Poção

Poção-PE
banner

Bem-vindo a Poção!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Poção, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Poção.

Informações de Poção

Roteiros do Brasil

Região Turística Agreste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A fundação de Poção aconteceu em 1871 pelo padre Dr. Estanislau Ferreira de Carvalho. O nome da cidade tem origem na construção de um reservatório de água que abastecia a localidade. Administrativamente, o município é composto pelo distrito sede e pelos povoados de Pão-de-Açu de Poção e Gravatá dos Gomes. Anualmente, no dia 29 de dezembro Poção comemora a sua emancipação política. A padroeira da cidade é Nossa Senhora das Dores.  

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

29 de dezembro

Gentílico

poçãoense

População

11.242 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atividades principais: Agricultura com maior potencialidade de desenvolvimento para bordados e rendas.

Clima 

Tropical Chuvoso, com verão seco

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste. Microrregião do Vale do Ipojuca. 

Limites

Ao norte com o estado da Paraíba, ao sul com Pesqueira, a leste com Jataúba e a oeste com Pesqueira. 

Acesso Rodoviário

PE-197 e BR-232 (via Pesqueira). 

Distâncias:

Da Capital:

240 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Rendeiras

As rendeiras são tradição nessa pequena cidade do agreste pernambucano. A arte de tecer mobiliza a maioria das mulheres de Poção, que passam o dom de mãe para filha. Um dos principais meios de subsistência da população, as peças em renda são conhecidas em todo Brasil e vendidas até para o exterior. As artesãs estão organizadas em uma cooperativa e todos os sábados montam uma feira no centro para exposição e venda das peças.

Rio Capibaribe

Um dos mais admirados cartões postais do Recife nasce em Poção. É o rio Capibaribe, que de um filete d´água se transforma em um dos rios mais importantes do Estado. A nascente é de fácil acesso, com vegetação rasteira e árvores de pequeno porte.

Cachoeira do Inferno

Para quem gosta de aventuras, a Cachoeira do Inferno é um bom lugar para buscar fortes emoções. Com um caminho de mata fechada e abismos, o lugar é mais visitado por praticantes do canyoing e rapel.

Mirante do Cruzeiro

É outra atração da cidade. Com uma área de três hectares, lá está localizado o Centro de Instrução Bíblica Visual, com construções e esculturas que retratam a história bíblica.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇÃO

E-mail:

Telefones: (87) 3834-1111

Sites: http://www.pocao.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones: (87) 3834-1036

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Poção

É muito legal morar aqui,quem não conhece precisa conhecer.temos aquele frio que e maravilhoso,terra da renda,nascente do capibaribe,uma beleza espetacular!!! Venha conhecer,que com certeza ira amar esse lugar.
Por: mari

MUITO LINDA COSTARIA DE CONHECER MELHOR GOSTEI MUITO DO CRUZEIRO ARTEZANATO PRAÇA
Por: CLAUDIO

Poção, é uma cidade fantastica bela,um clima tropical,e além disso tem,um centro biblíco visual (cruzeiro), mas belo do mundo e também a nascente do rio capibaribe . visite Poção voçe vai adorar conhecer
Por: josenilton

Ja morei em Poção e fiquei maravilhado com o Cruzeiro.
Por: eduardo

poção tem o centro biblico vissual mais belo da america latina
Por: jose paulo da silva asevedo

poção é uma cidade maravilhosa apesar de ñ morar lá
Por: flávia

belo lugar de morar e de viver me orgulho de morar em poção
Por: natalia

eu amo a cidade de poção,sou filha de maria jose de melo,sou neta de francisco ferreira de melo,faz 36 anos que não vejo esta cidade.
Por: malu alves (são paulo,sp)

eu nasci em poção e uma cidade linda maravilhosa tem que conhecer e tem o segundo maior do mundo faça uma viajem nunca mais vai sair de sua cabeça faça isso e sera uma historia para vc conta pra toda sua familia e muito obrigado?
Por: josé anisio

