Macaparana

Macaparana-PE
banner

Bem-vindo a Macaparana!

banner

Aqui você vai encontrar inúmeras pousadas em Macaparana, opções de hospedagem em hotéis, campings e muito mais. Informações atualizadas e fotos enviadas por usuários do site estão disponíveis no menu lateral.

A cidade de Macaparana, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1931. A localidade está em uma altitude de 350m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 23.923 habitantes. A área total de Macaparana é de 100,2km², e sua densidade demográfica é de 238,75hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Macaparana-PE é 55865-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Macaparana

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A história da povoação do município de Macaparana está relacionada com o desenvolvimento da agricultura e da pecuária nessa região. A instalação dos engenhos da família Cavalcanti gerou o crescimento econômico, social e político local.
O município de Macaparana foi criado em 1928, constituído dos distritos de São Vicente e Macapá.
Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Pirauá, Poço Comprido e Nova Esperança.
A padroeira é Nossa Senhora do Amparo.

Gentílico

Macaparanense ou Macaparanoara

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade

21 de Abril

População

23.907 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Macaparana é formada por Engenhos, Usina, Fazendas, Sítios, Vilas e Povoados (Poço Cumprido, Pirauá e lagoa Grande), sendo a maior parte da terras de engenhos (17 ao todo): Paquevira, Conceição, Palma, Balanço, Maçaranduba, Tanque de Flores, Rincão, Macapá Velho, Macapazinho, Limão, Diligência (Latão), Gameleira, Vitória, Três Poços, Lagoa Dantas, Monte Alegre Velho, Bonito, Pedreiras.

Clima 

Tropical Chuvoso, com verão seco

Temperatura Média

26º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata. Microrregião da Mata Setentrional.

Limites

Ao norte com o estado da Paraíba, ao sul com São Vicente Férrer e Vicência, a leste com Timbaúba e a oeste com o estado da Paraíba.

Acesso Rodoviário

PE-89 e BR-408.

Distâncias:

Da Capital

118 km

Outras:

84 km

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Artesanato

O artesanato além de mostrar as qualidades artísticas de nossa população, permite uma renda adicional a muitas famílias envolvidas na confecção de obras primas como bordados, rendas, vinhos e arranjos.
Atualmente, com o incentivo da Prefeitura Municipal, vários grupos de artesãos do município estão passando por programas de reciclagem e aperfeiçoamento profissional.

Praça da Bandeira

Onde está localizada a igreja matriz da cidade e culturais que fazem de Macaparana um dos municípios mais visitados da região.

Atrativos Culturais

A lenda da Pedra do Bico, também conhecida como Pedra de Santo Antônio, a Cavalgada Ecológica, os engenhos, as trilhas na Mata Atlântica, as competições esportivas e a culinária especializada das mulheres da cidade, entre outras atividades, atraem visitantes de vários estados e de diversas culturas.

Pedra do Bico

É um lugar místico e bastante visitado por historiadores, que vêm em busca das lendas do aparecimento da imagem de Santo Antônio. Ufólogos afirmam ainda que a Pedra do Bico é ponto constante de visita de OVNIS. Para se chegar ao local o acesso é pelo distrito de Pirauá, aproximadamente 16 quilômetros do centro.

Engenhos de Açucar

Para conhecer um pouco da história local, os antigos e conservados engenhos de açúcar de Macaparana também são excelentes locais para visitação. Neles, o visitante desfruta de clima agradável, pode cavalgar, caminhar em meio as plantações, enfim, reviver a história dos desbravadores da região.

Pedra de Goiana

É de fácil acesso pela estrada de terra, que liga o distrito sede à Vila de Pirauá , a aproximadamente 12 km do centro da cidade. No local também se pratica trilhas pela mata e estudos sobre a biodiversidade de vegetais existentes na região.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Dentro das comemorações das festividades juninas, o município realiza desde 1997 a Cavalgada Ecológica, um evento que vem reunindo um número maior de participantes a cada ano. A Cavalgada proporciona um passeio pelas belas paisagens naturais da zona rural do município. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL MACAPARANA

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3639-1156 / 1216

Sites: http://www.macaparana.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (81) 3639-1128

