Serraria

Serraria-PB
banner

Bem-vindo a Serraria!

banner

Inúmeras opções de hotéis em Serraria e pousadas são uma das atrações desta seção do Portal Férias. Além dessas e outras opções de hospedagem, você terá acesso a informações atualizadas e fotos enviadas por internautas da cidade de Serraria.

A cidade de Serraria, localizada no estado de Paraíba (PB), foi fundada no ano de 1895. A localidade está em uma altitude de 533m em relação ao nível do mar, e possui uma população estimada em 8.230 habitantes. A área total de Serraria é de 85,2km², e sua densidade demográfica é de 96,60hab/km² (habitantes por km²). O CEP da região de Serraria-PB é 58395-000. Caso você possua informações atualizadas, utilize a área de comentário logo acima para nos enviar a atualização.

Informações de Serraria

                           

Roteiros do Brasil

RegiãoTurística do Brejo


 

 

 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE

Serraria é famosa pela sua paisagem serrana e seu clima agradável. Antigamente, a região teve muitas florestas de palmeiras. Vales verdejantes adornam velhos engenhos onde se formou um tipo de aristocracia rural, de nomes ilustres, como os Duarte e os Santos Lima.
O Engenho Baixa Verde tem arquitetura imponente e guarda o seu aspecto original, com capela, casa curada, casa grande e portentoso gradis que guarnecem um pátio que servia, no passado, para a secagem do café.
Uma visita ao Baixa Verde favorece a visão do grande engenho senhorial de antigamente. O local é propriedade privada da família Spínola. Os visitantes serão bem-vindos mas devem comunicar, previamente.
Próximo ao Engenho Baixa Verde está uma floresta conhecida como Mata do Grilo. O local tem preservação ecológica e guarda uma atração especial: -a Pedra da Furna, antiga residência de Índios. Para visitá-la o turista deve ter espírito aventureiro pois as trilhas são precárias e faz-se necessária o acompanhamento de guias experientes.
No ambiente do Engenho Baixa Verde foram realizadas as filmagens de época para um documentário sobre o histórico passado de Serraria.
No Engenho Pousada Laranjeiras, instalado num ambiente caracteristicamente rural, os visitantes podem desfrutar dos confortos e serviços de um hotel turístico. A pousada oferece excelentes opções de cardápio, banhos de bica e piscina, passeios a cavalo e bons apartamentos.

Significado do Nome

Em 1851, Manoel Birindiba, proprietário de abundantes matas no município, permitiu sua exploração e também a edificação de residências em suas imediação. O primeiro edifício construído no local foi uma serraria, a qual deu origem ao atual nome. 
A emancipação política do município ocorreu em 24 de dezembro de 1893. 

Aniversário da Cidade

13 de Outubro

Gentílico

serrariense

População

6.238 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Em três ciclos distintos que se sobrepuseram através dos tempos, foi a agricultura a principal atividade econômica de Serraria. O primeiro ciclo foi o das fazendas de café e dos engenhos de cana de açúcar. A produção dos canaviais fez desaparecer a atividade cafeeira abrindo fronteiras agrícolas para o predomínio, quase absoluto, dos engenhos que fabricavam rapaduras, açúcar mascavo, aguardentes e caxixis. O município teve 47 dessas unidades de produção, todas elas contribuindo para que a população rural fosse maior que a dos moradores da zona urbana.               

Clima 

Tropical chuvoso com verão seco

Temperatura Média

23° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Agreste Paraibano

Limites

Com os municípios de Arara (14km), Areia (15km), Pilões (7,5km), Pilõezinhos (10km), Borborema (4,5km), Pirpirituba (17km), Remígio 22km) e Casserengue (10km).

Acesso Rodoviário

 

Distâncias:

Da Capital:

89 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Serraria é famosa pela sua paisagem serrana e seu clima agradável. Antigamente, a região teve muitas florestas de palmeiras. Vales verdejantes adornam velhos engenhos onde se formou um tipo de aristocracia rural, de nomes ilustres, como os Fabrício, Duarte e os Santos Lima. No ambiente do Engenho Baixa Verde foram realizadas as filmagens de época para um documentário sobre o histórico passado de Serraria.

