Itacuruba

Itacuruba-PE
banner

Bem-vindo a Itacuruba!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Itacuruba, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Itacuruba.

A cidade de Itacuruba, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 292m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 3.949 habitantes. A área total de Itacuruba é de 438,5km², e sua densidade demográfica é de 9,01hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Itacuruba-PE é 56430-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Itacuruba

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O município de Itacuruba integrava o território de Floresta. Pela Lei estadual de nº 4.939, de 20 de dezembro de 1963, foi elevado à categoria de município autônomo, sendo desmembrado de Belém do São Francisco.
Administrativamente, o município é formado apenas pelo distrito sede.

Gentílico

Itacurubense  

Significado do Nome

A origem do nome da cidade vem de uma fazenda com a mesma denominação.

Aniversário da Cidade

20 de Dezembro

População

4.369 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 

Tropical Semi-Árido, com chuvas de verão

Temperatura Média

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do São Francisco, Microrregião de Itaparica.

Limites

Ao norte com Belém do São Francisco, ao sul com o estado da Bahia, a leste com Floresta e a oeste com Belém do São Francisco.

Acesso Rodoviário

PE-422, BR-316, PE-360, BR-110 e BR-232 (via Ibimirim).

Distâncias:

Da Capital:

466 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Praias fluviais e a Ilha do Coité

Localizado às margens do Rio São Francisco, Itacuruba tem como principais atrativos praias fluviais e a ilha, situadas no reservatório da Barragem de Itaparica. A cidade traz na sua paisagem uma vegetação típica de caatinga destacando-se o pereiro e o xique-xique.

As Serras

De belos mirantes ressaltam ainda mais a paisagem. Entre os atrativos estão as praias de Luís Boi e do Coité, praia fluvial do Lago de Itaparica toda em cascalho.

Praça da Matriz

Convida o visitante a apreciar suas esculturas de barro moldadas por artesãos do local - Gênese da Silva Pessoa e Antônio Vitorino do Nascimento.

Igreja Nossa Senhora do Ó

O templo católico, construído em 1988, tem arquitetura moderna em formato de cruz. No altar-mor, imagem de Nossa Senhora do Ó com apliques folheados a ouro, esculpida em madeira na Holanda.

Serrinha

Com cerca de 400 metros de altura, para chegar ao topo percorre-se uma trilha na caatinga de mais ou menos 1 km. O grande atrativo é um afloramento de quartzo rochoso de coloração variada, localizado na parte alta. Do alto da serra tem-se uma bonita paisagem, avistando-se o reservatório da Barragem de Itaparica.

Artesanato

Destacam-se os bordados, peças em cerâmica e em madeira, trabalhos de crochê e tecelagem (tapetes, colchas, redes e mantas). A Feira Livre, realizada no pátio do mercado público, dispõe de artigos e produtos diversificados, inclusive artesanato e literatura de cordel.  

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O folclore. Apresenta, além de manifestações próprias do período carnavalesco e junino, o reisado, o pastoril, a ciranda, a dança de São Gonçalo e o toré (de origem indígena).

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ITACURUBA

E-mail:

Telefones: (87) 3893-1156

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Itacuruba

A foto de Itacuruba esta muito antiga, a entrada da cidade hoje é bem mais bonita.
Por: Silvanice Cavalcanti

vale a pena conhecer a cidade é tudo muito tranquilo. nao esqueça de visitar as pranhias de agua doce da barragem. abraço.
Por: nelson a. feitosa filho

A CIDADE E LINDA A IGREJA E LINDA O POVO MUITO BOM EU VOU EM JANEIRO PARA SABER MAIS DO MEUS PARENTES EU AMO ITACURUBA MINHA CIDADE NATAL
Por: ADAO LINO

A CIDADE E LINDA A IGREJA E LINDA O POVO MUITO BOM EU VOU EM JANEIRO PARA SABER MAIS DO MEUS PARENTES EU AMO ITACURUBA MINHA CIDADE NATAL
Por: ADAO LINO

th muit vontade de conhecer itacuruba e não encontro fotos da cidade, me ajude .Fico muito grata.
Por: luiza de marillac de moura

gostaria de saber como funciona apraia que vcs falam no portal sou jornalista da tv asabranca de serra talhada aguardo a resposta de vcs pois me entereça fazer uma materia. tel. 81.96860430/87:38312835 desde ja agradeço atenção.
Por: nildo josé da silva

Itacuruba é uma cidadinha boa,aconchegante linda e além de tudo maravilhosa.é muito bom visitar este lugar quem ainda não a conhece não sabe o que está perdendo,nâo perca tempo,visite itacuruba,é por isso que eu sempre visito a cidade e os moradores também..........
Por: Rubervania Barros -Floresta-PE

Oi, meu nome é Alyson, moro em Barreiros - PE, passei o verão de 2010 em itacuruba onde foi concerteza uma das melhores férias que já tive. É um lugar pequeno,mas, bonito, com pessoas bastante simpáticas e legais, adorei a praça e praia do coité, espero ansioso as minhas férias para visita-la novamente. um abraço
Por: Alyson Paixao

Morar em Itacuruba é uma delicia!Temos uma prainha de agua doce,um belo rio para uma pescaria e agora um ótimo OBSERVATÓRIO.Esta cidade promete.venham nos visitar.
Por: Gilson da silva pessoa

itacuruba,cidade do povo cheio de divida...kkk to brincando e um lugar bonzinho de se viver.. bjok pra todas as mulheres daii..
Por: michaell passos

JA VISITEI DUAS VEZ A FAMILHA DE JOSE LINO E A IGREJA E MUUUUITA LINDA
Por: ADAO LINO DOS SANTO

EU SOU FILHO DA VELHA ITACURUBA MAIS A NOVA E MUUUUUITA LINDA
Por: adao lino dos santos

Amo essa cidade, pois a minha raiz é dessa cidade. Destaco com orgulho a entrada e o jardim em frente a matriz pois, é muito bonito. Petrolina-PE.
Por: Margareth Maria dos Santos

Participei do Projeto Rondon do Ministério da Defesa em itacuruba. Fui muito bem recebida e bem tratada. As pessoas são muito acolhedoras, a cidade é muito bonita, a vista do observatório é sensacional!!!
Por: Cristiane

SOU FILHO DESSA CIDADE E FICO FELIZ EM SABER QUE ESTA ACONTECENDO COISAS BOAS PARA DESENVOLVER O PROGRESSO DE ITACURUBA POIS COISAS BOAS E SEMPRE BEM VINDAS. VICO FELIZ PORQUE FOI ONDE NASCI E VIVIR BOA PARTE DA MINHA VIDA E TENHO MEUS FAMILIARES RESIDINDO NA MESMA .
Por: ZÉ ROBERTO

nasci e fui criada nessa cidade maravilhosa.hoje moro em são paulo, mas não esqueço de minha terra natal. te amo itacuruba................
Por: evaneide

nasci e fui criada nessa cidade maravilhosa.hoje moro em são paulo, mas não esqueço de minha terra natal. te amo itacuruba................ EVANEIDE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO-SP.
Por: evaneide

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Itacuruba
Fundação:
1963
Altitude:
292m
População:
3.949 habitantes
Área:
438,5km²
Densidade Demográfica:
9,01hab/km²
CEP:
56430-000

Envie seu comentário sobre Itacuruba