Amaraji

Amaraji-PE
banner

Bem-vindo a Amaraji!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Amaraji e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Amaraji.

A cidade de Amaraji, localizada no estado de Pernambuco (PE), foi fundada no ano de 1889. A localidade está em uma altitude de 289m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 20.770 habitantes. A área total de Amaraji é de 238,8km², e sua densidade demográfica é de 86,98hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Amaraji-PE é 55515-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Amaraji

Roteiros do Brasil

Região

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Antes distrito de Escada, o povoado de Amaraji foi fundado em 23 de julho de 1868. Originou-se de uma pequena feira livre nas imediações do Engenho Garra, no local onde hoje está a sede do município. Desde a fundação, o lugar teve rápido desenvolvimento com o surgimento de estabelecimentos comerciais, ficando o local conhecido como Povoado São José da Boa Esperança. O nome foi dado pelo Comendador José Pereira de Araújo. Na mesma época, em 1889, foi construída uma capela em homenagem a São José. O santo é até hoje o padroeiro da cidade. No dia 09 de novembro de 1889 o povoado foi elevado à categoria de vila, com o mesmo nome, pela Lei Providencial nº 2.137. Em 24 de setembro 1890, a vila foi desmembrada do município de Escada e recebeu o nome de Amaraji. Sua instalação como município ocorreu em 11 de outubro de 1890. Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Aglomerado Rural de Extenção Urbana e Demarcação.

Significado do Nome

Amaraji é uma palavra de origem Tupi (Ama quer dizer água do céu ou chuva e raji, abundantes). Ou seja, o município é repleto de atrações aquáticas naturais para todos os gostos. É um autêntico manancial de olhos dágua, onde emanam filetes e afluentes que resultam na criação de pequenas praias fluviais e cachoeiras como a do Engenho Garra, das Guaribas e do Engenho Animoso.

Aniversário da Cidade

23 de Julho

Gentílico

amarajiense

População

21.987 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS

Atividades principais: Agroindústria açucareira e agricultura.

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média

 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Mata Pernambucana

Limites

Ao norte com Chã Grande, ao sul com Ribeirão, ao leste com Primavera e a oeste com Cortês e Gravatá. 

Acesso Rodoviário

PE-63,BR-101 (via Escada). 

Distâncias:

Da Capital:

96 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Assentamento Rinoceronte

Engenho Jaguarana

Cachoeira do Animoso


Lugar bonito e acochegante para se passar bons momentos de sua vida.

Artesão

Projeto criado pela secretaria de educação.
Local: Rua Davino Pontual

Cachoeira do Rio Morto

Amaraji é um município rico turisticamente com atrativos ecológicos como a Cachoeira do Rio Morto, além de pontos históricos. Amaraji é uma palavra de origem Tupi (Ama quer dizer água do céu ou chuva e raji, abundantes). Ou seja, o município é repleto de atrações aquáticas naturais para todos os gostos. É um autêntico manancial de olhos d`água, onde emanam filetes e afluentes que resultam na criação de pequenas praias fluviais e cachoeiras como a do Engenho Garra, das Guaribas e do Engenho Animoso. A cidade ainda conta com um parque aquático com piscinas, bares, restaurantes e passeios a cavalo. Coberto por duas áreas de reserva florestal - matas do Assentamento Estivas e do Engenho Rinocerante - o local também tem atraído os amantes do turismo de aventura. Na área urbana é imperdível a visita aos prédios antigos, como a Câmara (onde foi a 1ª prefeitura) de 1895, o mercado público, o museu, e a Igreja Matriz de São José. Todos construções do início do século passado. Culturalmente, Amaraji é conhecida por festejar datas religiosas e profanas, onde são apresentadas suas principais manifestações folclóricas como o bacamarte, a ciranda, o coco e a quadrilha matuta. No calendário festivo estão a tradicional Vaquejada Pernambucana, realizada anualmente na segunda semana de janeiro; a festa de Santo Amaro e São José (padroeiro da cidade); as festas juninas, principalmente a de São Pedro, tradicional há 70 anos; e a festa do aniversário do município. Com vasto número de artistas locais, Amaraji tem artistas plásticos e poetas, além de músicos e artesãos.

Casa Grande Sete Ranchos

Casa Grande do 1º Engenho construído no município.

Pedra da Pichanana

Ponto alto da nossa região que fica 5 km da cidade.

Açude de Jaguarana

Açude que tem como objetivo gerar energia para a usina.

Beatriz Park

Beatriz Park fica localizado as margens da PE 63 no Km 20. É um lugar aconchegante ideal para se passar bons momentos de lazer com a família. Com uma infraestrutura de restaurante, piscinas, Mata Nativa entre outras belezas. è visitado por várias cidades, Escolas, e ainda promove no período de verão shows com Bandas de nome nacional.
Local: PE 63 Km 20

Atrativo Histórico

Na área urbana é imperdível a visita aos prédios antigos, como a Câmara (onde foi a 1ª prefeitura) de 1895, o mercado público, o museu, e a Igreja Matriz de São José. Todos construções do início do século passado.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

- Culturalmente, Amaraji é conhecida por festejar datas religiosas e profanas, onde são apresentadas suas principais manifestações folclóricas como o bacamarte, a ciranda, o coco e a quadrilha matuta.

