Escolha uma cidade
HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   



Conhece Poço Dantas?
seta piscando Deixe seu comentário!
Envie suas fotos!

Poço Dantas

INFORMAÇÕES | FOTOS |VíDEOS | HOSPEDAGEM | RESTAURANTES | AGÊNCIA DE TURISMO | IMOBILIÁRIAS | LOCADORA DE VEÍCULOS | GUIAS DE TURISMO | OUTROS




 

Roteiros do Brasil

Região


 

hspace=0 HISTÓRIA DA CIDADE 

Nos anos de 1915, Poço Dantas era conhecida como uma região de grande suporte forrageiro para rebanhos do Rio Grande do Norte e Ceará, por isso atraía inúmeros fazendeiros de outras regiões. A origem do topônimo local é pouco incerta, porém, conta-se que a região onde estava encravada a cidade serviu de habitat de Antas, animal mamífero parecido com o porco da família dos Taperídios.
Poço Dantas teve sua origem no ramo da agropecuária, especialmente nos aspectos de pastagens, muito embora a região é composta de terrenos acidentados, de altos e baixos, predominando as ervas e arbustos.
Dentre as várias que por aqui chegaram destaca-se a figura de Valdevino Lobo e dos Maia, oriundos de Catolé do Rocha. Tomaram eles a iniciativa de escavarem poços nas terras de Miuns, Garrancho e Poço Dantas, todos estes poços se constituíram em fonte hídrica para o rebanho bovino nos anos de seca que sucederam.
Os principais pioneiros do desenvolvimento local foram: Manoel Vieira, Honório Sampaio, José Maria de Castro e Joaquim Correia de Araújo, foram eles que construíram as primeiras residências.
A primeira feira pública ocorreu no ano de 1933, idealizada por Sinfrônio Campêlo. Em 1938, Francisco Constâncio de Oliveira tornou-se comerciante tendo este construído uma pequena capela, onde hoje é a Igreja que tem “São Francisco de Assis” como padroeiro, também foi ele o primeiro zelador da capela. O primeiro vigário foi o Cônego Anacleto, sucedido pelo Pe. Domingos Cleides Claudino. Em 12 de agosto de 2005, a capela de Poço Dantas tornou Paróquia, tendo como primeiro pároco o Pe. Francisco Pereira Mendes.
O primeiro educador foi José Maria de Castro, que teve como iniciativa criar uma escolinha em um quarto, ao lado onde funciona o atual mercado. O primeiro Delegado foi Sinfrônio Campêlo, o primeiro tabelião foi o Sr. Odilon Francisco de Oliveira.
O Mercado Público existente foi construído pelo então prefeito de Uiraúna Adolfo Rodrigues.
Em 1932, por ocasião da grande seca o então Prefeito nomeado de Antenor Navarro, hoje São João do Rio do Peixe, Sr. Natécio Maia determinou a construção da rodagem que liga Uiraúna a Poço Dantas, quer facilitou o escoamento do minério de cal abundantes na região, sendo este utilizado para construção da barragem de Pilões.
O lugar foi marcado pela passagem de bandos de cangaceiros nos idos de 1910 e 1920.
Poço Dantas também foi marcada pela passagem da Coluna Prestes (revoltosos) nos anos de 1926, passando pelo Sítio Miuns vindos da região de São Miguel no RN com destino ao município de Uiraúna, passando pelo povoado de Aparecida.
Poço Dantas já era Distrito quando o município de Uiraúna ainda era territorialmente pertencente ao de Antenor Navarro, hoje São João do Rio do Peixe. A Lei nº 972 de 02.12.1953, sancionada pelo então Governador Dr. João Fernandes de Lima, criou o município de Uiraúna e restaurou o Distrito de Poço Dantas em sua área territorial. Em 29 de Abril de 1994, o então Governador do estado Dr. Cícero Lucena Filho, criou o município de Poço Dantas através da Lei Estadual nº 5.931.
Poço Dantas teve sua emancipação política elevada a município em data de 29.04.1994, através da Lei nº 5.931  de 29.04.1994. Em 03.10.1996, aconteceu a primeira eleição municipal, tendo sido eleito o Sr. José Milton Santiago como primeiro representante constitucional do município, e posteriormente reeleito para o exercício 2000 a 2004.

