Catende

Catende-PE
banner

Bem-vindo a Catende!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Catende e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Catende.

Informações de Catende

Roteiros do Brasil

Princesinha dos Canaviais 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

O distrito de Catende foi criado pela Lei municipal de nº 01, de 29 de novembro de 1892, e integrava o território de Palmares. Em 1928, foi criado o município de Catende e a sua sede elevada à categoria de cidade. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede e Laje Grande e pelo povoado da Usina Roçadinho. Anualmente, no dia 11 de setembro Catende comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome

Quanto ao nome Catende, há duas versões: a corruptela de Katendi, do africano ou Caatendi, do indígena. A primeira significa lagartixa e a segunda, mato brilhante. Segundo alguns entendidos, esta última é a significação prevalecente.

Aniversário da Cidade

11 de Setembro

Gentílico

catendense

População

38.324 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Catende, uma cidade tranquila ideal para quem busca sossego. Confira!

Clima 

mesotérmico,Tropical Chuvoso com verão seco

Temperatura Média


hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião da Mata Pernambucana, Microrregião da Mata meridional. 

Limites

Ao norte com Bonito, ao sul com Maraial, a leste com Palmares e a oeste com Jaqueira. 

Acesso Rodoviário

PE-126 e BR-101. 

Distâncias:

Da Capital:

142 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Catende guarda as marcas do período açucareiro. Seus antigos engenhos resgatam a história social e econômica de Pernambuco. É uma cidade privilegiada pela natureza, por isso é bastante visitada por turistas que gostam de aliar diversão tranqüila à beleza natural.

Principais Pontos Turísticos

Usina Catende

Está situada no município de Catende, na margem esquerda do rio Pirangi, numa altitude de 153 metros. Fundada, em 1890, com o nome de usina Correia da Silva, em homenagem ao então vice-governador do Estado, foi originalmente construída pelo inglês Carlos Sinden e seu sogro Felipe Paes de Oliveira. Esse nome, no entanto nunca se consagrou, sendo a usina sempre chamada de Catende.
Em 1892, passou a ser usina Catende, construída no antigo engenho Milagre da Conceição, fundado em 1829.
A usina não teve sucesso, sendo entregue a credores, entre os quais o Banco de Pernambuco. Houve várias tentativas de exploração, mas sem resultados, até que, em 1907, foi adquirida pela firma Mendes Lima & Cia, que a reformou (1912), aumentando a sua capacidade de moagem de 200 para 1000 toneladas diárias.
Os proprietários, no entanto, eram comerciantes e não industriais. Interessava-lhes vender o açúcar e não fabricá-lo. A usina foi novamente vendida, dessa vez para a firma Costa, Oliveira & Cia.
Com a saída dos demais sócios, em 1927, a usina passou a ser propriedade do coronel Antônio Ferreira da Costa Azevedo, conhecido pelo apelido de Seu Tenente, que revolucionou toda a zona canavieira da mata sul de Pernambuco, com seu sistema técnico e administrativo, servindo de exemplo para diversas usinas da região.
Em 1929, a usina era considerada a maior do Brasil em produção e capacidade. Possuía 43 propriedades agrícolas, uma via férrea de 140 quilômetros, 11 locomotivas e 266 vagões. O transporte da cana e seus produtos era feito pela Great Western.
Tinha capacidade para processar 1.500 toneladas de cana e fabricar 4.000 litros de álcool em 22 horas. Na época da moagem trabalhavam na fábrica cerca de 700 operários.
Possuía uma vila operária com 200 casas, uma Caixa de Beneficência e mantinha uma escola com freqüência média anual de 50 alunos.
Quando morreu, em 1950, Antônio Ferreira da Costa Azevedo, o Seu Tenente, deixou a usina Catende com uma capacidade industrial para fabricação de 1 milhão de sacos de açúcar, uma destilaria de álcool anidro (a primeira do país), 36 mil hectares de terra, 165 quilômetros de estradas de ferro e 82 engenhos de cana.

Serra da Prata

É um dos pontos mais altos de Catende, onde o visitante pode apreciar a bela paisagem e avistar até o município de Palmares. No local há vários campeonatos de asa delta. O açude Santa Rita e as bicas da região também são dicas para um passeio ecológico. A localidade ainda possui engenhos de construções antigas, como o Engenho Ouricuri. 