 Janeiro

No calendário festivo estão a tradicional Vaquejada Pernambucana, realizada anualmente na segunda semana do mês.

- Festa de Santo Amaro e São José (padroeiro da cidade); as festas juninas, principalmente a de São Pedro, tradicional há 70 anos; e a festa do aniversário do município.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE AMARAJI

E-mail:

Telefones: (81) 3553-1170

Sites: http://www.amaraji.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de Recife

Rod br 232 - Coqueiral Recife
Telefone: (81) 3452-2824

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E ANEXOS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Amaraji

Conheço a cidade de Amaraji à mais de 20 anos, cidade muito calma, pessoas bastante educadas e a cidade tem um visual lindo, moro em Recife , Trabalho no Cabo e tenho um sonho, ainda vou morar neste lugar tão simples e acolhedor.
Por: Arnaldo Medeiros

sou filho da cidade mas hoje não moro mas na minha amada terra vendo noticias e fotos me emociono e sinto saudade de minha infância rica em amigos amores e aventuras..
Por: ricardson

Amaraji é uma cidade muito elegante, ao vê-la todos se emocionam com sua beleza. A maior atração turística é a Cachoeira do Animoso, com suas piscinas de águas cristalinas e de hidromassagem. Amo minha cidade de todo coração >> ♥ <<
Por: Guga

Amaraji é uma cidade maravilhosa vivi lá por dez anos é uma cidade impecavél de tão linda que é estou com muita saudade de voce amaraji.
Por: Gileade da Silva Albino

melhor cidade do pernambuco para me , não existe outra igual jamis
Por: paula ferreira

Estive em Amaraji pelo carnaval e adorei a riqueza da natureza nesta cidade, os rios, os sitios, as praças e varias outras coisas, foi inexplicavel e u adorei e recomendo. muito bom.
Por: Kátia Regina

Eu nasci e mim crie em Amaraji hj moro em Sao Paulo,mas não esqueço a minha terra nata não vejo a hora de ir visitar todos e rever AMARAJI.
Por: Girley D´are de Lima

BOM DIA, AMARAJIÊNCIS! pessoal, falar de AMARAJI É SÓ ELOGIOS!, pois com certesa, á minha infãncia quase toda foi em AMARAJI!!, ou seja, as minhas férias de colegio, até o fim do 1 grau, foi ai pois vcs devem até conhecer os meus parêntes?, são eles, TIAS;LOURA que mora na vila próx do cemitério RILDA,CARMINHA que mora ao lado do campo, ZÉ PRETO que foi candidato a veriador, e meus avós(a), Sr;JOSÉ e Dna; NAZINHA que DEUS os tenha!, ou seja mando-lhes de coração ABRAÇOS e a BENÇÃO!, para as minhas tias(o), e para todos vcs ai nesta MARAVILHOSA,LINDA E ACONCHEGANTE CIDADE! de nome; AMARAJI!!!, os meus SINCEROS ABRAÇOS e FELICIDADES!, para todos que DIRETA E INDIRETAMENTE, FAZEM PARTE DE MINHA VIDA!, ass, o MÁRCIO de sempre, amigo de todos!, para quem me conhece, sabe!, VALEU E FIQUEM COM DEUS!.
Por: MÁRCIO VALERIO DA SILVA BRITO

Saudades de Amaraji,meus avos moravam atras da igreija quem afinal não conheceu Dna Maria e Sr Manuel (Mané Moço).meu pai foi sepultado em Amaraji Antonio Aves de Lima(BRUCUTU) em março de 2000
Por: Celia Silva de Lima

EUCONHECO UN RESTAURANTE NESTA SIDADE MUITO BON VOCE PRESISA DECOSTA DAS COMIDAS CASEIRA DO RESTAURANTI ACABIDELA GUE FICA LOCALISADO NA PE 72 PERTO DA ANTIGA GADEIA PUPRICA
Por: MARIVALDO V G

visite u bar mas movimemtado de amaraji esti sin ten os mais delisiosos petiscos para guen gosta de apresiar hunha cerveja bem gelada e ten mais nos finas de semana ten o telisiossos churasco na brassa venha confire ok
Por: marinho da cabidela

cidade maravilhosa ,mesmo!!!! to sempre qui posso ai,so falta mas eventos.ricardo de jaboatão dos guararapes pe
Por: ricardo

amaraji é tudo de bom,muita gente bonita,acolhedoura,sem contar que a pureza do ar é inconparavel.
Por: manoel flavio de lima

eu nasci nesta cidade gosto muito dai, mas faz muito tempo que á deixei para trabalhar em outro estado, amo demais Amaraji.assimque puder estarei ai pregando a palavra de salvação para todos dai. um abraço
Por: Fernandes

31.08.2010 Amaraji, cidade boa. Vivi muitos momentos inesquecíveis nessa cidade. Cidade das cachoeiras e de lindas mulheres. José Carlos
Por: Jose Carlos de Morais

