brincam de tomar fogueiras, ou disputam o maior tiro nos terreiros das fazendas.
Em Riacho das Almas, os atiradores estão organizados em grupos muito antigos. Consiste numa reunião de atiradores, sob a direção de um comandante, divididos em batalhões, que durante as festividades soltam grandes tiros de pólvora seca em homenagem aos santos padroeiros, agradecendo a sua volta da guerra.
Para suas armas, fabricam pólvora caseira. As armas são chamadas de bacamartes, ruínas, pé-de-bode e granadeiros. Fazem parte desses grupos desde vaqueiros e camponeses, até pequenos comerciantes e artistas independentes, numa tradição que segue de geração em geração.

-Dezembro

 -Dia 29 - Festa de aniversário da cidade

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DAS ALMAS

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.riacho.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites de Fotos e Infomações:

-http://pt.wikipedia.org

-climatempo.com.br

-http://www.panoramio.com

-http://br.distanciacidades.com

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Riacho das Almas

nasci nesta cidade sai de lá aos quatro meses portanto não há conhecia,ano passado retornei as minhas origens,que maravilha lugar maravilhoso,pessoas excelentes receptivas,tem otimos locais p/ visitação ,se forem a pe não deixem de visitar riacho das almas,quem sabe lá vc encontra sua alma, bjs no coração
Por: maria sonia da s. gonçalves

muito bonita poderia ser mas divulgada principalmente pela festa de seu padroeiro são sebastião que é uma festa muito bonita e por ter vÔo livre é uma cidade muito limpa e aconchegande e as pessoas super acolhedoras gosto muito desse lugar apesar de não ser de la
Por: sheila

EU NASCIR EM PINHOES MAIS MORO NO RIO DESDE 1975 MAIS AINDA VOU MORAR EM RIACHO............
Por: inacio nezinho de lima

riacho das almas e uma cidadezinha linda no agreste pernambucano de pessoas simples e trabalharoras eu ja morei la eu um encanto de cidade merece mais destaque .
Por: rosario lucena

NASCI AQUI, JÁ CONHECI OUTROS LUGARES, PORÉM, EM NUHUM OUTRO O AR É IGUAL AO DAQUI. EDIFIQUEI MORADA E CONSTITUIR FAMÍLIA NESTA TERRA. NÃO TROCO RIACHO DAS ALMAS POR "SUMPAULO" DE NINGUÉM. rsss. VENHA CONHECER. AQUI TAMBÉM´HÁ UM BERÇO CULTARAL DE TAMNHA GRANDEZA. VENHA CONHECER ESTE CHÃO. Severino (Biuzinho)
Por: SEVERINO JOSÉ (BIUZINHO)

Venha conhecer o "BAR DO CÍCERO SANFONEIRO" no Sítio Pororocá - Riacho das Almas-PE., lá, tomar uma dose de aguardente e curtir um forró pé de serra tocado pelo próprio Cícero e pelos próprios clientes possuam alguma aptidão para música.
Por: SEVERINO JOSÉ (Biuzinho)

amo riacho das almas adoro tudo dai minha tia izaura mora ai minha mãe dona maria pretinha delço meu primo lia em fim tudodai fas parte da minha historia riacho das almas vc esta no meu coraçao da minha vida
Por: fatima

so de riachu das almas.mim orgulho muito de pertencer a essa cidade. e de fundar o bloco da panela do viturino. que fas todos que paticipa vira um fuleao. na terca feira de carnaval. venha conheser a nossa cidade.
Por: piqueno do viturino

só dizer que meus paìs moram em riacho no bairro vila dos ratos: João vicente e Eloiza bezerra. e que todos os anos eu passear na cidade para matar a saudade deles e a minha logico. abraços a quem ler este e-mail.
Por: Ronnivon Robson

Sou de Pinhões,Riacho das Almas,desde 1980 que eu não voutei lá mas tenho boas recordações dessa cidade acolhedora!poucos sabem,mas no distrito de pinhões tem locais onde são encontradas pegadas de animais pré históricos em rochas e pequenos fósseis! vale a pena conhecer!
Por: Manoel Andrade

ja visitei riacho das almas é muito lindo ,adoro riachodas almas pricipalmente nas festas juninas .quero ir ai muitas vezes.
Por: leonardo silva

nao sou moradora da cidade so tenho parentes que moram nela a familia de heleno santos acho uma cidade muito pitoresca mas muito aconchegante maravilhosa
Por: maria aparecida

minha terra natal querida maravilhoza gosto muito da cultura noderstina
Por: Gabriel Medeiros da Silva

adorei riacho das almas é tanto que vou na festa de são sebastiaõ em janeiro
Por: fatima

EU FUI LAR NESSA CIDADE QUANDO TIVER EM FAZENDA NOVA. NA PAIXÃO DE CRISTO.
Por: C M

sou de riacho.vive a minha vida quase toda air sempre que posso vou visitar meus pais que mora air.
Por: monica gomes

Eu tenho orgulho de ser riachese, pra mim é um motivo de orgulho da fazer párte dessa cidade, tão pequena mas ao mesmo tempo tão grande!!! cidade maravilhosa sem sombras de duvidas. amo de paixão minha cidade.. RIACHO DAS ALMAS
Por: jessica oliveira gonçalves

Sou suspeito de falar de Riacho, pois nasci ai, tenho 61 anos e tenho orgulho de ter nascido nesta linda cidade, tenho fé em Deus de um dia morar em riacho novamente.
Por: ivanildo manoel da silva

gosto de riacho sai aos 12 anos mais sempre que posso vou visitar minha mae luciene e meu pai nequinho e os meus irmaos. hoje eu tenho 28 anos e moro em s.c.c.
Por: makson gomes de melo

gostaria de rever fotos da quadra da academia da cidade ver o cci e as escolas e a crechi, eu acho que a cidade tem + coisas pra ser mostrada, precisamos valorisar + a cidade de riacho a pesar de ser uma cidade tâo pequena espero ver + fotos da cidade meu muito obrigada.estou falando da cidade do rio de janeiro + sou de pernambuco.
Por: jussara maria

adoro essa cidade, estou com saúdades,Eu estou indo para ai em janeiro de 2012.
Por: Daniele cirilo

riacho das almas sou filho terra vivo rio de janero meus pai vive vila piemhoeis terra boa (pe)
Por: edivaldo jes de silva

eu gosto di riacho pq foi ai q eu apreedi muitas coisas como costura ie um lugar bom de si viver etc
Por: lenivaldo

morei uma grande parte de minha vida em riacho , me mudei para Brasilia, pois encontrei uma oportunidade melhor para trabalhar, mas sinto saudades de meus amigos de infância e da minha família. Riacho das Almas tem parte de mim!
Por: marcia ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Riacho das Almas
Fundação:
1953
Altitude:
407m
População:
16.276 habitantes
Área:
313,9km²
Densidade Demográfica:
51,85hab/km²
CEP:
55120-000

Envie seu comentário sobre Riacho das Almas