Floresta

Floresta-PE
banner

Bem-vindo a Floresta!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Floresta, fotos, informações, os principais hotéis de Floresta, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

Informações de Floresta

 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Floresta teve início no século XVIII nas fazendas Curralinho e Paus Pretos, mas foi na Fazenda Grande, à margem direita do rio Pajeú, que teve início a povoação de Floresta. Na segunda metade do século XVIII, a fazenda servia de curral temporário para o gado que vinha da Bahia abastecer os engenhos de açúcar pernambucanos.
Em torno do oratório particular, erguido em 1777, que viria a ser depois a capela do Bom Jesus dos Aflitos, surgiu o povoado de Fazenda Grande. Os proprietários da Fazenda Grande, capitão José Pereira Maciel e sua esposa D. Joana de Souza Silveira, doaram suas terras ao Bom Jesus dos Aflitos, em 1778, no cartório de notas da Fazenda Riacho do Navio.
A água fácil e o espírito de cristandade atraíram o povo para o local. Em poucos anos, o povoado de Fazenda Grande foi elevado à categoria de Vila em 31 de março de 1846, por meio de projeto que se tornou Lei Provincial n° 153, apresentado pelo representante de Flores, município também banhado pelo Rio Pajeú, do qual foi desmembrado.
Em 1849, como sanção por sua participação ativa na Revolução Praieira, a Vila da Floresta foi incorporada ao povoado de Tacaratu, contudo, em 1864, o Termo da Comarca foi restaurado.
Ainda como vila, e com o advento de República, Floresta teve como o primeiro prefeito o Cel. Fausto Serafim de Souza Ferraz, que assumiu em 1892. Em 20 de junho de 1907, através de Lei estadual n°867, foi elevada à categoria de cidade. Após quatro dias foi criada a Sociedade Progressista Arborizadora pelos florestanos João Gomes Barbosa e Alfredo Barros, sendo o primeiro chamado por Álvaro Ferraz, no seu livro Floresta, Pai dos Tamarindos.
Em 1897 foi construída a Igreja Matriz, onde hoje é a Catedral do Bom Jesus, e para lá foi transferida a imagem do Padroeiro, ficando a igreja primitiva, monumento de História e de Fé, sob o patrocínio de Nª Srª do Rosário.
Floresta foi sede da Primeira Diocese do Sertão Nordestino, criada em 1910 compunha-se de 18 paróquias: Exu, Ouricuri, Petrolina, Granito, Leopoldina (atual Parnamirim), Salgueiro, Boa Vista, Cabrobó, Belém do São Francisco, Floresta, Vila Bela (atual Serra Talhada), Belmonte, São José do Egito, Triunfo, Flores, Afogados da Ingazeira, Alagoa de Baixo (atual Sertânia) e Tacaratu. o 1° bispado sertanejo, foi exercido por D. Augusto Álvaro da Silva (Cardeal Primaz da Bahia) de 29 de novembro de 1911 a 8 de setembro de 1915. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

20 de junho  

Gentílico:

florestano

População:

804 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido  

Temperatura Média:

30º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Itaparica  

Limites:

Serra Talhada, Betânia e Custódia (norte), Inajá, Tacaratu, Petrolândia e o Estado da Bahia (sul), Ibimirim (leste) e Carnaubeira da Penha e Itacuruba (oeste) 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

436 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Reserva Biológica

A Reserva Biológica da Serra Negra é a primeira reserva biológica do Brasil, sendo instituída pelo Decreto nº 28348, de 7 de junho de 1950, com uma área de 1.100ha e 5 km de extensão.
A sua natureza exuberante, inclusive com algumas espécies vegetais típicas da região amazônica, foi estudada por importantes pesquisadores, entre eles o prof. Vasconcelos Sobrinho.

Sítio Histórico Arquitetônico

Formado por edificações coloniais do século XIX e início do século XX, de grande valor histórico pela autenticidade da sua arquitetura. Em sua totalidade, são construções originais em pavimento térreo, cobertas com telha cerâmica e em bom estado de conservação. Alguns casarões passaram por reformas que alteraram pisos e instalações elétricas e hidráulicas, mas que não modificaram suas fachadas.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

É a antiga Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, construída em 1777, em tordo da qual surgiu a cidade. A igreja é uma construção em estilo barroco, com 300 metros quadrados de área. No altar-mor, trabalhado em madeira entalhada e detalhes de linhas curvas, há imagens de Nossa Senhora do Rosário, de Nossa Senhora das Dores e de São Benedito, todas esculpidas em madeira por artistas desconhecidos.