Eu me oirgulho de ser poçãoense, terra do cruzeiro mais bonito do Brasil, nascente o Rio Capibaribe e berço da Renascença. Nosso povo é acolhedor, quem vem a Poçao sente o calor humano que reveste a nossa cidade...Amo Poção!
Por: Clécia

eu amo poção eu sou de poção eu nasci em poçaõ quem chega aqui não que mais sai da qui poção e lindo de mais eu amo poção eu adoro poção eu quero poção pra mim ele e todo meu meu poção eu gosto das pessoas que mora em poção poção e meu viver eu vivo em poção eu sou de poção eu choquei com u cruzeiro de poção tiadorarei poção tiamo de mais ta lindo poção poção gostou da minha homenagem a voce poçaõ tiamo tiamo tiamo tiamo bjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjjj tiamo poção vc e meu poção
Por: dayane

eu morei em pocão por 19 anos é uma cidades maravilhosa com muitas coisa é lugares lindos como ó maior cruzeiro da america latina é vc tem que conhcer com os melhores hoteis é restaurante conheça é vai ficar maravilhados com tanta belezas va que vale apena.,
Por: josé anisio

Poção-pe.... uma linda cidade com o encontro do romeiros para as grandes missas religiosas... uma maravilho vista de quando estamos lá em cima da serra, com paisagens incriveis além de ser manhada pelo rio Capibaribe.... tudo de bom e só curtição!!! : )
Por: júnior kacerda

poção ñ tenho muito o q falar eu moro aqui e pode ter certeza que lugar melhor ñ ah aqui e um lugar de gente ospitaleira um clima suiço e quem vem aqui concerteza vai voutar visite vc tambem e conheça essa magnifica cidade
Por: vêvê

Não conheço a cidade Poção, sou de Campinas/SP e gostaria de saber como ela é, se tem hotel e como chegar até ela, é uma cidade turistica, tem praia, mas o q quero mesmo e ver e comprar rendas.
Por: vera lucia

sou filho da terra e ao meu ver; poção deveria divulvar o que há de mais lindo; ocruzeiro de de poção só perde para aparecida do norte. felicidades que mora neste fim de mundo mas quem sou eu para dizer isso são miguel paulista são paulo 11 graus no momento
Por: Francisco de Brito

pocao e muito bom ja morei e moro haamos eu amo pocao do fundo do meu coracao beijos pa pocao aeeeeeeeeeeeee parabems po essa cidade maravilhosa e linda
Por: maria leonice gomes da silva

Poção é uma cidade pequena e linda, cheia de tradições. É muito acolhedora. Aredito eu que o ponto mais bonito e inesquecivel de se ver é o Cruzeiro e a Igreja Nossa Senhora das Dores, que é a padroeira da cidade. Imperdivel
Por: simone silva nunes dos santos

POÇÃO É MINHA CIDADE AMADA, NÃO OFERECE MUITO E AO MESMO TEMPO OFERECE TUDO... VOCÊ PRECISA CONHECER O NOSSO CRUZEIRO,A NASCENTE DO CAPIBARIBE A RENDA (RENASCENÇA) AS FESTAS E O NOSSO FRIO. O NOSSOS POVO É MUITO SIMPLES E MUITO HOSPITALEIRO.
Por: ANTONIO CARLOS DUARTE CORREIA (TONHO DE SEBINHA)

sou filho de poção e aonde vou em entrevista ou palestra fasso questão de revelar minha origem e para chegar ate aqui como foi importante ter vivido minha inesquecivel efantastica infancia nesta saldosa e maravilhosa pacata cidade lembro me quando ia na pedra do cacimbão gritava maroca eficava contando quantas veses a palavra se repetia da ves que conheci uma das mais bela belesa natural de nome feio a cachoeira do inferno pedra do moco a pedra dos mlagres e otras o cruzeiro que orgulho falar sobre a terra que nasci um abraço a todos os poçãoences em especial a zil birinha maze minha professora da quarta serie
Por: gaovaldo miranda

