Fernando de Noronha

Fernando de Noronha-PE
banner

Bem-vindo a Fernando de Noronha!

banner

Aqui você vai encontrar excelentes opções de pousadas em Fernando de Noronha, informações atualizadas sobre a cidade Fernando de Noronha, incluindo fotos enviadas por internautas e os melhores hotéis de Fernando de Noronha.


É um arquipélago com mais de 500 anos do estado de Pernambuco, o navegador explorando as costas brasileiras Américo Vespúcio em 1503 chamou a ilha de São Lourenço. A ilha foi invadida algumas vezes definitiva em 1737 por portugueses.

No século XVIII, o arquipélago transformou-se em presídio para presos de longas condenações eles que construíram o patrimônio edificado o viário que liga vilas assim a vegetação foi derrubada mudando o clima.

No ano de 1990 foi aberta para o turismo com alguma restrição como para pernoitar na ilha somente 240 pessoas, ainda curte a palestra na sede do IBAMA seguidas por forró.

A vegetação natural pode ser vista na Ponta da Sapata encosta do Morro do Pico no Mirante do Sancho, Baía dos Golfinhos e Praia do Leão.

Fernando de Noronha é formado por 21 ilhas de muita beleza e natureza á única que tem habitantes a outra só visitação com licença do IBAMA; Noronha tem 17 km² fica á 543 km da capital Pernambuco, a ilha tem muitas elevações como Morro do Pico 323mt de altura, Morro do Espinhaço 223mt, Morro do Francês 195mt, Alto da Bandeira 160mt, Morro do Curral 126mt, Morro de Santo Antônio105mt.

O clima da ilha é tropical e quente o ano todo de 23 á 30C as chuvas aparecem entre fevereiro e julho.

Para um passeio histórico no sítio tem a Vila dos Remédios, Quixaba, Ruinas dos Fortes de São Pedro do Boldró, Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição e Parque de Santa Ana.

Parte da ilha é Área de Proteção Ambiental tem muitas faunas e flora.

Além de a ilha ser um lugar dos sonhos tem bons restaurantes que pode comer comida típica até pratos requintados sem abrir mão dos frutos do mar.

O centro comercial fica na Vila dos Remédios, possui apenas uma agência bancária o Banco Santander e um Banco Postal nos correios.

Os turistas procuram muito a ilha por seus mergulhos com vistas maravilhosas com profundidade de 30 á 40 m perto da ilha poderá visitar a Corveta Ipiranga que fica á 62 m de profundidade foi afundada depois de um acidente de navegação no passeio poderá ver peixes recifais, tartarugas, tubarões e golfinhos.

Passeios de bugge, barco, caiaque e caminhadas as belezas das piscinas naturais da Atalaia vendo peixinhos, corais coloridos, tartarugas e arraias. Os surfistas também aproveitam em dezembro á março as ondas chegam de dois á 5 m.

Informações de Fernando de Noronha

Roteiros do Brasil

Roteiro: História e Mar

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Descoberto em 1500 por Américo Vespúcio, o arquipélago foi doado em forma de capitania hereditária a Fernando de Noronha, nobre português. Após sucessivas invasões, o território já esteve sob o domínio de holandeses, ingleses e franceses. Em 1737, os portugueses conseguiram expulsar os últimos inimigos franceses da capitania, erguendo dez fortificações para manter a posse das ilhas. Entre elas está o Forte dos Remédios, que em 1938, na época de Getúlio Vargas, foi utilizado como cadeia para prisioneiros políticos. De 1942 a 1988, o governo de Fernando de Noronha ficou sob o comando das forças armadas. Durante a 2° Guerra, abrigou até uma base norte-americana. Em 1988, foi anexada ao estado de Pernambuco. A ilha, que tem uma infra-estrutura razoavelmente boa, ainda depende do abastecimento externo, seja em verbas ou alimentos. A maioria dos produtos são mais caros do que no continente.