Principais Pontos Turísticos

Engenho Baixa Verde

Tem arquitetura imponente e guarda o seu aspecto original, com capela, casa curada, casa grande e portentoso gradis que guarnecem um pátio que servia, no passado, para a secagem do café. Uma visita ao Baixa Verde favorece a visão do grande engenho senhorial de antigamente. O local é propriedade privada da família Spínola. Os visitantes serão bem-vindos mas devem comunicar, previamente.

Mata do Grilo

O local tem preservação ecológica e guarda uma atração especial: -a Pedra da Furna, antiga residência de Índios. Para visitá-la o turista deve ter espírito aventureiro pois as trilhas são precárias e faz-se necessária o acompanhamento de guias experientes.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

 

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL E SERRARIA

E-mail:

Telefones: (83) 3275-1040 / 1059 / 1029

Sites:

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS:

E-mail:

Telefones: (83) 3275-1160

Sites: http://portal.mj.gov.br

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:

Comentários de Serraria

Muito bom poder falar um pouco de Serraria que para mim é muito importante,cidade onde nasceu meu pai Edvaldo José Pereira da Silva irmão de Edgard Pereira, onde passei parte de minha infância e adolescência,todas as férias sempre estava em Serraria. Um clima muito bom, paisagens maravilhosas,e uma parte de minha fámilia que amo muito, guardo muitas recordações.
Por: Julita Áurea Alves da Silva

já morei em serraria,atualmente moro no rio de janeiro,saudades dessa cidade maravilhosa,tenho orgulho de ser serrarience
Por: monica de andrade

conheço serraria nasci e cresci em serraria hoge moro em são paulo mas adoro minha cidade natal gostaria de ver mais fotos
Por: beta justino

Eu sou de serraria é uma cidade muito linda se você não conhece vem conhecer, com seu clima, principalmente em junho, é quando o clima está mas parecido com o da região sul. vem para as festas como caminhos do frio, festa de aniversário e de fim do ano.. venha conhecer também os pontos turístico da minha querida cidade, como a nossa igreja matriz, a pedra da furna e os engenhos... EU TE AMO SERRARIA
Por: lailson lira

eu moro em sao paulo mais sou nascido no municipio de serraria ja fas vinte ano que moro em sao paulo tenho familia que mora ai minha prima sandra familia de benedito avelino umabraço pra todo povo de serraria cidade bonita aminha terra,
Por: jose gilvan a leite

PENSE EM UMM CIDADE ACONCHEGANTE , É A SUIÇA PARAIBANA. PRINCIPALMENTE PELO TEMPO DE SÃO JOAÕ É SO FORRO PÉ DE SERRA PROS Q CURTEM!! VALE A PENA CONHECER
Por: PRISCILLA

sim, é um lugar muito legal de viver. gostei muito, quando fui ao engenho de laranjeiras. pessoal, se estiverem passeando belo brejo paraibano, não deixem de ir até serraria.
Por: paulo

Serraria uma cidade cheia de Engenhos de Cana de Açucar, predios antigos, uma Cidade Serrana, e o Clima é um dos melhores do Nordeste (Friozinho para a Região). Vale a pena visitar no inverno
Por: Maciel Mendes

Oi pessoal sou serrariense com muito orgulho .nasci nesta cidade linda e maravilhosa.e todos os anos vou visitar meus familiares que lá moram hoje moro em são paulo mais não esqueço meu lugar preferido que é serraria abraços para todos serrarienses que moram distante da nossa terra natal..
Por: Marcelo O popular titela

nasci em serraria sou filho de serraria sai de la criança .. mas amo serraria ela é minha cidade é muito bonita e muito hospitaleira eu te amo serraria ninha cidade
Por: josé virginio

eu nasci emserraria na rua principal me batizei na igreja que eu acho muito bonita serra eu sou teu filho serrari ´foi fundada em cima de uma serra por ficou é uma cidade serrana vizitem seraaria
Por: josé virginio

Sim conheço. Acho maravilhosa e, em breve, estarei, junto com minha família, retornando a esta cidade maravilhosa.
Por: joilton pereira de lima

eu nasci em serraria é uma cidade muito bonita e ospitaleira quem quizer pode visitala
Por: josé lima

