Barreiros

Barreiros-PE
banner

Bem-vindo a Barreiros!

banner

Utilize o menu lateral para ter acesso as melhores pousadas de Barreiros, fotos, informações, os principais hotéis de Barreiros, além de outros serviços que vão desde a locação de veículos até guias turísticos. Tudo para você planejar a sua viagem!

A cidade de Barreiros, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1953. A localidade está em uma altitude de 22m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 37.263 habitantes. A área total de Barreiros é de 229,8km², e sua densidade demográfica é de 162,15hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Barreiros-PE é 55560-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Barreiros

Roteiros do Brasil 

Região Litoral Sul

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

No começo do século XVIII, Barreiros era uma aldeia de índios. Em 1786 foi criada a freguesia de São Miguel dos Barreiros, desmembrada de Sirinhaém. O povoamento de Barreiros foi intensificado no século XIX com a construção de uma capela em devoção a Santo Antônio. A Lei Provincial nº 314, de 13 de maio de 1853, criou o termo de guerreiros elevando-o a categoria de vila, com território desmembrado de Rio Formoso, com freguesia de Água Preta, verificando-se a instalação de município em 19 de julho de 1860; a lei estadual nº 38, de 3 de julho de 1860, elevou a vila de Barreiros a categoria de cidade, tornando-se autônomo.O primeiro dos melhoramentos foi a instituição do ensino oficial, com a criação em 1855 de uma escola primária. A escola era destinada exclusivamente ao sexo masculino; o seu primeiro professor, nomeado pelo presidente da província José da Cunha Figueiredo, foi o mestre Tranquilino da Cruz Ribeiro.A Lei estadual nº 38, de 3 de julho de 1892, sancionada pelo governador Barbosa Lima, elevou a vila de Barreiros à categoria de cidade.Já nos fins do século XX, o lugar se havia desenvolvido consideravelmente, tanto que, ao ser criado o município de Barreiros em 1892, São José da Coroa Grande veio a ser o segundo distrito municipal. Anualmente, no dia 19 de julho Barreiros comemora a sua emancipação política.  

Significado do Nome

O nome Barreiros proveio das escavações feitas no solo, que era de barro vermelho, pelos porcos Caititus, muito abundantes no lugar.

Aniversário da Cidade

19 de Julho

Gentílico

barreirense

População

40.895 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Atualmente, em conseqüência do fechamento da Usina Central Barreiros, a população sobrevive principalmente do comércio, que abrange toda a região. Mais recentemente Barreiros tem atraído investimento na área do turismo e do comércio. Barreiros se encontra em uma situação de estabilidade em que apenas o funcionalismo e o comércio sustentam a cidade.

Clima 

Tropical Úmido 

Temperatura Média

28º C 

hspace=0 COMO CHEGAR:

Localização

Mata Pernambucana

Limites

Ao norte com Tamandaré, ao sul com Alagoas e São José da Coroa Grande, a leste com o Oceano Atlântico e a oeste com Água Preta. 

Acesso Rodoviário

PE-60 e BR-101 

Distâncias:

Da Capital:

110 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Atrativos Naturais

Barreiros é um município com praias de grande beleza. A paisagem é marcada por extensos coqueirais e afloramentos rochosos. A Praia do Porto encanta por suas areias finas e douradas, pela presença das pedras do Corisco e Grande e principalmente pela ilhota do Coqueiro.

Praia de Várzea de Una

Outro lugar que deve ser visitado. A paisagem, formada por vegetação de mangue, é banhada pelas águas do rio Una. A presença de bancos de areia dá um toque especial ao passeio, que pode ser completado em barracas que vendem frutos do mar fresquinhos, cozinhados na hora, com destaque para a peixada, prato típico do lugar, preparado com legumes e verduras.

Artesanato

De Barreiros é marcado pelo trabalho em madeira, seja para transformá-la em escultura, em talha ou em peças utilitárias, como depósitos para doces, farinha, porta lápis, entre outros. 