Significado do Nome


Aniversário da Cidade

29 de Abril

Gentílico

poço-dantense

População

3.752 habitantes

hspace=0 CARACTERÍSTICAS:

Uma cidade tranquila, acolhedora. Confira!

Clima 

Tropical

Temperatura Média

27° C

hspace=0 COMO CHEGAR

Localização

Sertão Paraibano

Limites

Venha-Ver (RN) e Icó (CE) e Venha-Ver (RN), SUL: Venha-Ver (RN), LESTE: Luiz Gomes (RN) , OESTE: Bernardino Batista (PB) e Icó (CE).

Acesso Rodoviário


Distâncias:

Da Capital:

483 km

Outras:


hspace=0 TURISMO:

Resumo:

Principais Pontos Turísticos

Turismo Rural

Há uma grande vocação para exploração do turismo rural, pois na Serra Grande, uma trilha dar acesso a um tipo de minério, de origem calcária, produzindo um tipo de massa fina de cores variadas (branca, amarela, preta, rosa,), que tem chamado a atenção dos pesquisadores, porém não se tem notícias ainda que tipo de minério se trata.

Rio do Peixe

Na sua passagem pelo município, forma várias cachoeiras com piscinas naturais, que no lugar denominado de “Sítio Golfes” é muito freqüentado por banhistas no período de inverno. O açude Poço Dantas fica localizado próximo a sede do município e no pé da Serra Grande. É também muito freqüentado por banhistas, que geralmente visitam o lugar nos finais de semana e feriados.

hspace=0 EVENTOS:

Calendário de Janeiro a Dezembro:

  Janeiro

1º- Ano Novo

31 - Festa do Padroeiro São João Bosco no Distrito de São João Bosco.

 Fevereiro

- Carnaval em Praça Pública.

 Março

19 - Festa do Padroeiro São José no povoado de Barra de Piabas.

 Abril

29 - Festa de Emancipação Política do Município de Poço Dantas.

 Junho

17 - Congresso da Mocidade da Igreja Evangélica Assembléia de Deus.

29 - Tradicional São Pedro de Poço Dantas - Festa do Padroeiro São Pedro no Distrito de Tanques.

 Outubro

04 - Festa do Padroeiro São Francisco.

 Dezembro

25 - Natal

hspace=0 INFORMAÇÕES ÚTEIS:

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO DANTAS

E-mail:

Telefones: (83) 3562-1023

Sites: http://www.pocodantas.pb.gov.br/

SUB-PREFEITURA:

E-mail:

Telefone:

INFORMAÇÕES AO TURISTA:

Terminal Rodoviário de João Pessoa-PB

R. Francisco Londres (Varadouro), S/N - Varadouro
Telefone: (83) 3221-9611

ENDEREÇO DO SITE OU PORTAL DA LOCALIDADE:

E-mail:

Telefone:

CARTÓRIOS: CIVIL, IMÓVEIS, TÍTULOS E DOCUMENTOS, OUTROS:

OFÍCIO DE REGISTRO CIVIL DAS PESSOAS NATURAIS E TABELIONATO DE NOTAS:

E-mail:

Telefones:

Sites: http://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJF9BE4E96PTBRIE.htm

CARTÓRIO ELEITORAL:

E-mail:

Telefone:

OUTRAS INFORMAÇÕES DE TELEFONES E E-MAILS:

HOSPITAIS:

CORPO DE BOMBEIROS: 193

DELEGACIA DE POLÍCIA:

OUTROS:

E-mails e telefones:

Sites: http://pt.wikipedia.org

PESSOAS ILUSTRES NASCIDAS NA LOCALIDADE:

 

OUTRAS INFORMAÇÕES ÚTEIS DA LOCALIDADE:


Conheça nossas opções de hotéis em Poço Dantas e pousadas em Poço Dantas para visitar Poço Dantas.

Promova a cidade de Poço Dantas no Férias. Envie-nos mais informações para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui.

 

 





 

HOME   |   CADASTRE-SE NO PORTAL   |   ÁREA PARA PARCEIROS   |   CONTATO

© Copyright 2014 - ferias.tur.br - Seu Portal de Turismo!