Bom Conselho

Bom Conselho-PE
banner

Bem-vindo a Bom Conselho!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Bom Conselho e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Bom Conselho.

Informações de Bom Conselho

Roteiros do Brasil

Região Turística Agreste

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

As terras onde hoje está localizado o município de Bom Conselho foram inicialmente habitadas pelas tribos Xucuru e Fulni-ô. Em 1630, no período da invasão holandesa, organizou-se na localidade uma comunidade de negros chamada de Quilombo de Pedro Papa-caça. O nome se referia à estratégia utilizada pelos habitantes de esconderem-se nas matas, cultivando mais a caça do que a agricultura. Em 1645, a comunidade foi desmantelada por uma expedição militar holandesa chefiada por Blaer Reijmbac. Em 1712, a família Vilela, de Portugal, adquiriu essas terras e deu início à organização da fazenda Papa-caça. A população crescia a olhos vistos. Assim, em 1887, transformou-se em freguesia. A partir de 1860 passou a denominar-se Bom Conselho em razão da construção do monumental Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. Esse foi o primeiro educandário de grande porte para a educação feminina no Nordeste. É célebre a frase do seu fundador, o capuchinho Frei Caetano de Messina: Educando-se uma menina, educa-se uma mãe; educando-se uma mãe, transforma-se uma sociedade. Em 03 de agosto de 1892, Bom Conselho tornou-se município autônomo, através da Lei providencial nº 52. Seu primeiro governo municipal foi empossado em 28 de dezembro do mesmo ano, data em que ocorre anualmente a festa de emancipação de Bom Conselho. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Barra do Brejo, Caldeirões, Lagoa de São José, Igreja Nova, Rainha Isabel e Cachoeira do Pinto.  

Significado do Nome

Em razão da construção do monumental Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho. 

Aniversário da Cidade

28 de Dezembro

Gentílico

conselhense e papacaço

População

45.747 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma vila charmosa, pequena e tranquila. É um lugar de águas cristalinas. Confira!

Clima 

Tropical

Temperatura Média 

30º C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mesorregião do Agreste. 

Limites

Ao norte com Saloá e Terezinha, ao sul com o estado de Alagoas, a leste com Lagoa do Ouro e a oeste com Iati. 

Acesso Rodoviário

PE-218, BR-424, BR-423 e BR-232. 

Distâncias:

Da Capital:

275 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Turismo Cultural

O município destaca-se por sua beleza natural e pela imponência de sua arquitetura. A construção em estilo neobarroco da Matriz da Sagrada Familia, de 1882, com detalhes em ouro nos seus altares, é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Atrativos Naturais

Sua natureza é exuberante, sendo imperdíveis os passeios às cachoeiras do Pinto, da Rainha Isabel e a corredeira Poço da Nega. A primeira se divide em duas, com uma grande queda d´água de aproximadamente 10 metros. Já a Cachoeira da Rainha Isabel está ambientada em meio às rochas por onde escoam suas águas e que deram origem a pequenos caldeirões.

Turismo Ecológico

Grutas, cavernas, furnas e mirantes também fazem parte do roteiro do turismo ecológico. Histórias populares sobre a Caverna dos Flamengos, conhecida como Buraco do Bulandi, contam que o local teria sido escavado pelos holandeses em fuga após a derrota imposta pelos pernambucanos.

Prédio da antiga Cadeia Pública

Onde hoje funciona o Departamento de Cultura, Turismo e Desportos, faz parte do conjunto arquitetônico do século XIX da cidade.

Colégio de Nossa Senhora do Bom Conselho

Primeiro do agreste pernambucano a formar professoras. Erguido por iniciativa de Frei Caetano de Messina, teve seus trabalhos iniciados em 13 de fevereiro de 1853, denominado como Colégio do Bom Conselho de Maria. É uma edificação imponente de dois pavimentos e que está aberta à visitação.

