Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Sumé?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Sumé

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




Roteiros do Brasil

Região Turística do Cariri

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Inicialmente Sumé foi denominada São Tomé, em função do rio de mesmo nome que cortava a Vila. No início do século, se destacou pelas fazendas de gado e pelas rotas de tropeiros. 
Domingo de Crisma - Atual Praça Adolfo Mayer - (1910). Em 1911 esteve no epicentro da Revolta comandada por Augusto Santa Cruz, promotor da cidade de Monteiro, então sede do Município. O movimento armado, contrário ao Presidente do Estado João Lopes Machado, foi sufocado após a derrota nas eleições do candidato do Partido Democrata, Joaquim do Rêgo Barros. Mesmo assim, São Tomé foi elevado à distrito no mesmo ano de 1911.
Durante a revolução de 1930, São Tomé sofreu ameaça de invasão por tropas armadas vindas de Princesa Isabel, cidade revoltosa. O bando, comandado pelo cangaceiro Benzinho Vidal, recebera ordem de eliminar vários adversários do Coronel Zé Pereira. Quando soube que os homens estavam no Riacho Pedra Comprida, próximo da Vila, e se preparavam para o ataque, o Padre Sílvio Celso de Melo foi ao encontro deles e negociou a paz. Além de uma possível quantia em dinheiro, coube aos moradores de São Tomé dar comida aos visitantes e não denunciar a presença deles à polícia, esta, aquartelada em Monteiro. Os bandidos foram à Vila, almoçaram na casa de Antonio Jacinto, com bois doados por fazendeiros, e foram embora. A polícia, que acabou tomando conhecimento do fato, chegou à noite, jantou o resto do almoço e partiu no encalço dos cangaceiros. O encontro foi no dia seguinte no município de Camalaú, resultando em várias baixas dos dois lados, forçando os bandidos a retornarem para Princesa Isabel. Ficou marcado para os habitantes de Sao Tomé a extrema disciplina dos cangaceiros, maior muito mais do que a demonstrada pelas forças legais.
Em 1951 a cidade alcançou a autonomia. Devido já existir outra São Tomé, adotou-se o nome de SUMÉ. Os Jesuítas, sempre perspicazes na prática de disseminar os seus credos, associaram este personagem, levado quase à divindade pelos indios, ao apóstolo São Tomé, pela simples semelhança sonora (veja discussão em link abaixo). Os sumeenses, em 1951, inverteram o processo, adotando um nome advindo efetivamente do vocábulo dos primeiros habitantes da região: os Índios Cariris.

Gentílico

Sumeense

Significado do Nome

Esta palavra foi encontrada em várias tribos indígenas, representando sempre um curandeiro e amigo dos nativos que teria ensinado a eles, entre outras coisas, a arte do plantio de várias culturas.

Aniversário da Cidade


População

16.072 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade acolhedora. Confira!

Clima 

Seco

Temperatura Média

25,4° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Borborema 

Limites

Com os municípios de Amparo (20km), Ouro Velho (32km), Prata (22,5km), Monteiro (32km), Camalaú (26km), Congo (28km), Serra Branca (32km) e São José dos Cordeiros (32,5km).

Acesso Rodoviário

BR 412 

Distâncias:

Da Capital:

230 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos


hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE SUMÉ

E-mail:

Telefones: (83) 3353-2292 / 2581

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail: paulocbbr@bol.com.br

Telefones: (83) 3353-2227

Sites: http://portal.mj.gov.br/

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Sumé e pousadas em Sumé para visitar Sumé.

Promova a cidade de Sumé no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!