Eu amo Amaraji passei toda minha infancia nesta cidade estou fora á 37 anos mais a saudade é grande sou Eronides filho de José Correa abraços para minha familia e amigos hoge moro em rio das ostras. RJ.
Por: Eronides

sou filho desta linda cidade que e Amaraji gostaria muito de morar mas infelismente sai dai cedo demais, mas não esqueço a minha que tanto amo,
Por: fernando

Conheci Pernambuco mas não tive a oportunidade de conhecer Amaraji. Terra Natal tão falada pelo meu avô. Gostaria de saber se meus bisavós estão vivos: Sérgio Pedro da Silva e Regina Ferreira. Mandem notícias..
Por: Sabrina Silva

amaraji e muito legal....um lugar muito tranquilo.....bom para namorar....bom mesmo e no alto do cruzeiro(no cristo redentor).....gostei muito de la e pretendo ir mais vezes...convido todos a irem para la pois lugar igual a esse nao ha!!!!!!
Por: suelany

amaraji omde creci e vivi e oge estou aqui para sempre ser feliz eo jorge auberto estou dando os meus parabens para vcs povos amrajienci....
Por: jorge alberto

seus banhos sao maravilhosos precisamos divulgalos
Por: klodoaldo c.

Corrida de Carro de Mão Birino de Amaraji Já corremos lá na roça Amorinha e Prata Grande Tivemos muita audiência Até gente de Chã Grande Corremos por serranias Caminhos tortos e sinuosos Agora, correremos na Cidade, Para turistas e curiosos. Todo mundo já conhece Nos Jornais, na Televisão E também na Rede Globo! Dois heróis na condução. Dum simples Carro de Mão, Naquele enorme alvoroço.
Por: Severino Fidelis de Moura

linda amaraji saudade ,saudade logo logo estarei de voultabjosss familia..
Por: marcia

adoro amaraji minha cidade natal.muitas mulheres bonita.gostaria muito um dia voltar mora ai. parabem pelas mulheres. lindas
Por: pithia

Amo minha cidade,e fico feliz com seu progesso.sai aos 14 anos.visito sempre que da. sou filha de Antonio Galdino e carmiha ,já falecidos e irmã de Ivete da prefeitura visitarei em breve.bjs .Deus abençoi a todos.
Por: maria do carmo

JA MOREI EM AMARAJI mas tive que deixar essa cidade maravilhosa que eu nuca esqueço hoje eu moro em VITORIA do espirito santo (ES) mas nao consigo tirar AMARAJIR do meu pensamento, bjs
Por: edson silva

linda. cidade eu moro em sp , mas sou de amaraji filho de manoel cosme dos santos e maria joana da silva. qui moram no emgenho estiva,,
Por: cicero dos santos

muito bopm amaraji estarei nessa trilha, para poder curti essa linda festa e dança
Por: josivaldo francisco da silva

EU AMO ARAJI,CIDADE ONDE NASCI, ONDE MORA MEUS FAMILIARES E AMIGOS DE INFÂCIA ,E CLARO PELAS BELAS CACHOEIRA EM ESPECIAL A DO ANIMOSO POIS FOI LÁ QUE EU PASSEI TODA A MINHA INFÂCIA NO ENG:ANIMOSO ONDE ATE ESTA DATA MEU PAI AINDA MORA LÁ ,,ASSIM QUE TENHO UMA FOLGA LÁ ESTAR EU NAQUELAS BELAS AGUAS!!GOSTARIA QUE ESTE SITE POSTASE FOTOS DE LÁ BEIJOSSSSSSSS
Por: EDNA MAYRA

Minha terra é simplismente maraaaaaaaaaaaaaaaa... Ou seja linda bela e maravilhosaaaaaaaaaaaaaaa
Por: Mylenaaa

fui batizada na igreja de santo amaro meu pai nasceu ai e e´conhecido como bôdo minha madrinha marinete mora ai!!!
Por: maura maria

ho linda amaraji estou longe mas coraçao bem perto te amo tenho muita saudades deixei lenbraças em breve tarei ai beijo para todos
Por: otalicio

sou nascido e criado em amaraji. Gosto muito desta cidade. Atualmente moro em caldas novas goias e sempre que posso visito minha cidade. Amaraji e uma cidade acolhedora, fantastica com suas belezas naturais. Vale apena conhecer este maravilhoso interior de pernambuco.
Por: antonio cardoso

Sou de Amaraji e continuo videndo aqui. Adoro ver o que meus conterrâneos escrevem, afinal, nossa terrinha é tudo de bom. Nesse meio tem muito aluno meu e dá saudades. Vamos recordar mais? Escreva contando fatos que eu retornarei com outros. Amaraji está acima de credo, politicagem e fofocagem... só fofocar prá divertir.. Beijos amarajienses: Aline
Por: aline costa gomes cavalcanti

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Amaraji
Fundação:
1889
Altitude:
289m
População:
20.770 habitantes
Área:
238,8km²
Densidade Demográfica:
86,98hab/km²
CEP:
55515-000

Envie seu comentário sobre Amaraji