Artesanato

Os trabalhos com bordados, crochê e renascença estão presentes na região. Ainda se destaca a fabricação artesanal de bonecos de barro, expostos na feira da cidade.

Estação Ferroviária

E. F. Recife ao São Francisco (1882-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996) 
CATENDE
Município de Catende, PE
Linha Sul - km 142 (1960)   PE-3275
Inauguração: 02.12.1882
Uso atual: moradia   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d 
 
Histórico da Linha: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A Estação
: A estação de Catende foi inaugurada em 1882. Foi ponta de linha da E. F. Recife ao São Francisco por dois anos. Estava ao lado da usina de Catende, uma das grandes usinas de Pernambuco, fundada em 1890. Trocou de donos diversas vezes, até que, no final dos anos 1920, era a maior usina de açúcar do Brasil. Nessa época, possuía 43 propriedades agrícolas, uma via férrea própria com 140 quilômetros, 11 locomotivas e 266 vagões. Charles Small, americano que estava a serviço do seu país no Nordeste brasileiro durante a Segunda Guerra Mundial, visitou a usina e desceu na estação, vindo do Recife, em 1942. Daí duas das fotos abaixo. Atualmente, a usina é controlada pelos próprios funcionários, que assumiram o controle da massa falida da usina após um acordo, depois das dificuldades financeiras pelas quais passou a usina nos anos 1990. Quanto à estação, virou moradia e está em mau estado, ocupada por moradores, há muito lixo, sem nenhuma limpeza. E a música Trem de Alagoas, de Ascenso Ferreira, que diz: O sino bate, o condutor apita o apito, Solta o trem de ferro um grito, põe-se logo a caminhar… - Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende, vou danado pra Catende com vontade de chegar... Mergulham mocambos, nos mangues molhados, moleques, mulatos, vêm vê-lo passar. Adeus ! - Adeus ! Mangueiras, coqueiros, cajueiros em flor, cajueiros com frutos já bons de chupar... - Adeus morena do cabelo cacheado ! Mangabas maduras, mamões amarelos, mamões amarelos, que amostram molengos as mamas macias pra a gente mamar - Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende, vou danado pra Catende com vontade de chegar... Na boca da mata ha furnas incríveis que em coisas terríveis nos fazem pensar: - Ali dorme o Pai-da-Mata - Ali é a casa das caiporas - Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende vou danado pra Catende com vontade de chegar... Meu Deus ! Já deixamos a praia tão longe… No entanto avistamos bem perto outro mar... Danou-se ! Se move, se arqueia, faz onda... Que nada ! É um partido já bom de cortar... - Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende vou danado pra Catende com vontade de chegar... Cana caiana, cana rôxa, cana fita, cada qual a mais bonita, todas boas de chupar... - Adeus morena do cabelo cacheado ! - Ali dorme o Pai-da-Matta ! - Ali é a casa das caiporas - Vou danado pra Catende, vou danado pra Catende vou danado pra Catende com vontade de chegar... (Fontes: ANDRADE, Manuel Correia de. História das usinas de açúcar de Pernambuco. Ed. Massangana, 1989; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Brazilian Steam Album IV, North and South, C. H. Hahmann e Charles Small, 1990; Hélio Ribeiro, 2006).

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O folclore se destaca com o forró, bastante comum na região, e o frevo, trazendo seus tradicionais blocos carnavalescos como A mulher da sombrinha.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE CATENDE

E-mail:

Telefones: (81) 3673-1231

Sites: http://www.catende.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL, TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E REGISTRO DE IMÓVEIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (81) 3673-1546

