Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Barreiros?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Barreiros

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil 

Região Litoral Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No começo do século XVIII, Barreiros era uma aldeia de índios. Em 1786 foi criada a freguesia de São Miguel dos Barreiros, desmembrada de Sirinhaém. O povoamento de Barreiros foi intensificado no século XIX com a construção de uma capela em devoção a Santo Antônio. A Lei Provincial nº 314, de 13 de maio de 1853, criou o termo de guerreiros elevando-o a categoria de vila, com território desmembrado de Rio Formoso, com freguesia de Água Preta, verificando-se a instalação de município em 19 de julho de 1860; a lei estadual nº 38, de 3 de julho de 1860, elevou a vila de Barreiros a categoria de cidade, tornando-se autônomo.O primeiro dos melhoramentos foi a instituição do ensino oficial, com a criação em 1855 de uma escola primária. A escola era destinada exclusivamente ao sexo masculino; o seu primeiro professor, nomeado pelo presidente da província José da Cunha Figueiredo, foi o mestre Tranquilino da Cruz Ribeiro.A Lei estadual nº 38, de 3 de julho de 1892, sancionada pelo governador Barbosa Lima, elevou a vila de Barreiros à categoria de cidade.Já nos fins do século XX, o lugar se havia desenvolvido consideravelmente, tanto que, ao ser criado o município de Barreiros em 1892, São José da Coroa Grande veio a ser o segundo distrito municipal. Anualmente, no dia 19 de julho Barreiros comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome

O nome Barreiros proveio das escavações feitas no solo, que era de barro vermelho, pelos porcos Caititus, muito abundantes no lugar.

Aniversário da Cidade

19 de Julho

Gentílico

barreirense

População

40.895 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atualmente, em conseqüência do fechamento da Usina Central Barreiros, a população sobrevive principalmente do comércio, que abrange toda a região. Mais recentemente Barreiros tem atraído investimento na área do turismo e do comércio. Barreiros se encontra em uma situação de estabilidade em que apenas o funcionalismo e o comércio sustentam a cidade.

Clima 

Tropical Úmido 

Temperatura Média

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mata Pernambucana

Limites

Ao norte com Tamandaré, ao sul com Alagoas e São José da Coroa Grande, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Água Preta. 

Acesso Rodoviário

PE-60 e BR-101 

Distâncias:

Da Capital:

110 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais

Barreiros é um município com praias de grande beleza. A paisagem é marcada por extensos coqueirais e afloramentos rochosos. A Praia do Porto encanta por suas areias finas e douradas, pela presença das pedras do Corisco e Grande e principalmente pela ilhota do Coqueiro.

Praia de Várzea de Una

Outro lugar que deve ser visitado. A paisagem, formada por vegetação de mangue, é banhada pelas águas do rio Una. A presença de bancos de areia dá um toque especial ao passeio, que pode ser completado em barracas que vendem frutos do mar fresquinhos, cozinhados na hora, com destaque para a peixada, prato típico do lugar, preparado com legumes e verduras.

Artesanato

De Barreiros é marcado pelo trabalho em madeira, seja para transformá-la em escultura, em talha ou em peças utilitárias, como depósitos para doces, farinha, porta lápis, entre outros. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- No folclore, o município destaca-se com apresentações de pastoris durante o período natalino. Em tablados rústicos os grupos representam o nascimento de Jesus, com a ajuda de uma pequena orquestra, danças, cantos e ditos espirituosos. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIROS

E-mail:

Telefones: (81) 3675-1037

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (81) 3675-3300

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Barreiros e pousadas em Barreiros para visitar Barreiros.

Promova a cidade de Barreiros no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!