Chã Grande

Chã Grande-PE
banner

Bem-vindo a Chã Grande!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Chã Grande, fotos, informações, os principais hotéis de Chã Grande, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Chã Grande, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1963. A localidade está em uma altitude de 470m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 16.088 habitantes. A área total de Chã Grande é de 83,7km², e sua densidade demográfica é de 192,21hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Chã Grande-PE é 55636-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Chã Grande

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Instalado em 15 de março de 1964 e criado pela Lei Estadual nº4961 em 20 de dezembro de 1963, o povoamento de Chã Grande se deu entre os anos de 1875 e 1978, quando pessoas de outras cidades, principalmente da cidade de Vitória de Santo Antão começaram a povoar as terras que futuramente seria a Vila por nome de Mumbucas, de propriedade do Sr. Joaquim Amaro.
A vila que mais tarde passou a pertencer ao Sr. José Machado, foi rebatizada, recebendo o nome de Chã das Palmeiras, tendo em vista está localizada em uma chã (terreno plano) no alto de um morro e ser esta chã repleta de palmeiras, que com o passar dos anos, foram sendo dizimadas em face da povoação, logo, o povoamento da chã cresce rapidamente em detrimento da plantação de palmeiras, e, na ausência destas a vila passa a ser conhecida por Chã Grande.

Significado do Nome

Por estar localizada em uma chã consideravelmente grande.

Aniversário da Cidade

20 de Dezembro

Gentílico

changrandense

População

20.270 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Tem como principal fonte de renda o chu chu. A cidade de Chã Grande possui um solo apropriado ao cultivo permanente de culturas agrícolas, sendo esta a principal atividade econômica do município. Atualmente, Chã Grande é responsável pela produção de culturas que variam entre o chuchu (principal cultura do município), folhosas (cultura secundária) e o cultivo da graviola, tendo recebido nos últimos anos fortes investimentos na área do agro-negócio, escoando sua produção pela BR-232 para as cidades de Vitória, Caruaru e principalmente para Recife, sendo aqui que se encontra grandes receptores da produção agrícola do município, como o Bompreço, Carrefour e distribuidores de produtos agrícolas na CEASA.
As atividades econômicas secundárias do município de Chã Grande são o comércio e a indústria, esta ainda em pequena escala, contando apenas com indústrias manufatureiras.

Clima 

Ameno, frio, úmido.

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião de Vitória de Santo Antão. 

Limites

Ao norte com Gravatá, ao sul com Amaraji e Primavera, a leste com Pombos e a oeste com Gravatá. 

Acesso Rodoviário

PE-71 e BR-232 (via Vitória de Santo Antão). 

Distâncias:

Da Capital:

80 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Vizinha a cidade de Gravatá, começa a ser invadida por "turistas recifenses" que adoram o clime ameno do inverno, na área rural.
O turismo começa a aflorar, com pequenas granjas sendo alugadas por temporadas.

Principais Pontos Turísticos:

Igreja da Matriz de São José

Também faz parte do roteiro turístico

Natureza

A natureza foi muito gentil com a cidade de Chã Grande. Belas paisagens podem ser vistas no município devido à cadeia de montes, destacando-se as paisagens do Vale dos Caldeirões, um lugar que fica a mais ou menos cinco minutos do centro da cidade, e que enche de prazer o visitante pelo belo espetáculo da natureza que esculpiu as belas imagens nas rochas durante anos. O clima ameno, frio, úmido e agradável é atraente para o turista que busca sossego diante do stress cotidiano das grandes cidades.

Vale Dos Caldeirões

Muito perto da cidade, andando cerca de 20 a 30 minutos você vai estar no ponto mais bonito do Rio Ipojuca com diversas formações rochosas, revela muito o nosso passado.

Mosteiro da escultura do Senhor

Localizado no sítio da Vila de Santa Luzia.

Hotel Highlander

Um hotel de uma beleza enorme, com várias acomodações e fica localizado no morro chamado Highlander no sítio de Água Fria.

Praça Monsenhor João Inácio

É a Praça do centro da cidade,que foi reformada é um ponto muito atrativo e bonito.

Cachoeira de Vertentes

Esta cachoeira esta a 30 minutos do centro da cidade, muito acessível e além de ser muito bonita.

Pedra da Onça

Perto do Sítio Muntuns, está a pedra mais famosa da cidade, além de uma vista panorâmica.