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Catende

Estou procurandoo meu avô qe se Chama Silverio Tranquilino dos santos meu pai sai de Catende em 1960 e nunca mais voltou, hoje ele está com 72 éo grande sonho e encontra a família me ajudem a realizar o sonho do meu pai e meu tb. Sou Janeth morro no Tucuumã, trabalho na Vale. estou precisando do numero do telefone da Rádio de catende. Grata Janeth
Por: Janeth Santiago dos santos

catende cidade maravilhosa, orgulho passado por geracoes.sabe eu queria um dia que Deus me transportar-se para o passado onde catende era mais verde,mais rios mais amor. eu desejaria abraçar meus avós. e falar que eu tenho muito orgulho de morar onde eles com suas virtude ajudaram a viver catende queria aparecer nais fotos preto e branco.povo humilde e trabalhado, catende nao e o mesmo, mas gostaria que fosse.o tempo nao quer e nos temos que acradesser. porque Deus e o umico criador pois a ele somente a ele pesso um muito obrigado por te criado e amado a nossa cedade CATENDE
Por: nathaly valeria colaço da silva

olá,eu nasci em catende,aos 15 anos vi para sp.gostaria de ver mas fotos da cidade. Minha família mora toda aqui. aguardo resposta obrigado.
Por: carlos albrto caetano da silva

sou catendense,porem saí de lá aos oito anos. filha de aristoteles soares da silva, amo minha doce cidade natal. é linda. quando não deu mais pra sustentar a saudade. voltei de visita rápida no dia 2 de novembro de 2008, chegando aí , fui à camara municipal.onde me emocionei muito com a foto do meu avô josé soares. fui a rua 15 onde nasci,na rua da saudade,em frente ao colegio santa terezinha,na prefeitura e. enfim, não deu mais pra ficar, pois tinha que voltar pois moro em olinda... aproveitando o ensejo, fui eu quem ilustrou a capa e o miolo do último livro do escritor pelópidas soares, meu querido tio,pois tinha o cenário dos canaviais e da chaminé na cabeça que levarei para o resto da vida. catende é linda!...maria arilena soares
Por: maria arilena soares

eu sou de catende mais estou em maceio a 23 anos sinto muitas saudade de la
Por: viana

eu morei 21anos em catende, é uma cidade maaravilhoa moro atulamente em sp e gostaria de voltar um dia p/ minha cidademaravilhosa. bijos todos de catende.
Por: conceiçao

moro em Catende a quase 30 anos e vejo a cidade com um grande potencial turistico, visto alguns pontos turisticos no município, como; A serra da Prata o ponto mais alto da região, uma vista linda; Vários banhos de água cristalina, cachoeiras, bicas, etc. O açúde de Stª Rita no distyrito de Roçadinho, muito grande e cercado por matas; O casario típico da época dos senhores de engenhos no auge do açúca; A Usina catende que já foi a maior da América Latina, em produção e extensão, apesar que hoje está em decadência. Pena que os nossos governantes não aproveitam os recursos naturais que temos para explorar o turismo na região, só enchergam o que lucrativo pra eles. Um abraço e visitem catende.
Por: joel

o carnaval em catende é um dos melhores do mundo!eita cidade boa. Eu amo catende! a fanfarra do ginásio também é a melhor.abraços de willemberg são paulo capital
Por: willemberg carlos da silva

nascido e criado em catende hoje após quatro anos estou ausente, porem morrendo de saudades das belesas que tem por ai. nada comparado ao seu ar puro, suas águas cristalinas e seu descanço que é de dar enveja pra qualquer um. catende tem uma tranquilidade que aqui em são paulo não se tem e nem em outros lugares por ai a fora. declarações de um conterraneo. saudades
Por: willielson jose dos santos rolim

fui a catende e adore foi lá que encontrei meu amorrrrrr e em saõ joaõ estarei lá de novo e todas as minhas ferias também estarei lá vou danada pra catende sou catendense de coraçaõ.....
Por: mechelle roque da silva

amei tudo que vi aqui. muito legal mas, gostaria de ver mais fotos, como das águas caindo da barragem, das casas grandes de auguns engenhos mas valeu, edvaldo de são paulo
Por: edvaldo

eu sou a paixonada, por catende, é uma cidade maravilhosa. ok
Por: rosi

VISITE ESSE PARAISO, SOU DO CANAÃ, VIVO EM BERTIOGA SP,MAS CATENDE VIVE EM MEU CORAÇÃO.
Por: CARLOS FERREIRA

catende continua sendo pra mim uma cidade acolhedora, bem localizada geograficamente e tb bem servida pela malha de rodovias sou irmão do ex delegado de policia dr joão paulo
Por: jose paulo dos santos

