Gameleira

Gameleira-PE
banner

Bem-vindo a Gameleira!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Gameleira e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Gameleira.

A cidade de Gameleira, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1872. A localidade está em uma altitude de 101m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 22.681 habitantes. A área total de Gameleira é de 260,8km², e sua densidade demográfica é de 86,97hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Gameleira-PE é 55530-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Gameleira

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1860, a estrada de ferro que passava no município de Gameleira, ligando o Recife ao São Francisco, foi escolhida como preferida pelos senhores de engenho do local para enviar remessas de açúcar para a capital do Estado. Com a movimentação na área, em pouco tempo foram edificados armazéns, residências e outras construções, transformando a região em uma povoação, que tomou o nome de Gameleira. Em 1896, Gameleira foi elevada à categoria de cidade. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Cuiambuca, José da Costa e Cachoeira Lisa. A padroeira da cidade é Nossa Senhora da Penha.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

10 de Abril

Gentílico

gameleirense

População

28.212 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 

Tropical úmido 

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata meridional.

Limites

Ao norte com Ribeirão, ao sul com Água Preta, a leste com Rio Formoso e Ribeirão e a oeste com Água Preta.

Acesso Rodoviário

PE-73 e BR-101.

Distâncias:

Da Capital:

99 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Artesanato

A cidade se destaca pelos quadros, pinturas e trabalhos em madeira.
 
Bica do Engenho Cunhambica

Gameleira é parada obrigatória para quem gosta da natureza. A cidade tem como principal destaque as bicas naturais, que são bastantes freqüentadas pelos habitantes do município.

Barragem do Engenho Pau Sangue.

Outro atrativo.

Igreja Nossa Senhora da Penha

Que tem como atrativo um Cristo esculpido e trabalhado. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Culturalmente o município se destaca através do grupo folclórico existente na cidade, o MAE. Este se apresenta em diversas festas realizadas na região, divulgando a cultura da cidade, com demonstrações de coco, ciranda, xaxado, entre outros. Ainda durante o São João se destacam as quadrilhas estilizadas.

 Outubro

- Na penúltima semana do mês - Para estimular as manifestações artísticas, Gameleira promove anualmente a Semana da Cultura. O evento reúne, grupos folclóricos de várias cidades da região.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE GAMELEIRA

E-mail:

Telefones: (81) 3679-1295 / 1295

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS E TABELIONATO DE NOTAS E PROTESTOS:

E-mail:

Telefones: (81) 3679-1175

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Gameleira

eu moro em gameleira , gameleira é uma cidade pagata,ela tem o melhor carnaval da região, o melhor são joão e tambem temos a semana da cultura veia visita nossa ciade. thaullll e obrigado.
Por: eliark pereira do carmo

Sou Gameleirense com muito orgulho. Por motivos economicos, precisei sair para o Estado de São Paulo, onde vivo há 32 anos. Breve estarei regressando para esta linda cidade.
Por: Jayro dos Santos da Silva

nasci na cidade do ribeirão . átualmente moro en são paulo mas quando vou á ribeirão tambem visito gameleira gosto muito desta cidade é uma cidade boa para relaxar fico ná casas dos meu primos. roberto e ronaldo ambos trabalha na prefeitura
Por: josé carlos dos santos

Estou ausente msa vou vou voltar. TE AMO Gameleira.
Por: lLILA

Gostei, é muito linda e parece ser aconchegante.. Uma cidade pequena mais por vista esuberante.
Por: Weudes-k9

Já morei em uma fazenda perto de um povoado, perto da cidade de Limoeiro Pe. que saudade!!!
Por: luzia freitas

Sou de São Paulo, visitei Gameleira em 2007 achei a cidade uma graçinha, recamendo aos internautas fazer uma visita nesta cidade. Enviei minha foto em frente da Igreja. abraços em todos de gameleira.
Por: Edleusa lima da silva

ah, nao tenho muito pra dizer, uma cidade muito calma, perfeito pra quem procura bem-estar e lazer, com um clima perfeito ;D
Por: Carlos

linda cidade, uma vista maravilhosa....espero que continue a melhorar a sua condição de vida para toda a população que ai vivem.....
Por: jurandá nascimento de sousa