Igreja da Ermidia

É um pequeno templo católico, construído em 1900 sobre colina rochosa, de arquitetura barroca, com 100 m² de área, em estrutura de tijolos e cal.

Riacho do Navio

Afluente do Rio Pajeú, o Riacho do Navio é temporário e ficou famoso por ser citado em música do "Rei do Baião", Luiz Gonzaga.

Barra do Juá

É uma barragem com cerca de 300 metros de extensão, construída no leito do Riacho do Navio, com capacidade para armazenar 75 milhões de metros cúbicos de água.

Letreiro da Mãe D'Água

Localizado à margem esquerda do rio Pajeú, em terras da Fazenda Mãe D'Água, é um gigantesco bloco de rocha granítica com pinturas rupestres.

Serra Negra

Serra com 1.065 metros de altura, situada no Parque Biológico da Serra Negra, reserva criada pelo decreto nº 28.348, de julho de 1950, numa área de 500 hectares.

Trilha Lagoa do Pedrosa

O percurso tem cerca de 4 km e dá acesso à Lagoa do Pedrosa, que é temporária. Para aqueles que pretendem seguir a trilha a cavalo, na região existe um ponto de apoio, onde se pode alugar um animal e contratar os serviços de um guia. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORESTA

E-mail:

Telefones: (87) 3877-1188

Sites: http://www.portalflorestanet.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim S/A

Agência / Rodoviária:
Telefone: (87) 3877-2480
 
Endereço:
RUA DNER, Nº 54

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO IMÓVEIS:

R Alcina Torres Araújo - Centro
Floresta, PE | CEP: 56400-999
Telefone: (87) 3877-1026

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 

Comentários de Floresta

sou filho legitimo dessa grande e bela. floresta abracoss!!!!!!!!!
Por: golbery freire

ô floresta q estou com saudade. é como fala o hino da cidade .letra perfeita.
Por: maurílio mauricio de á

Nasci, cresci e vivi em Floresta até pouco tempo atrás. Todas as coisas importantes da minha vida aconteceram lá. Minha cidade de alma e coração, linda, acolhedora e extremamente agradável. Indico a todo mundo um passeio pela minha terrinha, um delicioso bode na hora do almoço e um dôce de leite daqueles que vcs assim como eu, não esquecerão jamais.
Por: Patricia Novaes

Conheço a bela cidade de floresta e tenho bastante saudades e muita vontade de morar lá, já não o fiz por motivos familiares.
Por: Wiston Sales da Silva

CIDADE MARAVILHOSA.
Por: MARCIANO

adoraria conheçer essa maravilhosa cidade e meu sonho conheçer
Por: larissa

eu amo essa linda terra que se chama floresta.estarei ai em breve pra rever os mes parentes .ate la !
Por: golbery freire

floresta minha cidade natal uma cidade de gente bonita e hospitaleira amo cada cantinho de ti cidade dos tamarindos de bonitas praças e onde se pode comer o melhor bode na brasa te amo minha terra qrerida!!!!!!!!!!!!!
Por: silvia f gomes s lima

Nasci em Belém de São Francisco mas, foi em Floresta dos Navios que passei os melhores ano de minha infãncia.Que saudade dos banhos no rio Pajeú. Da carne de bode assada na brasa, do feijão de corde e das tarde cálidas sentada na calçada vendo o por do sol além das margens do rio Pajeú. Minha cidade querida, eu te amo apesar de já se passaram 46 anos que não te vejo, porém você mora em meu coração.
Por: Lutigar do Nascimento Pimentel

Parabens pela belicima cidade, já tive o prazer de conhece_la.
Por: fernando

otima e 100 sacional cidade maravilhosa!!!!!!1 abração!!!!!!!!!!
Por: ary

ESTA CIDADE E UMA MARAVILHA;EM TURISMO EBELEZA NATURAL
Por: fernanda sonaia

morei ai e sinto muita falta dessa cidade maravilhosa que é Floretsa visitarei ela em janeiro de 2010 1 abraço e 1 bj!!
Por: ROSENILDA LIMA DE SANTANA

apesar de estar passando por um momento dificil em minha vida longe dessa ciade maravilhosa que e floresta nunca esqueço dela.mas logo estarei de volta, se deus quiser..floresta dos tamarindos...bjs
Por: um filho de floresta