CATENDE ESTÁ BONITO, EU JA TIVE O PRAZER DE CONHECER. CONHEÇO O CLUBE LEÃO XIII, CONHEÇO A USINA, ENTRE OUTROS, A CIDADE ESTÁ UM SHOU!
Por: 100%THAMISSON

catende cidade maravilhosa ande nasci e quero volta um dia para viver os meus resto dias nesta cidade lembraça da serra da prata do rio pirangir e panela da barragem e outros lugares
Por: pedro

eu so pernabucana de catende com muito prazere meorgulho de ter vevido muito tenpo ai mas o que eu sinto mas falta e do mel velho e antigo sinema eita tenpo bom era aqueli que agente se reunia na prassa do sinema para jogar comvessa fora hoje eu moro no rio de janeiro e morro de saudades beijos a todos dai
Por: maria jose da apresentaçao

sou catendence de coração foi em catende que eu mim criei e aprendir a amar esta cidade farei o que for possivel para dar brilho a esse nome e a essa cidade.
Por: jose paulo

eu Gabriel tenho muita vantade de rever catende quando fui a catende eu tinha 2 aninho agora eu tenho 6 aninhos eu fui junto com meu avo um abraco para todos de catende.
Por: pedro gabriel

olhe eu nasci em rosadinho bem proximo a catende todos os fin de semanas eu ia tomar banho no rio pirangir e rio panelas en catende tenho muita saudade da quelis tempo que não volta mas mando um abraço para meus conteranio
Por: Bernardete ramos

tenho orgulho de ser catendense porque sou filho de catende minha terra natal e que deus abençoe todos os catendences
Por: aluisio depressivo

catende é a minha cidade de coraçãoe farei o que for possivel para elevar o nome desta maravilhosa cidade alguem que conheça o dr joão paulo é meu irmão um abraço pra ele e todos . estou a inteira disposição p/ engrandecer minha cidade
Por: jose paulo

eu morava em catende hoje estou em sp ha trezi anos morando aqui bom fala dacidade . a cidade de catende ta precisando de melhorari contina em pregos dignidade compertencia na aria de saude seguransa nas escolas e dignidade aos trabalhodor ruras da usina de catende
Por: agnaldo sabino da silva

Amei as fotos da cidade de Catende, esse lugar maravilhoso que deixa saudades.Nasci lá estou em São Paulo desde 1991 só voltei uma vez p/ minha cidade e foram as melhores férias que já tive.Beijos para todos em especial para minha irmã Cássia,minhas sobrinhas Vitória e Tauanna e meu cunhado Joca que moram na rua 7 de setembro, amo vocês, que DEUS nos permita um dia eu voltar a viver aí.Beijos no coração de cada cidadão catendence!!
Por: ana paula

Amei as fotos da cidade de Catende, esse lugar maravilhoso que deixa saudades.Nasci lá estou em São Paulo desde 1991 só voltei uma vez p/ minha cidade e foram as melhores férias que já tive.Beijos para todos em especial para minha irmã Cássia,minhas sobrinhas Vitória e Tauanna e meu cunhado Joca que moram na rua 7 de setembro, amo vocês, que DEUS nos permita um dia eu voltar a viver aí.Beijos no coração de cada cidadão catendence!!
Por: ana paula

eu amo catende minha cidade.preferida.apesar que nao tive chance nenhuma de emprego pois fui obrigada ha sair de la.para toritama
Por: renata

Catende Pernambuco um lugar pequininho, gosto muito de minha cidade natal sou filho de Catende estou em brasilia há 15 anos sempre que mi sobra um tempinho vou pra lá um dia vouto para Catende sempre falei, nem sou daqui nem vim pra ficar. espero entrar em contato com algum conterranio. telefone: ( 061) 32164866-32164867. moacir.
Por: moacir xavier teixeira

eu conheço e ja morei em catende adoro essa cidade e tenho muita vontade de morar lá novamente e espero que isso aconteça adoro as festa dela de catende principalmente o carnaval bom é isso tchau
Por: tamara leticia

eu parabenizo a cidade de catende pelos seu aniversario de emanicipaçao parabens
Por: rosenildo de souza domingos

catende minha cidade querida catende brilha muito em pernambuco beijos catende
Por: giselly priscila silva assunção

