Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Floresta?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Floresta

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Floresta teve início no século XVIII nas fazendas Curralinho e Paus Pretos, mas foi na Fazenda Grande, à margem direita do rio Pajeú, que teve início a povoação de Floresta. Na segunda metade do século XVIII, a fazenda servia de curral temporário para o gado que vinha da Bahia abastecer os engenhos de açúcar pernambucanos.
Em torno do oratório particular, erguido em 1777, que viria a ser depois a capela do Bom Jesus dos Aflitos, surgiu o povoado de Fazenda Grande. Os proprietários da Fazenda Grande, capitão José Pereira Maciel e sua esposa D. Joana de Souza Silveira, doaram suas terras ao Bom Jesus dos Aflitos, em 1778, no cartório de notas da Fazenda Riacho do Navio.
A água fácil e o espírito de cristandade atraíram o povo para o local. Em poucos anos, o povoado de Fazenda Grande foi elevado à categoria de Vila em 31 de março de 1846, por meio de projeto que se tornou Lei Provincial n° 153, apresentado pelo representante de Flores, município também banhado pelo Rio Pajeú, do qual foi desmembrado.
Em 1849, como sanção por sua participação ativa na Revolução Praieira, a Vila da Floresta foi incorporada ao povoado de Tacaratu, contudo, em 1864, o Termo da Comarca foi restaurado.
Ainda como vila, e com o advento de República, Floresta teve como o primeiro prefeito o Cel. Fausto Serafim de Souza Ferraz, que assumiu em 1892. Em 20 de junho de 1907, através de Lei estadual n°867, foi elevada à categoria de cidade. Após quatro dias foi criada a Sociedade Progressista Arborizadora pelos florestanos João Gomes Barbosa e Alfredo Barros, sendo o primeiro chamado por Álvaro Ferraz, no seu livro Floresta, Pai dos Tamarindos.
Em 1897 foi construída a Igreja Matriz, onde hoje é a Catedral do Bom Jesus, e para lá foi transferida a imagem do Padroeiro, ficando a igreja primitiva, monumento de História e de Fé, sob o patrocínio de Nª Srª do Rosário.
Floresta foi sede da Primeira Diocese do Sertão Nordestino, criada em 1910 compunha-se de 18 paróquias: Exu, Ouricuri, Petrolina, Granito, Leopoldina (atual Parnamirim), Salgueiro, Boa Vista, Cabrobó, Belém do São Francisco, Floresta, Vila Bela (atual Serra Talhada), Belmonte, São José do Egito, Triunfo, Flores, Afogados da Ingazeira, Alagoa de Baixo (atual Sertânia) e Tacaratu. o 1° bispado sertanejo, foi exercido por D. Augusto Álvaro da Silva (Cardeal Primaz da Bahia) de 29 de novembro de 1911 a 8 de setembro de 1915. 

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

20 de junho  

Gentílico:

florestano

População:

804 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:


Clima:

Semi-árido  

Temperatura Média:

30º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Itaparica  

Limites:

Serra Talhada, Betânia e Custódia (norte), Inajá, Tacaratu, Petrolândia e o Estado da Bahia (sul), Ibimirim (leste) e Carnaubeira da Penha e Itacuruba (oeste) 

Acesso Rodoviário:

 

Distâncias:

Da Capital:

436 km

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Reserva Biológica

A Reserva Biológica da Serra Negra é a primeira reserva biológica do Brasil, sendo instituída pelo Decreto nº 28348, de 7 de junho de 1950, com uma área de 1.100ha e 5 km de extensão.
A sua natureza exuberante, inclusive com algumas espécies vegetais típicas da região amazônica, foi estudada por importantes pesquisadores, entre eles o prof. Vasconcelos Sobrinho.

Sítio Histórico Arquitetônico

Formado por edificações coloniais do século XIX e início do século XX, de grande valor histórico pela autenticidade da sua arquitetura. Em sua totalidade, são construções originais em pavimento térreo, cobertas com telha cerâmica e em bom estado de conservação. Alguns casarões passaram por reformas que alteraram pisos e instalações elétricas e hidráulicas, mas que não modificaram suas fachadas.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

É a antiga Capela do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, construída em 1777, em tordo da qual surgiu a cidade. A igreja é uma construção em estilo barroco, com 300 metros quadrados de área. No altar-mor, trabalhado em madeira entalhada e detalhes de linhas curvas, há imagens de Nossa Senhora do Rosário, de Nossa Senhora das Dores e de São Benedito, todas esculpidas em madeira por artistas desconhecidos.

Igreja da Ermidia

É um pequeno templo católico, construído em 1900 sobre colina rochosa, de arquitetura barroca, com 100 m² de área, em estrutura de tijolos e cal.

Riacho do Navio

Afluente do Rio Pajeú, o Riacho do Navio é temporário e ficou famoso por ser citado em música do "Rei do Baião", Luiz Gonzaga.

Barra do Juá

É uma barragem com cerca de 300 metros de extensão, construída no leito do Riacho do Navio, com capacidade para armazenar 75 milhões de metros cúbicos de água.

Letreiro da Mãe D'Água

Localizado à margem esquerda do rio Pajeú, em terras da Fazenda Mãe D'Água, é um gigantesco bloco de rocha granítica com pinturas rupestres.

Serra Negra

Serra com 1.065 metros de altura, situada no Parque Biológico da Serra Negra, reserva criada pelo decreto nº 28.348, de julho de 1950, numa área de 500 hectares.

Trilha Lagoa do Pedrosa

O percurso tem cerca de 4 km e dá acesso à Lagoa do Pedrosa, que é temporária. Para aqueles que pretendem seguir a trilha a cavalo, na região existe um ponto de apoio, onde se pode alugar um animal e contratar os serviços de um guia. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:


 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE FLORESTA

E-mail:

Telefones: (87) 3877-1188

Sites: http://www.portalflorestanet.com.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim S/A

Agência / Rodoviária:
Telefone: (87) 3877-2480
 
Endereço:
RUA DNER, Nº 54

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

CARTÓRIO REGISTRO IMÓVEIS:

R Alcina Torres Araújo - Centro
Floresta, PE | CEP: 56400-999
Telefone: (87) 3877-1026

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Floresta e pousadas em Floresta para visitar Floresta.

Promova a cidade de Floresta no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!