Aniversário da Cidade


Gentílico


População


hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Programar uma viagem a Fernando de Noronha pode significar a realização de um sonho da maioria dos brasileiros. No Arquipélago se tem a sensação de estar em uma parte do Brasil que deu certo são 17 quilômetros quadrados à 545 km da costa onde vive uma população de apenas 2.100 habitantes e o turismo é desenvolvido de forma sustentável criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza em um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo. Vir a Noronha requer no mínimo 5 dias para usufruir dos inúmeros atrativos naturais e vivenciar um pouco da história da nossa colonização. São inúmeras as opções de atividades e passeios que atendem a todos os públicos e oferecem ao visitante a chance de ver todas as belezas naturais das ilhas

Clima

Clima Tropical, quente oceânico. Tem apenas duas estações: uma seca (de setembro à março) e outra chuvosa (de abril à agosto) sendo que o período de chuva é caracterizado por chuvas esporádicas intercaladas por sol intenso.

Temperatura Média

28 ºC

hspace=0 COMO CHEGAR

De avião você tem duas opções. São dois vôos diários do Recife e dois de Natal. Para chegar pelo mar você pode fazer um cruzeiro inesquecível à bordo de navios que visitam Noronha de outubro a fevereiro.

Localização

Arquipélago Marinho, Distrito Estadual do Estado de Pernambuco.

Limites

Oceâno Atlântico. 

Distâncias:

Da Capital:

545 km

Outras:

360 km de Natal (RN)

710 km da cidade de Fortaleza (CE)

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

De um lado está o Brasil. Este é o mar-de-dentro com 10 praias duas baías desfrutáveis; uma especial onde não se pode entrar: a Baía dos Golfinhos. Um mar tranqüilo a maior parte do ano protegido dos ventos permitindo o acesso de uma praia à outra em passeios cheios de beleza e aventura. Do outro a África. É o mar-de-fora com 4 praias uma enseada duas áreas de contemplação e um conjunto de piscinas nas rochas. Um mar agitado acalmado um pouco em alguns pontos pelos arrecifes que retêm o mar entre as pedras. Esguichos áreas enormes repletas de peixes coloridos como imensos aquários prontos para serem desfrutados. Em 13 de dezembro de 2001 a UNESCO considerou o arquipélago SÍTIO DO PATRIMÔNIO MUNDIAL NATURAL.

Principais Pontos Turísticos:

O que levar

Um par de tênis adequado, protetor solar, roupas leves e por precaução um agasalho, chapéu, trajes de banho, chinelo, óculos escuros, equipamentos de mergulho, que também podem ser alugados na ilha, e muita disposição. Leve também dinheiro em espécie, porque a maioria dos estabelecimentos comerciais do Arquipélago não recebem cartão de crédito. Inclusive porque o Banco Real é o único banco com uma agência no Árquipélago e não há casas de câmbio.
                
Melhor época para visitar

Em Fernando de Noronha, a temperatura média é de 28 graus na terra e 26 graus no mar, tendo apenas duas estações: uma seca (de setembro à março) e outra chuvosa (de abril à agosto), sendo que o período de chuva é caracterizado por chuvas esporádicas, intercaladas por sol intenso.

Mar de Fora:

Praia do Leão - (3º lugar entre as praias mais bonitas do Brasil)

Longínqua situada além do Açude Xaréu seu nome vem da enorme pedra que se assemelha vagamente a um leão-marinho deitado. Ao seu lado outra formação rochosa - o Morro da Viuvinha. Incontáveis ninhos podem ser vistos nessas formações rochosas. Areias muito brancas piscinas em pedras esguichos atalho de acesso ao mar. No alto as evidências construtivas do Forte do Bom Jesus do Leão com 13 canhões semi-enterrados. É a praia onde mais ocorre desova de tartarugas. É área de Parque com controle rigoroso permanente. Nos períodos de desova ninguém desce à praia após as 18h00.

Ponta das Caracas

Numa ponta rochosa estão as encantadoras piscinas naturais no meio das pedras às quais se chega descendo pela escarpa. Adiante o profundo mar azul. Nas piscinas peixes coloridos arraias e cações formam a atração dessa área atualmente proibida para banho pelos perigos que a descida proporciona. É área do Parque Nacional com controle permanente.

Baía Sueste

De mar calmo e ondas suaves esta é uma região histórica onde desembarcou em 1629 a esquadra que pretendia retomar o Arquipélago das mãos dos holandeses. É um porto opcional para as épocas em que acontecem as ressacas no mar-de-dentro. Guardando a baía à esquerda estão as ruínas no Forte de São Joaquim do Sueste. Junto ao mar o único mangue em ilha oceânica uma raridade ecológica. Pela sua importância como porto alternativo junto a esta baía vem terminar a BR 363 que parte do porto de Sto. Antônio no lado contrário da ilha. É área do Parque Nacional com controle permanente.

