Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Home >> Água Preta >> Informações

Conhece Água Preta?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Água Preta

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

 O distrito da Água Preta foi criado pela resolução régia de nº 1.809, datada de 10 de novembro. A vila foi criada pela Lei Provincial de nº 155 de 31 de março de 1846, quando foi desmembrada do município de Rio Formoso. Depois de duas vezes transformada em município e de ter voltado à categoria de distrito, em 03 de julho de 1895 Água Preta tornou-se cidade pela Lei estadual nº 130. Água Preta é um dos pontos por onde passou a Revolução Praieira de 1848 e tem como filhos ilustres o Capitão Hermírio Peregrino Davi Madeira, um dos bravos da guerra do Paraguai, e o alferes Marcelino Franco da Silveira Lessa, que ali morreu em defesa da pátria. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede, Santa Terezinha e pelos povoados de Agrovila Liberal e Campos Frio.

Significado do Nome

 

Aniversário da Cidade:

 

Gentílico:

Água-pretano

População:

33.046 habitantes  

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

O município possui um pequeno comércio, supermercados, pequenas papelarias, bombonieres, padarias, e atividade canavieira. Existe no municipio, no distrito de Santa Terezinha, uma usina de açucar desativada: Usina Santa Therezinha, que respondia por boa parte da receita municipal. Os moradores têm uma grande dependência pelo trabalho público sendo manipulados pelos candidatos a prefeitura com promessa de cargos. Existe também uma pequena associação de motoristas anônimos a AMTAP (associação de transportes alternativos de Água Preta), que transporta as pessoas para o município de Palmares, formada por cerca de 10 bestas e peruas, de pessoas da própria cidade. Há pessoas que vivem de trabalhos na usina de cana-de-açucar, enquanto outras recebem ajudas governamentais.

Clima:

Mesotérmico, sempre umido, com verão quente. 

Temperatura Média:

28º C  

hspace=0 COMO CHEGAR:


Localização:

Litoral/Mata, microrregião Mata Meridional. 

Limites:

Ao norte com Ribeirão, ao sul com Barreiros e estado de Alagoas, a leste com Gameleira e Tamandaré e a oeste com Palmares, Xexéu e Joaquim Nabuco. 

Acesso Rodoviário:

PE-96 e BR-101

Distâncias:

Da Capital:

130 km 

Outras:

 

 

hspace=0 TURISMO:

Resumo:


Principais Pontos Turísticos:

Parque Ecológico Vasconcelos Sobrinho

A Serra Cajuá também faz parte do roteiro dos melhores lugares para se visitar, sobretudo para os praticantes do turismo ecológico.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

Março
 
O1 a 19 -  Santo Padroeiro do município é São José da Agonia e a maior festa do município é em sua homenagem. As festas de Sta. Terezinha e Sta. Luzia também se destacam como as que mais movimentam a cidade.

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE ÁGUA PRETA

E-mail: aguapreta@municipios.pe.gov.br

Telefones:  (81) 3681-1408

Sites: http://www.aguapreta.pe.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

EMPRESAS DE ÔNIBUS DA REGIÃO:

Itapemirim S/A
 
SAC: 0800 723 2121

Deficiente Auditivo/Fala

SAC: 0800 726 0246 
 
Site: http://www.itapemirim.com.br/

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:


CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

TABELIONATO DE NOTAS, PROTESTO E OFÍCIO DE REGISTROS PÚBLICOS:

Pç. dos Três Poderes, 3233 - Bairro: Centro    
Água Preta-PE - CEP: 55550-000

E-mail: cartoriounicoaguapreta_luciano@hotmail.com
 
Telefone: (81) 3681-1105 Fax: (0xx81) 3681-1105
 
Horários: De 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.
 
Atribuições: Notas, Protesto de Títulos, Registro de Imóveis, Registro de Títulos e Documentos

CARTÓRIO ELEITORAL:

38ª ZONA ELEITORAL:

Pç Três Poderes 3280 - Centro
Água Preta, PE | CEP: 55550-999
Telefone: (81) 3681-2804

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: www.municipios.pe.gov.br

www.pe-az.com.br

http://www.kilindo.de

http://www.guiamais.com.br

http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE: 


Conheça nossas opções de hotéis em Água Preta e pousadas em Água Preta para visitar Água Preta.

Promova a cidade de Água Preta no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 








Nome:
Email:


 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2013 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!