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Macaparana

É eu nato de macaparana morei lá até meus 22 anos depois saíndo pra morar e trabalhar na Capital do Estado Recife e estou mas meus pais e minhas irmães aionda moram lá é uma cidade que por muitro tempo era uma cidade pacata mais depois crescimento da violencia a cidade deixou esse títilo tornando uma cidade não mais pacata mas é legal ir pra lá.
Por: JOSIAS ALVES DE SOUZA

macaparana e uma cidade maravilhosa um pequeno muncipio que sempre eu vou leva no meu coração macaparana é e será minha terra natal TE AMO MACAPARANA!!!!!!!!!!!!!!
Por: tatyane cabral de lima

sou da cidade , mais faz muitos anos que não vou ai. e gostaria de ver varias fotos da cidade. e tenho saudade.
Por: cleonilda antonia da silva

eu.amor macaparana estou no rio janeiro mas nâo gosto
Por: beto

sou de macaparana resido em são paulo faz 20 anos mas nunca esquecir a minha origem amo essa cidade.
Por: joão moreno

amo vc macaparana saudades da minha terrinha estou em recife mas naum vejo a hora de voltar pra la Deus te conserve sempre assim linda como vc sempre foi adoro vc
Por: reginaldo gouveia

eu amo esta sidade minha familia em vl nova esperanca a f monteiro abraco zito bjssssssssssss
Por: edmilso tetoliano dasilva

macaparana eu amo esta cidade que pena que faz tanto tempo que eu fui air mais em breve eu irei
Por: antonio ferreira da silva

Sou filho desta terra maravilhosa que encanta com seu povo hospitaleiro , do São João danado de bom e a cavalgada que tanto amo.
Por: Charles Herbeth H Cavalcanti

SiM! Sou natural de Macaparana, cidade maravilhosa. Em junho acontece o melhor forró do mundo. A famosa Casa de Reboco...
Por: rozana andrade de lira

eu naicie em macaparana e hoje noro em sao paulo filho de poço comprido
Por: Joaldo de Oliveira Souza

Essa cidade é um paraiso ...Nunca moreii + minha familia é dii lá... AH !! tenho muitas amizads nessa cidade !!! amoo as festas kii tem la !!! são joão então !!! Amoo
Por: Tatii Lima

Não conheço ainda, mas meu irmão me convidou para conhecer e disse que lá é o maximo.... Abraços pra familia da churrascaria do Zé Chano
Por: Toninho

eu amo essa cidade todo ano eu vou pra la varias vezes gosto muito das festas q tem. e no sao joao estarei la
Por: juliana lima

essa e a melhor terra do mundo,nasci ai e vou pra ai daqui uns dias
Por: gilberto

maravilhoza,demais,linda queria poder mora ,mais nao posso pois moro com os meus filhos,aqui
Por: juliana gomes gutierrez

eu adoro macaparana porque e a cidade que eu nasci atualmente moro em joao pessoa mais sempre qua possivel passo minhas ferias la o sao joao esta de parabens
Por: thania

EU SOU DE MACAPARANA MAS MORO NO RIO,MAS MEU CORAÇÃO NUNCA SAIU DAÍ,AMO ESTA CIDADE,E VIVERÁ SEMPRE EM MEU CORAÇÃO,EM BREVE ESTAREI AÍ,PARA PASSAR O SÃO JOÃO E ME ACABAR NESTA CASA DE REBOCO.ADOROOOO!!!!
Por: liu oliveira

A melhor cidade que ja conheci na minha vida, o pessoal muito gente boa!!! Amei conhecer e jamais esquecerei
Por: Anne

sou da cidade de macaparana,e agora moro no estado do mato grosso do sul,sinto muita saudade dai,quanda sair eu tinha 16 anos,estudei na escola creusa de freitas .Hoje sou cadada e tenho duas filhas um dia irei leva-las para conhecer o lugar onde nascir.
Por: zilda antonia da silva

nasci e estou me criando nesse município,faz 15 anos que moro aqui e tenho a absoluta certeza que,vá pra onde for eu nunca esquecerei deste lugar.não só porque é minha terra natal mas porque eu amo de coração este lugar............
Por: wilma ferreira soares