O Artesanato

Destaque peças em madeira como talhas e esculturas que estão expostas em galerias, feiras típicas e nos principais pontos turísticos do Recife. Também há produção de utilitários em cerâmica que segue a tradição dos costumes indígenas. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM CONSELHO

E-mail:

Telefones: (87) 3771-4706 / 4724

Sites: http://www.bomconselho.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DO REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: [email protected]

Telefones: (87) 3771-1233

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Bom Conselho

è uma cidade bonita e muito conhecida por causa de seus pontos turisticos eu acho ela bonita.
Por: rita

Observando as fotos da praça Frei Caetano que saudade senti, pois vi aquelas palmeiras serem plantadas, estudei no CEFCM ai ao lado. e estou hje no Rio sinto muita saudade da minha terra. Um Abraço. Espedito.
Por: Espedito Queiroz

morrndo de saudade, depois que resolvi, da uma passeada no site e vi tantas coisas, e outras que nao foram da minha e´poca
Por: maria ageosita gomes mota fujisawa

Sim conheço .Bem tranquila a cidade, interior mesmo para descansar muita natureza, vale apena conhecer.Lojinhas, igrejas, serras, feira,,e etc
Por: cláudio s.paulo

já visitei, varias vezes a cidade é maravilhosa. estou esperando outra oportunidade para ir novamente.e indico para quem gostaria de conhecer esta cidade.
Por: Adriana oliveira

As noites de Bom Conselho têm um clima muito agradável. A igreja matriz possui uma arquitetura imponente. "....Bom Conselho cidade das escolas, tua força é a nossa união..." Saudades!!!
Por: Deraldo de Freitas Leite

sou da Barra,estudei no colegio Nossa S.Do B.Conselho.Amo todas as irmãs e toda esta cidade,hoje vivo em Campinas-Sp, vou todo ano passear.Sou amiga do Arlan da Barra,amoa todos ok.Bjos Valda da Barra.
Por: valdenice gomes dos santos

gosto muito de bom conselho minha terra natal AMO DE PAIXAO fim
Por: carlos alberto gomes cavalcanti

Sou de Bom Conselho mas resido em Pompéu MG a 16 anos. Éuma cidade maravilhosa a qual amo de paixão pois tenho meus familiares aí.você que quer ter umas férias tranquila, faça como eu , vá a Bom conselho.
Por: marleide vitalino

Bom conselho é terra maravilhosa.Nunca irei esquece-la.
Por: marleide vitalino

Essa sim é uma cidade maravilhosa de se mora Onde tudo é bom...!
Por: José Maria Fotografó

Quem visita aqui já mais se esquecera de uma cidade tão bela com essa!
Por: satiel Cinegrafista

é uma linda cidede. nela encontra-se caracteristicas de mata sertao e agrete e o resumo dos climas do nordeste
Por: manoel augusto de medeiros

Uma cidade acolhedora e de clima agradável e também tem muitos atrativos.
Por: eloiza

Bela cidade, ótima gente. Vale a Pena conhecer esta terra de clima agradavel. Minha cidade.
Por: WANDERLAN TENORIO

sou de bom conselho.cidade de clima saldavel povo ospitaleiro, clima saudavel,muito verde,e paisagens lindas te amo bom conselho.
Por: valdir ferreira de andrade

claro que cionheço sou filho de bom comselho atualmente moro em araraquara sp. faz muitos anos que sai dair gostaria de receber novas fotos e comentario desta cidade maravilhosa.
Por: fernando paulino bispo

sou dessa terra tao querida que por motivos de falta de empregos os filhos deixam suas raizes e sua familia para traz fazendo com que a saudade fique cada dia mais forte amo demais essa cidade ja mais te deixarei bom conselho.
Por: joao ferreira de araujo neto

amor bom comselho espero ter a obutunidade de um dia volta para milha querida terra
Por: joao gabriel dos santos filho

Ah! que saudades dos ensaios de quadrilhas no colégio Estadual,São Geraldo,Souto Filho, como também dos ensaios das bandas marciais dos colégios. Era FANTÁSTICO. E passarela na praça, onde moças e rapazes paqueravam. Tudo tinha vida. Era maravilhoso!
Por: EURIDES GOMES DE MOURA ARRUDA

