Pedra

Pedra-PE
banner

Bem-vindo a Pedra!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Pedra, fotos, informações, os principais hotéis de Pedra, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Pedra

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

O local onde hoje se encontra a cidade era uma fazenda de gado. Na propriedade foi erguida uma capela em homenagem à Virgem da Conceição. As festas que constantemente eram realizadas e a localização contribuíram para que, rapidamente, se formasse um núcleo de povoamento em torno do templo. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede, Horizonte Alegre, Poço do Boi, São Pedro do Cordeiro e Santo Antônio e pelos povoados de Poço das Ovelhas, São Francisco e Tenebre. Anualmente, no dia 13 de maio Pedra comemora a sua emancipação política. A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Conceição.

Significado do Nome

O município de Pedra era chamado de Conceição da Pedra. O nome tem origem na existência de uma pedra colossal, com 3.822 metros de circunferência e 600 metros de altura.

Aniversário da Cidade

31 de Maio

Gentílico

pedrense

População

20.050 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste. Microrregião do Vale do Ipanema.

Limites

Ao norte com Pesqueira e Arcoverde, ao sul com Águas Belas, a leste com Venturosa, Paranatama e Caetés e a oeste com Buíque

Acesso Rodoviário

BR-424 e BR-232 (via Arcoverde).

Distâncias:

Da Capital:

275 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

 

A cidade de Pedra, com aproximadamente 22 mil habitantes, situa-se na base de uma enorme formação granítica de forma cônica, uma pedra com 3.822 metros de circunferência e 615 metros de altura, constituindo-se em uma beleza natural, sem igual.

Pelas suas características naturais, o território de Pedra - PE apresenta excelentes condições para o turismo: grande diversidade de ecossistemas e de paisagens. O turismo é uma atividade econômica relacionada às condições geográficas. Depende das características da paisagem natural (condições ambientais, como o clima, a vegetação e formas de relevo e hidrografia) e cultural (paisagem, eventos culturais, estrutura do comércio e eventos econômicos como feiras comerciais, etc.). Nesse sentido, as atividades econômicas relacionadas ao turismo incorporam o espaço geográfico pelo seu valor paisagístico, para transformá-lo em um espaço de consumo. De fato, a paisagem é o primeiro contato do turista e é importante que ela produza uma sensação favorável, atraente e harmoniosa.

O ecoturismo (no Brasil) é outra modalidade que tem se desenvolvido muito, sensibilizando pessoas no tocante ao meio ambiente.

O Turismo pode ser uma atividade econômica e social muito importante em vilas e cidades, é imprescindível que seja planejado baseado na sustentabilidade tornando-se assim um atrativo maior na melhoria da qualidade de vida da comunidade envolvida, conservação e preservação do meio ambiente, valorizando sempre a identidade cultural. Para que isso aconteça, a educação e formação profissional adequada são essenciais para o sucesso na gestão da atividade.

Há possibilidades na nossa cidade de exploração do turismo de eventos e de negócios, bem como, desportivo e de aventura, além de ecológico e ecoturismo. Pelas suas características naturais, o município apresenta excelentes condições para o desenvolvimento turístico, com grande diversidade de ecossistemas e de paisagens

Principais Pontos Turísticos

Monte de Pedra

Com mais de 600 metros de altitude, pode-se ver um pôr-do-sol inesquecível.
Quem for a Pedra pode conhecer ainda uma das mais antigas tradições culturais do Brasil, a Cavalhada.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

 Cavalhadas

- Como parte dos festejos oficiais da corte de D. João IV. Além de Pernambuco, outros estados como Alagoas, Minas Gerais e Goiás cultivam o folguedo vivo. A manifestação teve origem nos torneios medievais e até hoje mantém as fitas como forma de premiação. As fitas devem ser oferecidas pelo vencedor da competição a uma mulher ou outra pessoa que deseje homenagear.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE PEDRA

E-mail:

Telefones: (87) 3858-1184

Sites: http://www.pedra.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3858-1216

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Pedra

Olá Conheço Pedra, pois minha mãe nasceu nesta cidade. Fiquei contente em encontrar este portal com notícias e breve histórico do município, porém, não consegui visualizar as fotos. Abraços Cássia
Por: Rita de Cássia Albuquerque de Menezes