Conheci Catende, e gostei muito da cidade meus pais nasceram e se criaram em Catende, meu pai trabalhou na Usina Catende, e a maioria dos meus parentes moram ai.A cidade é muito hospitaleira e seus moradores muitos gentis.
Por: Ana Patricia

eu paulo, moro em lage grande, mais estou no rio janeiro, eu estou com muita saudade de catende eu tiamo catende
Por: paulo roberto da comceiçaõ

QUE SAUDADES DOS BAILES NO LEÃO XIII E NO CATENDE CLUB, O BLOCO CARNAVALESCO MULHER DA SOMBRINHA EU MORAVA EM MARAIAL MAIS SEMPRE PRESENTE NAS FESTAS DESSA MARAVILHOSA CIDADE HOJE MORO EM SÃO PAULO,ABRAÇOS A TODOS DAÍ.
Por: VALDEMIR SALES

adoro catende super d+!!meus melhores amigos moram la
Por: lidiane

nasci no engenho ouricuri, fui criada em catende, estrudei no colegio santa therezinha, meu pai foi jose rufino de santana irmao de abilio santana, amo esta cidade. Hoje moro na cidade de Iguaba grande-rio de janeiro.fiquei feliz de ver catende na internete, espero noticias beijos para todos os meus conterrâneos, sinto saudade da minha infancia quando morava ai, ia muito na usina quando criança meu pai era senhor de engenho, beijos para todos
Por: Edleuza monteiro de santana

gosto muito da cidade min faz, muito bém acho muito agradavel
Por: rosilda

morro em são paulo mas sou da cidade de catende, amo minha cidede sinto muita falta bjs pr todos da ir
Por: maria wellingta alvaro da silva

Minha querida cidade, Catende foi aqui onde nasci e mim criei. Catende tem belos açudes como o de santa rita,açude de monte alegre,açude de Osadias. Abela serra da prata com Seus banhos de bicas e, Suas paisagens Ezuberante.
Por: Silvio Romero de Albuquerque Ordonio

sou catendense atualmante moro em sao paulo sofri um acidente quando crianca que deve fazer parte da historia da cidade, sou o menino que perdeu a perna na pedreira que ficava perto do escoteiro . nao fui mais ai por falta de oportunidade. torci muito pelo leao XIII, na epoca do doutor Joao azevedo e fui fundador do colegio estaduas Costa Azevedo. abracos para meus conterraneos. morei na rua Leao XIII e na rua 7
Por: marcos ribeiro nabuco

nasci nessa linda cidade, sempre que possivel volto la para visitar meus paresntes, é um lugar maravilhoso com seus moradores sempre acolhedores.
Por: manoel joao

Olá, sou um paulista apaixonado por Catende, morando nela de 89 à 01.Hoje, vivo em São Paulo e tenho saudades, pois tenho emoções vividas nessa ótima cidade, no momento planejo visita-la.
Por: Edson José da Silva

JA MOREI NESSA LIMDA CIDADE ,SIMTO MUITA SAUDADES DA MINHA INFAMCIA,E DA MINHA JUVEMTUDE, HOJE MORO EM SAO PAULO ,MAS NADA E COMPARADO A ESSE LUGAR TE AMO CATENDE.
Por: VANIA MOURA

eu adoro ir pra catende principalmente no são joão
Por: lucinaide oliveira

conheço essa cidade e o melhor é as praça as danceteria e muito mais que a cidade oferece e cartaõ portal que é a usina na verdade eu gosto de mais de catende e do meu estado de pernanbuco um abraços aos catendence.
Por: isaias barbosa da silva

sou de catende amo m.esta cidade ja nao vivo ai ha 20 anos mais amo m.catende.no sao joao estarei para visita catende se deus quizer.ja trabalhei na voz de catende.e no bar a carverna...um abraco a todos de catende...
Por: valdeci s.ferreira

gostaria de conhesser esta cidade.no momento estou em são paulo mas em junho tor indo de ferias, e vor ate ai
Por: jose nestor afonso

nasci em catende e morei 21 ano ai hoje vivo em recife mas sinto muitas saudade da desta cidade maravilhosa bjs catende por elza
Por: elza souza

gostaria de homenagiar catende pela sua cultura princilpalmente 11 de setembro que é seu aniverssario.
Por: jeferson batista da silva

eu nasci em catende mas nao conheço a cidade pois vim morar no recife muito pequeno mas tou com muito desejo de levar minha familha pra conhecer catende
Por: moises antonio da silva mendes