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- No folclore, o município destaca-se com apresentações de pastoris durante o período natalino. Em tablados rústicos os grupos representam o nascimento de Jesus, com a ajuda de uma pequena orquestra, danças, cantos e ditos espirituosos. 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE BARREIROS

E-mail:

Telefones: (81) 3675-1037

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (81) 3675-3300

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Barreiros

A praia de Barreiros é linda demais, a ilha do coqueirinho é um show. Mário, Parnamirim RIO GRANDE DO NORTE
Por: mario

sou de teresina piaui gostei muito da cidade de barreiros,limpa, organizada,clima agradavél.
Por: elizanete leitao da silva

sou do est de pe e em 08/09/1972 nascia um garoto pobre de uma familia de lavrador ,na cidade dos barreiros hje ha 20anos em são paulo tenho orgulho de ser barreirense.eu amo esta cidade;todo ano em minha férias sempre viajo para barreiros.
Por: jose ferreira de lima

MOREI EM BARREIROS 14 ANOS DA MINHA VIDA E NUNCA ESQUECEREI ESTÁ CIDADE É MARAVILHOSA,PRINCIPALMENTE A PRAIA DE PORTO, FUI POR VARSIA DO UNA E PEGUEI UM BARCO PARA PORTO FOI INESQUECÍVEL...
Por: DIOGENES CÂNDIDO

eu nasci na cidade de barreiros e gostaria de ver mais fotos sobre a cidade gostaria de saber sobre a escola centro de educaçao rural dr antenor guimaraes
Por: Maria Cristina Silva Nascimento

Sou filho de Barreiros, há 24 anos longe da minha terra, mais posso dizer que Barreiros é um lugar especial com lindas praias e um povo acolhedor! Parabéns Barreiros!
Por: Arlindo Tenório

JÁ MOREI NESTA CIDADE FOI UMA INFNACIA MARAVILHOSA TODOS OS ANOS VOU PASSAR FÉRIAS AÍ... SHOW DE BOLA
Por: DIOGENES CANDIDO P DA SILVA

Tive a honra de trabalhar e morar em Barreiros por nove anos, não conhecço outro local, onde haja tanta hospitalidade, gente feliz, mesmo com dificuldades,agradeço a Deus, por ter passado parte de minha vida em Barreiros-PE.
Por: Djailson Nascimento

Morei em Barreiros durante 24 anos e diversão nunca faltou. A cidade é tranquila e cheia de atrativos. Conhecida pelo comercio variado onde o turista que a visita encontra tudo que se pode imaginar. A Praia do Porto,chamada também de Praia do Coqueiro Solitario é de uma beleza incrível.Quem visita Barreiros pode encontrar bares com música ao vivo,pizzarias e muito mais.
Por: Ana Paula Cardoso de Melo Carvalho

Ola , mto perfeita, a cidade de barreiros. Espero um dia poder conhece-la.Soh que gostaria de ver mais fotos, pq meu esposo morava ai, e fazem 5 anos q ele mora no mato grosso do sul... Mas ele vai de quase todo ano ai, a mãe dele trabalha na camara municipal de barreiros.se chama ISABEL CRISTINA. Eu por enqnto so pude conhecer esta cidade maravilhosa por fotos, mas pude ver que administração e complemamente o oposto das que vemos no MS... Ela se resume em harmonia, perseverança. amor ao proximo. Parabéns aos responsaveis...espero q continue assim qndo eu for ai, vou poder me usufluir desta beleza... abraç[email protected]
Por: luciene

BARREIROS EA MINHA CIDADE PORQUE E UMA CIDADE LINDA.
Por: CO DA BICICLETARIA

minha querida cidade onde nascie e comecei dá meus primeiros passos barreiros da minha vida estudei em um dos melhores colegio da cidade colegio municipal josé canuto meu inesquessivel diretor josé de mello o {zé de melo}ums cidade fabulosa de rios belos e de belas praças um povo hospitaleiro que sabe valorizar sua historia minha querida cidade onde DEUS colocou suas maõs devina e abençou com todas as sortes de benças celestias te amo barreiros.
Por: claybson josé da silva batista

e uma cidade muito linda tem umas praias muito gosstosa
Por: amaro joao martis

barreiros é uma cidadezinha otima humilde mais bem animada com vários pontos e praias.é bom d+.bjus
Por: willianny

Sou Natural de Barreiros e sinto Muita Saudade da Minha cidade querida! Barreiros eu te amo!
Por: Lamartine Souza