Para quem visita esta amável cidade do Agreste de Pernambuco não deve deixar de conhecer, além de suas igrejas belissímas, um outro ponto turístico pouco divulgado: as cavernas do Bulandim. São cavernas que segundo os antigos da região foram feitas pelos holandeses quando da expulsão do estado de Pernanbuco. Conta-se que ficaram refugiados nestas cavernas até seguirem para o litoral alagoano. A caverna maior dem compartimentos como se fossem salas e quartos.Apesar da subida íngreme até a sua entrada vale a pena conhecer.
Por: gildo povoas

OI, Já morei em Bom Conselho. O meu maior sonho é voltar a morar lá. Para mim, é a melhor cidade que tem para viver. Amo Bom Conselho e tudo que existe lá.
Por: Elizamar Alves Carvalho Siilva

cidade maravilhosa amo bom conselho e a melhor cidade que eu conheço em toda a minha vida
Por: thailane

que bonita eu espero gue amigomeu so vai visita a sua cidade e vota.eu acho ele volta para cida gue sidrolndia no mato grosso do sul faz vinte cinco gue ele veio para sidrolandia agora vai visita sua natal 06.12.2010 gue bon conselho no pern
Por: JOAO BATISTA alves ribeiro

eu nasci em bom conselho a 44anos hoje moro em sp a 24anos,tenho muitas saudades da minha cidade voltei so uma ves,meu esposo vai sempre,bom conselho esta muito linda eu sempre vejo nas fotos,eu casei na matriz ela agora ta linda..minha primeira finha si batizou na matriz tbm...eu gotaria que vcs sempre colocasem fotos atuais p/qeu possa acompanha pela internet...bjs para todos os conterranios.bom consenho ta muito linda. ah minhas familia mora em bomconselho.
Por: Rosana cabral

eu sou filho de bom conselho com muito orgulho, minha cidade realmente e cheia de potos turisticos como o colegio das irmas, o estadual de frei dimas, frei leão, cinto muitas saudades da minha querida cidade,meu pai era muito conhesido como fuzil um velho pinto de casa.
Por: Joselito rodrigues dos santos

É uma cidade,tranquila,sossegada,bonita.Sou nascido e criado nela.HOje moro em Santo André/SP.SAUDADES.
Por: jose arnaldo(zebi)

sou de santo andré, casei com um rapaz desta cidade, conheci este lugar adorei, gostei muito. Os meus sogros são moradores da ai. Não sabia que a cidade era tão linda assim. Só achei ruim a FALTA DA ÁGUA!BIEJOS QUERO VOLTAR!
Por: tania r.

tenho muita saudades dai minha primeira namorada foi de bom conselho estudavamos no colegio frei caetano de messina patriçia nunca vou esquecer
Por: gilberto

e uma belissima cidade com um oouvo belissimo e hospitaleiro, adorei ficar ai durante 22 dias em casa de amigos mas já faz muito tempo, gostaria de voltar e ficar em uma pousada.
Por: Lúcia Martins

Olá, gostei muito de visitar essa linda cidade, lugar de pessoas simples, humildes e super educados, cidade que tem um clima quente durante o dia, semelhante sa capitais nordesdina, mais com um clima maravilhoso a noite. Abraços, Aguinaldo
Por: Aguinaldo Marques de Araújo

Não conheço a cidade mais ,tive um prazer enorme de conhecer uma pessoa que resinde nesta cidade por nome de(Josias Júnior) em minha pousada por um ano quero aproveitar mandar lembranças pra ele e toda sua família e dizer q a Cidade de Aracati-Ce esta com muitas saudades . Abraços de todas as pessoas que passaram na sua vida no tempo que vc passou na nossa hulmide cidade .
Por: Socorro

eu morava ai nessa cidade maravilhosa estou com muita saudade se deus quiser no final do ano de 2012 eu vou voutar para ai estou em sp
Por: rosivaldo vieira

Nasci, e me criei nesta maravilhosa cidade estudei no Colégio Estadual Frei Caetano de Messina I e II Grau me formei em 1982 e hoje moro no Estado do Rio de Janeiro, Sinto muita saudade desta cidade hospitaleira. gostaria que alguem fizesse contado comigo ficarei feliz um abraço.
Por: Espedito

eu morava na serra de santa terezinha agora mudei para aruana goias;sinto muitas saudades.
Por: daiana

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Bom Conselho

Envie seu comentário sobre Bom Conselho