é minha cidade natal faz 25 anos que sai de lá e atualmente estou morando em carpina tenho muitas saudades de minha cidade e por gentileza me envenhen fotos
Por: luciano

conheço e gosto muito amo tenho paixão saudades!!!
Por: cicera ( CIL )

Nao conheço esta cidade ainda pretendo um dia poder conheçer pelas fotos e muito bonita.Um abraço para Valdemir Salles. EDSON MENDES
Por: EDSON FELIPE MENDES.

eu amo esta cidade,sinto saudades da minha familia dos meua amigos.
Por: valquiria

sou filho de catende nascir nesta cidade hoje moro em sao paulo ja faz 17 anos nunca mais voltei na minha cidede querida um dia volto p matar saldades e encontrar quem tanto amo beijos a todos ronaldo
Por: ronaldo batista de melo

conheci catende pelos olhos do meu pai,que nela trabalhou nos idos de 1940, e sou apaixonada pelas suas historias de luta e trabalho arduo.Parabens catendeses pela sua honra e glórias.
Por: iracema silva souza curitiba

Eu amo minha cidade, a minha princesinha dos canaviais, a minha querida Catende.
Por: Juliano César

Nasci em Catende, resido em Sao Paulo.Sou poeta Academica. Fui fundadora da VOZ DOS CANAVIAIS juntamente com Jose de Souza, e LU. Amo Catende e tenho orgulho de ter nascido aí Tenho ido em Catende.
Por: Maria Lucia lópez

Bom minha historia com catende é otima, adoro esse lugar amo de paixão, minha mãe nasceu em catende, hj ela mora aqui em são paulo onde nasci.... minha familia parte dela ainda mora ai em catende, meu avó FRANCISCO ALVES DE SIQUEIRA , foi um grande homem , trabalhou na ferroviaria de catende e hj ele está junto de papai do ceu, mas garanto que assim como eu, ele tem orgulho de ser catendense.... Bjs á todos
Por: Elisangela Siqueira

ADORO CATENDE,NASCI EM CARUARU MAS CRESCI LÁ.Ô CIDADE MARAVILHOSA,PRA MIM É UM PEDACINHO DO CÉU.ME LEMBRO DOS PASSEIOS E BANHOS QUE IA COM OS AMIGOS.A BARRAGEM EA SERRA DA PRATA SÃO LUGARES MARAVILHOSOS,O BANHO DO EGENHO NITERÓI E INGORDA TAMBÉM.OS CHALÉS E OS AÇUDES,QUE SAUDADE.EESTA CIDADE PRECISA SER MAS CONHECIDA PELAS PESSOAS PARA SE ENRIQUECER MAIS E SER CONHECIDA.ALGU MA COISA PRECISA CHAMAR A ATENÇÃO DOS TURISTAS.SE CARUARU E OUTRAS CIDADES PODE POR QUE ELA NÃO.HOJE RIDO EM CARUARU,MAS SE EU TENHO GRANES SONHOS PARA COM ESSA CIDADE.
Por: kaoma colaço chaeves

ola sou de catende, more i na rua do bar a caverna sai de la em 86 hoje moro em maceio, sou neta de seu ferreira ele era barbeiro,estudei no santa terezinha e no costa azevedo, sou amiga de rubia filha de seu rubens da padaria mas faz tempo q nao ha vejo e adrina helena,e adrina lucia se possivel queria contatoum abraço.
Por: Miriam Ferreira da Silva

amo esta cidade, só de falar , me dá uma alegria no meu coração. passei uma boa parte da minha infãncia aí. pretendo um dia voltar para morar aí, quem sabe?
Por: neide

mesmo morando em são paulo, nunca esqueço esta cidade, onde nasci e mim criei. OBRIGADO CATENDE.
Por: Amaro josé da silva

eu nasci na usina roçadinho e mudei de la com quase oito anos de idade. o meu pai aposentou na usina roçadinho.e comprou um pequeno sitio no municipio de Belem de maria.hoje moro na cidade de Ribeirao preto-sp.mas nunca esqueço desta cidade .estive ai pela ultima vez no ano de 1998.
Por: francisco lins da silva

