Bom Jardim

Bom Jardim-PE
banner

Bem-vindo a Bom Jardim!

banner

Utilize o menu esquerdo para acessar os melhores hotéis em Bom Jardim e muitas outras opções de hospedagem na cidade Bom Jardim. Você vai encontrar desde camping e chalés, até os melhores resorts e pousadas em Bom Jardim.

Informações de Bom Jardim

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE:

Surgiu a povoação, da propriedade de um rico fazendeiro que, para prestar assistência religiosa à seus moradores, contratou um capelão, o qual edificou sua morada no alto das ladeiras em um lugar cheio de árvores frondosas e paus d´arco, circundado por um riacho, localizado no perímetro urbano da cidade. Extasiado com a beleza do lugar, o capelão passou a chamar o curato, (residência de cura), de Bom Jardim. Logo depois da fundação da Capela o povoado começou à crescer, sendo habitado pelos que negociavam no sertão da Paraíba, grande centro de produção de algodão. A Igreja Matriz, em estilo toscano, foi construida por Missionários Capuchinos em 1876. Por força da Lei Provincial º 1.327, de 04 de Fevereiro de 1.879, a Vila Bom Jardim foi elevada à categoria de cidade. Refere-se, também, a criação do Distrito de Bom Jardim a Lei Municipal nº 03, de 27 de Abril de 1.893. No começo do século XVIII, o local em que fica hoje a cidade de Bom Jardim era uma fazenda, denominada Santana, por conta da existência de uma pequena capela dedicada à Santa.

Significado do Nome:

O capelão contratado pelo fazendeiro, edificou sua morada no alto das ladeiras em um lugar cheio de árvores frondosas e paus d´arco, circundado por um riacho. Extasiado com a beleza do lugar, o capelão passou a chama-lo de Bom Jardim.

Aniversário da Cidade:

19 de Julho

Gentílico:

bom-jardinense

População:

39.251 habitantes - censo IBGE/2011

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Um clima quente para se divertir. Se você quer muito lazer, venha para cá!

Clima:

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média:

 23.9ºC

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização:

Agreste, microrregião Médio Capibaribe 

Limites:

Ao norte com Orobó e Machados, ao sul com João Alfredo, a leste com Vicência e Limoeiro e a oeste com Surubim e Casinhas. 

Acesso Rodoviário:

PE-38, PE-90 e BR-408. 

Distâncias:
Da Capital:

104 km

Outras:

hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos:

Atrativos Naturais:

Além de contribuir para expandir a economia municipal, as rochas de granito marrom, esculpidas pela natureza nas mais diversas formas e tamanhos, transformaram-se numa das principais atrações de Bom Jardim. Destaque para a Pedra do Navio, uma formação rochosa de 10 metros de altura e 300 toneladas que recebeu esse nome por se assemelhar a uma antiga embarcação. Localizada na entrada do município, a pedra possui uma escada para que os visitantes mais aventureiros possam apreciar a vista da região de cima do principal cartão-postal da cidade.

Cachoeira de Paquevira

Uma sucessão de pequenas quedas d´água, intercaladas por trechos de corredeiras, escorregador e piscinas naturais.

Pedra N. Sra. de Lourdes

Outras formações rochosas de Bom Jardim também consideradas importantes pontos turísticos são a Pedra de Nossa Senhora de Lourdes, distante 12 km da sede municipal, e a Pedra do Caboclo, onde se localiza um sítio arqueológico no qual foram encontrados, na década de 70, objetos e utensílios de civilizações indígenas. A Pedra foi utilizada anteriormente como cemitério por povos pré-históricos e na década de 70 foram encontrados, através de escavações, objetos de adorno, urnas mortuárias e utensílios domésticos, que hoje podem ser vistos no Museu do Homem do Nordeste, em Recife.

Turismo Ecológico

O município ainda possui cataratas, trilhas ecológicas, engenhos, igrejas e casarões do século 18. A Cachoeira da Paquevira, formada por pequenas quedas dágua e piscinas naturais é outro destaque.

Artesanato

No artesanato de Bom Jardim, encontram-se bijuterias (colares, brincos e pulseiras) feitas com pedras semi-preciosas como cristal, ametista, ônis, topázio, entre outras.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- O folclore revela manifestações populares como o maracatu, as bandas de pífanos, o pastoril e o cavalo-marinho.

 Janeiro/Fevereiro

- Tradicionalmente, todo ano, acontece a festa popular religiosa em louvor a São Sebastião, onde ocorrem manifestações sacras e profanas, seguida de procissão pelas principais ruas da cidade. A festa movimenta Bom Jardim durante 09 dias (de 25/01 a 02/02), apresentando-se vários grupos folclóricos da região, shows musicais, parque de diversão e barracas de comidas típicas.