[Cidade da pedra] ator tiao macaco. --------------- Eu não nego Sempre carrego No meu coração Uma grande saudade Da minha querida cidade Do meu querido torrão Da minha cidade da pedra Dos amigos e colega Que vive na minha imaginação, Eu vivo sempre lenbrado Mesmo estando ausente De toda gente Do meu bairro prateado
Por: sebastio pereira da silva

Olá eu sebastiao p. da silva. desponho o meu tefone 11-37410784- falar com O tiao macaco ok, Á respeito da letra e musica que eu fiz, Que tem o tilo, [Cidade da pedra]
Por: Sebastio pereira da silva

uma das cidades mais interessantes do estado, pacata mais com uma beleza impar!
Por: maria luiza

a pedra e o lugar aonde eu morei e muito legal e uma cidade muito bonita eu amo a pedra amo pernambuco e amo o brasil
Por: alex de souza silva

A PEDRA É MARAVILHOSA, NASCI & MORO, A CIDADE É BELA TEM SEU CARTÃO POSTAL NO MEIO DA CIDADE QUE É A GRANDE PEDRA COLOSSAL COM MAIS DE 600 METROS DE ALTURA... VOC~E QUE NUNCA VISITOU NÃO PERCA A OPORTUNIDADE DE SUBIR NA PEDRA SERÁ INESQUECIVEL
Por: FLÁVIO CAVALCANTI

MELHOR FESTA DE REIS DE PERNAMBUCO, DIAS 04 E 05 DE JANEIRO
Por: rita brito

COMO PRÓPRIO NOME DIZ A CIDADE TEM UM PEDRA BEM GRANDE ONDE PODEMOS, ESCALA LA E ADMIRAR A CIDADE TODA LA DE CIMA ,INCLUSIVE AÇUDE COMO ELES MESMO DIZEM.SE PASSAREM POR LA NÃO DEIXE DE ESCALAR MONTANHA PEDRA.
Por: JOSE VAZ

amo essa cidade de paixão porque nasci nela e mesmo longe amo muito
Por: zuene honorio

É um prazer infinito de nesta cidade viver! Toda riqueza e beleza faz-me cada vez mais ter orgulho de ser pedrense. Amo minha cidade formosa e altarneira, orgulho desse Leão do Norte.
Por: Larissa Cavalcanti

Essa cidade é massa, é onde ocorre a maior Festa de Reis de Pernambuco, Pedra está dentro do coração, quem nunca visitou seu maravilhoso cartão postal que seja bem vindo a essa maravilhosa cidade, e quem já o visitou nunca esquecerá aquele momento mágico. "TODOS ESTÃO CONVIDADOS"
Por: Flávio Cavalcanti

Oi,sou pedrense porém nao resido mais na cidade a 03 longos anos, mas minha familia continua na mesma. Eu quero dizer que a festa de reis é espetacular, nao tem igual,bem organizada tal. O que esta faltando é uma grande atração na rua, so isso. Temos na quadra, um dia é pouco para a dimensão da festa.Fora isso ta tudo nos trilhos!
Por: Fagner Tenório

Conheço Pedra e amo essa cidade. É demais. Adoro o clima, o povo, a cultura, a calma Quem não conhece procure conhecer
Por: dejane

A cidade de Pedra é a mais bela do mundo, possui um monumento único em todo o Brasil. È a visão mais linda que já tive em minha vida. Visitem também, não vão se arrepender
Por: Karol

boa noite pessoal sou uma das moradoras da cidade da pedra conheço tudo que vc imagina adoro subi na pedra grande que tem lá e tambem de ver as outras coisas maravilhosas que ja desfrutei da cidade amo a pedra de corção ñ vejo a hora de volta lá pra ver as pessoas que moram lá e subi a pedra de novo s´vcs ñ conheçem lá vale ha pena ir e fase uma visita que vc ñ vçao arrepender tenho certeza pricipalmente nós dias de festa ea maravilha festa de reis um das maiores e melhores festa da cidade que vc ja pode esta bjos .
Por: fabiene alexandre da silva

pedra adoro esta cidade pois foi nela que naici e vivi toda a minha infâcia gostava muito de escorregar no lajeiro e tomar banho detráz da pedra quando chovia; hoje moro fora mais sempre que posso vou matar saudades junto com meus filhos.
Por: Givanildo Pereira

sim eu tive o privilegio de conhecer a cidade Pedra quando eu era criança pois e´a cidade natal de minha mae; nunca me esqueci dessa cidade que sinto tambem minha pois é de lá que sao os meus antepassados que amo tanto. Um dia se Deus quiser voltarei para matar as saudades.abraços a todos; Marta - Umuarama -paraná.
Por: marta rege de andrade