Sou filho da cidade, moro em minas gerais, há dois anos não visito, mais já estou c/ muita saudade. tenho mãe e familiares na cidade. abcs. Damião
Por: Damião J Leal

sou florestano mas vivo em são paulo já faz 14 anos mas eu amo muita floresta querida que não sai do meu coração que saudade da minha terra.
Por: arnaldo de sá

esta cidade é linda pois sou natural de floresta com muito orgulho clima maravilhoso as pessoas são muito hospitaleiras e cordiais.
Por: neci rozendo da silva

sou filho dessa terra maravilhosa,me orgulho em ser...
Por: Antônio vinicius s. santos

sem duvidas a nossa cidade é muito privilegiada, tem muita agua e pouco usada. Vcs esquece de uma beleza que encanta a todos que aqui vem fazer visitas e conhecer a terra que combateu lampiã. Trata-se da SERRA DO PICO, muito adimirada, porém não reconhecidas por aqueles que fazem e escreve a historia de FLORESTA DO NAVIO
Por: rubelvam lira

não sou de floresta, mas ja estive por lá.gostei muito da cidade e pretendo voltar por lá outras vezes.passei pra compra uma alpargata de couro,que tinha visto em campina grande paraiba,comprei uma na satariade seu pedro quinca,que tem uma calçado de primeira qualidade.e vou compra mais..um abraço
Por: joaquim adonias

Em dezembro sempre passo minhas férias nesta cidade. Pela manhã, o legal é um banho no Rio Pajeú, No Riacho do Navio, Lago de Itaparica ou algum açude de fazenda. Almoçar no bar de Vany, Minas ou Oton. A tarde, após um cohilo, lanchar no Pontop Chic. A noite, o melhor ponto é o Grêmio 3 de Julho, onde Felipe e Germano administram muito bem. Uma passadinha no Bar de Betinho pode ser legal. Nos finais de semanal, passo na AABB para comer o munguzá de Guina e tomar uma cerveja gelada. Etc.
Por: Ricardo Luiz Feitosa Ferraz

é uma maravilha essa cidade!!!eu fico muito emocionada so de falar nela o floresta tu es tão bela...
Por: sabrina

A cidade de Floresta, é tão linda quanto o nome! É beleza nordestina e realidade cultural...
Por: Antonio Cícero da Silva

Ola encontraram perto de floresta pe um taxi de campina grande no dia 16/04/10 por volta do meio dia e o taxista ainda está desaparecido, favor alertar a populaçao da regiao para se empenhar na procura. Que Deus abençoe a todos.
Por: jose pereira de sousa

Não nasci em Floresta, mas nela residi 20 anos. Atualmente moro em recife mas sinto saudades dos bons tempos e do povo acolhedor dessa terrinha. "Minha terra, hoje vim te cantar, oh Floresta abençoado lar..." Um grande abraço a todos os Florestanos.
Por: Maria da Consolação e Silva

para mim o que tem de me lho é a traquilidade,a exposiçao e a carne de bode
Por: soniaguerra

Nasci em uma fazenda florestana mas, aos sete anos passei a morar na cidade e nunca mais quis sair. Até passei uns dois anos fora e retornei. Por circustâncias alheias a minha vontade existe a possibilidade de me ausentar novamente, mas já estou pensando na saudade que irei sentir e desde já começo a planejar o retorno. Mas, às vezes "navegar é preciso"...
Por: Maria A.N.S.X.Moraes

Gosto demais de Floresta que até quando penso em sair já começo a sentir saudade e não vejo a hora de voltar.
Por: Maria A.N.S.X.Moraes

Floresta é o tipo do município que deixa o turista intrigado com a dimensão de seu verde, as árvores são expostas naturalmente sem a interferência do planejamento urbano, é uma cidade que cresce muito e está se urbanizando rapidamente. A cidade possui um antigo patrimônio que está abandonado, as autoridades deveriam aproveitar esse maravilhoso patrimônio para um museu.
Por: adriana Farias Rosa

sou de floresta e moro em sao paulo a 14 anos. sempre q posso vou vizitar meus familiares.. recomendo a todos, q vizite floresta e uma cidade muito bonita!!!!!! abraçoss a todos os florestanosss.. q deus inlumime a todosss!!
Por: Robilson j. s. cordeiro

Minha querida Floresta, eu te amo.Estou com saudades da carne de bode assada na brasa, dos banhos no Rio Pajeú, do doce de leite e das tardes sentada na calçada observando o por do sol. Gostaria de receber e-mails de moradores de Floresta. Meu e-mail´é [email protected]
Por: Lutigar do Nascimento Pimentel

linda cidade !!! acolhedora de pessoas maravilhosas e hospitaleiras!!! abraços a todos florestanoss!!
Por: ROBILSON CORDEIRO

floresta é o melhor lugar domundo.quer saber porquê?só tem gente bonita,hospitaleira,honesta.pode acreditar.Temos uma cultura rica,a pega de boi no mato,vaquejadas,os quilombolas,a festa do reizado ,casarios,pedra do navio,o rio pajeu e muito mais. Venham visitar!
Por: cleidde.leopoldo

