Condado

Condado-PE
banner

Bem-vindo a Condado!

banner

Nessa página você vai encontrar muita informação e principalmente várias opções de pousadas em Condado, além de fotos e outros serviços, incluindo camping e hotéis em Condado.

Informações de Condado

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

A Lei estadual de nº 3.340, de 31 de dezembro de 1958, criou o município de Condado e elevou sua sede à categoria de cidade. A sua instalação ocorreu em 11 de novembro de 1962, sendo desmembrado de Goiana. Administrativamente, o município é formado apenas pelo distrito sede. Anualmente, no dia 11 de novembro Condado comemora a sua emancipação política.

Antes de 1800, Goianinha (como era ante de ser Condado) era o ponto, onde os matutos provindos das bandas de Nazaré da Mata, com os cavalos carregados de açúcar e outros produtos agrícolas, em viagem para o porto mais próximo (Goiana), faziam pousada para descaso e alimentação de si e de seus animais. No local onde hoje é o Clube Municipal havia um rancho que servia de abrigo a estes viajantes. Lá eles tomavam pinga, faziam refeições e dormiam em redes.

O povoamento do município teve início nos fins do século XVIII. Em 1835, Goianinha, acolheu os legalistas que fugiram de Goiana em virtude da ocupação daquela cidade pelos adeptos do movimento revolucionário conhecido por “Guerra dos Cabanos”.
No povoado, em 1870, intenso surto de “Bexiga” vitimou a maior parte da população. Para debelar os efeitos maléficos a população religiosa fez uma promessa fervorosa a São Sebastião, conseguindo-se o milagre da debelação do mal. Por vontade popular o santo mártir se tornou co-padroeiro da localidade.
O topônimo do município que antes era Goianinha, por sugestão do geógrafo-historiador Mario Melo, passou a se chamar de CONDADO em homenagem ao Engenho Condado e riacho do mesmo nome ali existente.
Inicialmente, o distrito de Condado era denominado Goianinha e integrava o território do município de Goiana. Foi criado pela lei municipal nº. 28, de 07 de julho de 1896. Teve o nome mudado para Condado a 31 de dezembro de 1943, através do decreto-lei estadual nº. 952.

Em 23 de março de 1944, foi assentada a cruz na torre da atual Igreja Matriz, o que marcou a inauguração do novo templo. Foi elevado à categoria de município autônomo, por lei estadual nº. 3.340, a 31 de dezembro de 1958. Sua instalação ocorreu a 11 de novembro de 1962. Administrativamente é formado pelo distrito Sede

 

Gentílico

Condadense

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

11 de novembro

População 

24.473 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

A economia do município baseia-se na agricultura. Os principais produtos são batata-doce, mandioca, abacate, laranja, cana-de-açúcar, milho e coco.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal é de 0,627, o que índice situa o município em 82o no ranking estadual e em 4184o no nacional.

Clima 

Tropical úmido

Temperatura Média

28º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata Setentrional 

Limites

Ao norte com Itambé, ao sul com Itaquitinga e Nazeré da Mata, a leste com Goiana e a oeste com Aliança. 

Acesso Rodoviário

PE-62 e BR-101 (via Goiana). 

Distâncias:

Da Capital:

90 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Condado é um município que se expressa através da sua cultura. Durante o carnaval a cidade fica movimentada e sempre ocorrem demonstrações da cultura local. O cavalo-marinho e a ciranda são as manifestações que mais se destacam na região. O primeiro tem seu ciclo durante o período natalino e o segundo se apresenta em vários momentos no decorrer do ano. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- As apresentações folclóricas estão sempre presentes na Festa de São Sebastião, realizada sempre no último domingo de janeiro, e na Festa de Nossa das Dores, padroeira da cidade, que acontece em 15 de setembro.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CONDADO

E-mail:

Telefones: (81) 3642-1156

Sites: http://www.condado.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3642-1464

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Condado

OLA. UMA CIDADE LINDA, C HISTORIA E SUAS PECULARIDADES. UM POVO AMAVEL QUE ME RECEBEU BEM. ADOREI E ESPERO VOLTAR UM DIA. ABRAÇOS
Por: Claudete dresch

Quero Parabenizar Toda galera Jovem Do condado. Que Faz Esta Cidade Ficar Ainda Mais linda Bj
Por: João Minervino Henrique

Condado é uma cidade do estado de Pernambuco, Brasil, América do sul, planeta terra. Foi lá onde vivi toda minha infância, terra dos meus pais. Todas as vezes que o visito faz renovar as minha energia. Condado aconteça o que acontecer jamais te esquecerei.
Por: Armando Dias da Cunha

Condado é pra mim uma das melhores cidadi .....eu amo condado é tudo de bom...
Por: risonete maria

ola povo da gente estou longe e perto quando abro o computador, th mai
Por: nino

adoro carnaval dai e das festas juninas, so que faz um tempo que nao vou la estou com muita saudade
Por: RIVALDO NUNES DA SILVA

eu sou dai e gostaria de dizer que a cidade esta linda e eu pertendo voltar em 2012 para visitar minha tia que eu amo muito.
Por: eliezir

Condado,minha cidade querida,aqui partilhei grandes emoções,lutas,desafios,quedas e grandes vitórias,que DEUSabençoe este povo tão guerreiro,
Por: Ana Rosa Barbosa da Silva

CONDADO É UMA CIDADE LINDA DO INTERIOR,MOREI LA E MINHA FAMILIA AINDA MORA...EU RECOMENDO Q VIZITE A ZONA RURAL,SEI Q VÃO GOSTAR!
Por: CIBELE

NASCI, PASSEI UMA BOA PARTE DE MINHA INFANCIA, SEMPRE PRESENTE EM SUAS FESTIVIDADES E... IREI VOLTAR AA MINHAS ORIGENS... MINHA TERRA NATAL " CONDADO " MELHOR LUGAR PARA SE VIVER.... AMO DEMAIS MINHA CIDADE.
Por: GICELIA SOARES

olá boa noite eu sou filho de condado, mais estou em são paulo, desde 1984, mais tenho muitas saúdades de condado principalmente da comidas, das agúa de coco das canas de açucar, mais sempre estou indo ai, e quem sabe um dia vouto a morar ai, que jesus cristo abençoe a tdos.
Por: carlindo inacio do nascimento

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Condado

Envie seu comentário sobre Condado

banner