Eu conheço catende por que eu sou de la.E toda minha familia e de la. Amo muito catende,se deus quiser eu vou visitar catende nas ferias de fim de ano.
Por: ana paula velozo da silva

amo catende nasci em catende na rua senador sagrado filho 65,estou a 18 anos fora de minha cidade natal mais em breve estou de volta lembro muito do time de vazia que eu jogava nos finais de semana o são cristovão do bairro m.sampaio em breve setou de volta.
Por: juncelio

amo catende sair de catende em 1993 moro em sao paulo nunca mais voltei em catende ja fez 17 anos que nao vejo minha cidade onde nascir mais a amo beijos a todos meus amigos
Por: ronaldo batista de melo

Já morrei em catende durante 13 anos.E gastava muito do lugar,pois tem muitos lugares legais.
Por: ROSANE MARIA DA SILVA

oi catende da cana açucarada,do rio pirangi banhando a cidade ao romper da alvorada,dessa gente humilde mais resistente,forte,abençoada que não teme as dificuldades da vida mais que sonha,com a vitoria
Por: everaldo lima

eu ja morei em catende, essa cidade é maravilhosa!!! é boa de maisssssss... um super beijaooooo... de um alguem q sente muita saudadessss...
Por: gricia maria da silva

eu amo essa cidade maravilhosa foi lá onde eu conheci o amor da minha vida/ como era bom aquele tempos
Por: lucinaide

oi eu sou de catende mais estou morando em santa cruz do capibaribe mais aqui eu não me cinto bem so estou em santa cruz so por causa do meu imprego mais em primeiro lugar vem catende
Por: rodrigo jose

Sou filho de catende e me orgulho dessa cidade, apezar de esttar fora dai ha 39 anos.
Por: Paulo Bibiano

Catende e a minha cidade natal,eu aodro este lugar,mas eu estou morando em São Paulo mesmo assim eu tenho saudades da minha cidade. abraços!!!!!!!
Por: José Francisco da Silva

Nunca conheci catende mais sei que o lugar e lindo,eu ainda creio que um dia eu vou conhecer este lugar tão enteressante. abraços e bjs!!!!!!!!
Por: Andressa Lima da Silva

eu amo essa cidade eu nasci em palmares eu brinco muito lá fo que eu me tornei uma pessoa melhor mas agora estou em olinda
Por: marilia soares de oliveira

olha não conheço muito mais ja passeie 30 dias com minha familha com meu irmão e familha dele adorei
Por: jose cordeiro nascimento

Minha querida catende a quanto tempo que não te vejo to com saudade tenho certeza que esse ano irei aí para matar Saudade de ti o meu maior prazer é saber que nasci nessa cidade maravilhosa te amo catende
Por: Marcos Antônio

conheço catende e sua maravilhosa festa da mulher da sombrinha :P adorei 2010 e vou voltar...
Por: ligia valeria

Já morei em Catende e tem 16 anos que saí dessa cidade maravilhosa, onde tenho muitas lembranças e muita saudades; estudei no Ginásio e lembro muito bem da roupinha verde que sentia orgulho de usar.Amo Catende. De todo meu coração.
Por: Josete

É com muito orgulho e alegria no coração que falo sobre a cidade onde eu nasci e me criei e, acima de tudo, onde rui muito feliz. estudei no Ginásio Municipal José Eugênio Cavalcante e sinto muitas saudades dos meus professores queridos: Profº Erasmo, profº Zé Pedro, profª Claudete e tantos outros...Jamais esqueço da minha amiga Leninha com quem dividi tantos momentos bons quando estudávamos juntas... Quantas saudades!!!! Moro em Cubatão/SP há 16 anos, mas jamais esquecerei minha Catende querida.
Por: Josete

eu moro em sp capital mais so de catemde nesta sidade e muito bom de pasia dansa foro muito mais um abraso partodos dai bj
Por: enildo jose gomes

amo catende nasci nesta cidade maravilhosa de gente bonita morei na rua senador salgrado filho 65 joguei no time sao cristovao com-bidula-magro-buranhe-dofeijao-adauto-cido-cabocao-bel-te amo catende.
Por: juncelio j. silva - ju .