Praia de Atalaia

Sua paisagem lembra a origem vulcânica da ilha: pedras negras arrecifes e o Morro do Frade no meio do mar. Numa pequena faixa de terra somente trinta pessoas podem permanecer exigência permanentemente controlada pela IBAMA. Com os arrecifes descobertos têm-se uma grande piscina de intensa vida marinha. Na maré alta formam-se os esguichos que sobem a grandes alturas. No canto esquerdo da praia as ruínas da Salina que aí funcionou no período da presença americana durante a guerra. É área do Parque Nacional com controle permanente.

Enseada da Caeira

Região de piscinas em pedras rodeada de dunas (uma outra raridade ecológica) é uma enseada íngreme que exige cuidados no caminhar entre pedras. Grande número de pássaros sobrevoam a região. É área do Parque Nacional com controle permanente e intensa vigilância.

Buraco da Raquel

Região contemplativa tem seu nome tirado de uma enorme pedra à beira-mar com grande cavidade rodeada de piscinas rasas cheias de peixes coloridos. A descida é proibida pela suposição de que aí está um dos celeiros de vida marinha que merecem ser preservados. O nome Raquel é atribuído à filha excepcional de um dos comandantes militares que em crise ali costumava esconder-se.

Ponta da Air France

Localizada exatamente no ponto em que se encontram o mar-de-dentro e o mar-de-fora esta é uma região histórica onde se instalaram os franceses na década de 20 para prestar apoio à aviação. Não é área para banho; somente para a contemplação do mar e das ilhas secundárias dentre as quais - a de São José - abriga a única fortificação localizada fora da ilha principal: o Forte de São José do Morro. Na edificação que resta das três que compunham a antiga base de apoio está instalada a Associação de Artistas e Artesãos Noronhenses no chamado Espaço Cultural Air France.

Mar de Dentro:

Baía e Porto de Santo Antônio

Ancoradouro natural é usado como porto de descarga de embarcações tendo sido construído um molhe de pedra para a atracação de navios de pequeno porte. Navios maiores ficam fundeados a cerca de 500m da praia porque há uma embarcação grega - o navio Eleani Sthatathos - afundada no porto que impede a atracação de grandes navios. Nas proximidades está o Forte de Sto. Antônio bastante arruinado. É a primeira das fortificações da ilha principal e seu nome batizou toda a região. Também pode ser visto o que resta do primeiro molhe erguido durante a guerra para descarregamento de canhões. Todas as embarcações de pesca e de turismo aí se abrigam.

Praia da Biboca

Não é uma área para banhos. Localizada abaixo da Fortaleza dos Remédios é formada por pedras negras que comprovam a origem vulcânica da ilha. Essa área compõe admiravelmente a paisagem vista do alto do Forte e permite caminhadas na maré seca apesar das dificuldades que apresenta. Muitos vestígios de naufrágios costumam ser aí encontrados.

Praia do Cachorro

Situada logo abaixo da Fortaleza dos Remédios esta praia possuía uma fonte com a cara de um cachorro em bronze vindo daí o seu nome. Uma bica de água doce é uma atração a mais nessa praia próxima à Vila. Há uma piscina em pedra (o Buraco do Galego) e as muralhas do Parque de Sant Ana na parte alta. Esse forte foi o primeiro a ser desativado e transformado em Arsenal de Marinha no começo do século passado. Nas suas pedras os pescadores costumavam salgar o peixe vindo daí o apelido de Salgadeira. Aí também está uma parte do Terminal Turístico onde se localizam feirinhas típicas.

Praia do Meio

Pequena extensão intermediária entre a praias do Cachorro e da Conceição é uma praia de águas mansas e piscinas em pedras nos períodos de mar calmo e agitada e proibida para banhos nos períodos de ressaca. No limite com a praia e a ilhota da Conceição está o Pião uma pedra de grandes proporções equilibrada em pedras menores comprovando que não existem tremores de terra em Fernando de Noronha.

