Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Goiana?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Goiana

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Mata / Litoral Norte

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Inicialmente habitado por índios Caetés e Potiguares, a fundação do município de Goiana é anterior a 1570. Marcada por um rico passado histórico, a cidade foi a primeira no Estado a declarar extinto o regime de escravidão, antes mesmo da Lei Áurea. Nela também aconteceu a Epopéia das Heroínas de Tejucupapo.
Este último acontecimento teve início em 1645, quando invasores holandeses, ameaçados pela Insurreição Pernambucana, liderada por André Vidal de Negreiros, refugiaram-se no Forte Orange, em Itamaracá. Cercados pelas tropas inssurretas, os holandeses se viram impedidos de sair em busca de alimentos. Com a fome e a umidade do local, foram acometidos pelo escorbuto, doença causada pela falta de vitamina C no organismo.
A solução era ir até a Vila de Tejucupapo, em Goiana, onde os cajueiros da região, que eram utilizados como remédio para a doença, estavam em fase de frutificação. Comandados pelo Almiranete Lichthant, cerca de 600 holandeses partiram, pelo mar, em direção ao local. Para se defenderem da invasão, os cem homens que habitavam Tejucupapo montaram uma trincheira, levando mulheres e crianças para a luta.
Durante o confronto, 23 holandeses foram mortos, despertando a fúria dos inimigos. Percebendo a superioridade holandesa, Maria Camarão, de crucifixo em punho, percorreu a vila convocando as mulheres a pegarem em armas e ajudarem os homens na luta contra as tropas inimigas. No dia 24 de abril de 1646, munidas de paus, pedras, panelas, pimenta e água fervente, as mulheres de Tejucupapo venceram os holandeses que ameaçavam suas terras e famílias.
O episódio marcou a história brasileira como uma das poucas batalhas a envolver a participação coletiva de mulheres.
Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Pontas de Pedra e Tejucupapo, além dos povoados de Frecheiras, Melões, Gambá, Ibeapicu, Barra de Catuama, Atapuz, Carne de Vaca, São Lourenço e Carrapicho.
Anualmente, no dia 05 de maio Goiana comemora a sua emancipação política. O padroeiro da cidade é São Sebastião.  

Significado do Nome

 

A origem mais provável do nome Goyanna (atualmente Goiana), é que Goyanna venha da palavra em Tupi-Guarani "Guyanna", que significa "terra de muitas águas". O topônimo do município aparece pela primeira vez nos catálogos da Companhia de Jesus, em 1592, com o nome de aldeia de "Gueena". O mesmo documento, em 1606, registra-o com a grafia modificada para "Goyana" e, finalmente Goiana. Alguns estudiosos dizem que Goiana é palavra de origem da língua tupi e significa: gente estimada. Outros filólogos divergem e dizem ter o significado de: mistura ou parente e, ainda, Frei Vicente de Salvador, em 1627, definiu como sendo: porto ou ancoradouro.

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

goianense

População:

75.648 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma linda cidade que aguarda pela sua visita. Venha passar momentos agradáveis em Goiana.

Clima:

Tropical atlântico (Aw), segundo o modelo de Köppen 

Temperatura Média:

Média anual das temperaturas é de 24,6 °C  

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Mesorregião da Mata. Microrregião da Mata Setentrional.  

Limites:

Ao norte com o estado da Paraíba, ao sul com Itaquitinga, Igarassu, Itamaracá e Itapissuma, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Condado e Itambé.  

Acesso Rodoviário:

BR-101,PE-15 e PE-01 (via Paulista). 

Distâncias:

Da Capital:

60 Km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Goiana possui, ao todo, seis praias em sua orla marítima, que conta com 18 km de extensão, sendo totalmente banhada pelo Oceano Atlântico. A praia mais frequentada de todas é a de Pontas de Pedras,[104] e nesta mesma praia fica a Ponta do Funil, o ponto mais oriental do estado de Pernambuco. Algumas das praias preservam vegetação nativa da Mata Atlântica, que é o caso de Tabatinga e Barra de Catuama. Já a praia de Atapuz é mais frequentada por pescadores, e por sua proximidade do Projeto Peixe-Boi, que tem seu centro nacional na ilha de Itamaracá, é normal se ver o peixe-boi, espécie em estado de conservação ameaçado de extinção, em suas águas.

Principais Pontos Turísticos:

PASSEIO TURÍSTICO GOIANA

Centro Hístórico de Goiana - Goiana - O Centro Histórico de Goiana caracteriza-se pela grande quantidade de monumentos civis e religiosos, declarados Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938. Entre os mais visitados destacam-se as numerosas igrejas barrocas de grande valor histórico.

Prefeitura Municipal - Goiana

A Administração Municipal de Goiana está localizada em um belo edifício situado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos - Goiana

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos está localizada na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, Centro Histórico de Goiana. Foi construída em estilo barroco no ano de 1835 e declarada Patrimônio Histórico Nacional no ano de 1938, igual a maioria de seus edifícios e Igrejas da redondeza.

Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Homens Brancos - Goiana

A Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Homens Brancos está localizada na Rua Marechal Deodoro. É uma igreja em estilo barroco construída no século XVIII e declarada como Patrimônio Histórico Nacional, no ano de 1938.

Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos - Goiana

A Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos foi construída no século XVIII, de estilo barroco e localizada na Rua do Amparo, Praça da Bandeira. Nas suas dependências encontra-se o Museu de Arte Sacra de Goiana.

Museu de Arte Sacra de Goiana - Goiana

O Museu de Arte Sacra de Goiana encontra-se dentro das instalações da Igreja de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos. Com numerosas exposições de diferentes estilos, destacando o acervo de cerâmicas de Santos realizadas pelos artistas pernambucanos e as de Arte Sacra colecionadas entre os séculos XVII e XX.

Convento de Santo Alberto dos Carmelitas - Goiana

O Convento de Santo Alberto dos Carmelitas foi construído em estilo barroco no século XVII na atual Praça Frei Caneca. Forma conjunto com a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e em seu interior encontramos uma importante coleção de imagens sacras dos séculos XVI e XVII.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo

do Carmo - Goiana - A Igreja de Nossa Senhora do Carmo pertence ao convento de Santo Alberto dos Carmelitas e foi construída no século XVII, no mesmo século do Convento.

Igreja de Santa Teresa da Ordem Terceira do Carmo - Goiana 

A Igreja de Santa Teresa da Ordem Terceira do Carmo, situada na Praça Frei Caneca, foi construída a meados do século XVIII em estilo barroco.

Igreja de São Lourenço - Tejucupapo

A Igreja de São Lourenço de Tejucupapo, um das cidades mais importantes do município de Goiana, foi construída a meados do século XVI e é considerada uma das Igrejas mais antigas do Estado de Pernambuco. Merece especial destaque em seu interior, uma bela capela, um exemplar com grande valor histórico e arquitetônico.

PRAIAS GOIANA

Praias O litoral do município de Goiana encontra-se localizado a leste da capital. Suas praias caracterizam-se por suas areia fina e águas tranquilas ideais para o banho e a prática de esportes náuticos. As mais visitadas são: A Praia de Catuama, a Praia de Barra de Caruama e a Praia de Atapuz.

Praia da Carne de Vaca Localiza-se nas proximidades da desembocadura do Rio Goiana.

Pontas de Pedra Caracteriza-se por sua areia fina e sua água tranquila com poucas ondas. Ideal para o banho, apesar de possuir grande quantidade de sargaços.

Praia de Catuama Bela praia com extensos coqueiros, areia fina e água tranquila com recifes de coral. Nas marés baixas observam-se os sargaços, algas marinhas que habitam nas marés cálidas e mornas de todo o mundo.

Praia da Barra de Catuama Praia pequena com água tranquila e recifes de coral, localizada frente às Ilhas de Celeiro e de Itamaracá.

Praia de Atapuz Praia situada em frente a Ilha do Celeiro, no Canal de Santa Cruz. Suas águas calmas são especialmente indicadas para a prática de esportes náuticos. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 Informações Úteis:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GOIANA

E-mail:

Telefones: (81) 3626-0177 / 3626-0416

Sites: http://www.goiana.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTAS:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO CIVIL:

Rua Cleto Campelo, 59
GOIÂNA-PE
TELEFONE: (81) 3626-2316

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: 

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

- Anddré Vidal de Negreiros 

Foi um militar e governador colonial brasileiro a serviço de Portugal. No contexto das invasões holandesas do Brasil (1624-1654) lutou contra os holandeses quando da invasão de Salvador na Bahia (1624), voltando a se envolver no conflito participando de todas as fases da Insurreição Pernambucana (1645-1654), quando mobilizou tropas e meios nos sertões nordestinos. Foi governador do estado de Pernambuco duas vezes, governador do estado do Maranhão e governador do país africano, Angola.

- José Correia Picanço

Primeiro barão de Goiana, foi um médico brasileiro, fundador de duas escolas médicas: de Salvador, na Bahia, e da cidade do Rio de Janeiro. Em 1817, fez no Hospital Militar do Recife a primeira operação cesariana do Brasil.

- Joaquim José de Oliveira Andrade

Foi desembargador, chegando a ser presidente da província de Pernambuco.
Francisco Rebelo, popularmente conhecido como "Rebelinho", foi um militar brasileiro que combateu os invasores holandeses no Nordeste do Brasil no século XVII. O destacou-se por suas investidas de surpresa contra o invasor holandês, principalmente na Capitania da Paraíba, entre os anos de 1630 a 1637. 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 


Conheça nossas opções de hotéis em Goiana e pousadas em Goiana para visitar Goiana.

Promova a cidade de Goiana no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!