Falar da Pedra é difícl, mas falar na Pedra é um orgulho!Cidade onde nasci me criei e com mais orgulho ainda de ser do saudoso Sítio Mororó, onde morava com meus pais:Ismael e Luiza e os irmão Ismaelzinho, Ieda, Ivan e Raul. Vizinhos maravilhosos como Zé Faustino e Família, João Rocha e família, Antonio Barbosa e família, entre outra a familia de seu Estende, etc não escrevi mas lembro o nome de todos. AMO A PEDRA!!!!!!!!!!!
Por: Ilka Camelo de Holanda

infelismente tive que vir morar em recife quando criança.mas sempre que posso volto e fico o tempo que possìvel as pessoas te acolhem de maneira ùnica além da beleza do lugar e o clima bom da cidade.saudades!!
Por: flavio carvalho

eu não nasci em pedra, mas tenho uma admiração tremenda pela cidade onde eu cresci e vivi durante toda minha infancia e juventude, e hoje mim alegrei em poder dar essa opinião sobre essa cidade que não é o rio. mas é a cidade maravilhosa.
Por: luiz felix [ carlinho de naninha]

amo minha cidade.minha familia mora la.a festa de reis e maravilhosa.saudades de todos os amigos que tenho la.....................
Por: Roseli Alves Lima

A PEDRA TEM TUDO DE BOM... PENA QUE FAZ MTOS ANOS QUE DEIXEI ESSA LINDA CIDADE.. SEMPRE Q DÂ ESTOU POR AI..
Por: GILVANETE RICARDO COLOMBANI

parabens aos habitantes de pedra , por tantas belezas naturais nao deixe de conhecer esta cidade, com esse clima tao agradavel,e gente tao hospitaleira.... abraços c.grande pb 24.10.2010.
Por: pedro marques

Olá!!! O meu marido nasceu em Pedra,eu tenho muita vontade de conhecê-la....
Por: Marlucia Gomes silva Bertoldo

fiquei maravilhado com as fotos da cidade doqual nasci na pedra mudei para o sul do país parana com idade de 4 anos doqual quero conhecer minha querida Pedra.
Por: francisco pereira

oi tudo bem? sou do parana e morei 8 anos na cidade da pedra e á encontrei o amor da minha vida por isso acho uma cidade linda e acolhedora quando puder eu voltarei a pedra um abraço a todos os pedrenses.
Por: giane fortunati

a cidade da pedra e muito lindo, muito maravilhoso de mais, vc nao se arepende aproveite acuder para pesca, eu lazer para vc e sua familha. bj bj bj bj bj
Por: guttemberg mendes dos santos

Cidade onde nasci,linda e acolhedora.Tenho muita saudade .Moro hoje em Indaiatuba-SP.
Por: Vilma Alice da Conceiçao Diniz

Moro nessa cidade ha 40 anos. Sou apaixanada, todas as maravilhas que nela existe me deixa orgulhosa.Tem um lindo lagedo seu ponto turistico principal,a igreja é bela em fim a cidade é pequena,mas tudo é lindo.
Por: RIvaneide Ferreira

Esqueci de falar de nossos grandes artistas:poetas,cantores.pintores,e os melhores escultores de pedras seja objetos feito de pedra,no momento lembro desses,mas temos mais.
Por: RIvaneide Ferreira

PEDRA É UMA CIDADE OTIMA EU AMO A PEDRA TEM UM CLIMAQUE DE DIA É MUITO QUENTE MAS ANOITE É OTIMO APESAR DE SE UMA CIDADE MUITO PEQUENA EU TENHO ORGULHU DE SER PEDRENCE
Por: ANA CAROLINA

sou filho da pedra amor apedra moro em sao paulo mais tenho muitas saudades da pedra cidade linda de boa gente
Por: joseclaudio modesto dos santo

Essa é uma das cidades mais belas do mundo!!!Parabéns!
Por: Jobson

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Pedra

Envie seu comentário sobre Pedra