Sou Serrariense nasci nesta cidade linda e maravilhosa. Todos os anos eu vou visitar meus familíares que lá moram. Hoje moro em são Paulo, mais não esqueço meu lugar. Meus amigos que viajam comigo para essa cidade, eles adoram! Eles falam que Serraria é uma cidade muito bonita e verde. Saudades da minha terra natal.
Por: Gonçalo do Amarante

serraria para mim...é como o colo de uma mãe onde podemos repousar e esquecer dos problemas da capital regado de carinho e hospitalidade. Eu realmente, me orgulho muito de ter serraria como esse colo onde podemos lavar nossa alma...beijo grande para todos amigos serrarienses...Vivaldo Alves
Por: Vivaldo Alves Ferreira

Faz 30 anos que sai de serraria .Amo de coraçao esta cidade, Moro em J Pessoa .Mato as saudades pela internet .Minha cidade e lindaaaa.Tenho grande orgulho de ser serrariense.Um cheiro no coraçao de tods voces . Sim sou filha de Aldo um grande serrariense. chau.
Por: maria da penha melo rumao

SOU SERRARIENSE com muito orgulho .Faz anos que nao vou ai .mas logo irei matar assaudade.Minha cidade natal e linda ,aconchegante, hospitaleira.O povo dai sao gente boa .Nao esqueço de voces . abraçao para Raminha ,DEDE, LENE ROSA ,Nona Riso .
Por: Penha Melo

eu sou de serraria estou atualmente em s. paulo a 20 anos eu amo serraria em breve estarei ai no final do ano 2011 ass. tita filho de joao gois deus abencoe a todos serrariense
Por: joao b. r. da silva conhecido por tita

Queria se possivel ver a foto do grup-o escolar Francisco Duarte . Aquela belissima construçao,onde estudei na infancia e depois fui professoraO Brasil precisa ver as belezas de serraria,estas costuçoes antigas maravilhosas .Sempre estou vendo a minha cidade atraves da internet,ja que faz 30 anos que sai dai.Amo todos vces.
Por: penha melo

ADORO ESSA CIDADE, ESTIVE AI NO FINAL DE ANO, FOI MARAVILHOSO DEPOIS DE 14 ANOS REVER MINHA FAMILIA E AMIGOS, ESPERO VOLTAR LOGO. ANNE.
Por: Joseane Araujo Freitas

oi gente linda de serraria, Sou serrariense com muito orgulho faz anos que nao vou aí. Esta terra liiiinda . Povo do Brasil façam turismo em Serraria vcs vao ver quanta beleza natural e gente boa .tchau
Por: penha melo

serraria e uma cidade linda e maravilhosa,como essa cidade e aminha cidade ,por isso, agradesso a todos serrariese tudo de bom.fim batysta. de sao paulo.
Por: joao batista da silva marques

Serraria princesa do brejo, se nos pequenos vidros estão os melhores perfumes, considero Serraria como um deste vidros. nunca consigo esquecer esta escencia de pessoas ilustrea que sairam e ainda voltam para realizar algo por Serraria como Welingtm Farias.Quisera eu poder oferecer um pouco dos meus conhecimento a serraria por uma sociedade melhor e mais justa. Um beijo no coração de Serraria
Por: tereza Maria Santos Ribeiro

SOU FILHO DE SERRARIA SAI DE SERRARIA EM 1978, MAS JAMAIS DEIXEI DE AMAR ESTA TERRA MARAVILHOSA. SOU LOUCO DOIDO E AMO SERRARIA
Por: NOALDO G CAVALCANTI

Venham conhecer Serraria a princesinha do brejo .Cidade hospitaleira, paisagens deslumbrantes.Sou serrariense moro em JOao Pessoa a muitos anos mas nao esqueço a minha terrra natal.
Por: penha

0
hotéis, pousadas e serviços encontrados em Serraria
Fundação:
1895
Altitude:
533m
População:
8.230 habitantes
Área:
85,2km²
Densidade Demográfica:
96,60hab/km²
CEP:
58395-000

Envie seu comentário sobre Serraria

banner