Poção além de ser conhecida como o berço da renascença,cidade d mais belo cruzeiro do mundo,da nascente do rio capibaribe é hoje uma das cidades mais visistas de Pernambuco,cidade de encantos e beleza rara,um clima tipicamente suísso.BEM VINDO A POÇÃO!
Por: PAULO GOMES DA SILVA

eu sai de poção aos 17 anos e to com 8 anos em são paulo mais nunca esqueci da minha cidade maravilhosa mais dq a aos quatro anos estarei de volta por q essa e minha cidade ate mais poção saudades imensa.
Por: sergio murilo a. f.

eu sai de poção aos 17 anos e to com 8 anos em são paulo mais nunca esqueci da minha cidade maravilhosa mais dq a aos quatro anos estarei de volta por q essa e minha cidade ate mais poção saudades imensa.
Por: sergio murilo a. f.

Olha,hoje ao visitar porção atraves das fotos publicadas neste pagina eu voltei aos meus 13 anos quando eu estive lar a passeio,visitando o cruzeiro e outros locais,hoje depois de 40 anos,so mim deu saudade,tenho fe em Deus que antes de papai do ceu encera a minha jornada aqui naterra eu ainda voltarei lar a está cidade,hoje meu pai com 86 anos natural de brejinho bem pertinho desta linda cidade,mim pede para realizar o sonho dele antes de morrer quer nos mostra a cidade onde ele aprendeu a amar e eu tenho fe em Deus nos vamos realizar este sonho dele e de todos que fazem parte da familía SEVERIANO DE BREJINHO.
Por: NILSON severiano da silva

Ja conheço tenho parentes que moram ai e uma bela cidade.
Por: Jose adelson bernardino

VIAGEI PRA I EM JUNLO NACI AI MEU PAI MORA AI EU TO EM SÃO PAULO
Por: ARIELE BEZERRA SILVA

sou de poçao estou com muita sddes desa cidade maravilhosa atualmente moro em guarujá sp
Por: inaelton ferreira decarvalho

nasci em Poção em 1966 sai para o Recife em 1968 mais sempre voltei para passar férias. Meu Pai morava na fazenda Julião. O Clima da cidade é maravilhoso,sinto falta da cidade e da familia...
Por: ana gloria araujo de medeiros

Sou de poção com orgulho, hoje moro fora, mais sinto uma saudade imensa da minha cidade!
Por: Jucy

conheço poção é uma bela cidade sempre estou apreciando as suas belezasbjk...
Por: fernanda

eu moro em poçao essa cidade e muito boa voces tem que vir pra ca
Por: janio

nasci em poçao e gostaria de visitar aminha cidade e os meus parente sinto muito saudade deles
Por: alcilane monteiro

adorei a cidade e as rendas.o distrito de gravata dos gomes precisa ser mais explorado,tem grds artesaos,inclusive crianças.desenvolva projetos p este lugarejo motivando turistas p comprar e gerar dinheiro como,rendas,doces,pinturas regionais.se quiserem estou aqui ao dispor,sou artista plastica e pedagoga,moro em minas gerais mas,aposentada tenho tempo e farei gratis.trabalho c projetos voltados p qualidade de vida e aumentar a auto-estima daqueles q precisam.
Por: sandra helena

nossa muito bom poçâo legal mesmo vamos visitar cidade muito
Por: marcos da silva

Desde criança conheço Poção pois minha avó materna nasceu lá, muitos da minha família ainda moram lá e eu sempre fui loucamente apoixonada por essa cidade,moro em Recife ,já faz algum tempo que não vou à Poção mas sempre vejo em fotos e com certeza continua linda,em breve estarei por lá ,a cidade está realmente de parabénssss,beijos!
Por: Alessandra P G MERGULHÃO ALCOFORADO

adorei a cidade adorei o cruzeiro ate ja sei fazer reda renarcença...
Por: alcione

ja morei quando era criança tenho muitas saudades e as irmao eliane maria e mamae Branca bjs a todos da ir
Por: maria gorete mendes

Amo poção,amo tudo que tem aqui,uma cidade maravilhosa.
Por: Maria de Fátima Duarte de Carvalho

poção é uma cidade bonita , com muitas riquesas para esplorar e além de lugares pessoas belissemas que tem um grande futuro pela frente .
Por: camila

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Poção

Envie seu comentário sobre Poção