Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Bonito?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Bonito

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística Agreste

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Em 1812 foi edificada a Matriz de Nossa Senhora da Conceição - padroeira da cidade - tendo contribuído para a povoação local.
Bonito foi palco de diversas revoltas que terminaram na morte de muitos habitantes do município. Em 19 de dezembro de 1874 ocorreu a invasão denominada Quebra Quilos. A revolta deu-se devido à alteração do antigo sistema de pesos e medidas para as unidades de metro, centímetro e quilo, de acordo com a Lei Imperial nº1157, de 1862.
O mesmo local, nos fins de 1819, no governo Luiz do Rego, foi palco da grande matança dos habitantes da Serra do Rodeador (comunidade pertencente, hoje, ao município), a qual D. Pedro I, em seu manifesto aos brasileiros, assim se exprimiu: Pernambucanos, lembrai-vos das fogueiras do Bonito.
O caso messiânico do Rodeador, liderado pelo ex-soldado do 12º Batalhão de Milícias de Alagoas, Silvestre José dos Santos, assim como outros movimentos que unem interesses religiosos à esperança da saída da miséria, foi abafado com sangue. Silvestre pregava o Sebastianismo - uma forma de messianismo em Portugal. Os seguidores acreditavam na volta de D. Sebastião, que não teria morrido na África, na batalha de Alcácer-Quibir. 

Significado do Nome

Consta que o nome da cidade surgiu depois que alguns caçadores encontraram, na região ainda despovoada, um riacho de água cristalina; um deles teria afirmado que rio bonito e, depois, todos passaram a se referir à área do rio bonito, para orientar as suas andanças pela região. Posteriormente, a denominação do local foi reduzida para Bonito. 

Aniversário da Cidade:

20 de Maio  

Gentílico:

Bonitense

População:

37.570 habitantes 

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Turistas e aventureiros de todos os cantos são seduzidos pela mata com trilhas confortáveis. Simplesmente um dos locais mais atraentes do mundo, um povo acolhedor, belezas naturais e clima agradével fazem parte do local.

Clima:

Ameno 

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Brejo Pernambucano 

Limites:

Ao norte com Camocim São Félix, Sairé e Barra de Guabiraba, ao sul com Palmares, a leste com Caetés e Joaquim Nabuco e a oeste com São Joaquim do Monte e Belém de Maria.  

Acesso Rodoviário:

PE-103 e BR-232 (via Bezerros)  

Distâncias:

Da Capital:

132 km  

Outras: 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

É bastante conhecido como destino turistico, por apresentar cachoeiras de tamanhos e intensidades variadas.
O território do município de Bonito era, até o final do século XVIII, totalmente coberto de imensas florestas e situava-se na área abrangida pelo célebre Quilombo dos Palmares.
A beleza do local deu à cidade o nome de Bonito. O município foi batizado por caçadores, vindos do povoado de São José dos Bezerros, que percorriam as florestas e deparavam-se com belos riachos de águas límpidas. Rede hídrica diversificada, com rios, nascentes, barragens, riachos e várias cachoeiras, além das corredeiras, lagos e piscinas naturais. Entre os locais mais procurados, destacam-se a Bica do Engenho Barra Azul; as cachoeiras Pedra Redonda, da Corrente, Humaytá, do Encanto, Tomada do Mágico e Véu da Noiva; as furnas da Pedra Oca e do Rodeadouro; o Mirante da Serra do Araticum; e a Reserva Ecológica Mata do Mucuri. Para os que gostam de levar para casa uma lembrança da viagem, o artesanato em madeira e cerâmica é vendido por toda a cidade. 

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais

Não é à toa que a cidade tem esse nome. As cachoeiras, riachos e barragens fazem justiça ao adjetivo. São pontos imperdíveis para quem chega à cidade.
A cachoeira Véu da Noiva, formada pelo rio Verde, é a preferida pelos praticantes de rapel. Os dois braços formam piscinas naturais e corredeiras.
Porém, o acesso não é fácil, sendo necessário um bom preparo físico.

Barra Azul

Ideal para levar a família, pois possui acesso fácil e forma uma pequena piscina onde as crianças podem brincar à vontade. Existem também as cachoeiras do Humaitá, da Corrente, da Pedra Redonda, do Encanto e do Mágico. 

Cidade das Flores

O turista também deve reservar algumas horas para conferir o cultivo de flores que rende a Bonito o título de Cidade das Flores, graças à colônia japonesa ali existente. São 20 famílias de origem nipônica que trabalham na agricultura e na plantação de crisântemos. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Nas tradições populares o destaque são os grupos de bacamarteiros, com mais de 100 anos de tradição. Hoje existem dois batalhões: o 15 e o 25. A banda de pífanos do Mestre Furiba garante a animação das troças.

- A festa de São Sebastião é a maior da cidade. São dez noites de comemoração religiosa e profana que atraem quase 30 mil turistas por ano. A procissão reúne mais de três mil fiéis. A alvorada, que acorda a cidade no dia da festa sempre acompanhada pela banda musical do Biu, já virou um verdadeiro bloco carnavalesco.  

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BONITO

E-mail: gabinete@bonitope.com

Telefones: (81) 3737-0700

Sites: http://www.bonitope.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Borborema Ltda. 

Rua Dr José Carlos Dubeux
Bonito - PE
Telefone: (81) 3737-1347

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: cartorioregistrocivilbonito_lamartine@hotmail.com

Telefones: (81) 3737-1554

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://www.bonitopernambuco.com/v6/

www.creditofundiario.org.br

www.amigosdatrilha.com.br

www.municipios.pe.gov.br

www.wikipedia.com.br

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 

  

 

 


Conheça nossas opções de hotéis em Bonito e pousadas em Bonito para visitar Bonito.

Promova a cidade de Bonito no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!