Floresta è uma cidade maravilhosa,sou Florestana com orgulho;hoje estou morando em Brasilha;mas amo a minha cidade. em breve estarei ai. Beijos para todos os Florestanos.
Por: Andrea do nascimento santos

Um dia pretendo conhecer esta cidade,meus familiares paternos sao dai,eu so tive acesso atraves do computador...o que e uma pena ,parabens a todos dessa cidade.
Por: ines helena dos santos lima

Sou florestano da terra dos tamarinos faz muito tempo que não ando em floresta estou com muita saudade.
Por: ARNALDO

Floresta do Navio, Floresta linda e natural. É prodígio e maravilha no nordeste do passado e do atual.
Por: Antonio Cícero da Silva(Águia)

acho incrivel essa cidade foi ai q eu nasci,hj moro em sp + esou indo passar as ferias ai dezembro ai vou euuuuuuuuu.
Por: leydayana pereira da silva

BREVE EM FLORESTA .... DEZEMBRO ESTAREI DE VOLTA A FLORESTA A PASSEIO VOU RELEMBRAR A MINHA INFANCIA ABRAÇAO A TODOS FLORESTANOS!!!!!
Por: Robilson j. s. cordeiro

EM fLORESTA VIVI UM GRANDE AMOR,POR ISSO NÃO CONSIGO ESQUECE-LA ALÉM DE SER UMA CIDADE LINDA POR SE TIPICAMENTE NORDESTINA, FLORESTA É UM ENCANTO,É UM LUGAR BOM PARA SE VIVER,SONHAR E AMAR APESAR DE NÃO VIVER LÁ, EU À AMO COMO AMO RECIFE.
Por: Helaine

FLORESTA É UMA CIDADE ENCADADORA EU MESMO ADORO PASSEAR LÁ............
Por: laiane pereira

DESDE O DIA QUE TE CONHECI NAO TE ESQUECI JAMAIS. HOJE NAO FAÇO MAIS PARTE DELA MAIS ADMIRO DE MONTAO.......... POR ISSO POSSO DIZER...EITA TERRINHA BOA DANADA......................
Por: CAMILA LARYSSA MONTEIRO

VALE APENA VC CONHECER FLORESTA, TERRA DE LINDAS MULHERES, HOMENS MARAVILHOSOS, E MUITOS LUGARES LEGAIS PARA CURTIR, SE FOR LA, VA AO PAJEÚ É MUITO LINDO..TERRA DE ENCANTOS MIL...AMO DEMIAS, Q SAUDADES...
Por: izabel saturnino

eu ja fuui aiii muitoo dahora minha raiz de começa daii dessa cidade
Por: Wellington

Narcir na cidade de floresta prA min e uma cidade maravilhosa uma cidade de muito lazer excluvi o versão e maravilhozo
Por: Lindomar de jesus

E uma cidade maravilhosa com lazer com muito erventos nacir na cidade floresta o verdao e maravilhozo
Por: Lindomar de jesus

Visitar e conhecer Floresta é um grande espetaculo, pois por momentos sentimos como se estivessemos em cidades européias. Venha e comprove o que estou falando. Eu sou feliz, SOU FLORESTANA......
Por: Elianete lima

Nasci no município frequentava muito a cidade hoje moro em S.Paulo sempre que posso vou a minha cidade querida, pos adoro todos que la estão
Por: Olavo J barros

Cidade Perfeitaaa O Lugaar Boom Viiu Nascii Em FLORESTA Maiis Morooh em Brasiliia, Maiis Floresta ée tudoo De Booom .. Saudadees Desse Lugaar Viiu
Por: Brunoh

Nasci e me criei em Floresta, hoje depois de 25 anos longe dessa terrinha que nunca me esqueco adore dar uma passadinha pelas fotos que mesmo destante me levam ate ela. Quanta saudades das festas juninas, natal com aquelas novenas que so nossa querida floresta nos proporciona com aquela gente amiga...
Por: Luzimar silva

