Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Bom Jardim?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Bom Jardim

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Surgiu a povoação, da propriedade de um rico fazendeiro que, para prestar assistência religiosa à seus moradores, contratou um capelão, o qual edificou sua morada no alto das ladeiras em um lugar cheio de árvores frondosas e paus d´arco, circundado por um riacho, localizado no perímetro urbano da cidade. Extasiado com a beleza do lugar, o capelão passou a chamar o curato, (residência de cura), de Bom Jardim. Logo depois da fundação da Capela o povoado começou à crescer, sendo habitado pelos que negociavam no sertão da Paraíba, grande centro de produção de algodão. A Igreja Matriz, em estilo toscano, foi construida por Missionários Capuchinos em 1876. Por força da Lei Provincial º 1.327, de 04 de Fevereiro de 1.879, a Vila Bom Jardim foi elevada à categoria de cidade. Refere-se, também, a criação do Distrito de Bom Jardim a Lei Municipal nº 03, de 27 de Abril de 1.893. No começo do século XVIII, o local em que fica hoje a cidade de Bom Jardim era uma fazenda, denominada Santana, por conta da existência de uma pequena capela dedicada à Santa.

Significado do Nome:

O capelão contratado pelo fazendeiro, edificou sua morada no alto das ladeiras em um lugar cheio de árvores frondosas e paus d´arco, circundado por um riacho. Extasiado com a beleza do lugar, o capelão passou a chama-lo de Bom Jardim.

Aniversário da Cidade:

19 de Julho

Gentílico:

bom-jardinense

População:

39.251 habitantes - censo IBGE/2011

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um clima quente para se divertir. Se você quer muito lazer, venha para cá!

Clima:

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média:

 23.9ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Agreste, microrregião Médio Capibaribe 

Limites:

Ao norte com Orobó e Machados, ao sul com João Alfredo, a leste com Vicência e Limoeiro e a oeste com Surubim e Casinhas. 

Acesso Rodoviário:

PE-38, PE-90 e BR-408. 

Distâncias:
Da Capital:

104 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais:

Além de contribuir para expandir a economia municipal, as rochas de granito marrom, esculpidas pela natureza nas mais diversas formas e tamanhos, transformaram-se numa das principais atrações de Bom Jardim. Destaque para a Pedra do Navio, uma formação rochosa de 10 metros de altura e 300 toneladas que recebeu esse nome por se assemelhar a uma antiga embarcação. Localizada na entrada do município, a pedra possui uma escada para que os visitantes mais aventureiros possam apreciar a vista da região de cima do principal cartão-postal da cidade.

Cachoeira de Paquevira

Uma sucessão de pequenas quedas d´água, intercaladas por trechos de corredeiras, escorregador e piscinas naturais.

Pedra N. Sra. de Lourdes

Outras formações rochosas de Bom Jardim também consideradas importantes pontos turísticos são a Pedra de Nossa Senhora de Lourdes, distante 12 km da sede municipal, e a Pedra do Caboclo, onde se localiza um sítio arqueológico no qual foram encontrados, na década de 70, objetos e utensílios de civilizações indígenas. A Pedra foi utilizada anteriormente como cemitério por povos pré-históricos e na década de 70 foram encontrados, através de escavações, objetos de adorno, urnas mortuárias e utensílios domésticos, que hoje podem ser vistos no Museu do Homem do Nordeste, em Recife.

Turismo Ecológico

O município ainda possui cataratas, trilhas ecológicas, engenhos, igrejas e casarões do século 18. A Cachoeira da Paquevira, formada por pequenas quedas dágua e piscinas naturais é outro destaque.

Artesanato

No artesanato de Bom Jardim, encontram-se bijuterias (colares, brincos e pulseiras) feitas com pedras semi-preciosas como cristal, ametista, ônis, topázio, entre outras.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O folclore revela manifestações populares como o maracatu, as bandas de pífanos, o pastoril e o cavalo-marinho.

 Janeiro/Fevereiro

- Tradicionalmente, todo ano, acontece a festa popular religiosa em louvor a São Sebastião, onde ocorrem manifestações sacras e profanas, seguida de procissão pelas principais ruas da cidade. A festa movimenta Bom Jardim durante 09 dias (de 25/01 a 02/02), apresentando-se vários grupos folclóricos da região, shows musicais, parque de diversão e barracas de comidas típicas.

-12 à 30 de Junho - ciclo junino

-26 de Junho - Festa de Santana

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JARDIM:

Rua Josimar Moreira de Melo, s/nº

Fone: (81) 3638.1166

E-mail:

Telefones: (81) 3621-0817

Sites: http://www.bomjardimpe.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 


Conheça nossas opções de hotéis em Bom Jardim e pousadas em Bom Jardim para visitar Bom Jardim.

Promova a cidade de Bom Jardim no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!