boa tarde,sou de Macaparana, mas não conheço a minha cidade de origem, sair da ir muito cedo, fui morrarem Salgado de São Félix, eu tinha 3 anos, depois fui morar na cCidade de Itambé,onde meus pais moram até hoje, eu moro em Santo-SP, mas tenho muita vontade de conhecer a minha Cidade, e também não conheço a fazenda Parquivira, um grande abraço atodos.
Por: josé paz de araújo

morei em macaparana dos 5 aos 17 anos. é uma cidade bonita e as pessoas são muitos acolhedouras. o são joão, as festas de rezes e de nossa senhora do amparo e carnaval são as melhores festas. quem quizer conhecer, vai gostar.
Por: juscelino manoel da silva

eu amo essa cidade.espero q em dezembro t novidade
Por: vania

Sou filho da terra. Sai do Engenho Monte Alegre nos anos 50. Sempre volto à Pirauá, onde tenho familiares. Adoro o lugar, igual? não há. No centro da cidade tenho amigos e velhos conhecidos. Se tiver de sair da Capital para uma cidade interiorana, Macaparana.
Por: J. Bonifácio

eu adoro tira ferias em macaparana,pricipalmente em paudar co!!este lugar e abeçoado por deus...
Por: gilmar

piraua é um dos lugares mais lindo de pernambuco;lugar singular presente Deus ao povo de macaparana e a uma pessoa em particular.
Por: Efigênio

essa cidade e muito linda sou filho dessa terra nao vejo a hora de chega ae dinovo sao paulo ama macaparana
Por: diomedes gonçalo da silva

Macaparana é o melhor lugar do mundo estou no rio de janeiro, mais não esqueço a minha cidade!!!
Por: Paulo Antonio da Silva

Conheço esa cidade ,namorei um bom tempo com um macaparanense que mora em João pessoa,visitei macaparana .Gostei da cidade.Falam que o Sao joao daí e muito bom.
Por: Fabiana

sai da ai com 3 anos de idade, hoje com 34 amos nunca mais voltei, mas tenho saudades, afinal meu pai e meus irmaos moram ai. um dia eu voltarei com certeza, valeu macaparana.
Por: josafá lemos guedes

sou de macaparana morei muito tempo em lagoa grande,sai para sao paulo com 16 anos hoje tenho 39 anos, hoje meus pais moram em macaparana mas eu tenho muitas saudades um abraço aos meus amigos e familiares.
Por: joão moreno

o que mais influencia a cidade é o clima. Bom demais para usar roupas agradaveis de verão e inverno sem perder o charme e a elegância dos tempos modernos.
Por: Marcos Antonio da Silva

Macaparana, cidade MARAVILHOSA. AMO ESTA CIDADE. Bjos para todos
Por: EDJANE J DE ARAUJO

MACAPARANA, SAUDADES SÃO MAIS DE VINTE ANOS MAIS NÃO ESQUEÇO DE VOCE PREVILEGIO QUE DEUS ME DEU DE NASCE NESTE LUGAR SEMPRE QUE POSSO ESTOU AI
Por: FRAANCISCO LUIZ DE MOURA

Esta cidade e muito linda eu vou mora nesta cidade um dia . minha mãe mora ai minha infacia estar ai moro no rio de janeiro a 44 anos nuca gostei do rio recife e a nosa venesa brasileira.
Por: Edvaldo Vicente da Silva

Encontro-me com grande saudade da minha terra!Em breve estarei de volta.
Por: Prof. José Bonifácio

Não conheço esta cidade, mas logo se deus permitir irei aí pra conhecer os seus municipes e também rever Pr. Evandro Krilles. Um grande amigo. Gilberto - Itapetim-PE 8796187770
Por: GILBERETO

naci em macaparana mas vivo em cabo frio no rio de janeiro a 22anos tenho muitas saudades tenho vontade de voutar aviver em macaparana mas nao sei em que vou trabalhar pois sou garçom e nao consegiria trabalho ai sou suspeito para falar das qualidades dacidade pois vivi os melhores momentos da minha vida gosto do povo da culinaria de tudo em nossa cidade espero um dia voutar aviver ai pois ai estao minhas melhores lembranças deixo um abrço para o pastor e membros da igreja congregacinal onde aprendi abase para ser um homem que agrega valores em todo lugar em que vivo jesus cristo o caminho a verdade a vida
Por: jose ivanildo mendes de araujo

eu sou filho de poço comprido mais adoro macaparana faz 24 anos que sair dai um dia eu ainda volto
Por: joaldo de oliveira souza