Praia da Conceição ou de Italcable

Situada no sopé do Morro do Pico é uma praia de grandes proporções bastante procurada pelo seu fácil acesso. O nome decorre da existência do Forte de Nª Sª da Conceição do século XVIII transformado em hospital no final do século passado. Em 1925 nessa praia se instalaram os italianos da ITALCABLE para a ações de telegrafia submarina a cabo vindo daí a sua segunda denominação: Italcable. A vila ocupada pelos italianos possuía três casas quadra esportiva e grande área de lazer hoje bastante alterada. Nas marés altas esta praia é ótima para a prática do surfe. Na maré mansa a praia é calma com grande extensão de areia para ser percorrida emoldurada de coqueiros.

Praia do Boldró

Reservada no passado para os americanos instalados nas suas proximidades com o Posto de Observação de Teleguiados é hoje a praia mais próxima do Hotel Esmeralda que funciona nessas mesmas instalações. Na maré alta suas ondas são um convite ao surfe. Na maré seca caminha-se sobre pedras e por longa extensão de areia. No alto da falésia fica o Forte de São Pedro do Boldró um excelente mirante e uma das fortificações do sistema implantado no século XVIII.

Praia do Americano

Pequena e deserta é procurada exatamente pela sua privacidade. É assim chamada por estar incluída na área usada antigamente pelos americanos no Posto de Observação de Teleguiados na vizinha Praia do Boldró. No período militar esta praia também era reservada sendo proibido seu uso por ilhéus.

Praia do Bode

Um caminho antigo em pedras leva a essa praia calma com piscinas em pedras onde uma pedra de grandes proporções (a Pedra do Bode) serve como mirante. Daí costumam partir incursões às praias vizinhas

Praia da Quixabinha

Uma praia pequena situada entre a Praia do Bode e a Cacimba do Padre é sossegada na vazante e agitada na maré alta sendo excelente para banhos.

Praia da Cacimba do Padre

Uma da maiores praias da ilha em extensão esta tem como atração maior o Morro Dois Irmãos duas elevações semelhantes à beira d água. O nome primitivo era Praia da Quixaba. A descoberta em 1888 pelo capelão do presídio de uma fonte de água potável fez com ela passasse a ser chamada dessa outra forma. Na parte alta ficava a Vila da Quixaba com a capela de Nª Sª da Conceição um grande alojamento de presidiários de mau comportamento e 28 casas. Próximo à antiga Vila estão as evidências de uma das baterias da II Guerra Mundial

Baía dos Porcos - (2º lugar dentre as praias mais bonitas do Brasil)

Uma área de pequenas proporções lindíssima quase sem extensão de areia é formada por pedras que são verdadeiras piscinas de peixes coloridos limitadas pelo alto paredão de pedras pretas tendo em frente o Morro dos Dois Irmãos. Na parte alta está o Forte de São João Baptista dos Dois Irmãos a última fortificação deste lado da ilha. O acesso à baía é difícil e feito por caminho entre pedras

19. Baía do Sancho - (1º lugar dentre as praias mais bonitas do Brasil)

Baía de águas límpidas e fundo de areia é uma das poucas que permite a parada de embarcações para banho sem causar danos aos corais. Isolada limitada por uma falésia acentuada mirante natural de onde se descortina a paisagem pode ser alcançada por três caminhos: pelo mar em barcos; pelas escadas encravadas dentro de uma fenda na rocha com uma fantástica abertura de onde se descortina o mar complementada por degraus nas pedras descendo até a areia clara; ou escalando rochas a partir da vizinha Baía dos Porcos.Qualquer das formas é sempre uma deliciosa aventura. Coberta de vegetação e repleta de ninhos de aves essa baía situa-se na área do Parque e por isso possui fiscalização constante

Baía dos Golfinhos ou Enseada do Carreiro de Pedra
A mais notória atração de Fernando de Noronha essa baía é local de acasalamento e descanso dos golfinhos sendo considerada o maior aquário natural do mundo em animais dessa espécie. O acesso à Baía é proibido limitado por bóias e cordas. Chamados marsuínos em livros antigos e tuninhas entre os presos os golfinhos rotadores podem também ser vistos do alto da Baía no Mirante dos Golfinhos

Ponta da Sapata

Não é uma região para banhos. Nessa ponta da ilha principal está a vegetação nativa da ilha não mexida por ser uma região íngreme e não habitada. Uma abertura de lado a lado na falésia é chamada de portão e de alguns ângulos assemelha-se ao mapa do Brasil. É um dos lugares preferidos pelos mergulhadores.