EU JA MOREI EM FLORESTA AH 15 ANOS ATRAZ TENHO AMIGOS ADORO ESSA CIDADE TENHO MUITAS SAUDADE DE ANDRÉ DONA DARIS FERRAZ.E DE TODA FAMILIA FERRAZ.
Por: ROSANA SEVERINA DOS SANTOS

floresta :cidade q amo ñ nasci em floresta mas gosto muito dessa cidade
Por: Ana Maria Da Silva

floresta :cidade q amo ñ nasci em floresta mas gosto muito dessa cidade
Por: Ana Maria Da Silva

O lugar mais gotoso e maravilhoso e cidade enteira todos se senti como se tivesse do outro lado do mundo a cidade se tounou-se uma cidade de lazer turista principalmente o novo bairro de santa rosa o bairro e espertaculo parabems floresta pro mais um trabalho Maravilhoso amo floresta milhões de beijos Fllha d.d.cicera Amélia sito do araticum serra do arapua !!!!!!!!!!!sp.sp.sp
Por: Lindomar de Jesus mazinha

Floresta apesar de ser uma cidade pequena, hoje em dia é um dos lugares bons de morar. Sou florestana com muito orgulho, não a troco por nenhuma outra cidade grande ou mais desenvolvida. Não há nada melhor que a calma, o sossego pois a rua onde moro é por demais tranquila. Adoro! Posso um dia sair mas é com a intenção de voltar.
Por: Maria A. N. Sá

Terra boa danada,mulherada linda,muita gente bonita,animada.o melhor lugar do sertão......
Por: Nathalie ramos medrado limeira

A boate as festas e principalmente as meninas,muito legal.
Por: Samuel

conherço a cidade pois já stive air varias vezes,e tenho um carinho todo especial por esta cidade. é uma cidade aconherdora e bonita, e não esquerço a cidade.
Por: edinalda

Que saudades e recordaçôes me dar de minha terra natal da fazenda viturino,grupo escolar julio de melo.a igreja matriz antiga tenho ela na minha imagem a casa do padre au lado levei muinto leite de vacas para eles que o meu avõ mandava. o hotel de Bilia au lado da Matriz,apraça do coreto a antiga solveteria do DEDEa loja de Ze velhinho a difuzoura a igreja do Rozario a prefeitura que meu avô teve um cargo de veriador voltando para o campo de monte o bar de DEDE a casa de Nozinho logo apoz a trveça do rio pageu para o posto de gasolina de Marina de Zeqiuas subrinha de meu avõ e o posto de gasolina de joâo Tiburtino A nâo poço esquecer do clube BATUTA no qual me diviti muintas veses neste tempo quem comandava era Pedro de Bilau.Lembrando tambem de uma grande tritesa que acontesseu em Floresta foi o enssendio da farmacia dos pobres que era de tio Arlindo Marques que era filho de tia Amelia Giloca que era Irmãn de minha avô Etelvina de Sá Giloca este incendio deu ate uma muzica criada pelo sanfoneiro Augotinho o titolo era A farmacia dos pobres se acabou com o encedio toda Floresta chorou. lembro que neste dia foi a maior tristesa em floresta.Estou emviando estes detalhes prvando que realmente sou desta querida terra. destante de minha querida vivo desde 1970 morrendo saudades vim para ca mais não tive muinta sorte eu não tinha precisão de vir mais foi coisa do destino.Resido em SorocabaS.P sou bastante conhecido aqui na Prefeitura da cidade quasi todos os politicos da cidade me conhecem fui lider de bairros sou conhecido na midia como Zezito do Iporanga que e o Bairro que eu ajudei a fundar aqui em Sorocaba nas margens da rodovia Jose Ermirio de Morais km 4 repetindo o telefone para um pocivel contato e 015 32284663. Eo meu forte abraço a todos FLORESTANOSe FLORESTANAS.pode destribuir o meu contato serve para deminuir minhas saudades .
Por: Zezito de elias marques de saz

Estive em Floresta para conhecer após o São João, passei dois dias com minha irmã, fiquei maravilhada, fui conhecer e almoçar no famoso restaurante amigos do bode, fui conhecer a AABB, andei pelas ruas a pé, para ver de perto, fiquei encantada com tantas casas lindas, parece casinhas de bonecas,desenhos e pinturas com muito bom gosto. Saudades
Por: Valdete de Meneses

eu tenho muita vontade de passar uma temporada em floresta,adoro quando vou la na casa da avó do meu esposo é muito divertido e as pessoas recebem muito bem quem vem de fora sabe agradar e gostão da gente sabem acolher.beijos pra todos de floresta. Ester valda
Por: ester valda da rocha ferreira

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Floresta

Envie seu comentário sobre Floresta