Nasci nesta cidade hoje moro no Rio de Janeiro há 20 anos guando posso vou à Macaparana para rever os amigos.
Por: Ivalda

ola lucy de sao paulo nascida e criada em macaparana adoro minha cidade natal visito todo ano.
Por: LUCINES GOMES DA SILVA

nossa macaparana é um lugar maravilhoso pra se morar e passar as férias
Por: edna claudia

TERRA LINDA MARAVILHOSA SINTO MUITAS SAUDAES DE TI TERRA QUERIDA
Por: Marlene Araujo

SAUDADES DESTA CIDADE MARAVILHOSA TRANQUILA CALMA SERENA E AMAVEL
Por: Marlene Araujo

Adoro essa cidade... São João tudo d bom. Vale a pena ir para a Cavalgada... Familia e amigos tou morrendo d saudade. Antonio da uva meu pai MUITO conhecido na região.
Por: Déborah Crystinna

EU Mª DE FATIMA, NASCI EM MACAPARANA . MOREI LA ATE MEUS 20 ANOS HOJE RESIDO NA BAHIA. ESTOU AQUI 7 MESES MAIS SINTO MUITA FALTA DA MINHA CIDADE. P/ MIM ELA VAI SER SEMPRE A MINHA CIDADE MARAVILHOSA
Por: MARIA DE FATIMA

EITA CIDADE MARAVILHOSA, SOU NATURAL DE MACAPARANA AGORA ESTOU RESIDINDO EM SALVADOR BA, NAO VEJO HORA DE ESTA DE VOLTA A ESSA CIDADE LINDA E TRANQUILA. AMO DEMAIS!!!!!!!!!!!!!!! GORETE
Por: GORETE

Com toda riqueza e beleza faz-me cada vez mais encantada por te macaparanaaaaa . Saudades !!!!
Por: Millene

Conheço, Porém faz quase trinta anos que não fui em Macaparana. Morei entre 1978 a 1981.
Por: Altair Francisco dos santos

CADA DIA MAIS SINTO FALTA DA MINHA CIDADE NATAL MAIS UM DIA EU VOU VOLTAR BJ. PRA TODOS PORQUE VIVER LONGE DE TUDO E DE TODOS É DIFICIL MAMAE PAPAI E MEUS IRMAOS AMO MUITO VC BEIJOS DE SUA AMADA FILHA FAFA . UM DIA EU ESTAREI PRINCIPALMENTE LA NO MEU URUÇU . A BAHIA É MARAVILHOSA MAIS COMO MINHA CIDADE NAO TEM IGUAL MACAPARANA EU TE AMO
Por: MARIADEFATIMA

MACAPARANA É UMA CIDADE IDEAL PRA QUEM GOSTA DE TRANQUILIDADE, NASCI NESTA CIDADE.AGORA RESIDO EM SALVADOR BA.MAS NUNCA VOU ESQUECER MINHA CIDADE.É MUITA SAUDADE,AMO,AMO,AMO DEMAIS. ME AGUARDEM QUE ESTAREI, AI LOGO, LOGO.EIIIIIIIIIIITA SAUDADES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!BEIJOS A TODOS DAIIIIIIII!!!!!!!!! GORETE DO ENGENHO TANQUE DE FLORES(URUÇU) MACAPARANA PE.COM MUITO ORGULHO.
Por: GORETE

Amo esta cidade maravilhosa,estou com saudades do sao joa que sempre anima este luga lindo, pena gostaria de esta ai , pois sinto muito.Tenho bastante ergulho dessa cidade , estou no Rio de janeiro mais com muitas saudades dais coisas boas dai abracos e ate breve
Por: Antonio Gomes

eu adoro passar ferias nesta cidade tão querida por todos macaparanese!!vale a pena vc conheçe va lar!!!!
Por: gilmar dias silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Macaparana
Fundação:
1931
Altitude:
350m
População:
23.923 habitantes
Área:
100,2km²
Densidade Demográfica:
238,75hab/km²
CEP:
55865-000

Envie seu comentário sobre Macaparana