Outros locais de interesse turístico

Forte de Nossa Senhora dos Remédios de Fernando de Noronha
Fortim da Praia da Atalaia de Fernando de Noronha
Reduto de Nossa Senhora da Conceição de Fernando de Noronha
Reduto de Santa Cruz do Morro do Pico de Fernando de Noronha
Reduto de Santana de Fernando de Noronha
Reduto de Santo Antônio de Fernando de Noronha
Reduto de São João Batista de Fernando de Noronha
Reduto de São Joaquim de Fernando de Noronha
Reduto de São José do Morro de Fernando de Noronha
Reduto de São Pedro da Praia do Boldró de Fernando de Noronha
Reduto do Bom Jesus de Fernando de Noronha
Morro Dois Irmãos

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 Janeiro

- Dia Móvel Campeonato de Surf - Patrocinado pela Federação de Surf.

- Dia Móvel Campeonato internacional de surf - Hang loose- Patrocinado pela Federação Nacional de Surf.

 Março

- 27 - Dia da Árvore - Campanhas de plantio de mudas.

- Dia Móvel - Semana Santa - Encenação teatral da Paixão de Cristo

 Abril

15 - Dia da Conservação do solo - Programas especiais na escola na rádio e na televisão local sobre o assunto.

 Junho

- Semana do meio ambiente - realização de atividades envolvendo escola comunidades e visitantes.

- 29 - Dia de São Pedro - festa religiosa diante da Capela de São Pedro dos Pescadores - Buscada Marítima (procissão) pelas praias do Mar de dentro.

 Agosto

- 10 (1503) - Dia do Descobrimento de Fernando de Noronha. Naufrágio de nau captânea da Expedição Comandada por Gonçalo Coelho; descida de Américo Vespúcio à ilha descobrindo-a a partir daí. Feriado local.

- 29 - Dia da padroeira de Fernando de Noronha nª Sª dos Remédios (Feriado local).

- Data Móvel -  campeonato Nacional de Pesca.

 Setembro

- 14 (1988) - Criado o Parque Nacional Marinho de fernando de Noronha Pelo Decreto - Lei Federal Nº 96.693.

- 14 - Aniversário do Parnamar / FN / PE . Programação na escola e na comunidade.

- de 22 a 26 - Semana da Preservação da fauna e da Flora.Comemoração na escola e na comunidade.

- 27 - Dia Nacional do turismo. comemorações na comunidade.

- Dia móvel - Regata Recife/ Fernado de Noronha. Promoção do Cabanga Iate Clube de Recife.

- Dia Móvel - Regata fernando de Noronha/ Natal (RN)

 Outubro

- 04 - Dia Mundial da Ecologia. Programação na escola e na comunidade.

 Novembro

- 05 - Dia Nacional da Cultura e da ciência. realização da Feira de Conhecimentos envolvendo a escola a comunidade e os artistas locais

 Dezembro

- 31 - Reveillon - Festejos em toda ilha envolvendo a comunidade e visitantes.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE RECIFE - ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA

E-mail:

PABX: (81) 3232-8000

Sites: http://www.noronha.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO ÚNICO:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS: (81) 3619-1377

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA: (81) 3619-1179

AEROPORTO: (81) 3619-1311

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.noronha.pe.gov.br

www.noronha.com.br

www.facturnoronha.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Fernando de Noronha

Já lá estive há aproximadamente 30 anos. Ainda me recordo com bastantes saudades daquela semana maravilhosa que lá passei. Natureza, camaradagem, a velha boîte Pau no Meio, os passeios de barco, vendo os golfinhos dum lado e os tubarões do outro, os banhos no meio dos golfinhos, a pesca, os passeios de moto e pedestres, enfim... O SONHO!
Por: Rui Marques da Silva

Morei nesta ilha por algum tempo e me apaixonei por ela quem conhece Noronha com certeza conhece o paraíso,eu amo Fernando de Noronha
Por: Jacy Santos

tudo e simplismente maravilhoso,gostaria de morar em noronha.
Por: EDNAMAR FERREIRA

Lugar lindo!!!!em cada canto a presença de Deus!!!é tudo de bom
Por: Joana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Fernando de Noronha

Envie seu comentário sobre Fernando de Noronha