NÃO CONHEÇO AINDA, MAS ESTOU INDO TRABALHAR A SERVIÇO DESSA COMUNIDADE SE DEUS PERMITIR!!!! UM ABRACO E ATÉ BREVE .... VOCÊS TEM PRAIS LINDAS E LIMPAS!!!!
Por: VILMA RAGO

eu sou barrerense e me orgolho pos lugar melhor não a
Por: diwilson da silva

amo esta cidade nao vejo a hora de voltar para la de novo. estou aqui em sao jose dos campos sp um abraço para todos meu coteranios
Por: adelson estevao rafael

sim , conheço ÔÔÔ lugarzinho bom já to com saudades !!
Por: marizangela

gostei muito desa cidade ja fui muitas fezes ai mas esa cidade e de mas 10000 bjs xauuuuuuuuu;...............
Por: cassia nubia ferreira de lima

gente que saudades de barreiros cidade maravilhosa hoje vivo em sao paulo mas nao te esqueço terrinha
Por: ana lucia

Sou de Barreiros e à 22 anos moro em São Paulo. Depois de todos esses anos estarei de volta para rever familiares e amigos queridos,não sei se encontrarei amigos da minha escola querida(NORONHA) más, só de por meus pés na minha cidade natal, me deixa super feliz. Se deus quiser estarei chegando aí em dezembro Barreiros querido. (VOLTEI BARREIROS, FOI A SAUDADE QUE ME ...)
Por: Nair Rodrigues Torquato Pereira

eu sempre passo as férias em barreiros e amo cada pedacinho de lá
Por: ericka vanessa

SOU FILHO DE BARREIROS NASCIR NESTA CIDADE MARAVILHOSO, AMO OS BARREIRENSE MEUS PAIS AINDA MORAM AI.
Por: abelardo

Barreiros tem de melhor a hospitalidade desse povo que é incrivelmente demais! Sem falar na sua maior riqueza que é a praia de Porto de Nassau! O lugar mais espetacular que eu já vi!
Por: isabel Souto

há 30 anos estou no pará, nasci nesta cidade maravilhosa que é barreiros! em breve estarei definitivamente de volta para aproveitar as belezas naturais que é este lugar! um grande abraço há todos meus conterranios...
Por: evan de albuquerque silva

MINHA TERRA NATAL ! NASCI E CRESCI AQUI . MEU PAI NOS EDUCOU,MORAMOS VINTE ANOS. TENHO MUITAS SAUDADES!!!!!!!!!! COLEGIO SÃO JOSÉ. CLUBE CAIADORES. USINA RIO UNA.
Por: Antonio Alves da Costa

tudo tem seu lado bom e ruim mais esta cidade onde nasci é tudo de bom, muita coisa ainda tenhe que ser feita, mais adoro esse lugar, um abraço.
Por: clecia

Oi, meu nome é Alyson e moro em barreiros - Pe, galera, barreiros é um lugar muito massa, é o bicho morar lá, passar as ferias em barreiros nem se fala, aposto que vcs ñ conheceram a prai de porto...rsrsrs...ôh praia boa, pense na aventura q é visitala de bicicleta, aff, todo final de semana eu uma galera se juntamos para visita-la, é muito massa,pense em uma adrenalina. é o bicho!!!
Por: Alyson Paixao

barreiros e um otimo lugar ja morei em barreiros.tenho muita saudade.para quem gosta de passa ferias num lugar turistico esta ae a opção vai la vc vai gosta..depois visita tamandare são jose da coroa grande td d bom..valeu bjs a todos d barreitos..
Por: joadis dos santos amancio

nunca conhecí barreiros, mas meu esposo é de Barreiros.PE, nós moramos em Tangará da Serra.MT e a família dele mora em Barreiros. A comida, os sucos parecem ser ruim mas qd vc come tem uma surpresa por de trás no negócio, vc come, bebe e nunca mais esquece fica sempre com um gostinho de quero mais. Vale a pena. Gostaría e vou conhecer Barreiros um dia.
Por: Luciana

A cidade maravilhosa minha querida cidade barreiros a amo muito de campinsa pra barreiros
Por: MAURO NAVES