Serra do Lampião

Bem pertinho da Pedra da Onça, está a Serra do Lampião próxima a divisa com a cidade de Pombos esta este lugar que serviu de ponto estratégico nas batalhas que aconteceram em Pernambuco.

Casarões de Chã Grande

A cidade tem muita história, além de ter belas paisagens tem patrimônios que foram construídos pelos senhores de engenhos há vários anos.

Capela de Mutuns


Capela que foi construída há pouco tempo e um lugar turístico.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Chã grande realiza grandes festas durante o ano, são elas: o Festival Nordestino do Agricultor, em novembro, com exposição de frutas, shows artísticos e comidas típicas; a Festa de São Sebastião, em janeiro; e o São João, que atrai grande fluxo de turistas.

- O município procura apoiar a cultura local, por isso existem na cidade mais de 400 alunos de música. O frevo e o forró são as principais manifestações folclóricas. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHÃ GRANDE

E-mail:

Telefones: (81) 3537-1140

Sites: http://secplancg.vilabol.uol.com.br/pmcg_pg.html

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://www.ferias.tur.br/admin/admincidades.asp?estado=PE&cidade=Ch%E3+Grande&acao=Editar

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Chã Grande

Vim de Chã GRande com sete anos de idade junto com a minha família, MAuricio, Juraci, Sintia e eu Claudia, já estamos em SP a 19 anos e morremos de saudades daí, beijos fiquemcom deus e cuidem dessa cidade.
Por: claudia patricia

Adoro está cidade tenho muitas saudades não vejo a hora de ir passear novamente.
Por: Roseli Lima

cha grande e uma cidade pequena mais a nao ser pequena que eu nunca deixei de amala,cha grande e meu refugil e minha alegria. vivo por que amo cha grande,so saio dessa cidade quando morrer cha grande e tudo e a australi que nunca foi mais pra mim cha grande e os estados unidos,o nome ja se expressa CHA GRANDE! TE AMO CHA GRANDE.
Por: maria jose

Cidade está muitos bonita parabém, a todos que trabalha para bém estar desta Cidade . a todos os moradores .
Por: Antnio Claudio

axamos esta cidade maravilhosa e pretendemos ir conhecê-la; nos proximos fins de semana para apreciar as belezas de seus arredores
Por: elida e ana

essa cidade deve ser muito boa so louca pra conheçer mais vou conhecer um dia.
Por: emmanoela

conheço chã grande residi lá por vários anos, existem lugares fantastico, como os caldeirões no rio ipojuca, o famoso banho da nega entre outros, hoje resido no rio, mas sempre que posso volta achã grande, pois deixei um bom número de amigos e muito mais...
Por: josé oliveira de araújo

eu sou lica para visitar essa cidade bela pois i meu noivo mora ai e muito encantador essa cidade vou ai no fom do ano linda clima perfeito
Por: gláucia taciana

Esta cidade e d+,minha mãe é daí e eu visito a cidade pelo menos um vez no ano.A cidade precisa de mais divulgação e o turismo ser enriquecido,pois a cidade é linda as pessoas acolhedoras só estamos precisando de um empurrãozinho. TE AMO Chã-Grande.
Por: Gisele M. Augusto

cha-grande cidade maravilhosa saudades pretendo um dia voltar para mora.
Por: mizael lucio de melo

acho maravilhosa ah cidade q pena q nao estou morando + la mesmo assim CHA GRANDE estah em meu coraçao te amo cha grande!!!
Por: georgia

chã-grande,é um otimo lugar para se morar.eu mim criei ai nesta linda cidade,agora como não tem muitas opções de empregos eu tive que ir trabalhar e morar em são-paulo.ja fas três anos que eu to aqui.sou feliz mais falta a tranquilidade que tem ai.e sem falar no carinho da família.hoje em dia chã-grande pra mim,so a passeio.
Por: ednilson heleno da silva

eu nao conhece mas eu amei cha grande quando eu estive de ferias eu vou ai pra
Por: Pedro correia da silva

chã grande é uma cidade bacana e acolhedora recebe bem os visitates.
Por: wla

a cidade de chã grande e uma linda cidade e ficou muito mas melhor pos sou filho dessa terra maravilhosa e quando tenho o portunidade sempre visito com muito carinho princilpalmente nas festas do padroeiro da cidade
Por: milton de andrade lima

