Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Inajá?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Inajá

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Uma propriedade pertencente à Gerônimo Bezerra de Carvalho e sua esposa Tereza de Jesus Maria, estes foram os primeiros povoadores. Nessa época apareceram os Senhores Cirilo Gomes de Araújo e Domingos Gomes de Souza, os quais compraram a referida propriedade, pelo preço de nove (09) Contos de Réis em ouro, com uma área de terra mais ou menos de cinco (05) Léguas até a barra do moxotó, sendo ai edificada a primeira casa construída pela família do senhor Euclides Machado Malta. Seu primeiro nome foi Fazenda Espírito Santo, o desenvolvimento foi através de agricultores e criadores, cuja habitação se instalou onde havia água mais próxima, e encontrando água em abundancia a beira do Moxotó, começaram a evoluir-se gradativamente, ate ser povoado e elevado à categoria de Vila Espírito Santo, este foi o seu segundo nome e pertencia ao município de Tacaratu, que em 1925 foi desmembrado do mesmo passando a pertencer ao Município de Moxotó. De acordo com a Lei Nº14 de outubro de 1948, pela câmara de Vereadores do Município de Moxotó, foi à sede transferida para a Vila de Inajá, que no dia 02 de janeiro de 1949, Inajá passou a Cidade. A Vila de Moxotó foi criada pela Lei Estadual Nº991 de 01 de julho de 1909, daí o município desses criou Lei do mesmo estilo Nº. 01, 931 de 11 de setembro de1928, com o município desmembrado dos municípios de Tacaratu, Lagoa de Baixo e Buíque. A nessa Lei que criou o município concedeu a Sede Municipal e o Fórum de cidade no quadro da divisão administrativa relativo ao ano de 1933, publicado no Boletim do Ministério do trabalho; o citado município compreendia quatro distritos: Moxotó, Mariana, Geritacó e Espírito Santo. Segundo quadro da divisão territorial de 31/12/1936 e 31/12/1937 anexo Decreto Lei Estadual Nº92 de 31/03/1938 por efeito do Decreto Lei Nº235 de 09/12/1943 que fixou à divisão Judiciária Administrativa do Estado no quiquênio 1944-1948 à situação distrital no Município de Moxotó continua ser Ibimirim (ex-Mirim), Inajá (ex-Espírito Santo) e Manarí (ex-Mariana),Quando no ato da modificação com a transferência da sede para Inajá, esta passando à cidade situação que até hoje permanece.

Gentílico:

Inajaense ou inajoara

Significado do Nome:

O nome Inajá é de origem indígena que quer dizer Palmeira Pequena, em homenagem às carnaubeiras existentes nas margens do Rio Moxotó, uma propriedade pertencente à Gerônimo Bezerra de Carvalho e sua esposa Tereza de Jesus Maria, estes foram os primeiros povoadores.

Aniversário da Cidade:

11 de Setembro

População:

19.081 habitantes - censo IBGE/2010

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Inajá é uma cidade tranquila, de um povo acolhedor, além de sua beleza natural.Vale à pena conhecer.

Clima:

Semi-árido quente

Temperatura Média:

25º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Sertão Pernambucano

Limites:

Ao Norte com Ibimirim; Ao sul com Mata Grande/AL; ao Leste com Manari e a Oeste com Tacaratu e Floresta.

Acesso Rodoviário:

Distâncias:

337 km da Capital 

hspace=0 TURISMO:

Inajá passa a ser agora incorporado ao vale do catimbau graças seus tipos de rochas e um otimo terreno para turismo. Inajá ja possui atualmente a Reserva Biológica de Serra Negra.

Principais Pontos Turísticos:

hspace=0 EVENTOS

hspace=0 Informações Úteis

Prefeitura Municipal de Inajá.

hspace=0 

hspace=0 (87) 3840-1156

hspace=0

hspace=0 

 

 

 

 

hspace=0

hspace=0 

 

hspace=0 

Créditos

Informações e fotos

Sites:      www.municipios.pe.gov.br

              www.wikipedia.org

              www.cnm.org.br

              http://flickr.com/


Conheça nossas opções de hotéis em Inajá e pousadas em Inajá para visitar Inajá.

Promova a cidade de Inajá no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!