Tenório

Tenório-PB
banner

Bem-vindo a Tenório!

banner

Confira aqui as melhores pousadas em Tenório, fotos de internautas e informações atualizadas da cidade Tenório. Clicando em mais informações, você terá de locadoras de veículos até hotéis em Tenório para programar a sua viagem.

A cidade de Tenório, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1997. A localidade está em uma altitude de 610m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 2.290 habitantes. A área total de Tenório é de 83,4km², e sua densidade demográfica é de 27,46hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Tenório-PB é 58665-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Tenório

 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Podemos iniciar com os aspectos naturais da situação de Tenório. A começar por sua localização na   Mesorregião da Borborema, mais precisamente na microrregião do Seridó Oriental, de latitude 6 56 44”S, e na longitude de 36 38  11”w, incluída em uma das áreas não só da Paraíba, mas de todo Nordeste,das mais castigadas pelo clima semi-árido. Possuindo uma vegetação constituída por uma catinga, característica do que a do Cariri, do tipo bácea, pois a falta de água por tempo bem prolongado provoca um empobrecimento do solo.
Reina a decomposição mecânica(quebramento) da rocha, sendo a decomposição química pouco expressiva, daí este tipo de solo. Por outro lado, Tenório encontra-se numa região com uma expressiva diversidades em riqueza mineral, a qual já é explorada. E possui uma economia baseada na Agricultura de subsistência, na fruticultura, destacando de na produção do caju/castanha e na pecuária, podendo construir-se em uma forte geradora de emprego.
A cidade foi fundada em 1952, tendo como marco inicial a realização de uma missa na residência de Cícero Batista de Azevedo e uma fera livre. As primeiras atividades comerciais de Tenório foram a venda e a troca de animais que aconteciam no local chamado “PISO”, hoje, é a praça pública e próximo a quadra de esportes. Outros produtos eram comercializados , como:alimentos, produtos de limpeza, gás, etc;pelos comerciantes José de Fontes Rangel, Ladislau Cordeiro dos Santos e João Cândido dos Santos.
A sua independência política ocorreu em 29 de Abril de 1994. O Primeiro prefeito foi o Sr. Januário Cordeiro de Azevedo, que fora reeleito para  o segundo mandato. E hoje vive a terceira gestão Administrativa com o Prefeito Denilton Guedes Alves.

Significado do Nome

O nome Tenório traz inúmeras interpretações à sua origem as quais  ora se encaixa como que se completando, ora são contraditórias.Contudo, nas várias Versões contadas, algo permanece constante.Trata-se da figura de um chefe índio que teria passado por estas terras (Hoje Município De Tenório), em tempo muito distante vindo do Rio Grande do Norte com sua gente.E é justamente a partir deste ponto que a história sobre a origem do nome Tenório começa a tomar mais de uma explicação. Pois, uma das versões relata que esta índio se instalou nestas terras com seu povo e que, por ser “rezador”, muitas pessoas vinham dos arredores para se consultar com ele.Com isso, com a força da tradição popular, o lugar foi tomando o nome de procurado”rezador” índio Tenório. E  em  outra versão, porém, contam que este chefe índio teria estado nestas terras só de passagem, e que ele e sua gente pararam para descansar, de sua longa jornada, debaixo, de uma árvore. A partir daí, esta árvore e, conseqüentemente o local onde ela se encontrava, receberam o nome deste chefe.Outras versões giram em torno do fato deste índio que ao passar  por esta região, teria morrido nas margens do riacho Tenório e que este fato seria o motivo pra marcar o local com o nome do Pajé.

Aniversário da Cidade

29 de Abril

Gentílico

tenorense

População

2.816 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Clima 

Tropical

Temperatura Média

26° C 

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Borborema

Limites

Com o Estado do Rio Grande do Norte e com os municípios de Juazeirinho (12,5km), Seridó (24km) e Junco do Seridó (12km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

233 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Cícero Batista de Azevedo

Praça Central, da cidade de Tenorio propicia   todas as noites e finais de semanas encontros de amigos e namorados.  

Nossa Senhora do Rosário de Fátima

   
A Igreja Nossa Senhora do Rosário  de Fátima, oferece uma programação religiosa em que aos sábados acontece a Santa Missa.

Açude Manoel Batista

É um local de lazer para os tenorenses e visitantes.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE TENÓRIO

E-mail:

Telefones: (83) 3644-1000 / 1001

Sites: http://www.tenorio.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Tenório

Acho que este site nao mostra realmente as maravilhas da nossa cidade. acho que deveriamos valorizar mais nosso lugar.
Por: fatima

boa noite cidade maravilhosa di qualqeu forma faço parte da historia dessa cidade estive trabalhando na cosntruçao do calçamento de tenorio em 1988 parabens para toda essa gente maravilhisa.
Por: GENILDO DE FREITAS

naum conheço ainda mas ja aprendi muito com elle brigado
Por: matheus

Eu sou muito seu fâ te admiro muito sua dança de free strep.Abraço do seu fâ.
Por: rafael lourenço plates

Não conheço, tenho vontade de conhecer, por ouvir dizer que é muito lindo com muito pra se ver e curtir
Por: matias

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Tenório
Fundação:
1997
Altitude:
610m
População:
2.290 habitantes
Área:
83,4km²
Densidade Demográfica:
27,46hab/km²
CEP:
58665-000

Envie seu comentário sobre Tenório

banner