nasci em catende e cresci no seu destrito roçadinho. por circunstâncias do destino hoje moro no Rio de janeiro, cidade que também aprendi amar, mais sinto muita saudade da minha terra natal, bjss
Por: Andreia mélo

MEU NOME E DOMINGOS OU MINGO COMO SOU MAIS CONHECIDO EM CATENDE NASCI E ME CRIEI EM CATENDE NO ENGENHO MONTE ALEGRE E TENHO MUITA SAUDAES DAI ESTIVE LA EM AGOSTO DO ANO DE 2010 E PRETENDO VOU TAR ESTE ANO DENOVO UM ABRAÇO PARA TODOS AI DE CATENDE SOU FILHO DE SR. ANTONIO MIGUEL E DONA MARIA JOSE OU DONA DEDA COMO E CONHECIDA SAUDADES
Por: DOMINGOS

nasci em catende ate meus 10 anos de idade depois vim pra sao paulo e nao voltei ams em catende hoje vendo as fotos vejo como a cidadade esta maltratada o que acontece que os puliticos da cidade faz que nao arruma a cidade , nem tenho vont\de mas de voltar em catende
Por: junior

os lugares mais fantasticos para conhece são os engenhos os antigo casarão os açude e rios os carreiro e carro de boi
Por: QUITERIA MARIA DA SILVA QUEIROZqui

nasci em palmares mas foi em catende onde passei os melhores momentos, estudei no ginásio,conclui em 1964, fui a 1ª da turma a casar saudades dos ,,colegas,genalva monica,. cila, luis mario,siqueira e tantos outros . a professora romilda e o seu josibias ainda tenho contatos com eles.eu amo catende,há 46 anos moro no sudeste. abraços. aos irmãos,e todos familiares severina
Por: severina santos o. da silva

catende e uma cidade linda,pequena mais aconchecante o clima e otimo ,a noite a frieza e gostoza
Por: marlene justino silva

gostria de conhece catende acho muito bonita, parabens
Por: lucia costa

olha essa cidade é d + tenho saudade dai . sou de roçadinho mais tenho parente en catende. vcs tem q posta mais fotos.
Por: abenildo inacio moreira

QUE SAUDADE DE CATENDE !! HOJE MORO EM SÃO PAULO, MAIS JÁ MOREI EM CATENDE PASEI TODA MINHA INFANCIA ,ESTUDEI NO GINASIO QUE SAUDADE DAS MINHAS NAMORADAS E DOS MEUS AMIGOS, QUE ALGUS DELES JA SE FORAM ! ... SAUDADES DO MEU VELHO PAI UM GRANDE HOMEM HOJE ESTAR COM O PAPAI DO CEU O SAUDOSO( JOÃO BARBEIRO) MAIS TENHO AINDA A MINHA QUERIDA MAÊ E MEUS IRMAOÊS E SOBRINHOS E SOBRINHAS GATAS, UM GRANDE ABRAÇO AOS MEUS CONTERANIOS. (NANDO IRMÂO DO ROBERTO,ROGERIO,TIAGO E AGNILDA, FILHO DO SAUDOSO JOÃO BARBEIRO)
Por: Álvaro Ernando de torres

ou cidade pequena e linda .uqe friozinho la faz .praca,clube,cimema,rios,igreja,mercado feira,soms 06 irmaos todos nacidos e criados educados nos colegios desta linda cidade..nao estamos mais morando ai mais amamos esta cidade.
Por: marlene justino silva

Catende minha Catende querida, amo minha cidade natal; Uma cidade de pessoas maravilhosas, lugar tranquilo, quente, bom demais. Só faltou a praia, porém os açudes são ótimos. Desejo a Catende e a todos muita prosperidade, avanço. Catendinha tu moras no meu coração para sempre, minha família e todos amigos que aí conquistei. Catende, Catende, Bendita Seja. Abração para todos, xeru.
Por: Aline Melina G R M da Silva

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Catende

Envie seu comentário sobre Catende