Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Jaboatão dos Guararapes?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Jaboatão dos Guararapes

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Roteiro: História e Mar

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Localizada em uma posição privilegiada, colada ao Recife, e fazendo divisas com cidades como São Lourenço da Mata, Cabo de Santo Agostinho e Moreno, Jaboatão dos Guararapes é uma das mais importantes da Região Metropolitana. Seu povoado foi fundado por Bento Luiz de Figueiroa, proprietário do Engenho São João Batista, em 1593. Foi elevado a categoria de cidade por lei provincial em 27 de junho de 1884, tornando-se município autônomo em 03 de agosto de 1892. Jaboatão guarda na seu histórico a resistência contra o dominador holandês durante as batalhas travadas nos anos de 1648 e 1649, no Montes dos Guararapes - berço da nacionalidade brasileira - hoje, Parque Nacional dos Montes Guararapes - e as marcas da sua vitória com a expulsão dos invasores. Por ter sediado as principais batalhas contra os holandeses na então Capitania de Pernambuco, a cidade se proclama como o berço da pátria.
Administrativamente, Jaboatão dos Guararapes é formado pelos distritos sede, Cavaleiros e Prazeres. Todos os anos, no dia 4 de maio, é comemorada a emancipação política do município.

Significado do Nome

O município ficou conhecido também como moscouzinho, por ter sido o primeiro município brasileiro a eleger um prefeito comunista, em 1947. O nome da cidade é originário da palavra indígena Yapoatan, que faz referência a uma árvore comum na região, usada na fabricação de mastros de barcações.

Aniversário da Cidade

04 de Maio

Gentílico

jaboatonense

População

649.787 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

As principais atividades econômicas em Jaboatão dos Guararapes são baseadas no turismo, comércio e indústria.

Clima

Quente e úmido

Temperatura Média

27º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Pe-07

Localização

Mesorregião Metropolitana. Microrregião do Recife.

Limites

Ao norte com São Lourenço da Mata, ao sul com Cabo de Santo Agostinho, Oceano Atlântico e Moreno, a leste com Recife e Oceano Atlântico e a oeste com Moreno.

Distâncias:

Da Capital:

18 Km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Jaboatão dos Guararapes foi palco da vitória contra os holandeses, no século VXII. A história do Brasil pode ser vista nas ruas e calçadas da cidade. No Parque Histórico Nacional dos Guararapes estão estampadas as lembranças da Guerra da Restauração Pernambucana (1648/1649), encenada todos os anos no Monte dos Guararapes.
Com 363 hectares de extensão, o parque é formado por três morros: Oitizeiro, Telégrafo e Ferradura. Do parque é possível se apreciar a vista da cidade de Jaboatão dos Guararapes e do Recife. No local encontra-se até hoje uma das mais importantes e cobiçadas Igrejas do Estado: Igraja Nossa Senhora dos Prazeres(conhecida como Igreja dos Montes Guararapes). Os Montes Guararapes são administrados pelo IPHAN(Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) e Exército, com o apoio da Prefeitura. Lá existe um belíssimo Mirante e um espaço cultural, com maquetes e painéis alusivos às batalhas.
Jaboatão oferece atrações de sobra para os seus visitantes. São oito quilômetros de orla, com praias para todos os gostos: desde a urbana Piedade até a quase inexplorada Praia do Paiva; igrejas seculares; e usinas que guardam fragmentos do passado revolucionário do Estado.

Principais Pontos Turísticos

Igreja de Nossa Senhora do Loreto

Data de 1660 e, possivelmente, foi edificada com pagamento de promessa, após a invasão holandesa. É uma capela maneirista que passou para a propriedade da Ordem dos Beneditinos, depois de sofrer reformas. Chama atenção o belo jardim que a circunda.

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

Fica no povoado de Muribeca. Erguida no século XVII, durante a invasão holandesa, foi depredada e transformada em fortaleza. Em 1781, foi reconstruída pelo proprietário do Engenho Santo André, Felipe Campelo. A igreja destaca-se do conjunto por sua proporção e imponência.

Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora / Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

O Santuário foi construído em 1915, pelo padre italiano Antônio Villar, a pedido de Dom Bosco. Foi erguido sobre um monólito, no Antigo Engenho Suassuna. É de estilo romântico com forma externa bizantina e lá se encontra a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, com 4m de altura. O santuário está vinculado à Basílica de São Pedro, no Vaticano, e concede às pessoas que o visitam as mesmas indulgências da Basílica. Em 1918, deu-se a inauguração da escadaria de 52 degraus que leva à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, sobre a qual foi erguida a Igreja.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

No local mais antigo da cidade, há, hoje, uma praça. E é lá que foi erguida, no século XVII, a Igreja votiva à Nossa Senhora do Rosário, que possui lindos vitrais.

Igreja de Santo Amaro

Foi erguida em 1598, quando os proprietários do Engenho São João Batista doaram o terreno para sua construção. Em 1691, a igreja, já bastante avariada e distante do povoamento, foi transferida para o local atual. É uma das áreas mais elevadas da cidade, o que lhe confere posição de destaque.

Igreja de Nossa Senhora do Livramento

Construída no fim do século XVIII, tem o interior adornado por falsas janelas. Como a maioria das igrejas do município, é um atrativo urbano.

Praias

O município possui três praias: Barra de Jangada, Candeias e Piedade, a mais famosa e urbanizada. É ela que faz fronteira com Recife e dá continuidade à Praia de Boa Viagem.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro: 

- Dentre os eventos realizados no Município, destaca-se a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, mais conhecida como a Festa da Pitomba, um evento trisecular, sempre iniciado na primeira segunda-feira após a Páscoa.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

E-mail:

Telefones: (81) 34760-3075

Sites: http://www.jaboatao.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS - 1º DISTRITO:

E-mail:

Telefones: (81) 3481-3939

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Jaboatão dos Guararapes e pousadas em Jaboatão dos Guararapes para visitar Jaboatão dos Guararapes.

Promova a cidade de Jaboatão dos Guararapes no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!