É muito linda .. venham conhecer vam gostar. Recomendação de especialista.
Por: Marcio José

cha grande minha querida, por ti tenho paixao, as pessoas que eu amo tanto estao ai no teu coraçao. cha grande minha terrinha, te beijo no amanhecer, distante onde eu estou sempre te vendo crescer. cidade maravilhosa, que tantas flores produz, me encanta com tua beleza jorrando um raio de luz.
Por: maria do carmo barros vasconcelos

Cha Grande e uma cidade linda,com um povo acolhedor e um clima de montanha. Eu me apaixonei pela cidade quando la estive e mais ainda por uma changrandense maravilhosa,carinhosa uma grande mulher a qual sou casado e arrastei comigo para vivermos bem longe. Mais sentimos saudades dessa terra tao querida e dos familiares que deixamos la. Com certeza em breve estaremos visitando para matar um pouco dessa saudade!!
Por: Marcos Bezerra

Gentee essa cidade é maravilhosa ,morei ai quando pekena agora naum tenho mais oportunidade de voltar p lá, pois estou fazendo mestrado em Londrees . Mas um dia ainda volto p lá ! Cidade Perfeita de clima agradavél e de pessoas acolhedoras .
Por: Mary Ferraz

Eu fui batizado em Chã Grande e vizitei em 2004 como vê eu moro no Estado do Pará e não esqueço da minha terra natal
Por: Manoel Gomes de Lima

q terra abencoada tou morrendo de saudade nao vejo a hora de vouta par ir de vouta adoro todos ai um beijo.
Por: marcia alexandre da silva

É MUITO BOM CHA- GRANDE MINHA FAMILIA É DE LA................................................................................
Por: NAYJARA

CHA GRANDE EU GOSTO D+,MAIS PREFIRO RECIFE!!!!!!!!!!!!! O TIME BOM,BOM,BOM MAIS PODERIA FICAR MELHOR KISSES!!!!!!
Por: ROSY

Gente a cidade é uma das mais pequenas do estado de Pernambuco, onde a sua polulação é muito acolhedora, a cidade cont com um clima muito agradavel, com temperaturas de 22, 21 ate 17 graus a noite e de dia 27 graus, com belas paisagens a cidade se destaca como um importante polo de desenvolvimento, obtendo isto com sua localização estrategica, ligando a BR 232 e a RB 101, podendo se beneficiar muito com o beneficiode SUAPE. A cidade conta com um site www.deolhoemchagrande.com.br que é uma aticidade independente de jovens locais para mostra a cidade para o mundo. Haroldo Oséias de Almeida Chã Grande no Coração.
Por: Haroldo Oséias de Almeida

É UMA CIDADE MARAVILHOSA FOI ONDE CONHECI A MINHA ESPOSA COM QUEM ME CASEI E HOJE ESTOU GRAÇAS A DEUS REALIZADO TAMBEM MORA MEU SOGRO EA MINHA SOGRA MEU CUNHADO E CUNHADA GOSTO MUITO DESTE LUGAR
Por: ALEXANDRE FLORENCIO NEVES

chã grande é um cidade maravilhosa começando pelo clima, na minha infância e adolescência desfrutei de tudo isso ai, clima, banho da negra, dos caldeirões no rio ipojuca entre outros, resido atualmente no rio de janeiro, adoro essa cidade e sempre que posso volto.
Por: josé oliveira de raújo

passei minha infancia em châ grande, no engenho macaco. vivo em São paulo ha 48 anos. gostaria de me comunicar com elguem que conheça o engenho macaco.
Por: genival pereira gonçalves

chã grande e uma cidade que eu munca vou esquece! foi onde eu nasci, ja faz vinte e tres ano que eu sair dai mas todos os dias eu lembro desta cidade!!! um abraço a todos.
Por: ANTONIO

cidade boa de viver clima muito bom, um dia eu ainda vou morar ai . saudades do bons amigos e familiares passei natal e ano novo ai ano de 2010, foi bom d+ assim que poder estar ai com vcs estarei para matar a saudade chã grande abraços ....
Por: guga

nasci em çha grande gostei rever as fotos depois de vinte anos
Por: josivam

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Chã Grande
Fundação:
1963
Altitude:
470m
População:
16.088 habitantes
Área:
83,7km²
Densidade Demográfica:
192,21hab/km²
CEP:
55636-000

Envie seu comentário sobre Chã Grande