A festa na cidade é maravilhosa no mês de janeiro é tudo de bom. Sempre no segundo domingo do mês, não percam por nada.
Por: paula renata

minha cidade natal. muito boa de morar nossa que saudades atualmente estou em são paulo o centro é muito bunitinho.........
Por: clebio

Trabalho nesta cdidade como professor e estou gostando do povo da cidade por ser um povo hospitaleiro, amigo e prestativo. Ainda não conheço toda a cidade porém, pretendo conhecê-la melhor, bem como em breve fixar residência.Um abraço para todos gameleirenses e nossa turma do João Felipe!!!!
Por: Silvio Moura da Silvas

estive ai em julho,pois meu avo mora ai.achei uma cidade linda,afinal ja fazia 20 anos que eu não ia porai....passei boa parte da minha infancia ai pescando no rio xupando cana queimada quando o caminhão passava na rodagem ia buscar agua na cacimba mas minha avó ficava admirado quando o trem passava...e tantas outras coisas que aprontei quando era moleque....hoje tenho 32 anos moro no municipio de bodocó pernambuco.....thau um abraço para todos em dezembro estarei ai novamente
Por: edjonn

Além do povo simpatico e hospitaleiro tem o clima muito bom e as belezas naturais dos seus rios e matas.
Por: Adnilza Rodrigues

primeira vez que fui a gameleira foi na festa da penha 2011,adoreii cidade bonita,de mulheres lindas,as bandas foram otimas.desejo voltar em breve.abraço a todos
Por: Hélder arruda

ADOOORO GAMILEIRA E CUNHANBUCA, MINHA FAMILIA AINDA MORA NESSA LINDA E NAUSTAGICA CIDADE DE ONDE VEIO MINHA MAE, TENHO TIOS E PRIMOS NA CIDADE DE GAMELEIRA, EVANIA DA MATERNIDADE, ELINALDO, MARO, SANDRA(DODA),NALDINHO,TIO HERMOJENES E TIA TONHINHA DO ENGENHO CUYANBUCA. AMO TODOS VCS. SANDRA DE LUZINETE..
Por: ELISSANDRA CORREIA

AINDA LEMBRO QUANDO CRIANÇA INDO PARA A ESTAÇÃO DE TREEM DE RECIFE NOS ANOS 70 PARA IR A GAMILEIRA ERA MARAVILHOSA AS FERIAS QUE PASSEI LÁ SEMPRE IA DE TREEM, QUE SAUDADE DA FERROVIA...QUE SAUDADE...SANDRA DE RECIFE.
Por: elissandra correia de oliveira

Morei em Gameleira até aos 18 anos. Casei e mudei para Recife. Moro hoje em Juiz de Fora. Tenho muita saudades de Limoeiro, onde morei também por alguns anos . Estudei no Grupo "Austro Costa, e no colegio Regina Célia" Desejo ver fotos Gameleira dos anos 60.
Por: luzia freitas

Gameleira e uma cidade maravilhosa,minha familia mara ai, eu estou morando em são paulo ha 12 anos,mais tenho muitas saudade da minha querida cidade que e gameleira,tenho irmão na fazenda riacho do padre que e heleno,fia,subrinha lucienee seus filhos.Eu estarei ai em junhode 2011, estarei de ferias.Nil e Heleno se prepara que eu e minha esposa estamos chegando ai um beijo para minha mãe Severina Ana e p\Maria Jose e para todos os Gamelerense. Beiiiiiiiiiiiiijos se alguem leu minha mensagem meu EMAIL, E Augusto.pescador@loko de pedra,com
Por: augusto oliveira da silva

óla galera de gamileira so vou ai de passagem gosto muito da festa de nossa senhora da penha todo ano eu ate pq minha familia são da ai.....
Por: bela

gameleira terra boa vivi minha adolesencia,floclore rico de alegria em rostos de eternas fantasias,te amo gameleira te amo terra adorada...elvira minha vo elvira minha amada!
Por: fatima lins

Já fui para Gameleira e amei a Cidade. Lá é maravilhoso, fui e iria de novo. E até iria morar. Cidade Perfeita, Cidade Maravilhosa. Beijos para todos que moram em Gameleira.
Por: karolyne Salles

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Gameleira
Fundação:
1872
Altitude:
101m
População:
22.681 habitantes
Área:
260,8km²
Densidade Demográfica:
86,97hab/km²
CEP:
55530-000

Envie seu comentário sobre Gameleira

banner