-12 à 30 de Junho - ciclo junino

-26 de Junho - Festa de Santana

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM JARDIM:

Rua Josimar Moreira de Melo, s/nº

Fone: (81) 3638.1166

E-mail:

Telefones: (81) 3621-0817

Sites: http://www.bomjardimpe.com/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário:

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

 

Comentários de Bom Jardim

pow cidade linda eu passei um tempo ai e foi muito bom as pessoas são muito hospitaleiros tenho um amiga q se clhama claudia q mora na rua do frade gente boa damais.se tiverem noticia dela mim mandem. ela e cigurança da escola
Por: nana lima

o que tem de bom e a cidade limpa as praças que são lindas. as festas as novenas e as pessoas que mora ai se tive comunidade eu quero saber e se tiver alguem entereçado em bater um bom papo. adoraria conversar com alguem dai.
Por: nana lima

Moro em Bom Jardim...Cidade pequena do interior de Pe, maravilhosa aconchegante, os pontos turísticos são maravilhosos...visite
Por: Lú

Olá meu povão! Gostaria de ver mais fotos atualizada de Bomjardim ou videos da cidade,mas valeu apena relembrar um pouco do meu lugar atraves deste Portal muito bom!!! parabens!!!!!!!!!!!!!!!
Por: VALDIR DE BRASILIA DF

SAUDADES DA MINHA TERRA, LUGAR DE PAZ E FAMÍLIA EI DE UM DIA VOLTAR.MAS EM OUTRA CONDIÇÔES.
Por: Edvaldo Barbosa da silva

eu amo essa cidade sou dai com muito orgulho !!! te amo terra linda
Por: anapaula

Bom Jardim é uma cidade linda de um povo maravilhoso. ´e lá onde está a pedra do návio, pedra do caboclo, pedra de lourdes e outras coisas mais.
Por: Edgar José da Silva

nossa essa cidade e uma cidade maravilhoza nunca conheçi lugar tão lindo como bom jardim eu moro em são paulo a muito tempo mais nunca tinha visto um lugar tão lindo como essa cidade voces devem relamente comnheçe este lugar maravilhoso
Por: ronaldy

conheci bom jardim há muitos anos e acho a cidade um doce.
Por: susana lisboa

ENTRE OS ANOS 81 E 82, TIVE O MAIOR PRAZER DE CONHECER ESTA HOSPITALEIRA CIDADE, ONDE FIZ BOAS AMIZADES, ATÉ HOJE LEMBRO DO COLEGIO 19 DE JULHO, A PEDRA DO NAVIO, QUANTAS VEZES AOS DOMINGOS, COM UM VIOLÃO MIM DELEITAVA AS MUSICAS DE ROBERTO CARLOS, ENTRE OUTRAS, ALÉM DE QUE TIVE NESTA CIDADE O MEU PRIMEIRO AMOS ATÉ NÃO ESQUECIDO, UM TURISTA BRASILEIRO OU ESTRANGEIRO COM CERTEZA JAMAIS ESQUECERÁ AS BOAS LEMBRANÇAS DE CONHECER ESTA FANTASTICA CIDADE. PARABENS BOM JARDIM, VOCÊ MIM FAZ LEMBRAR OS MELHORES MOMENTOS DE MINHA VIDA. CLAUDIO ANDRADE DE CAMUTANGA - PE
Por: CLAUDIO DE ANDRADE

eu adoro minha cidade natal BOM JRDIM, cidade linda, e hospileira , pense em um povo maravilhoso.
Por: adielson gomes de moura

sou dai e agora estou morando em conselheiro lafaiete MG to morrendo de saudade daa minha cidade tao querida nao vejo a hora de ir ai fazer uma visita. Amo Bom Jardim nao existe lugar melhor pra se viver!!!!!!!!
Por: fernanda

Amig@s !! A cidade de Bom Jardim , é muito linda , portanto existe muitas ladeiras , mais trata-se de uma cidade historica , existe alguns pontos turisticos , por exemplo A PEDRA DO NAVIO , A GRUTA, A CACHOEIRA, além disso um dos melhores POR DO SOL, que ja ví. vale a pena visitar . Grande abraços e boa viagem, Paulo Bandeira.
Por: Paulo Bandeira

soude santa maria do cambucá, mais moro em mauá sp à vinte e três anos. Não conheço bom Jardim mais gostaria muito a cidade bj achei linda as fotos beijos.
Por: Argemiro serafim deLima.

bom jardim parabéns pelas fotos estou com saudade desta cidade tão bonita sou de saõ paulo coloque mais fotos.
Por: mauricio da silva gonçalves

eu tenho um sonho de um dia volta a mora em minha cidade natal, porque eu amo minha cidade, bom jardim ,
Por: ADIELSON GOMES DE MOURA

nasci nesta terra linda entre as serras em 23/06/48 meus pais me trouxeram para campina grande,pb. mas nunca esqueço esta beleza da natureza meu bom jardim onde só existe ai no mundo uma pedra paressida com um navio
Por: jaime ponciano da silva

cidade de homens de boa fé, e de mulheres guerreiras, essa é a minha bom jardim...
Por: angelo ivo aureliano

saudade sim da minha terrinha,e de meus filhinhos que optaram por retornar e viver nesta cidade onde nasci e passei minha infancia,lembro muito bem da pedra do navio cujo navegava nas aguas da esperença e abordo alhava ao longe deste passado,presente e futuro, se estou noutro lugar e porque bons ventos me trouxeram abordo deste navio.
Por: dada