Eu estou maravilhado com minha cidade querida pois foi ai onde eu mim criei e hoje estou no rio de janeiro e com muita saudade desta terra esplendida. Parabéns à voces que mim deram a oportunidade de ver mesmo de foto a minha cidade natal.
Por: PAULO LIMA DA SILVA

amo passar as férias em barreiros e amo a cidade também porque tem as melhores praias ao redor
Por: ericka vanessa

Conheço e muito bem, só que após 38 anos de Rio de Janeiro, quero me solidarizar com meus conterraneos em função da atual situação dramatica. Peço notícias da família Tenório Cavalcante e em espécial da Vereadora Rivalda Tenório. Não estou conseguindo acessar o site da prefeitura, busco tambem outros logins. Obrigado.
Por: eduardo ribeiro de souza

gostei de ler tudo sobre a cidade onde passei muitas ferias quando era criança.me solidariso com seus moradores.saudades do meu tio,MESTRE OLEGARIO,da escola agrotecnica joao coimbra.
Por: xavier da paz

no fim deste ano estarei voltando de ferias a esta encantadora terra que o meu tio MESTRE OLEGARIO me ensinou a amar. escola joao coimbra, muitas recordaçoes. do rio de janeiro para BARREIROS.ate breve.
Por: XAVIER DA PAZ

naum conheço mas conheço , gente da cidade pretendo na proxima ferias ir ate lá
Por: lindalva cordeiro

é uma cidade muito lindas de belezas naturais com suas praias proxima e pessoas acolhedoras
Por: fabiana

Nasci,nesta cidade dos DEUSES,sem duvida é o melhor lugar do mundo,no momento estou morando em São Paulo,mas meu coração é dai!Sou filha da cidade de BARREIROS PERNAMBUCO,TE AMOOOOOOO!muito.RECOMENDO,PRAIA DO PORTO,MAGNIGICO,MAGICO UM SONHO.BEIJOS PARA MINHA FAMILIA QUE ESTÁ AI,E PARA MEUS AMIGOS E OS QUE AINDA NÃO CONHEÇO MAS QUE BREVE ESTAREI DE VOLTA SE DEUS QUIZER. ATT:LIA RABELO
Por: lia

Sou filha adotiva de Barreiros. Mas com alegria vou falar.Cidade encantadora...Aqui é o meu lugar. Convido a todos para conhecer esta cidade que sobreviveu a uma catastrofe (enchente).Continua maravilhosa!!!
Por: Tereza Nunes

Amo Barreiros, apesar de todo transtorno que tivemos com as águas este ano, estamos mostrando que somos um povo guerreiro, cheio de fé, de muita vontade de vencer. A nossa cidade está ficando cada dia mais linda, tudo novinho para agradar os moradores e agradar também que vem nos visitar. Venham conhecer Barreiros!
Por: Roberta Torres

Barreiros, cidade onde jamais esquecerei dos bons tempos que passei, carnaval estarei por ai
Por: Israel Pereira Leite

eu amo minha terra natal estou com muitas saudades.
Por: luzinete da silva santos

amo essa cidade,nasci ai hoje nao moro mais ai.visintei barreiros no natal,leveir meus filhos p,conhecer eles amaro a cidade.aki fica a saudade
Por: risete maria da silva

estou em são paulo a 3 anos longe de barreiros estou com saudade de todos a minhas famlia/?
Por: Edinaldo pequeno da silva

Adoro este lugar, lugar em qe nasci mas moro em SP a 23anos espero poder voltar para morar
Por: normando torres

sou natural de já morrei a minha morra todas ai hoje vivo em são palo as 3 anos mais estou com saudade de barreiros um abraços todos barreireses?
Por: EDINALDO PEQUENO DA SILVA

atulmente moro em tapurah mt. Mais tenho muito orgulho de ser barreirense.
Por: douglas

adoro essa cidade ela e linda priçipalmente as praia e o carnaval e sao joao
Por: silvania marcelina de sousa

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Barreiros
Fundação:
1953
Altitude:
22m
População:
37.263 habitantes
Área:
229,8km²
Densidade Demográfica:
162,15hab/km²
CEP:
55560-000

Envie seu comentário sobre Barreiros

banner