Bom jardim, terra booa melhor cidadee doo mundoo :D
Por: Amanda Kaliny

Meu Bom Jardim de panorama tão singular.. Porém, essa cidade só poderá ampliar suas possibilidades de crescimento, quando tiver alterado o centro comercial, sair da parte histórica, o Bom jardim velho, e se instalar em uma nova sede administrativa e econõmica, na encruzilhada. Essa sugestão deve ser analisada com carinho pelos homens que governam Bom Jardim ou que venham a governá-la. P.S. Essa interessante observação me foi feita por um colega que trabalhou na nossa cidade cidade. Viva Bom Jardim!!!!
Por: Luciano karsp

já morei nessa cidade sinto saudades dai essa cidade é muito linda amooooooooooooooooo
Por: jucelia

já morei nessa cidade linda sinto saudades desse lugar essa cidadezinha do interior é massaaaaaaaa
Por: jucelia da silva

trabalho com artesanato em garrafas pet, e sempre indo aos interior do estado, já passei por bom jardim e apreciei o clima maravilhoso do local e o aconchego das pessoas com os visitante. indico para qualquer pessoas que queira conhecer o local
Por: orlando joaquim dos santos

Passei boa parte da minha infância e adolescência nessa cidade maravilhosa. As festas é um momento ímpar e passar férias lá, é o bicho. Amo a cidade de meus pais e irmãos!
Por: Leonardo M. Marques

Olá pessoal, Nasci nesta cidade, hoje estamos residindo na capital Recife mais sempre que posso estamos visitando alguns parentes. Um forte abraço! Radialista/ Edylucas DRT 3223 PE (81) 85454182
Por: Edival Ferreira da Silva

MINHA CIDADE LINDA E MARAVILHOSA, QUE EU AMOOOOOOOOOOOOOOOO
Por: ALEXANDRE

Olá pessoal, Sou filho dessa terra linda e maravilhosa, trabalho na àrea de rádio e produtora de audio como locutor e lembro que meus primeiros passos quando criança foi nesta cidade. Hoje resido em Recife mais quando posso sempre visito os meus familiares nesta cidade, lembro da pedra do navio, comer jaca no distrito do Tôrto etc. Um forte abraço e que Deus abenço a todos
Por: Edival Ferreira da Silva

Recomendo a todos que conheço, pois para quem gosta de tranquilidade ou de aventuras este é o lugar certo. Tive o prazer de conhecer a Cachoeira do Paquevira, a Pedra do Navio e de Nossa Senhora de Lourdes é incrível. Só indo lá para comprovar o que falo, garanto que não irão se arrepender.
Por: Adelma Ribeiro

MINHA QUERIDA CIDADE NATAL QUE EU AMO DE TODO O MEU CORAÇAO. FOI AI QUE EU COMECEI TODA MINHA HISTÓRIA DE VIDA. MEU TORRÃO NATAL !!!!!!!!!!!!
Por: Alexandre da mata Ribeiro

Sugiro aos cineastas e videomakers produzirem um filme sobre a Pedra do Navio - uma verdadeira obra de arte da natureza, ainda pouco explorada. ROGÉRIO ANDRADE-Recife-PE.
Por: Rogério Andrade

sou filha de Bom Jardim.há 3 anos moro em outra cidade,mais sempre visito meu torrão natal que amo muuuuuuito.sou maravilhada pelas reservas naturais como as pedras,cachoeiras e paisagem exuberante.amo minha querida bom jardim.saudades de amigos ,mãe Etiene Braz e familiares.
Por: elisabete de Oliveira lopes

Eu acho muito legal em bom jardim e a festa,As pessoas tambem sao muito legal
Por: givanildo manoel de melo

Bom Jardim é pura magia, puro encanto, Bom Jardim é saudade, romantismo, sedução... é um pedacinho do céu no Agreste pernambucano.
Por: SILVIO FERREIRA

Minha cidade que amo tanto! onde quero um dia voltar e residir definitavamente ,desejo crescimento posperidade ,saude e emprego para todos ,só assim teremos uma certa tranquilidade em relação ao futuro da nossa cidade.BOM JARDIM.
Por: Edvaldo Mota (Vavinho)

bom jardim é uma cidade muito linda.em breve vou ai passar u são joão yone de salvador bahia beijo
Por: yone

Tenho a maior satisfação em dizer aos quatro cantos do mundo, sou de Bom Jardim - a terra dos paudarcos. Não por acaso, homenageei a minha terra com a música "Carnaval em Bom Jardim" ( 1° lugar Frevança 1.979 - TV Globo). VIVA BOM JARDIM ! ROGÉRIO ANDRADE-Recife/PE.
Por: Rogério Sndrade

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bom Jardim

Envie seu comentário sobre Bom Jardim

banner